O ex-presidente da SAD há muito que acompanha - como observador, e com desagrado - as directrizes que o clube segue, nomeadamente na gestão do futebol, estando nesta altura a ultimar a sua candidatura para suceder a Dias da Cunha Luís Duque, ex-presidente da SAD leonina, vai apresentar nos próximos dias a sua candidatura à presidência do Sporting, para suceder a Dias da Cunha, cujo mandato termina no próximo ano. O notável sportinguista exerce actualmente funções na Câmara Municipal de Sintra, mas encontra-se a ultimar pormenores da sua campanha... às eleições do Sporting.Refira-se que já manifestaram intenção de se candidatar Dias Ferreira e Guilherme de Sousa Lemos, e aguarda-se a candidatura de, em princípio, Ernesto Ferreira da Silva (presidente do Conselho Fiscal) como aposta de Dias da Cunha na continuidade.
Luís Duque tem acompanhado de perto as estratégias seguidas pelo clube, com especial incidência na área do futebol, e já demonstrou, há pouco tempo, o seu desagrado com a actual estrutura da SAD, que acusou de "incompetência e falta de liderança".Duque foi, por quase dois anos, dirigente em Alvalade (de 29 de Novembro de 1999 a 8 de Fevereiro de 2001), sendo um dos principais responsáveis pelo fim do jejum de 18 anos sem um título de campeão nacional, feito obtido em 1999/2000.
A sua entrada no clube teve o cunho de José Roquette, mantendo-se posteriormente em funções na liderança da SAD, já com Dias da Cunha como presidente do clube. A sua passagem, no entanto, não foi pacífica - foi até bastante atribulada. Desentendimentos com os dois presidente leoninos citados, com o presidente do Benfica (na altura, Manuel Vilarinho), o despedimento de Augusto Inácio e a tentativa frustrada de colocar José Mourinho no banco dos leões - todos estes foram episódios marcantes na sua passagem por Alvalade.
O ex-gestor do futebol leonino saiu ao quarto pedido de demissão, invocando razões pessoais e após uma reunião de quatro horas com Dias da Cunha. Duque entendia que o trabalho estava a ser minado de fora para dentro, por notáveis e analistas, e foi substituído no cargo por Miguel Ribeiro Telles - que, entretanto também já deixou o clube, tal como Carlos Freitas, que chegara pela mão do ex-presidente da AF Lisboa.
P.S.: tambem eu sou daqueles que nao consegue fazer posts grandes !
Abraços
Depois de tantos anos sem opções para escolher o líder, nestas eleições teremos o oposto, demasiados candidatos.
Depois de tantos anos sem opções para escolher o líder, nestas eleições teremos o oposto, demasiados candidatos.
Depende… do que cada um defender. Eu gosto, quer dizer que quem se candidata tem de marcar muito bem a sua posição, tornando tudo mto mais claro.
Duque teve participação directa na quebra do jejum e disso não me esqueço. Só que também a teve na planificação da época 2000/01, com as contratações disparatadas que se fizeram na altura. Além disso, tem outro problema. Fala demais.
Não o quero como presidente do SCP.
PS - Para cúmulo, trouxe o Carlos Freitas para o SCP. Não, obrigado.
A meu ver, Duque a par do Carlos Freitas era um comissionista. Enquanto não derrubou o verdadeiro obreiro do título, não descansou. E esse obreriro chama-se José Roquette.
Em relação a Duque, basta atentar que a sua ultima acção no Sporting foi a compra do Tello.
Deixem-me só avançar um pequeno comentário.
Para mim nenhum candidato parte á frente, nem o que estiver de caras contra os actuais dirigentes. Todos eles vão ter que dar muito ao chinelo para clarificarem as suas posições.
No entanto, a confirmar-se esta candidatura, prevejo uma resposta da parte dos actuais dirigentes, tentando MRT para avançar na candidatura, acabando a escolha por ser LD - MRT, cada um deles “polindo” uma posição mais radical, seja de corte com a actualidade (LD) seja de continuidade com a actualidade (MRT).
Vai ser curioso e sai o Sporting a ganhar se for assim.
PS. Continuo a defender a antecipação das eleições, para não por em causa o planeamento da próxima época.
Rui, noutro post também já coloquei essa situação. E penso que será uma vantagem dos “continuadores” as eleições serem em Setembro. Neste momento, o meu voto estará mais inclinado para o Dias Ferreira. Mas até lá muita coisa vai mudar. E dependerá, essencialmente, da estratégia que cada um apresentar.
Obviamente que não quero utopias, nem “dream team”, nem coisas parecidas. Apenas e só, politicas realistas tendo em conta a actual situação do Sporting.
Para mim nunca há candidatos a mais, prefiro ter uma escolha alargada do que escolher entre um e o voto em branco! :roll:
Concordo com o Sampas. Além disso, quanto mais candidatos existirem mais terão eles que se esforçar em clarificar junto dos sócios o que pretendem para o clube.
É uma candidatura benvinda, mas que está longe de ser a minha preferida.
Mais importante que clarificarem o que querem pro clube- suponho que querem o que nós queremos, o que em grandes linhas é ganhar titulos, ter as finanças controladas- quero que clarifiquem COMO o vâo fazer.
O Duque não me cheira muito…Sou mais a favor do MRT.
Mas se o Duque garantir o Scolari para treinador tem logo a minha poia
Acho muito bem que apareçam várias candidaturas. Assim poderemos escolher a que acharmos melhor. Apesar de achar que só chegarão a eleições apenas 2 ou 3 candidatos.
Será a 1ª vez( que eu me lembre ) que enquanto existe Forum que iremos ter eleições com vários candidatos. Vai ser engraçado :mrgreen:
Concordo com o Rui, tambem defendo a antecipação das eleições, de preferencia para o fim da temporada. Eleições em Setembro, podem prejudicar o inicio da temporada do clube.
O Luis Duque há que anda em campanha, e tem o importante apoio da Juve Leo, por isso não me surpreende.
Dias Ferreira poderá desistir em favor de MRT se este avançar. Sem querer fazer futurologia, poderemos ter 4 candidatos a ir a votos :
Duque, MRT, Ernesto Silva Ferreira ( Representando a continuidade ), e talvez alguem do eterno contra ( Subtil de Sousa ou Aguiar de Matos ).
Concordo com o Rui, tambem defendo a antecipação das eleições, de preferencia para o fim da temporada. Eleições em Setembro, podem prejudicar o inicio da temporada do clube.O Luis Duque há que anda em campanha, e tem o importante apoio da Juve Leo, por isso não me surpreende.
Dias Ferreira poderá desistir em favor de MRT se este avançar. Sem querer fazer futurologia, poderemos ter 4 candidatos a ir a votos :
Duque, MRT, Ernesto Silva Ferreira ( Representando a continuidade ), e talvez alguem do eterno contra ( Subtil de Sousa ou Aguiar de Matos ).
Apesar de tudo não creio que MRT se candidate contra a actual direcção… ou que estes se candidatem contra MRT.
Da mesma forma que tenho sérias duvidas que LD se candidate contra DF e vice versa.
Finalmente os “tenebrosos” sócios vão ter uma palavra a dizer (cuidado com essa malandragem ).
Será que é o fim da Monarquia??? :twisted:
Espero que todas as sensibilidades Sportinguistas fiquem representadas na corrida eleitoral, sem dúvida que ganhe quem ganhar, será sempre o Sporting o grande vencedor.
Saudações Leoninas
Haverá que aguardar pelos programas de cada candidato, mas à partida o Duque é o que prefiro.
Entre ele, Dias Ferreira e Ribeiro Telles a escolha é deveras complicada. Todos à sua maneira têm qualidades de que o Clube precisa, mas nenhum as reúne todas. Isto já para não falar na apreciação dos defeitos de cada um, que vão desde o que é público ao que circula pelos bas fonds.
Gostaria de ver o Duque na SAD exclusivamente dedicado ao futebol, tendo como contraponto um presidente de Clube mais institucional, o que não quer dizer “banana”. Neste sentido, a minha dupla ideal seria Duque na SAD e Ribeiro Telles no Clube. Suponho tratar-se de uma solução impossível. Não sei em que pé estão as relações entre os dois (não houve nenhum episódio público que as degradasse), mas presumo que LD não quereria tornar-se subalterno de alguém que já foi seu vice-presidente.
Não sendo possível esta solução, e como entendo que aquilo que faz mais falta ao Sporting é competência, bom senso e ambição na área do futebol, prefiro o Duque.
Conheço todo o rol das suas “misérias” no Sporting: a entrada do Mãos de Gelatina, a campanha de aquisições de 2000, o ter “provocado” a saída de Roquette. São situações cuja leitura não comporta verdades absolutas. Já foram discutidas no fórum e não vou repetir o que penso sobre elas.
Já quanto aos méritos do Duque à frente de um projecto de futebol, penso que são em grande número e ultrapassam os deméritos. Foi ele o responsável principal pelo título de 2000. O estilo de liderança que impôs, o discurso que adoptou, o apoio que deu ao treinador, o fecho do balneário, os reforços que escolheu, foram estes os factores decisivos. Sinceramente não consigo perceber qual a responsabilidade directa de Roquette, para além do ter provocado eleições em Setembro de 99, chamando Duque e correndo com Paulo Abreu, Carlos Janela e… Dias Ferreira.
Pôs em sentido todo o tipo de Pintos da Costa, Vale e Azevedos e Vilarinhos, às vezes com declarações roçando o insulto mas que eram as necessárias à defesa do Sporting. E terminou queimando o seu último cartucho no Sporting, ao tentar contratar o actual melhor treinador do mundo.
Não é um homem que use punhos de renda. Anda no futebol há muitos anos, presidiu à AFL e conhece os meandros mais sujos do meio. Tenho a certeza que com ele (com qualquer dos outros também, justiça seja feita) não haveria manifestos nem outras manobras em que o Sporting faz figura de “idiota útil”.
Acho muito bem que apareçam várias candidaturas. Assim poderemos escolher a que acharmos melhor. Apesar de achar que só chegarão a eleições apenas 2 ou 3 candidatos.Eu também acho bem que "apareçam", de modo a reflectirem várias sensibilidades e a tomarem o pulso ao universo de eleitores. O que desejo é que, tal como referes, não cheguem às urnas mais do que 2 ou 3, para não criar divisionismo excessivo e não ferir a legitimidade de quem vier a ser eleito.
Seria muito mau que o futuro presidente do Sporting alcançasse esse lugar escudado numa maioria relativa de 20 e tal por cento dos votos. Haveria défice de representação e a esmagadora maioria dos sócios sentir-se-ia na oposição.
Não é por acaso que as eleições presidenciais da República se disputam a duas voltas, se necessário, e até gostaria que o Sporting enveredasse por uma solução deste tipo.
Será a 1ª vez( que eu me lembre ) que enquanto existe Forum que iremos ter eleições com vários candidatos. Vai ser engraçado :mrgreen:Mais do que isso, será a primeira vez que teremos eleições com vários candidatos desde a massificação dos computadores pessoais. As últimas aconteceram na primeira eleição do Cintra... :?
Conheço todo o rol das suas "misérias" no Sporting: a entrada do Mãos de Gelatina, a campanha de aquisições de 2000, o ter "provocado" a saída de Roquette. São situações cuja leitura não comporta verdades absolutas. Já foram discutidas no fórum e não vou repetir o que penso sobre elas.
A meu ver, são “misérias” que ainda hoje se reflectem no Sporting.