Mas respondam-me a uma coisa, com honestidade intelectual, sem estar em causa o PCF, o trabalho desta direcção tem ou não sido positivo? Sem palas, sem vendas nos olhos e sem partidarites eleitorais…pois é, para mim isso é que é importante, percebem agora…para mim o trabalho desta direcção tem sido francamente positivo, a quase todos os níveis, com um ou outro erro de casting que acontece em toda e/ou qualquer sociedade…a Irene, o Aguiar, e algumas outras coisas para mim algo irrelevantes no Universo Leonino…no geral, de 0 a 10…levam 8 e, isso é que conta, o resto é folclore e fulanizações que para mim não interessam, valem 0, a mim interessa-me o SPORTING.
Respondo-te da minha parte. Tirando o sucesso do futebol profissional, e isto porque em Paços saímos vencedores, caso contrario teria rebentado a bomba, está tudo na mesma. Continuamos sem pavilhão. Continuamos sem mais modalidades amadoras.
O que mudou? Os resultados do futebol. Com isso o que resultou? A malta voltar a acreditar e a ir á bola.
De resto, para mim, tudo na mesma.
A verdade é que ainda não consegues avaliar esta direcção, a não ser que as métricas de avaliação sejam francamente simples. Há muito boa gente a contentar-se com pouco…
A " bondade " das medidas, analiso-as e dou a minha opinião, conforme acontecem. Já emiti críticas negativas. Já elogiei, sem qualquer tipo de pruridos e há coisas em que melhorámos e muito. Mas o estado actual do clube requer total vigilância por parte dos adeptos e a manutenção do espírito crítico, até porque se estamos como estamos, há responsáveis … e alguns ainda lá estão, em posição de relevo.
Isto para não falar de juízos de carácter, que os mantenho… há assuntos de enorme gravidade que me impedem de os varrer da memória e do meu julgamento, mesmo que o queira.
Ó Prince, honestamente, não consigo classificar o trabalho desta direcção.
Pela sua própria propaganda, levariam um VINTE.
Mas eu não vou em “soundbytes”.
No que respeita ao futebol, fizeram boas escolhas, claramente, mas tardaram em limpar tudo a tempo.
Mas nos “bas-fonds”, retaguarda e órgãos dirigentes, não me parece sermos assertivos, andando antes a reboque do sistema.
A nível do real, a sustentação económica do Clube, anda é muito cedo, e muito dificil a caminhada.
É certo que o tempo é propicio a larachas precoces, ainda que descontextualizadas da big picture.
Eu até podia dizer que, tirando um melhor futebol praticado (e daí mais alguns espectadores no estádio) e o plantel ter melhores jogadores, o resto está na mesma ou pior:
Equipa de futebol em 4º lugar.
Pavilhão sem avanço rumo à concretização breve.
Contas cada vez mais negativas e passivo a aumentar.
Estádio sem melhorias desejadas evidentes, apenas com leves cosméticas (confusas e incompletas).
Modalidades sem sinais de reais melhorias (por exemplo, o Futsal esta época já perdeu algo que no ano passado conquistou).
Pois, isto é uma possivel avaliação negativa feita ainda nem vamos a meio, mas lá está, tão injusta como a ideia que alguns querem fazer passar que as coisas melhoraram por aí além…
Avaliação positiva ao fim de 6 meses num mandato de 3 anos? Até agora ganhamos meia duzia de jogos e parece-me que temos melhores jogadores mais nada.
O pavilhão está mesma. Equipa B e aposta na formação nada. Contas basta ver o R&C da SAD.
Para já futebol melhorzito de resto nada. No final da época podemos fazer uma primeira avaliação quer ao nivel de resultados deportivos e finanveiros como de promessas eleitorais cumpridas ou não.
Prince tens que entender que para avaliar uma direcção é necessário tempo e um pouco mais de meia dúzia de meses não é suficiente.
Isto claro, quando as coisas parecem estar a ir bem, se estiverem a ir mal é ao primeiro ou segundo desaire do futebol, ou na prieira vez em que o Presidente eleito diga algo que vai contra as ideias da maioria ds foristas deste espaço.
Peço-te, por favor, que não voltes a fazer análises simplistas como aquela que acabaste de fazer.
Ainda se me falasses em renegociar a divida, ou em constuir um pavilhão, ou em mostrar melhores resultados nos R&C que para quem não sabe teremos 1 de 15 em 15 dias a partir de agora… isso sim são coisas que se podem avaliar hoje porque são pssiveis de mudar do dia para a noite. Agora vires falar de futebol para aqui… francamente…
Nem quero entrar por aí, não é essa a questão. Estou cansado dessa discussão.
A questão, na minha óptica, prende-se com prejuízos financeiros anuais sucessivos e despesas fixas muito superiores à receitas fixas; receitas extraordinárias residuais, por péssima gestão desportiva… isto não é algo que deva preocupar só uns lunáticos do fórum; isto é algo muito real, que impactou na nossa capacidade competitiva e colocou em sérios riscos a nossa sustentabilidade, pelo passivo monstro que criou. Deu-se um salto em frente, com o qual concordo, mas de um risco enorme e está para provar que quem levou o SCP ao abismo, consiga inverter a situação. É disto que falo e não é por terem sido eleitos, que vou fazer um reset ao passado e confiar em quem considero responsável pela subalternização, a todos os níveis, do clube. Se confias e estás descansado quanto ao trabalho futuro dos eleitos, é contigo. Dormes melhor do que eu, certamente.
De qual discussão? A Direcção foi eleita (ou simplesmente empossada dependendo se falamos com base no dicionário do fórum ou não) com uma realidade, com promessas efetuadas e com um plano para o futuro. Foi cada um dos sócios do Sporting quem decidiu.
Fosse qual fosse a direcção a ser eleita a realidade era a mesma. O pavilhão continuava a não existir, o relatório e contas era mau, a equipa de futebol era fraquinha, etc.
Podes não fazer reset nenhum ao que quiseres, mas isso interessa nada para a avaliação da actual direcção que tem um mandato pela frente para vencer titulos, equilibrar as contas, tornar o clube mais próximo de todos nós, e tudo mais.
Facto é que estar a pedir um pavilhão depois de 6 meses de mandato, ou estar a pedir resultados financeiros muito diferentes daqueles que se verificaram no ultimo relatório e contas é um absurdo.
O que pode ser avaliado ate agora é a qualidade da equipa (que parece bem melhor) e o esforço do SCP em ultrapassar as dificulddes de vive (por exemplo a abertura da direcção em discutir os assuntos, o muito melhor ambiente no estádio, etc). O resto são fantasias.
Depois de 10 anos sem ganhar o campeonato, depois da enorme contestação que existiu ao projecto roquete e sesu seguidores e depois daquilo que aconteceu na noite das eleições (não falo de fraude mas no facto da lista derrotada ter mais votantes do que a vencedora) é normal que exista desconfiança em relação a esta direcção.
Se em termos de contratações podemos avaliar como positivo o desempenho desta direcção (conseguimos excelentes contratações a bons preços, embora existam alguns erros de casting) em termos de resultados financeiros tivemos o maior prejuizo de sempre. De pavilhão não tivemos mais noticias e parece que os deadlines estabelecidos já estão em derrapagem. Se a politica de contrataçõe foi boa a aposta na formação foi nula, da equipa B não há noticias e a nossa equipa cada vez é menos portuguesa e cada vez temos menos jogadores vindos da nossa academia. Nas modalidades parece que o hoquei não pode subir de divisão e isso não augura grande futuro para as nossas modalidades. No futsal parece-me que o investimento é menor e isso pode-nos levar a perder a hegemonia que vamos tendo na modalidade. No andebol até agora estamos no bom caminho mas também não se verificou alterações de maior.
Depois temos a comunicação com os sócios e adeptos, como é que se soube quem e a que clubes iam ser emprestados os nossos jovens, alguem sabe quanto tempo Jeffren ou Izmailov vão estar parados?
Deixa ver se me lembro de mais alguma coisa…hummm…os fundos…se conseguimos contratrar excelentes jogadores a bons preços mas depois vendemos a fundos ao peço da uva mijona. Que % do pass temos o Rinaudo e do Carrillo? E esses foram baratos. E o Elias, foi comprado por nós, jogou pelo Brasil, pegou de estaca no clube e desvalorizou mais de 1 M. Estranho…