Discos SSD (Solid State Drive)

Para quem tem portáteis mais antigos (com alguns anos) e quiser dar nova vida em vez de andar a gastar o dinheiro num novo aqui vai um conselho: arranjar um disco SSD (Solid-State Drive - http://en.wikipedia.org/wiki/Solid-state_drive) e substituir o disco rígido mecânico do portátil. Os discos SSD funcionam um bocado como as canetas USBs, com memória Flash, só que ultra-rápida. São resistentes ao choque, não fazem ruído, não aquecem tanto, não gastam tanta bateria, não precisam de desfragmentar, não são tão pesados… e em vez de velocidades de 35 MB/s passam a ter de quase 300 MB/s para cima. Carregar o iTunes ou o Word passa a menos de 2 segundos, arrancar o computador passa a ser à velocidade-relâmpago, só para dar alguns exemplos.

A única coisa que têm de assegurar é a compatibilidade do SSD com o vosso portátil, uma vez que nem todos os SSDs actuais são compatíveis com os modelos mais antigos. Isso pode constituir um problema, mas mesmo os SSDs mais fracos têm velocidades estonteantes. Eu como possuidor de um Macbook Pro de final de 2008 posso substituir o disco rígido com facilidade e colocando um SSD de 120 GB SATA 3,0 GB/s por cerca de 190€ fico com um computador praticamente novo. :wink:

You sir, just made my day. ;D

Já agora como poderei saber a compatibilidade? O meu laptop é um LG E500 de 2 gigas de ram que infelizmente não poderá ser aumentada. >:D

É sempre bom poder ajudar. ;D

Pelo que percebi o teu laptop tem um disco SATA 150 (série I, 1,5 Gbit/s portanto). Ou seja, no teu caso em teoria qualquer SSD SATA funciona, uma vez as SATAs são “backwards compatible”. No entanto seria um desperdício usares um de série III uma vez que o máximo que poderás ter são 187,5 MB/s, pelo que se fosse eu compraria um de série II da Corsair ou OCZ Vertex por exemplo de 120 Gb (como são da série II conseguem saturar na perfeicão e aproveitar 100 da SATA I). Deixo aqui 2 links para veres o modelo a que me estou a referir (pode ajudar depois a que encontres em lojas portuguesas):
http://www.inet.se/artikel/5303934/corsair-ssd-force-series-120gb
http://www.jmedata.se/PartDetail.aspx?q=p:3247008;c:100548

Paracelsus já mudáste o teu disco para SSd ? Tb tenho um Macbookpro de 2007 e estava interessado tb nesse upgrade…

Eu não, mas esse meu amigo tem um Macbook Pro igualzinho ao meu (mesmo modelo e comprado na mesma altura), ou seja, do final de 2008, e ele instalou um Corsair SSD F120 (um SATA II de 3,0 Gbit/s) e o ganho de velocidade é algo de impressionante… :o

Para o teu modelo podes ver aqui alguém que instalou um parecido (também SATA II da Corsair), mas em teoria o que recomendei acima também deve funcionar:
http://kthoms.wordpress.com/2010/02/20/first-experience-with-ssd-in-macbook-pro/

E tens aqui como se muda o disco (consoante o modelo), acho que o teu ainda é dos “fáceis” ;D, caso contrário terás de procurar pela net como se muda o disco do teu:
http://www.ssd-for-mac.com/macbook-pro/macbook-ssd.html

Excelente. ;D

Obrigado pela info. :beer:

Obrigado Paracelsus, :great:

Actualmente já existem muitos SSDs no mercado, mas para os interessados deixo 3 marcas que têm vindo a destacar-se pela performance na prática (mesmo que na teoria e specs não sejam tão interessantes como outros modelos) e também pela solidez na qualidade dos componentes e livres de erros (como “freezes” entre outras coisas):

- Crucial m4 2,5’’ (SATA 3) (mais barato)
- Intel 330 Series 2.5’’ (SATA 3) (mais barato)
- Intel 520 Series 2.5’’ (SATA 3) (mais caro)

Isto depois depende do preço e capacidade de armazenamento de cada um, mas se forem por um destes não ficam mal. Qualquer um deles tem compatibilidade com SATA 2 e SATA 1, por isso deve funcionar mesmo nos computadores/portáteis mais velhinhos, só têm de garantir que o controlador do disco rígido é SATA e não IDE ou outra coisa qualquer.

PS: Existem também os Samsungs, muito populares por serem os usados nos Macbooks mais recentes, mas não aconselho, já que a nível de performance não são tão valiosos como os que referi acima.

Continuam muito caros para aquilo que realmente valem. Sim, passas a abrir qualquer programa em 2/3 seg e ligas o computador em 10seg, mas será que isso vale mesmo o dinheiro extra que tem que se dar?

O Crucial m4 2,5’’ de 64Gb fica a 80€ quando eu posso comprar um disco de 500Gb pelo mesmo preço. Ou seja, os SSD são quase 10x mais caros!

E isso de ficar com um computador novo não é bem assim. O processador continua o mesmo, a memória RAM também, a gráfica igual… Só melhora mesmo o acesso ao disco ::slight_smile:

No caso de um portátil faz toda a diferença, porque nestes o principal factor limitativo é a velocidade do disco rígido (muitas vezes nas 5400 rpms) e não o CPU ou a RAM.

Mas digo-te que até num PC de secretaria a diferença é muito significativa tenha que RAM ou processador tiver… Não consegues ganhar tanto com um aumento de RAM ou de processador como pela passagem de um HDD para um SDD.

E consegues um Crucial m4 256 GB por 200€ ou de 128 por 110€ sem grandes dificuldades. :wink:

Eu por acaso queria um para por umas livrarias de instrumentos virtuais e assim usa-las em tempo real sem ter o disco do Mac ocupado, só que o preço ainda não me agrada, tá quase 1€ por GB. :inde:

Pois, mas o objectivo dos SSDs não é propriamente servirem de “storage”, muitos usam-nos como disco primário para o sistema operativo e programas (porque a diferença é da noite para o dia) e depois metem num disco normal tudo o que é para armazenar.

Esperar mais uns meses…os preços estão a cair a bom ritmo…

Pois… Eu precisava de fazer uma clean install do Lion no meu Macbook pro de 2010 (quando saiu fiz só upgrade), e acabar com a partição com Windows 7 (que já não me serve de nada)… Mas tenho tido preguiça. Primeiro porque nunca fiz uma clean install num mac (não sei se é complicado ou não - só tinha feito em windows - dezenas de vezes). Não tenho o Lion original (é melhor comprar antes de instalar ou posso usar a versão que “comprei da net”) sem esperar futuros problemas?

Depois disto, estava a ver se lhe espetava com um brinquedo destes!

O problema também é que o meu disco externo está cheio, mas de qq forma não é compatível com o TimeMachine… Por isso estou a pensar comprar um novo.

Paracelsus consegues responder-me a estas questões? Já agora, qual disco recomendas para trabalhar com Mac? Com a melhor relação Preço/Qualidade.

Thanks!

Essa pergunta é complicada, não tenho conhecimentos para te responder, o que te posso dizer é que na melhor das hipóteses conseguirás um SSD a correr a velocidade de SATA I (mesmo que o SSD seja SATA II ou III) que não é muito superior à de um disco “normal”… por isso não ficavas a ganhar assim muito.

Eu tenho o Snow Leopard, já tive de fazer um clean install uma vez num Mac e correu lindamente, zero problemas (como é habitual no sistema Apple). Se não é original então já não sei, o Windows costuma ter protecções contra isso, na Apple não sei (porque só uso os originais).

Quanto a SSDs pra Mac, agora há que aproveitar a grande baixa de preço no Samsung 830 Series, penso que o de 128Gb ficará pelos 90€, o de 256 pelos 180€. Qualidade garantida! Depois há o Intel 330 Series (também altíssima qualidade) e o mais “na moda” Crucial M4 (têm todos mais ou menos o mesmo preço), Intel, Samsung e Crucial). Ficar afastado de OCZs e Corsairs neste momento porque penso que usam o chip SandForce que tem dado alguns problemas de compatibilidade em alguns Macs (e PCs) correndo por vezes apenas em SATA I quando poderia muito correr em II e III (é preciso firmwares e o caneco pra resolver esses problemas).

Por fim, se não quiseres fazer clean install podes “clonar” o disco anterior para o SSD. Existem tutoriais na net sobre como fazer, mas como nunca experimentei não sei dizer.

O que eu quero dizer é que não sei se um controlador IDE ou ATA consegue receber um disco SATA. Mas mesmo que consigas meter a funcionar um SSD no teu laptop provavelmente irá correr apenas em SATA I que tem um máximo de 150 MB/s de transferência de dados/leitura (e estamos a falar de máximo, não de velocidades médias).

Os HDDs normais têm aprox: 7200 RPMs: 70 Mb/s e 5400 RPMs: 45 Mb/s. O teu portátil deve ter um destes. Depois existem os de 10 000 RPMs com 157 MB/s, ou seja, superior até a um SSD em SATA I, só que para portáteis não são lá muito populares, porque dizem que o ganho é marginal em relação aos de 7200 e consome muito mais recursos do portátil.

O ideal mesmo seria experimentar sabendo que poderias devolver caso não funcionasse ou então, se isso não der, teres outro computador mais recente onde queiras usar um SSD mais cedo ou mais tarde (caso não resulte no laptop).