E tudo o Project Finance levou...

[b][i][url]http://www.record.pt/noticia.asp?id=689361&idCanal=24[/url][/i][/b]

(..)A regra que poderá conduzir ao encerramento da sala de bingo do Sporting também se aplica às modalidades ditas amadoras, que poderão ser suspensas, caso não consigam gerar receitas capazes de garantir a sua auto-suficiência. A excepção é o atletismo.

Rui Meireles lamenta que assim seja, visto ser um acérrimo defensor do eclectismo. “Há que repensar o eclectismo, porque o eclectismo de que toda a gente fala é o do amor à camisola. Dos jogadores que jogavam andebol, basquetebol, voleibol e hóquei em patins e, às vezes, até lavavam o equipamento em casa”, destaca o administrador leonino, lembrando que actualmente a realidade é bem distinta: “Hoje, um jogador de andebol, hóquei em patins ou futsal tem o seu vencimento, um vencimento acima da média e não tem receitas correspondentes.”

Assim, acabaram-se as modalidades deficitárias. “Há uma excepção para o atletismo: durante três anos pode dar um prejuízo de 200 mil euros por ano. Esse prejuízo é suportado pela quotização dos sócios. Todas as outras modalidades têm de ser auto-suficientes, porque não faz sentido termos modalidades deficitárias”, concluiu Rui Meireles, reforçando ser o “Project Finance” o grande responsável por esta política de rigor.

O fim das modalidades não é mais do que uma estratégia bem delineada. Se houvesse vontade em manter as modalidades, ter-se-ia avançado para um pavilhão que atraísse os sócios e adeptos e que desse melhores condições aos atletas. Deixadas ao abandono é normal que estejam condenadas, vindo agora os argumentos fáceis de que dão prejuízo e assim têm de acabar.

Desmerdem-se!
Reduzam os salários a quem têm de reduzir, e comecem bem lá em cima.

Durante anos a fio o que movia os sócios e adeptos do SPORTING não era o Futebol não, esse não dava alegrias, eram as MODALIDADES e depois de se ver as modalidades é que se ia ver o Futebol.

Desemerdem-se!
ECLETISMO! SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

Quantos de nós é que não ganhamos paixão pelo Sporting nas modalidades? É com emoção que oiço o meu pai a falar das belas jornadas do hóquei nos anos 70/80, do vólei nos anos 80 e dos duelos com o benfica, do basket! Onde os pavilhões enchiam aos dias de semana para ver o Sporting! Onde se criou um grande sportinguismo em muitos adeptos. Onde nasceu a mais antiga claque do Sporting! E apesar de ser mais novo, ainda me recordo de ir com o meu pai, aos fins-de-semana, passar o dia a Alvalade, e ver o basket, vólei, hoquei (inicio de 90). E foi aí que eu comecei a gostar mesmo do Sporting!

E apesar de tudo, vêm agora estes dirigentes com o seu propalado “project finance” acabar com o Sporting, o Sporting que todos nós conhecemos e que todos nós amamos!

R.I.P Sporting Clube de Portugal

O fim do eclestismo nada tem haver com o project finance.
Se assim fosse era uma realidade exclusiva do Sporting, o que não é verdade.

Olhem para o FCP e SLB, que eu saiba nenhum deles fala de project finance e ambos só tem as modadlidades que são rentaveis.

O FCP, apostou no Hoquei, basquete e andebol ,não tem volei, atletismo ou Futsal.

O SLB tem hoquei, basquete atletismo, volei e Futsal. Parece muito, e é verdade, mas para o titulo só joga no volei e no Futsal. As outras é só para marcar presença. Mesmo no futsal o SLB só dá o nome e empresta o pavilhão, porque a equipa pertence a uma empresa chamada Sportshow, é ela que paga todas as despesas: salários, deslocações, etc.

O Sporting apostou no Futsal, Andebol e Atlestismo, não vale a pena sermos sonhadores, chamar a estas modalidades de amadoras é um erro. Posso vos garantir que no Futsal por exemplo a media de ordenados nos Sporting ronda o 600 contos mes + casa, isto para os brasileiros. O SLB (Sportshow) ao André Lima, por exemplo, paga quase 2000 contos.

Mesmo no estrageiro clubes como o Real Madrid ou Barcelona só tem 2/3 modalidades e perfeitamente autonomas.

Mas os lampiões ao menos têm um pavilhão ondem as equipas possam jogar. E não me importava de utilizar um sistema como esse dos lampiões no futsal. E alguém que defenda o ecletismo do Sporting (como diz o Meireles na entrevista) terá obrigatoriamente a noção que uma modalidade é muito mais rentável em casa própria (pavilhão) e perto dos seus adeptos (Alvalade). Posso-vos dizer que desde que acabou a nave, não fui ver 1 unico jogo das modalides. Mas quando existia a nave estava lá sempre. Principalemente quando havia jogo do Sporting à noite.

o nosso clube enquanto clube, sempre foi o melhor a nível desportivo…
prejudicar esse estatuto com economias mal paridas não me convence…
eu sou do tempo em que o sporting ganhou um troféu pela sua multicapacidade desportiva…hoje nem pavillhão temos…
que grande projecto de clube…
já agora e seguindo os lampios…(antes era o contrário)…já só falta mudar o emblema para uma bola de futebol com um gatinho em cima…

porca miséria…

*conheci alguns atletas amadores do nosso clube, que só foram campeões nacionais…nada ganhando com isso, e pior ultimamente nem sítio para treinar tinham…
vergonhoso…mas isto não vem no nosso jornal porquê?
e depois os outros é que são todos lampios…

esta cena deplorável do só o futebol gerar receitas não me convence…antes tinhamos o pavilhão sempre a abarrotar e com apoio infernal…tinhamos o estádio com meia casa para ver atletismo, hoje nem pista temos…um clube que foi campeão europeu…

Isto não é revivalismo bacoco, é a nossa história, o nosso orgulho , o nosso clube…que anda a ser maltratado constantemente e principalmente pelas soberanas inteligências que o comandam…

Estádio novo…ok?
E equipa nova?..no money…então…!?..não entendo…???

*Na academia não era de todo imbecil ter-se pensado num pavilhão, num local para todas as outras modalidades…numa pista, etc…porque não foi isto equacionado, ou melhor concretizado…

Este deveria ser um motivo para o Conselho Leonino pensar…?

Sim ok, não há dinheiro para essas modalidades ditas amadoras, muito bem acabe-se com elas. O que não justifica a total inépcia para a falta de infra-estruturas para se praticarem essas modalidades!! O Sporting não ter um pavilhão em condições é uma vergonha. Não há dinheiro, devolvam o clube aos sócios e às pessoas em geral! Quem não se lembra a quantidade de gente que era sócio do Sporting só para poderem frequentar as excelentes instalações desportivas?? Assim tb se fazem receitas…

E o Alvaláxia??? Aquele flop monumental, aquele elefante branco que ali está?? Alguém já foi responsabilizado pelo planeamento daquela merda, que supostamente seria o suporte financeiro do clube? E o Bingo? Dava 1,5 milhões de euros de lucro, e desde que se mudou para o Alvaláxia dá prejuízo?? E o que diz Meireles? Acabe-se com o Bingo…

Não dá para aguentar mais esta incompetência generalizada… :evil:

:frowning: :frowning: :frowning: :frowning: :frowning: :frowning:

Há centenas de clubes a “chorar” pq não lhe dão uma licença de exploração de Bingo, e este animal quer acabar com isso?

Aliás, a entrevista desse senhor no pasquimII de ontem é perigosa, muito perigosa, urge que surjam alternativas à oligarquia, e AGORA DIGO EU, ESPERO QUE SEJAM AVENTUREIROS!!! Que rompam com o project finance, que mandem os bancos levar no cu, que nos penhorem, que nos façamos finca pé e se interponham recursos atras de recursos, pague-se apenas ao fisco e segurança social, o resto é uma palhaçada…

Isto é tudo muito bonito, o ecletismo, o pavilhão, bingos etc., mas eu pergunto: quantos de vocês que se insurgem contra estas eventuais medidas, vão assistir jogos de andebol ou futsal?

Lembram-se, quando tinhamos a nave no antigo estádio, como era a média de assistências nas modalidades ditas amadoras?

Infelizmente, os tempos que muitos relatam de feitos nestas modalidades, já passaram. E passaram porque são competições profissionais como o futebol, com a diferença que têm uma procura muitissimo inferior, mas os seus praticantes também se fazem pagar muito bem e os custos, para além dos salários, também são elevados.

Isto, tal como disse o Nuno Lapa, nada tem a ver com o ‘project finance’. A continuação na aposta nestas modalidades, face ao custo que estas acarretam, poderia por em risco o futuro do SCP. Também aqui, a economia de mercado dita as suas leis, e o SCP, como outro clube qualquer, não pode fugir.

Confesso, sou um adepto do futebol, e se para que este seja cada vez mais competitivo for necessário acabar com algumas modalidades, nem olho para o lado.

Poderiam existir alternativas, como o que se fez para o hóquei, mas a verdade, é que sendo a maioria destas modadlidades deficitárias, é muito dificil encontrar parceiros e sem eles, é preciso perceber, que o ecletismo mais não é que um sorvedor de dinheiro.

Mpcco, alinhas pelo mentalidade dos dirigentes actuais do Sporting. É a tal mentalidade do fatalismo e não da ousadia. Entra-se num ciclo vicioso do género: equipa fraca -> poucos adeptos a assistir -> pouco dinheiro a entrar -> pouca capacidade de investimento -> equipa fraca -> poucos adeptos a assistir… (e assim sucessivamente)

É óbvio que as pessoas não vão assistir às partidas se for para ver maus espectáculos e equipas pouco competitivas. Essa situação é agravada, na realidade actual, pela ausência de uma casa onde os adeptos possam seguir a própria equipa. Estão reunidas todas as condições para surgir o argumento do “temos de cortar nas despesas”. O problema é que esse argumento é eterno. É como o Estado a aumentar os impostos para cobrir as próprias incompetências.

No futebol vamos assistindo ao mesmo, ainda que numa dimensão diferente. O que a mim me custa é ver que se desiste de forma fácil de mais. E há mais exemplos disso. O caso do Alvaláxia é outro. Em vez de se fazer algo para promover o espaço, deixa-se aquilo ao abandono, não faltando muito para vir alguém dizer que se tem de vender aquele espaço a quem saiba dar rendimento àquilo.

Pobre do meu clube por ter lá gente de vistas tão curtas.

Mpcco, alinhas pelo mentalidade dos dirigentes actuais do Sporting. É a tal mentalidade do fatalismo e não da ousadia. Entra-se num ciclo vicioso do género: equipa fraca -> poucos adeptos a assistir -> pouco dinheiro a entrar -> pouca capacidade de investimento -> equipa fraca -> poucos adeptos a assistir... (e assim sucessivamente)

É óbvio que as pessoas não vão assistir às partidas se for para ver maus espectáculos e equipas pouco competitivas. Essa situação é agravada, na realidade actual, pela ausência de uma casa onde os adeptos possam seguir a própria equipa. Estão reunidas todas as condições para surgir o argumento do “temos de cortar nas despesas”. O problema é que esse argumento é eterno. É como o Estado a aumentar os impostos para cobrir as próprias incompetências.

No futebol vamos assistindo ao mesmo, ainda que numa dimensão diferente. O que a mim me custa é ver que se desiste de forma fácil de mais. E há mais exemplos disso. O caso do Alvaláxia é outro. Em vez de se fazer algo para promover o espaço, deixa-se aquilo ao abandono, não faltando muito para vir alguém dizer que se tem de vender aquele espaço a quem saiba dar rendimento àquilo.

Pobre do meu clube por ter lá gente de vistas tão curtas.

Estás enganado. Alinho pela constatação de factos, e estes é que nos levam a perceber a nossa mentalidade.

Por muito boas equipas que tenhamos, o português não se interessa por andebol, futsal, basquetebol, atletismo. Pelo menos em número suficiente para viabilizar economicamente essas modalidades.
São poucos os países, até só conheço a Espanha, em que existem clubes de futebol, com outras modalidades com sucesso. E mesmo assim estamos a falar de colossos como o Barcelona e o real madrid.

Eu dou-te o exemplo do atletismo. Será, porventura, a modalidade com mais sucesso no SCP, aquela que mais glórias e alegrias nos trouxe. No entanto, os meetings (poucos) que aconteceram no antigo José Alvalade, estavam sempre às moscas. Ficam todos contentes com as vitórias do Carlos Lopes, Mamede, Naide Gomes, etc. mas na hora de os ir prestigiar assistindo às provas, tá quieto, ninguém vai, só os que realmente apreciam o atletismo.

Mas o problema não é só esse. Infelizmente, os portugueses gostam de ser campeões, ganhar tudo e este sentimento está acima do gosto pelo desporto, ou mesmo do clube. Por isso, quando uma equipa, seja ela em que desporto for, estiver na mó de baixo, as assistências são sempre mais baixas. Se o futebol já se ressente deste problema, o que dizer das outras modalidades?

No fundo, esta questão das modalidades envolvem uma série de problemas que em muitos casos ultrapassam os próprios clubes.
O mais importante, quanto a mim, é falta de cultura desportiva existente no país. As pessoas interessam-se pelo futebol, porque apenas este é acarinhado pelo Estado e por diversas entidades que o promovem.
Era necessário que houvesse um trabalho de base, a longo prazo, no desporto escolar, na sua diversificação, para que no futuro, existisse público e apetência para outros desportos que não o futebol.

Ultrapassado este problema, poderia-se ponderar a participação dos clubes de futebol em outras modalidades. Mas sempre numa óptica de especialização, minimizando os custos e não pondo em causa o ‘core bussiness’ dos clubes, que é claramente o futebol.

O mais importante, quanto a mim, é falta de cultura desportiva existente no país. As pessoas interessam-se pelo futebol, porque apenas este é acarinhado pelo Estado e por diversas entidades que o promovem. Era necessário que houvesse um trabalho de base, a longo prazo, no desporto escolar, na sua diversificação, para que no futuro, existisse público e apetência para outros desportos que não o futebol.

Ultrapassado este problema, poderia-se ponderar a participação dos clubes de futebol em outras modalidades. Mas sempre numa óptica de especialização, minimizando os custos e não pondo em causa o ‘core bussiness’ dos clubes, que é claramente o futebol.

Exacto. Há essa falta de cultura desportiva, mas se um clube como o Sporting abandonar as modalidades está pura e simplesmente a baixar os braços. É mais uma monte de terra para o enterro das modalidades extra-futebol.

Eu ainda acredito que uma boa promoção das modalidades faz com que cresça o interesse pelas mesmas. Tem é de se saber vender o “produto” e de ter lá jogadores que empolguem o público. Eu lembro-me de ver na televisão os lamps na liga dos campeões de basquete e de ver o pavilhão cheio de gente entusiasmada com os jogos. Mais recentemente, o crescente interesse pelo Futsal é também um bom exemplo.

Não adianta lavarmos as mãos e esperar que o Governo tome conta do desporto de forma séria. A grandeza e o historial de um clube como o Sporting traz-lhe algumas obrigações.

Há centenas de clubes a "chorar" pq não lhe dão uma licença de exploração de Bingo, e este animal quer acabar com isso?

Aliás, a entrevista desse senhor no pasquimII de ontem é perigosa, muito perigosa, urge que surjam alternativas à oligarquia, e AGORA DIGO EU, ESPERO QUE SEJAM AVENTUREIROS!!! Que rompam com o project finance, que mandem os bancos levar no cu, que nos penhorem, que nos façamos finca pé e se interponham recursos atras de recursos, pague-se apenas ao fisco e segurança social, o resto é uma palhaçada…

O Incy lá está tu com o teu radicalismo…

Porra o que é o Bingo representa para o Sporting, ZERO ! Existe porque era rentavel, se o deixou ser, aceitas que o Sporting meta dinheiro que pode estar a faltar noutro lado ?

Às pessoas que aqui se insurgerem contra a falta de um pavilhão, é preciso relembrar que foram os sócios em AG que aceitaram a alteração do projecto do Estádio, sabendo deste condicionalismo.

Isto às vezes parece os governos, a malta vota, depois os gajos que vão para lá fazem merda e quando falamos com as pessoas ninguem votou neles, dá ideia que cairam lá de paraquedas !

Os Sporting tem 3 modalidades rentaveis e competitivas, no atletismo em portugal não temos concorrencia e fomos 3º no campeonato europeu.

No andebol e Futsal descutimos os titulos nacionais. Prefiro assim a ter uma duzia delas a lutar para não descer ou a fazer figuras tristes, como aconteceu o ano passado com o hoquei.

Caro, enquanto o Bingo funcionou nas antigas instalações dava 1,5M de lucro por época, depois de passar para a Alvaláxia começou a dar prejuizo.

Eu sou radical porque esta corja está a destruir o clube todo em nome do futebol, e no entanto a equipa de futebol é patética.

Mpcco, não te esqueças de uma coisa, o que torna o SCP o 2º clube mais titulado do MUNDO são as modalidades e nao o futebol, o que faz e sempre fez do SCP único e diferente, é e foi o ecletismo. Em termos futebolisticos até a tripeirada que nem metade dos nosso adeptos terá nos passou à frente sem grande esforço.

Em nome de projects isto e acoloutro está-se a entrar por um caminho muito estranho, não vejo o slb ou o fcp com este tipo de problemas, e vejo os lamps por exemplo a reforçarem forte e feio a sua equipa de atletismo para se baterem com o SCP, lutam pelo titulo em Futsal, Sao campeoes em Volei, mantêm equipas competitivas no hoquei, Basket e Rugby…

Portanto o SCP que olhe para eles, e seja qual for a intrujice cometida que a copie.

Esta estoria do pavilhao, so demostra premeditação em seguir este caminho, as pessoas não vão ver o futsal e o andebol, pq aquilo em Loures é o mesmo que jogar sempre em casa dos lamps, nos tempos da Nave de Alvalade aquilo estava quase sempre cheio e nao tinha condiçoes, nos tempos do pavilhao a serio, aos Domingos antes ou depois do futebol estava sempre cheio, ainda me lembro do ultimo titulo de Basket, por isso nao me venham atirar areia para os olhos, e tentar reescrever a historia dos ultimos 100 anos, com estes 10 anos de projecto.

E caro Nuno Lapa, em qq discussao comigo daqui para a frente, nao vale a pena vires com a conversa do “os socios votaram”…
Porque a unica coisa que realmente aconteceu foi, os sócios foram enganados, isso não e argumento para o que se discute.
Faz-me impressao como é que pessoas que eu considero inteligentes, informadas e grandes sportinguistas, vêm tudo isto a acontecer a sua frente e para alem de pactuarem ainda tentam branquear…
SHAME ON YOU!!! :evil:

Concordo completamente Incy! Acho uma falsidade completa alguém da actual SAD vir dizer que está preocupado com o possível fecho das secções das modalidades, ditas, amadoras, quando foram eles que à priori sentenciaram o seu fim ao não projectarem uma casa para as ditas modalidades! Eu não posso concordar com alguém que mente descaradamente. E é isso que a actual direcção do Sporting faz.

E caro Nuno Lapa, em qq discussao comigo daqui para a frente, nao vale a pena vires com a conversa do "os socios votaram"... Porque a unica coisa que realmente aconteceu foi, os sócios foram enganados, isso não e argumento para o que se discute. Faz-me impressao como é que pessoas que eu considero inteligentes, informadas e grandes sportinguistas, vêm tudo isto a acontecer a sua frente e para alem de pactuarem ainda tentam branquear... SHAME ON YOU!!!!!!! :evil:

Caro Incy.

No caso do estadio os sócios não foram enganados. Ninguem lhes disse que o estádio actual teria pavilhão, antes pelo contrário foi lhes explicado que para teremos um estadio com a classificação de 5 estrelas pela UEFA, ou seja com mais de 50.000 lugares sentados, as bancadas do pavilhão seriam eliminadas. Votou Sim quem quis, ou seja a maioria.

O FCP Porto tambem não tem pavilhão e as suas equipas são competitivas e vencem titulos, por exemplo o hoquei joga em gondomar e não é por isso que não ganha.

No entanto quero ressalvar que gostaria que o este estadio ou nas suas imediações existisse um pavilhão que possibilitasse que as partidas oficiais lá se realizassem, porque o pavilhão actual, que eu já visitei, tem excelentes condições, é lá que treinam a equipa de futsal e andebol.

Abraço