Benfica, FC Porto e Sporting, os três maiores clubes do futebol português, devem em conjunto 322,8 milhões de euros em empréstimos bancários e têm que pagar quase metade - 156,2 - no prazo de um ano.
A SAD do Benfica é a mais endividada, com um total de 216,6 milhões de euros em empréstimos bancários, o que representa mais do dobro do que os rivais devem à banca em conjunto, dos quais 92,2 milhões de euros devem ser liquidados no espaço de um ano.
De acordo com os resultados do primeiro trimestre da época desportiva 2010/11, que se concluiu em Setembro, a SAD do Sporting é a que deve menos dinheiro aos bancos (52,2 ME), valor ligeiramente superado pela SAD do FC Porto (54 ME).
A diferença entre os dois clubes está nos empréstimos contraídos a curto prazo: enquanto os lisboetas têm que pagar 27,8 milhões de euros no prazo de um ano, os portuenses estão obrigados a regularizar 39,6 milhões de euros durante o mesmo período.
Não estou a entender muito bem estes valores tendo em conta o nosso passivo ser 4x o valor apresentado. Não deixa de ser uma noticia menos má, pois demonstra alguma responsabilidade dos dirigentes e até algum engenho financeiro, devido aos empréstimos de curto prazo.
Alguém consegue falar mais profundamente sobre este assunto?
Entendi. Quer isso dizer então que o que não estaremos a pagar agora iremos pagar no futuro. Ou seja, ou se consegue gerir receitas suficientes a muito curto prazo ou será uma questão de tempo até chegarmos ao final de um ano e termos uma “surpresa”. Vamos ver o que esta reformulação já em marcha vai dar. Penso mesmo que é vista como o tudo ou nada.
Mas o benfica pouco tem ganho, acho que estão numa situação parecida com a nossa. Como é que eles não falam de crise e conseguem investir tão forte? Porque nem ah champions tem ido e este ano foram e já saíram. Se a coisa corre para o torto não se arriscam a ter um buraco gigantesco? :think:
Claro, mas eles não estão em guerra com a comunicação social, livrando-se portanto de noticias inconvenientes. Mas acredito que neste momento tenham mais capacidade para inverter a situação que nós. Nada que não possamos mudar se atingirmos alguns bons resultados desportivos.
EDIT: Aposto o meu esquerdo em que se nesta noticia fosse o Sporting a ter de pagar os tais duzentos e tal milhões estariamos perante abertura de jornais. Ouvi na rádio e tive que pesquisar pela noticia, em nenhum dos jornais desportivos a encontrei.
SL
Não conheço a notícia, nem sei o grau da sua credibilidade, mas será que não se refere apenas às dívidas das SADs dos 3 grandes? Porque no geral as dívidas são bem superiores.
O Benfica assinou um contrato de patrocínio aparentemente mais vantajoso que o do Sporting e que é usado inclusivamente como garantia para os bancos caso o clube não consiga cumprir as obrigações que tem pra com eles, constituiu o Fundo que lhes permitiu na prática investir não muito mais que o Sporting na aquisição de jogadores, só que bastante mais caros (que geralmente são de qualidade superior), uma vez que o investimento foi “partilhado” com outros investidores, e por fim as galinhas efectuaram um processo de avaliação da marca que provavelmente lhes deu outro poder negocial (este último factor sou eu a especular).
MAs isto é a opinião de um leigo na matéria. :inde:
Seja como for, o objectivo dos clubes não é ver quem tem as finanças mais em risco ou não, mas sim quem consegue ser mais competitivo. Por isso, mesmo que sejam obrigados a ter um período de “vacas magras” devido ao estado das suas finanças, o que realmente importa é se isso irá ter reflexos na competitividade, sobretudo a interna.
Paracelsus. A venda deste património teve como justificação a liquidação da dívida associada, portanto uma pequena libertação no sufoco financeiro. Alguém tem ideia do passivo bancário do Grupo antes e após a venda de património?
Para não falar da perspectiva de grande aumento de receitas direitos televisivos a partir de 2013, já que eles estão a tentar elevar a fasquia para os 30 milhões / época e a trabalhar para isso.
Se eles conseguem ou não é outra pergunta. Mas pelo menos tentam - enquanto JEB foi a correr vender à Olivedesportos por um terço desse valor antes que alguém começasse a fazer perguntas. Afinal, é preciso zelar pelos interesses dos accionistas, como dizia Soares Franco.
:arrow:
Outra coisa que é preciso desmistificar é que os bancos estão a fazer um favor aos clubes emprestando-lhes dinheiro e prolongando os empréstimos. Não estão. Os clubes dão-lhes muito dinheiro a ganhar em juros e, desde que estes não desapareçam - o que é pouco provável em clubes da dimensão dos grandes - é lucro fácil.
Aliás, a interferência do BES e outros bancos na gestão dos clubes tende a ser neste sentido - garantir que os juros continuam a pingar a bom ritmo, mesmo que à custa da perda de competitividade dos clubes.
O Petro refere-se ao novo contrato que abrange renegociação do actual até 2013 mais o período de 2013 a 2018 (dos valores já não me lembro, estão algures noutro tópico).
OK. Conforme comunicação à CMVM, são 108M, dos quais 75,6M para a SCS e 32,4M para a SAD e sim, renegociação do acordo em vigor e cedência dos direitos entre 2013/2014 e 2017/2018.
Eu que me disseram no fim de semana passado (coloquei no topico do alarmismo) e antes de isto sair no Jornal, é que o Sporting tem uma divida à banca a curtissímo prazo (penso que até final de Janeiro) de cerca de 17/18M€. E isto é mais preocupante que ter 40 ou 50M para pagar até final do ano, onde ainda se podem gerar muitas receitas.