[size=9px]
[b]PRESIDENTE LEONINO CONSIDERA QUE PODEM VIR AÍ MAIS APITOS DOURADOS[/b] Dias da Cunha: «Isto nem sequer é a ponta do icebergue»O presidente do Sporting sublinhou ontem que o Apito Dourado não abarca tudo o que de errado existe no futebol português.
“Tenho a certeza que, nestes casos que estão a ser investigados, a justiça acabará por se fazer, pois confio nos tribunais. Mas não tenham ilusões, o que está a vir ao de cima nem sequer é a ponta do icebergue”, vincou Dias da Cunha, pedindo mais profundidade nas investigações: “Não comento operações de polícia, nem casos entregues ao poder judicial. É minha convicção que se nada for feito, o Apito Dourado, ou outros apitos que surjam, com quaisquer outras cores, não serão mais do que uma desculpa para quem não quer fazer coisa alguma e esteja muito contente com o actual panorama. Há que deixar as instituições funcionarem.”
A inércia dos dois organismos que tutelam o futebol luso foi alvo de uma forte crítica. “Um jurista reputado na área do desporto disse que o facto de haver dirigentes indiciados em processos judiciais, e apesar disso a Liga e a Federação nada fazerem, é somente uma indicação da total falência dessas duas instituições. É uma autêntica pedrada na face do poder político, que permite que duas instituições essenciais, como a Liga e a Federação, continuem como se nada se estivesse a passar”, afirmou o dirigente, reiterando que a arbitragem tem de sair da Liga, “caso se queira voltar a trazer credibilidade ao futebol.”
Associativismo
Corrosivo foi o discurso de Dias da Cunha em relação ao associativismo no futebol, considerado uma maçã podre. “Vamos entrar num período de eleições em que os partidos vão ter de escrever os programas. É fundamental que se enfrente o problema do futebol profissional, que as forças políticas não se esqueçam da importância do futebol profissional. É fundamental que se acabe com o álibi do associativismo. O associativismo, no futebol, já deu tudo o que tinha para dar. Deu a droga que temos hoje. O associativismo deu o sistema, as arbitragens que temos e a criatividade contabilística. Nada mais deu, nem nada mais dará. Este é um grito do Sporting em direcção ao sistema político: ‘Meus senhores!, acordem e peguem neste verdadeiro problema.’ Não há melhor altura do que esta.”Dinheiro sujo
A diferença entre o conceito de Dinheiro Sujo e o de Sistema foi novamente alvo de atenção: “O dinheiro sujo, no essencial, não serve para corromper os árbitros, serve para fazer muita outra coisa que coloca em causa a lealdade da concorrência entre clubes.”“O dinheiro sujo está relacionado com a realidade das contas dos clubes, com os direitos desportivos dos clubes sobre os seus jogadores (não são tornados claros de forma devida), com as transacções (o que sai de um clube não entra no outro), com os pagamentos não contabilizados na totalidade, com os pagamentos realizados em ‘off-shore’, com os pagamentos que fogem ao fisco. Essa é uma realidade do futebol português”, explicou.
Hermínio comenta mais tarde
As declarações de Dias da Cunha foram prestadas, em Alvalade, a seguir à assinatura do acordo de patrocínio para o andebol e atletismo. Uma hora mais tarde, na inauguração da sala de bilhar do emblema verde e branco, o líder leonino encontrou-se com Hermínio Loureiro.Confrontado pelos jornalistas, o secretário de Estado do Desporto optou, muito naturalmente, por não comentar as ideias do presidente do Sporting, por não conhecer o teor das mesmas. É provável que o governante acabe hoje por as abordar publicamente.
Autor: NUNO POMBO
Data: Quarta-Feira, 15 de Dezembro de 2004 03:00:00
Este Dias da Cunha tem que estar muito seguro de que não entrou nestes negócios, senão está “frito”.
Neste momento, o bimbo deve estar arrependido de ter explicado tanta coisa ao DC …
[b]Luís Guilherme queixa-se de Dias da Cunha ao DIAP[/b][/size]Luís Guilherme, presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, reagiu ontem à polémica levantada por Dias da Cunha, presidente do Sporting, a propósito do jogo entre os “leões” e o Braga, que, recorde-se, ficou marcado por um golo mal invalidado ao Sporting. O dirigente leonino, em afirmações ao sítio do Sporting (ver página 12), fez duras acusações, que não passaram despercebidas a Luís Guilherme. Em declarações à Rádio Renascença, o presidente do CA da Liga comentou: “O presidente do Sporting fez declarações preocupantes e estas serão entregues no DIAP (Departamento de Investigação Criminal e Penal da Polícia Judiciária)”, acrescentando ainda, sobre o encontro em questão: “Analisámos o jogo e aceitamos que o árbitro assistente errou, mas não aceitamos que isso tenha sido premeditado”.
Este que se cuide … a ver o DC a falar da forma que fala (tão seguro), nem eu fazia queixa dele a quem quer que seja.
cumps,
VCoelho