A Udinese é hoje em dia uma das boas equipas do futebol italiano, confirmando-se como um valor seguro do Calcio. O clube está sediado em Udine, cidade do noroeste da Itália, na província de Friuli-Venezia Giulia, que faz fronteira com a Eslovénia a leste e com a Áustria a norte.
O clube joga no Stadio Friuli, inaugurado em 1971, com capacidade para 41700 espectadores.
Como já referi noutro tópico, este sorteio desagradou-me. A Udinese é uma equipa que escapa ao padrão tradicional italiano, de futebol cínico e frio. E por essa razão simpatizo com ela, até porque causa sempre muitos problemas ao AC Milan.
É uma equipa muito competitiva, que faz uma circulação de bola muito boa e tem um trio atacante de luxo, com jogadores que não me importaria nada de ver no Sporting: Di Natale, Di Michele e Iaquinta (sobretudo os dois últimos).
A Udinese tem vindo a cimentar a sua posição no Calcio nos últimos anos, obtendo regularmente classificações na 1ª metade da tabela e participando esporadicamente nas competições europeias.
Vão ser um ossinho muito duro de roer. Contudo estou optimista e crente na passagem à fase de grupos. Teremos é de nos apresentar já ao nosso melhor nível.
Independentemente do que escrevi há três parágrafos atrás, estou mais que convencido que, devido ao facto de jogarem primeiro em Alvalade, virão jogar para o 0-0 e tentar resolver a eliminatória no Friuli.
Temos a vantagem de sermos uma equipa com mais palmarés e mais experiência europeia do que o nosso adversário que, das poucas vezes que participou nas andanças europeias, nunca alcançou resultados dignos de monta. A eliminação com o Panionios na época passada, fala por si. Se calhar tiveram excesso de confiança, algo em que já não poderão incorrer este ano.
Vidigal, o experiente Candela e o matacão Obodo são boas contratações. O treinador Serse Cosmi é das figuras do Calcio com que mais antipatizo. Baixinho e fanfarrão, sempre com um estúpido boné de basebol na cabeça para tapar a calvície, é daqueles indivíduos que a esta hora andará inchado de orgulho por ter a hipótese de treinar uma equipa que vai disputar o acesso à Liga dos Campeões. Sim, a Udinese é o ponto alto na carreira dele, depois de treinar equipas pequenas como o Arezzo ou o Perugia.
Fui ao site da Udinese ver as reacções ao sorteio e disponibilizo-vos a tradução feita à pressa das mesmas.
Serse Cosmi, o treinador:
Non posso dire di essere soddisfatto o meno; la gara è tutta da giocare, sarà intensissima, sicuramente ostica. Comunque essere venuti a conoscenza del nome del nostro prossimo avversario è una specie di liberazione, dopo un mese molto duro, caratterizzato da grande lavoro. Ora nella mente dei giocatori c’è spazio solamente per lo Sporting, ci alleneremo in funzione della duplice sfida con i portoghesi, si lavora sull’avversario. (...) Un piccolo vantaggio, però io ci tengo a sottolineare che a questo punto qualsiasi avversario sarebbe uscito dall’urna di Nyon sarebbe stato di valore e quindi difficile per noi. Come noi lo saremmo stati per tutti gli altri
Não posso dizer que esteja satisfeito ou menos do que isso; a partida é para ser jogada, será muito intensa, seguramente dura. De qualquer forma, conhecer o nome do nosso próximo adversário é uma espécie de libertação, depois de um mês muito duro, caracterizado por muito trabalho. Agora na mente dos jogadores há espaço somente para o Sporting, treinaremos em função do duplo desafio com os portugueses, trabalha-se sobre o adversário. [Sobre o facto de jogar primeiro fora] Uma pequena vantagem, porém tenho de sublinhar que nesta altura, qualquer adversário saído da urna de Nyon seria de valor e por isso, difícil para nós. Como nós teríamos sido para todos os outros.
Franco Soldati, o presidente:
Uno dietro l’altro sono usciti i nomi di Manchester e Liverpool che sono stati abbinati ad altre formazioni; ho tirato un sospiro di sollievo, le due inglesi sono davvero forti. Sono abbastanza contento, lo Sporting Lisbona è sicuramente squadra valida, squadra esperta, ma non fortissima, quindi c’è la possibilità di accedere al primo turno; anzi è un nostro preciso obiettivo passare il turno.
Um atrás do outro, saíram os nomes do Manchester e do Liverpool que foram emparelhados com outras formações; dei um suspiro de alívio, as duas inglesas são verdadeiramente fortes. Estou mesmo contente, o Sporting de Lisboa é seguramente uma boa equipa, equipa experiente mas não fortíssima, portanto há a possibilidade de aceder à fase de grupos; ou melhor, é um nosso objectivo preciso superar a eliminatória.
Pietro Leonardi, o director-geral:
L’avversario è difficile perché in Champions League non esistono gare facili. Non disputiamo la Coppa del Nonno…Il fatto che giocare in trasferta la gara di andata non lo considero un vantaggio, perché si tratterà di due gare accese, due finali.
O adversário é difícil porque na Liga dos Campeões não existem jogos fáceis. Não estamos a disputar a Taça do Avôzinho :lol: … O facto de jogar fora a 1ª mão não o considero uma vantagem, porque se tratarão de duas partidas intensas, duas finais.
E só me resta dizer: Venite, venite!! Vi aspettiamo!! (Venham, venham!! Estamos à vossa espera!!)