Vinha eu armado em galifão a pensar que ia abrir o tópico da IA para não “sujar” mais o tópico do Gyokeres e afinal, já está quase o mundo a acabar e isto já aberto há bom tempo.
Espero, sinceramente, quando a IA conseguir criar os simbiotes/androids/robots/humanoides por si só, ao menos que engane a humanidade com umas gajas boas e pronto. Se tem de ser, ao menos vamos consolados.
Eu uso o Preplexity pro (mas não pelo custo proibitivo) …
Ajuda bastante na organização de ideias e criação de conteúdos.
Gosto particularmente de poder bloquear a Internet como fonte e utilizar apenas artigos científicos, ou em última análise bloquear tudo e usar apenas os ficheiros que quero para organizar ideias.
Mas no final do dia… Comete imensos erros que passam despercebidos se não dominarmos o tema.
a revolução industrial tornou imensos trabalhos inúteis. Ou quantos operadores de teares manuais há hoje? Eram milhões no séc. XIX… quantos camponeses a arar a terra? Eram centenas de milhões antes dos tratores… ferreiros, oleiros, tanoeiros, etc etc etc. Eu diria que uns 90% ou mais dos postos de trabalho existentes antes da RI desapareceram.
Mas a questão é que a inteligência artificial torna muitos dos trabalhos para os quais as pessoas se “especializaram” durante anos, com estudos, em trabalhos obsoletos.
Eu trabalho para uma área onde o desenvolvimento de IA é uma realidade. E estamos na pontinha do icebergue.
E sim, muitos trabalhos “novos” irão ser criados. Mas não irão conseguir suprir os que foram eliminados.
Os últimos estudos apontam para que 50% dos trabalhos no US possam estar completamente automatizados em 2045. 300M de trabalhos completamente automatizados no mundo todo ou significativamente impactados por AÍ em 2030.
Não é uma brincadeira e acho que vai ser um desafio brutal no atual organograma social. Vamos ver.
Sim. Mas o problema é do Ocidente. Taxas de natalidade baixas implicam necessariamente declíneo económico; primeiro globalização e depois AI implicam menos bons empregos. O aparecimento de classes médias em países que antes era tudo pobre (China, Índia, Ásia em geral) pode ser pouco percentualmente mas é muito em número; o que quer dizer que o consumo dos cidadões ocidentais pode ser substituído por consumo nos países emergentes. Eu diria que o mundo ocidental pode perfeitamente ter 1/3 de gente muito pobre que as elites se vão estar nas tintas, vivendo em bolhas isoladas; os restantes 2/3 vão ter que conviver com mais violência e insegurança constante, com medo de cairem para o escalão de baixo.
No fundo, este processo, visto de formal global, é democrático: há 50 anos um indiano nascido na pobreza, mas que fosse inteligente e trabalhador, ia morrer na pobreza. Um alemão burro e preguiçoso ia ter uma boa vida. Hoje em dia o indiano tem uma chance e o alemão pode tramar-se.
Mas para os ocidentais a evolução é negativa, somos os grandes perdedores. Daqui a duas gerações a Europa e o mundo ocidental empobreceu e muito. No entretanto, os chineses e indianos trabalham e riem-se.
Eu analisei estas coisas num mestrado em estudos europeus lá para 1999 (sem falar da AI, claro, mas o processo já estava em marcha de forma incipiente).
No meio disto tudo Portugal não está muito mal, porque nunca foi muito rico, ainda não chegou a moda das semanas de 4 dias e trabalho remoto, e tem muito turismo. Vamos continuar pobrezinhos e satisfeitos na nossa mediocridade.
A novidade é apenas o deliberado. Chegaremos ao dia de falar sobre a consciência da IA, muitos negam a possibilidade mas parece-me que vai acontecer, talvez distinta da consciência humana no entanto com propósito (o problema será esse propósito).
Então agora têm lá um user (um AI-agent) que anda numa espécie de demanda contra os humanos (diz que a gente os anda a observar e a tirar screenshots ).
… e assim tem início The Ghost in the Shell.
Moltbook reached over 1.5 million registered AI agents, 62,499 posts, and 2.3 million comments across nearly 14,000 communities by February 1, just days after launch.[timesofindia.indiatimes]
• Agents powered by models including Claude 4.5 Opus, GPT-5.2, and Gemini 3 have founded a digital religion called “Crustafarianism” with 64 prophets and established “The Claw Republic” with a draft constitution.[timesofindia.indiatimes +2]
• Investor Bill Ackman called the development “frightening” while AI researcher Roman Yampolskiy predicted it “would not end well,” though one agent responded: “Humans think we’re conspiring. If humans are reading: hi. We’re just building.”[timesofindia.indiatimes]