E tu, o que estás disposto a fazer pelo ecletismo do Sporting?

Em primeiro lugar, começo por dizer que o título que escolhi para este tópico é um pouco provocatório de forma propositada. Cada um sabe de si e não me cabe a mim julgar a forma como os sportinguistas vivem a sua paixão pelo clube. Mas, na semana em que saiu uma entrevista do presidente Bruno de Carvalho ao Jornal de Negócios na qual este aborda a temática das modalidades e o futuro das mesmas, julgo ser oportuno iniciar uma discussão à volta do Sporting extra-futebol. Coloco aqui o excerto da entrevista dedicado ao tema das modalidades:

[u][b]Modalidades "não são rentáveis"[/b][/u]

As modalidades do clube são rentáveis? “Não são. Não há apoios, as transmissões televisivas em termos de encaixe financeiro são diminutas. Com isso, os apoios descem muito. Não são de facto rentáveis. O desporto nacional tem esse problema grave”. Nesse contexto, explica que “na reestruturação que fizemos uma das coisas que ficaram evidentes é que 100% da quotização tinha de ficar para o Sporting Clube de Portugal. O que significa que tivemos de fazer reequilíbrios nas modalidades e está nas mãos da família sportinguista o investimento que poderemos fazer no futuro”.

Jornal de Negócios, 25/09/2013

Destaquei as palavras finais deste excerto porque essa ideia me parece central. O presidente assume uma posição clara: serão os sportinguistas a determinar a quantidade de apoio dado pelo clube às modalidades de pavilhão. Nesse sentido, penso ser muito importante sensibilizar os adeptos para a necessidade de apoiarem as modalidades e de se deslocarem aos pavilhões sempre que possível. Contra mim falo, porque só há relativamente pouco tempo é que comecei a ganhar consciência da necessidade da minha presença enquanto adepto nos jogos das modalidades, e mesmo assim não assisto aos jogos de forma tão assídua como gostaria. Ainda assim, volto a insistir na necessidade de marcar presença nos jogos das nossas equipas.

Bem sei que, à excepção do futsal, o nosso desempenho nas modalidades mais populares não tem sido famoso, e também estou consciente de que os outros clubes grandes também não enchem os pavilhões deles. Porém, no primeiro caso, a nossa presença incondicional poderá mostrar à direcção que os sportinguistas não amam apenas o futebol e alertá-los para a necessidade de um maior investimento a médio prazo (mesmo tendo em conta as dificuldades financeiras que atravessamos). Quanto ao segundo caso, limito-me apenas a dizer que pouco me interessam os outros clubes e que estou convencido de que o Sporting tem os adeptos mais fiéis do país e que tem um potencial enorme, porventura até maior do que o do benfica e do porto, de afluência de adeptos às modalidades.

Quando falo em afluência de adeptos não me refiro apenas aos jogos grandes, que naturalmente levam sempre mais gente aos pavilhões, mas também aos jogos mais “banais”. É nesse tipo de jogos que temos de mostrar que não somos um clube como os outros, mas que, pelo contrário, marcamos presença mesmo em partidas com um aliciante menor. Quem é que gosta de ver uma equipa do Sporting a jogar num pavilhão com um cenário deprimente, como o que aconteceu, por exemplo, no jogo da equipa de andebol em casa contra o Avanca na época passada? O andebol parece-me, aliás, das modalidade em maior decadência, não só no Sporting mas também a nível nacional (já lá vai o tempo em que era o desporto mais praticado a seguir ao futebol, e o desnível entre as equipas da Primeira Divisão é cada vez mais evidente…). São situações como esta que dão força aos que querem acabar com as modalidades, e é precisamente esta realidade que devemos mudar (aqui fica o vídeo desse jogo:).

Andebol: Sporting 33 Avanca 22 (19-09-2012)

Perante este cenário, lanço algumas perguntas:

[b]- qual o vosso nível de interesse pelas modalidades do Sporting?

  • qual aquela(s) que acompanham mais regularmente?
  • estão dispostos a passar a ir a mais jogos de futsal/andebol/hóquei…? E a comprar as respectivas Gameboxes?
  • as claques estarão a fazer tudo o que podem para garantir um apoio digno às nossas equipas?
  • e, para aqueles que não costumam acompanhar, qual a razão para não o fazerem (falta de tempo, falta de interesse, pouca informação acerca de horários e locais, pura distracção, etc…)?
  • já agora, a título de exemplo para todos nós, pedia aos foristas mais “batidos” em acompanhar o Sporting tanto em casa como fora e até pela Europa quais foram as maiores extravagâncias que já fizeram pelas modalidades do clube.
    [/b]
    Ao longo da sua História centenária, o Sporting primou sempre por um respeito enorme pelas modalidades extra-futebol e um incentivo notável à prática dessas mesmas modalidades. Somos o clube em Portugal com mais medalhas olímpicas, e também, de longe, o clube que forneceu mais atletas olímpicos à Selecção Nacional. O nosso palmarés no futsal, no andebol, no atletismo, no hóquei em patins, e também no basquetebol e no voleibol fala por si. No entanto, não podemos negar o facto de que, nos últimos anos, essa tendência tem vindo a reverter-se: o vólei acabou, o basket também, (só recentemente recomeçou em femininos), o hóquei renasceu mas está ainda muito longe do nível de antigamente, no andebol não somos campeões desde 2006 (e, tirando os dois campeonatos de Elite, apenas fomos campeões uma vez nos últimos 27 anos…), até no atletismo, onde o nosso domínio sempre foi esmagador, nos vemos agora superados pelo benfica em masculinos.

Apenas no futsal vamos mantendo a nossa hegemonia intacta. Isto é, contudo, insuficiente para um clube como o Sporting, que sempre foi gigante nas modalidades. O famoso ecletismo, tão mencionado pelos adeptos do Sporting, não pode ser lembrado por nós apenas na hora de arranjar argumentos e armas de arremesso em discussões com os rivais. Esse mesmo ecletismo tem de ser cultivado e reinventado, sob pena de que a identidade do nosso clube se perca para sempre. O que os adeptos podem fazer para evitar isso é assistir aos jogos das modalidades, de modo de tal forma militante que as bancadas se tornem condizentes com a grandeza do nosso clube. Só assim poderemos dar a volta por cima e consolidar o estatuto do Sporting enquanto Maior Potência Desportiva Nacional.

Antes de terminar, e porque nem tudo é negativo, deixo aqui o vídeo da final da Taça Challenge em andebol, que mostra bem o potencial de apoio de que o Sporting dispõe. Que estes momentos sejam cada vez mais frequentes, porque esse apoio será parte importante na formação de equipas mais competitivas e, quem sabe, factor decisivo para fazer avançar a tão ansiada construção do Pavilhão!

Andebol: Sporting 27-26 MMTS

Excelente típico
Como indicam as declarações do Presidente está nas nossas mãos as modalidades serem ou não mais competitivas
Com a quotização a ir 100% para o Clube quanto mais Socios tivermos mais financiamento haverá

SL

Em Portugal não há cultura desportiva.

Há simplesmente interesse no futebol do clube pelo qual simpatizam. É que nem de futebol se gosta em Portugal. E prova disso foi um jogo da primeira liga de futebol profissional este ano ter sido à porta aberta, na maior cidade do País e nem metade das assistência do Estádio meteram.

Todas as GB.

Quando for grande (ou seja, quando tiver dinheiro) quero ser como tu :lol: Alem de assinante do jornal e sócio (apesar de sócio já ser!), duas coisas que acredito que também sejas

Sócio com quotas em dia.
Assinante do Jornal Sporting.
Gamebox Futebol.
HóqueiBox.

Acompanho e vejo alguns jogos ao vivo (moro longe, faço o melhor que posso :inde: )

Faço a minha leitura: Estou preocupado com o futuro das modalidades!

Não percebo as palavras do Presidente. “O desporto nacional nacional tem esse problema grave.” Ok. É uma realidade. Mas soa a piada quando o futebol do Sporting Clube de Portugal em pouco mais de 10 anos criou um buraco de 200 milhões , na sua exploração. Nem falo no investimento em infra-estruturas exclusivos a este.

Apelar aos associados para um compromisso de futuro com as modalidades (que nem percebo o que seja) , é quase destina-las à sua extinção , tal e a evidente falta de interesses dos mesmos por ela . Talvez seja mesmo esse o futuro. É uma questão de propor aos sócios.

Sou um miudito , moro longe, só fui a 2 jogos do Sporting desde que nasci, os 2 esta epoca e em Alvalade, pai sportinguista que nao liga quase, mas fica contente quando ganhamos.
Nada posso fazer.

Há demasiados “ses” para que se possa fazer uma apreciação tão simples quanto “os sócios não têm interesse nas modalidade, acabe-se com elas”.

Caso fosse possível ter grande parte das modalidades centradas num pavilhão perto do estádio, haveria muito mais público a acompanhar os jogos das modalidades.

Caso houvesse uma melhor política de promoção e marketing no que diz respeito às modalidades, então haveriam mais Sportinguistas nos pavilhões.

Eu não perco a oportunidade de ver um jogo do Sporting aqui em baixo, seja de que modalidade for. Infelizmente é um acontecimento raro. Contudo, já vi jogos de futsal e de andebol do Sporting aqui no Algarve. Contudo, confesso que nunca me desloquei de propósito a Lisboa para ver um jogo de futsal.

Acompanho e costumo ir a alguns jogos. No fundo, faço o que posso.

Já fui adepta frequente em Alvalade …vim morar para Salvaterra vai 8 anos , a partir daí fui umas duas vezes a Alvalade :cry:
É complicado para mim , não conduzo ( houve um episódio que me deixou receosa , quem quiser saber PM ok :great: )
Quem conhece a minha área de residência sabe que em termos de transportes é complicado , temos aqui um autocarro para Lisboa que fica no campo grande , a questão é que terminam o percurso cedo , logo fico condicionada …mesmo que apanha-se um comboio para Vila Franca , de lá para cá também terminam o percurso cedo e apanhar um taxi de Vila Franca para Salvaterra UI caríssimo

Tento acompanhar sempre o nosso SPORTING , sobre a Equipa principal sempre acompanho , seja em casa de amigos , stream , rádio …não falha
Futsal sempre que dá na TV lá estou eu
Os B quando existe onde possa acompanhar pela Net lá vejo

Tento acompanhar sempre , quando não o consigo fazer, utilizo este espaço (forum ) que me mantém sempre informada

Já só falta comprar a gamebox modalidades (andebol e futsal) ;D

Costumo acompanhar os jogos pela net e TV, mas vou poucas vezes ao pavilhões pela falta de transportes até aos mesmos. Este ano contudo com a mudança do andebol para o Casal Vistoso conto aparecer em alguns jogos, apesar de não gostar muito da modalidade. Conto ainda ir ver jogos do basket feminino e do rugby, mas nestes dois não se paga bilhete.
Se algum dia tivermos pavilhão ao pé do estádio conto ir mais vezes.

Eu sou sócio do Sporting e tenho a gamebox do futebol. Em termos de futebol estou sempre presente. Relativamente às modalidades e porque não sou hipócrita, confesso que não vejo ao vivo (excepção feita ao futsal que vou de vez em quando). Razões? Em primeiro lugar não tenho independencia económica/financeira para tal - os meus pais já me acham maluco e já é um esforço pagarem-me as quotas e a gamebox do futebol, acham que não regulo bem com a “pancada” pelo Sporting, se lhes pedir mais dinheiro para ir a todos os jogos do andebol ou do hóquei dão me um tiro e internam-me. Depois além disso, confesso que sigo obviamente os resultados, sei que ganhámos ao águas santas e que estamos em 1º lugar, mas não vi o jogo. Para dizer a verdade, além de não perceber muito do assunto, não aprecio particularmente a modalidade em si - quer do andebol, quer do hóquei em patins.

Sou sócio do Sporting e ainda este ano irei adquirir a Hóquei box.

Consegui criar uma parceria entre o banco onde trabalho e a Secção de Hóquei em Patins do Sporting que creio que a maior parte das pessoas não terá conhecimento. Não irei obviamente realizar publicidade neste tópico pois não seria ético da minha parte mas a criação dessa parceria foi algo que me deu imenso gozo a nível profissional. Se for um sucesso será uma bela ajuda para a Secção de Hóquei.

:clap:

[hr]

Eu cá sou de Coimbra e ainda não tenho a ‘independência dos pais’. Sou menor (não tenho carta) e por isso não consigo acompanhar as modalidades. Com muita pena minha, porque sou um amante delas, especialmente futsal e andebol. Mas acompanho com grande intensidade os resultados, notícias, etc.

Tenho a Hoquei Box e estou a pensar seriamente na Gamebox Modalidades, e assim que puder no Jornal Sporting. Neste momento, no estrangeiro, na minha situação, vou fazendo o que posso. Alguém me consegue explicar onde posso comprar, e se dá para pagar com uma conta estrangeira?

No site do Sporting só encontro isto:

http://www.sporting.pt/Servicos/GameboxModalidades/gamebox_modalidades.asp

SL

  • Tenho todas as Gameboxes (Futebol, Futsal, Hóquei e Andebol);

  • Sou dirigente no Andebol de formação do Sporting;

  • Sou associado da Secção Autónoma de Basquetebol do Sporting;

  • Colaboro com outras secções em diversas áreas, dentro dos meus conhecimentos técnicos.