E-Learning - Cursos online grátis

Boas pessoal

Quem conhece estes 2 sites, “Coursera” e “Udemy”?

O 1º é um site com cursos online gratuitos muito interessantes oferecidos por algumas das melhores universidades do mundo. Além disso muitos dos cursos dão certificados (caso sejam aprovados) e por isso são um bom extra para o curriculum. Muitos dos cursos funcionam como uma cadeira normal da faculdade, em que todas as semanas são colocados vários videos como se fosse uma aula e em que pode haver mini-testes todas as semanas ou exames a meio e no final, etc. Tudo online, grátis e em Inglês. E a duração pode ir de 4 semanas a umas 11 semanas, dependendo do curso.

Achei fantástico e arrependo-me de só o ter descoberto esta semana.

o site é: [url]https://www.coursera.org/[/url]

O 2º, o Udemy, é do mesmo género mas mais de pessoas para pessoas, isto é, são cursos grátis ou pagos, dados por alguem que percebe e não é tão “universitário” com o Coursera mas tem muito mais cursos, de fotografia, de desporto, de gestão, de nutrição, de photohop ou excel, etc etc … A maior parte é paga mas tambem há muitos de borla e não há testes nem exames (pelo menos naqueles que vi com mais atenção), e quando se inscrevem ficam logo com acesso a todos os videos e pdf’s do curso, podendo fazer esse “curso” logo em 2 horas caso seja pequeno.

[url]http://www.udemy.com/[/url]

Abro este tópico por que acho que estes cursos são muito interessantes e para pessoas de todas as idades.

Eu por exemplo inscrevi-me no coursera no curso : “Astrobiology and the Search for Extraterrestrial Life”

e até já estou num “study group” de estudantes portugueses deste tema.

Bom estudo :wink:

Já conhecia o primeiro, na altura não liguei muito, mas agora decidi inscrever-me.

É como diz o ditado “O saber não ocupa lugar”

Bons sites,vale a pena,Knowledge is a must :great:

Calado muda o nome do tópico para não ficar restrito a sites que oferecem cursos online. Para E-Learning por exemplo. :great:

Khan Academy - Não tem cursos, é mais tipo explicações online.
Udacity - Semelhante à Khan Academy.

Aqui em Portugal ainda não, mas penso que nos USA este tipo de cursos online já estão a ser aceites no CV. Mais uns anos e as universidades vão ter que aprender a lidar com esta nova concorrência.

Para já, o problema dos cursos online é o de conseguir provar que o aluno completou o curso sem fazzer batota…

Ensinam Português?

Na minha universidade no UK sei que estão a estudar formas de poder ter estes cursos online e pelo que ouvi irão para frente, não se sabe ainda é datas.

Coursera é todo em inglês, o Udemy não sei bem mas pelo menos a maior parte é.

Estava-me a meter contigo, pela maneira como escreveste “conheçe” :wink:

:lol: Sorry, ainda por cima costuma ser um erro típico de lampiões

Neste momento estou a “ter” Introduction to Computer Networks no Coursera , embora já saiba tudo de trás para a frente relativamente ao programa em questão , posso dizer que estou bastante impressionado com os conteúdos.

Inscrevi-me com o objectivo de “copiar” alguns processos do ensino a distancia para um projecto que irei implementar , mas estou a ficar com o “bichinho” do Coursera e vou meter-me em mais programas para realização pessoal.

Estando eu no ultimo ano da Licenciatura em Engenharia Informática acho que o coursera tem conteudos bastante interessantes para mim. Estou inclinado a inscrever-me no curso de Criptografia I e II quando acabar esta época de exames :great:

Como é que funcionam esses cursos?

É disponibilizado texto e video?

É emitido algum tipo de certificado?

Deixa os touros e vai lá experimentar. :twisted:

Mas de um modo geral, os cursos do Coursera são realizados da seguinte maneira:

• semanalmente o professor publica vídeos sobre a matéria;
  • semanalmente ou quinzenalmente é necessário, responder a testes no formato americano e/ou submeter trabalhos(normalmente nas cadeiras de programação);
  • no fim das aulas é realizado um exame final (também no formato americano);

Para além dos sites referidos, também existe este que ainda não experimentei mas parece ter universidades conceituadas:
[url]https://www.edx.org/[/url]

edit: Faltou acrescentar que há cursos que dão certificado, e outros não. Mas nenhum (dos que tenho visto) dá algum tipo de equivalência nas cadeiras correspondentes. Ou seja, fazer o curso online não garante que se porventura a pessoa depois se inscrevesse nessa universidade, ficasse com a cadeira já feita.

Exactamente, penso que não dá nenhuma equivalencia, mas é sempre uma boa adição para o curriculo.

Atenção que a nota necessária para obter o certificado varia de curso para curso.

Alguem daqui está a fazer o Energy 101 ou o Astrobiology and the Search for Extraterrestrial Life?

Explicações de matemática grátis, agora em português. Aproveitem.