Dias da Cunha volta a atacar

[size=9px]

[b]PRESIDENTE LEONINO CONSIDERA QUE PODEM VIR AÍ MAIS APITOS DOURADOS[/b] Dias da Cunha: «Isto nem sequer é a ponta do icebergue»

O presidente do Sporting sublinhou ontem que o Apito Dourado não abarca tudo o que de errado existe no futebol português.

“Tenho a certeza que, nestes casos que estão a ser investigados, a justiça acabará por se fazer, pois confio nos tribunais. Mas não tenham ilusões, o que está a vir ao de cima nem sequer é a ponta do icebergue”, vincou Dias da Cunha, pedindo mais profundidade nas investigações: “Não comento operações de polícia, nem casos entregues ao poder judicial. É minha convicção que se nada for feito, o Apito Dourado, ou outros apitos que surjam, com quaisquer outras cores, não serão mais do que uma desculpa para quem não quer fazer coisa alguma e esteja muito contente com o actual panorama. Há que deixar as instituições funcionarem.”

A inércia dos dois organismos que tutelam o futebol luso foi alvo de uma forte crítica. “Um jurista reputado na área do desporto disse que o facto de haver dirigentes indiciados em processos judiciais, e apesar disso a Liga e a Federação nada fazerem, é somente uma indicação da total falência dessas duas instituições. É uma autêntica pedrada na face do poder político, que permite que duas instituições essenciais, como a Liga e a Federação, continuem como se nada se estivesse a passar”, afirmou o dirigente, reiterando que a arbitragem tem de sair da Liga, “caso se queira voltar a trazer credibilidade ao futebol.”

Associativismo
Corrosivo foi o discurso de Dias da Cunha em relação ao associativismo no futebol, considerado uma maçã podre. “Vamos entrar num período de eleições em que os partidos vão ter de escrever os programas. É fundamental que se enfrente o problema do futebol profissional, que as forças políticas não se esqueçam da importância do futebol profissional. É fundamental que se acabe com o álibi do associativismo. O associativismo, no futebol, já deu tudo o que tinha para dar. Deu a droga que temos hoje. O associativismo deu o sistema, as arbitragens que temos e a criatividade contabilística. Nada mais deu, nem nada mais dará. Este é um grito do Sporting em direcção ao sistema político: ‘Meus senhores!, acordem e peguem neste verdadeiro problema.’ Não há melhor altura do que esta.”

Dinheiro sujo
A diferença entre o conceito de Dinheiro Sujo e o de Sistema foi novamente alvo de atenção: “O dinheiro sujo, no essencial, não serve para corromper os árbitros, serve para fazer muita outra coisa que coloca em causa a lealdade da concorrência entre clubes.”

“O dinheiro sujo está relacionado com a realidade das contas dos clubes, com os direitos desportivos dos clubes sobre os seus jogadores (não são tornados claros de forma devida), com as transacções (o que sai de um clube não entra no outro), com os pagamentos não contabilizados na totalidade, com os pagamentos realizados em ‘off-shore’, com os pagamentos que fogem ao fisco. Essa é uma realidade do futebol português”, explicou.

Hermínio comenta mais tarde
As declarações de Dias da Cunha foram prestadas, em Alvalade, a seguir à assinatura do acordo de patrocínio para o andebol e atletismo. Uma hora mais tarde, na inauguração da sala de bilhar do emblema verde e branco, o líder leonino encontrou-se com Hermínio Loureiro.

Confrontado pelos jornalistas, o secretário de Estado do Desporto optou, muito naturalmente, por não comentar as ideias do presidente do Sporting, por não conhecer o teor das mesmas. É provável que o governante acabe hoje por as abordar publicamente.

Autor: NUNO POMBO
Data: Quarta-Feira, 15 de Dezembro de 2004 03:00:00

Este Dias da Cunha tem que estar muito seguro de que não entrou nestes negócios, senão está “frito”.
Neste momento, o bimbo deve estar arrependido de ter explicado tanta coisa ao DC … :slight_smile:

[b]Luís Guilherme queixa-se de Dias da Cunha ao DIAP[/b]

Luís Guilherme, presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, reagiu ontem à polémica levantada por Dias da Cunha, presidente do Sporting, a propósito do jogo entre os “leões” e o Braga, que, recorde-se, ficou marcado por um golo mal invalidado ao Sporting. O dirigente leonino, em afirmações ao sítio do Sporting (ver página 12), fez duras acusações, que não passaram despercebidas a Luís Guilherme. Em declarações à Rádio Renascença, o presidente do CA da Liga comentou: “O presidente do Sporting fez declarações preocupantes e estas serão entregues no DIAP (Departamento de Investigação Criminal e Penal da Polícia Judiciária)”, acrescentando ainda, sobre o encontro em questão: “Analisámos o jogo e aceitamos que o árbitro assistente errou, mas não aceitamos que isso tenha sido premeditado”.

[/size]

Este que se cuide … a ver o DC a falar da forma que fala (tão seguro), nem eu fazia queixa dele a quem quer que seja. :smiley:

cumps,
VCoelho

Mais uma vez gostei de DC a falar. Sempre que falar no tempo certo sobre o assunto certo virei sempre aplaudir, assim como critico qd não concordo.

Desta vez deixou o sistema de lado e relembrou outro problema que a justiça teima em não tocar e que se calhar é a génese de todo o problema - se o futebol não fosse o mundo de ilegalidades, falcatruas e subterfúgios ilícitos que é 90% dos corruptos que o constituem não andavam envolvidos nele, e se calhar não existiam sistemas e outras novelas, logo este para mim é o verdadeiro assunto, até mais do que o sistema.

No dia em que o futebol tiver um pouco mais de ordem e menor corrupção, à imagem de outras áreas de negócio (sendo que em Portugal não deve existir nenhuma sem corrupção, existem é áreas com maior ou menor índice da mesma) certamente todo o contexto melhora e as coisas resolvem-se.

Espero que continue nesta linha, e que não me venha desiludir com um dia mais mal dormido utilizando argumentos sérios como este para mascarar erros próprios como já aconteceu.

Fez-lhe bem o “retiro”.

Eu continuo a dizer que o DC não está a fazer nem mais nem menos o que tem feito desde que “rompeu” com o Bimbo!

A diferença é que agora há casos em tribunal a comprovar o que diz e isso torna-o muito mais credível, ou melhor, torna-o menos senil e outras coisas que tal! :idea:

Mas que tu continues a dizer isso não admira ninguém :)…

Quem não vê a diferença entre este Dias da Cunha e aquele que no célebre jogo que o Liedson marca um golo em offside vem mostar total desconhecimeno da lei e ridicularizar a imagem do Sporting dizendo que ainda foi roubado… é toupeira :).

Não abuses… o pessoal já está a dizer bem do homem que é que tu queres mais? :slight_smile:

Para os que diziam que era cheché…agora aguentem com ele.

Como já disse aqui (e fui alvo de ironias), penso que o DC está mais envolvido nestes casos do que possamos imaginar…

Mas que tu continues a dizer isso não admira ninguém :)...

Quem não vê a diferença entre este Dias da Cunha e aquele que no célebre jogo que o Liedson marca um golo em offside vem mostar total desconhecimeno da lei e ridicularizar a imagem do Sporting dizendo que ainda foi roubado… é toupeira :).

Não abuses… o pessoal já está a dizer bem do homem que é que tu queres mais? :slight_smile:

Toupeira? :?:

Se eu fosse o Mauras saltava post com metade do texto a negrito, mas como não sou nem ligo!

Quanto ao caso do fora-de-jogo do Liedson, o ires buscar esse caso só prova a incoerência com que abordas este assunto, estamos a falar do caso “apito dourado”, do sistema e dos dinheiros sujos, ir buscar assuntos como essa tirada irónica ou, por exemplo, a questão dos inergúmenos, é atirar areia para os olhos das pessoas, mas, eu não esqueço o que foi escrito cá no fórum depois da entrevista do DC na RTP1, como não esqueço o que foi escrito depois da prisão do Major, como não esqueço tudo o resto que foi sendo escrito acerca do Presidente do Sporting e da SAD, continuo a apreciar com contentamento as entradas no comboio com ele em andamento! :slight_smile: :wink:

Falar à posteriori é muito fácil! :roll:

Tu é que estás a meter o assunto “sistema” e “dinheiros sujos” no mesmo saco…

…não me lembro de ninguém criticar o discurso dos dinheiros sujos, vi grandes críticas isso sim à frequência, oportunidade e motivações do discurso do “sistema”.

É essa a distinção que faço.

Aprecia o que quiseres sobre entradas no comboio. Eu só sigo um comboio: aquilo que considero estar bem e o que considero estar mal. Já dei provas suficientes de equilíbrio, pois umas vezes critico outras aplaudo… a ti em anos de fórum não vi outra coisa que não fosse defender tudo e mais alguma coisa, numa sofreguidão inacreditável… que já todos conhecem.

Mas esse é um assunto antigo… guarda lá essa medalhita do “apita o comboio”… que estas coisas te satisfazem mais do que o Sporting itself já nós sabemos lol… eu prefiro discutir o clube e as suas questões, mesmo que, mesmo dizendo bem, tenha de levar com o disco 73 da colecção Vianese Grammophon :).

Tu é que estás a meter o assunto "sistema" e "dinheiros sujos" no mesmo saco...

Infelizmente está tudo relacionado…
É máfia.

[i]Acho que chegou o momento de apoiarmos publicamente o Dias da Cunha. Assim como os tripas batem palmas ao shor PC, os leoes e leoas que vao ao estadio deveriam fazer igual. Porque? Para mostrar ao futuro poder politico que o Sporting nao e so Alvalade, mas sim, milhares de potenciais votos a favor de quem apresente uma serie de medidas, muito bem definidas, para lutar eficazmente contra a podridao que se instalou no futebol. Seria uma forma tamben de dar forcas a uma pessoa que, embora nao estando sempre bem no que toca ao discurso, tem mostrado muita coragem em enfrentar, frontalmente, estas questoes tao enigmaticas. Seria tamben uma boa ocasiao para consolidar a massa associativa em torno dum projecto que vai mais longe que a simples qualificacao numa tabela.

Faco portanto um apelo as claques que por aqui passem, para que todos juntos apoiem a verdade desportiva e consequentemente o presidente do Sporting que e nesta altura o verdadeiro rosto da limpeza do futebol que tanto gostamos.[/i]

So assim seremos realmente os tais diferentes…

[i]Acho que chegou o momento de apoiarmos publicamente o Dias da Cunha. Assim como os tripas batem palmas ao shor PC, os leoes e leoas que vao ao estadio deveriam fazer igual. Porque? Para mostrar ao futuro poder politico que o Sporting nao e so Alvalade, mas sim, milhares de potenciais votos a favor de quem apresente uma serie de medidas, muito bem definidas, para lutar eficazmente contra a podridao que se instalou no futebol. Seria uma forma tamben de dar forcas a uma pessoa que, embora nao estando sempre bem no que toca ao discurso, tem mostrado muita coragem em enfrentar, frontalmente, estas questoes tao enigmaticas. Seria tamben uma boa ocasiao para consolidar a massa associativa em torno dum projecto que vai mais longe que a simples qualificacao numa tabela.

Faco portanto um apelo as claques que por aqui passem, para que todos juntos apoiem a verdade desportiva e consequentemente o presidente do Sporting que e nesta altura o verdadeiro rosto da limpeza do futebol que tanto gostamos.[/i]

Uma ideia muito boa.

Ojalá que este assunto seja investigado até às últimas consequências.

Uma ideia muito boa.

Ojalá que este assunto seja investigado até às últimas consequências.

As claques insurgiram-se naquele momento em que o DC só falava em sistema como o nosso futebol tb não andava pelas melhores exibições o Peseiro teve que abrir os olhos pois tinha as claques á perna, posso dizer que fui um dos que esteve á espera no estacionamento para pedir explicações sobre o que se passa, e não podemos esquecer que já não temos nada á 3 épocas

Tu é que estás a meter o assunto "sistema" e "dinheiros sujos" no mesmo saco...

…não me lembro de ninguém criticar o discurso dos dinheiros sujos, vi grandes críticas isso sim à frequência, oportunidade e motivações do discurso do “sistema”.

É essa a distinção que faço.

Aprecia o que quiseres sobre entradas no comboio. Eu só sigo um comboio: aquilo que considero estar bem e o que considero estar mal. Já dei provas suficientes de equilíbrio, pois umas vezes critico outras aplaudo… a ti em anos de fórum não vi outra coisa que não fosse defender tudo e mais alguma coisa, numa sofreguidão inacreditável… que já todos conhecem.

Mas esse é um assunto antigo… guarda lá essa medalhita do “apita o comboio”… que estas coisas te satisfazem mais do que o Sporting itself já nós sabemos lol… eu prefiro discutir o clube e as suas questões, mesmo que, mesmo dizendo bem, tenha de levar com o disco 73 da colecção Vianese Grammophon :).

Poupa-me! :roll:

Já ninguém papa essa conversa da treta, não perceber que sistema, dinheiros sujos e apito dourado está tudo relacionado é caricato, mas eu percebo que seja complicado dar o braço a torcer depois do que escreves-te acerca do Presidente do Sporting, mas sou sincero, satisfaz-me ver que não tens razão, o Sporting não é o buraco negro que passas a vida a descrever nem é dirigido por pessoas incompetentes como muitas vezes dás a entender!

Já no resto do post, num estilo triste mas habitual, esqueceste-te do negrito! :idea:

Não há paciência Rui :)… o disco é sempre o mesmo…

tu percebes mto bem o que estou a dizer, eu sei que tu não és estúpido, gostas é de novelas… de tocar o disco :).

A mim não me custa nada dar o braço a torcer e já te disse que o que mais gostaria é de te dar o braço a torcer umas 26 voltas vendo o Sporting campeão, com uma boa equipa de futebol e com a eternamente adiada solução de equilíbrio financeiro atingida… é o meu sonho acredita.

Já tu… como o Incy disse o outro dia e bem, tu e mais dois ou três mesmo que o Sporting fosse parar à segunda divisão mesmo assim haveriam de arranjar um enquadramento positivo para provar que ia tudo sobre rodas…

Fiquemos portanto assim: aplaudo o Dias da Cunha nas duas últimas intervenções que teve. Deve custar-te e fazer-te curto circuito na board mas é mesmo assim :)… agora se queres desatinar por agora eu aplaudir este caso específico em vez de criticar como é costume, mete lá o disco vá lá… :)…

Eu depois de te ver responder ao meu thread do movimento com um lacónico “ajudo no que for preciso” (ou algo parecido) e depois dizeres tudo o que disseste sobre o encerramento relacionando-o com o movimento já espero tudo, qualquer coisa… :)… siga a banda.

Desta vez também lhe bato palmas, temos que concordar que já era ridícula a história, apesar de verdadeira do sistema.

Agora ele falou de um problema muito grave e que afecta em muito a concorrência do futebol, mas qdo o estado aceita acções de um clube como pagamento de dívidas…

Espero que ele continue como está agora, + oportuno e - disparatado.

Eu depois de te ver responder ao meu thread do movimento com um lacónico "ajudo no que for preciso" (ou algo parecido) e depois dizeres tudo o que disseste sobre o encerramento relacionando-o com o movimento já espero tudo, qualquer coisa.. :).. siga a banda.

Eu não respondi ao teu tópico do movimento nem te mandei nenhum mail de apoio/ataque, deves estar a confundir-me com alguém ou então já sonhas com respostas do Rui Sampaio, típico mas não deixa de ser mentira! :roll:

Caro amigo… confesso-te que fiquei com a impressão que tinha sido uma visão pois foi um dos primeiros replies… mas no dia em que mais alguém me confirmou ter visto o mesmo que eu tb fiquei mais descansado… águas passadas, pouco me interessa.

Isso do ser típico sonhar contigo deve ser decorrente do mail em que falam de mim de saias mas asseguro-te ser mentira :).

Vives em obcessão com o fórum, as coisas do fórum, as pessoas do fórum, moldas o teu sportinguismo e as tuas opiniões sobre o mesmo de forma a bater certo com o Sampas do fórum… essas doenças têm nome, não me cabe a mim curá-la.

Repito o que disse: por mais que te custe e te quebre o rígido racio EU APOIO AS DUAS ÚLTIMAS INTERVENÇÕES DO DIAS DA CUNHA, assim como noutras vezes já critiquei e duramente, o mundo não é todo preto ou todo branco como sonhas que seja, isto não é o Senhor dos Anéis, é a vida real. Reformula o teu caderno de encargos intelectual e aguenta, e quanto a isso dos comboios… todos conhecemos a simbologia que rodeia essa conversa :).

Tal como ao Mauras, o facto de ter criticado muitas vezes o nosso Presidente também a mim não me inibe de lhe tecer os mais rasgados elogios agora que ele é merecedor.

Já quando foi a primeira fase do Apito Dourado eu tinha dito que estava na altura de abanar com o prédio pois um dos seus mais fortes suportes estava a ruir, mas DC fez bem ao esperar e agora que já são dois os expostos atacou e muito bem, a conjuntura é a ideal.

Mas infelizmente alguns pasquins omitem parte das suas declarações o que acaba por dar-lhes um aspecto um pouco diferente daquilo que julgo se pretende atingir.

Desta vez e muito bem ele fez questão de separar a bandeirada dourada do último sábado das críticas ao sistema

A entrevista (ao site do Sporting) continha cinco pontos, mas a comunicação social preocupou-se essencialmente com um ponto menor.

Falei da relação com a comunicação social, dizendo que sei distinguir entre os profissionais que acompanham diariamente a vida do clube e aqueles que são pagos a peso de ouro, segundo me parece, para escreverem de cátedra. Na imprensa desportiva, só um jornal reproduziu com equilíbrio e critério a entrevista. Em “A Bola” e o “Record” ou foi feito com os pés ou por quem não gostou do que leu. Curiosamente, no jornal que se deu ao trabalho de fazer um tratamento criterioso, parece-me que não se gasta muito dinheiro a pagar a esses comentadores que escrevem de cátedra.

Depois Dias da Cunha voltou a apontar medidas fundamentais para a credibilização do nosso futebol

Custa-me que não seja dada a devida relevância às propostas apresentadas pelo Sporting, que são claras, precisas e pouco onerosas. Têm a ver com dois pontos: a arbitragem, que tem de sair da Liga se quiser devolver credibilidade ao futebol português; e a transparência nas contas. Vamos entrar em período de eleições, os partidos têm de escrever os seus programas eleitorais e eu lancei o grito. É fundamental que as forças políticas enfrentem os problemas do futebol profissional, que se acabe com o álibi do associativismo. Já deu tudo o que tinha a dar e deu a droga que nós temos. O associativismo deu o sistema, as arbitragens que temos e a criatividade contabilística. Essa é a grande verdade. Há um grito do Sporting para o poder político: meus senhores, acordem para este problema! Não há melhor altura do que esta.
E a separar e muito bem os casos isolados que nada resolvem daquilo que é fundamental ou seja o edificio inteiro
Não comento operações de polícia, casos que estão entregues ao poder judicial. É minha convicção que, se nada se fizer, os apitos que podem aparecer, de várias cores, não vão ser mais do que uma desculpa para aqueles que não querem fazer coisa nenhuma e estão muito contentes com aquilo em que vivemos. Temos de deixar as instituições funcionar. Um jurista reputado teve ocasião de dizer que o facto de haver dirigentes indiciados em processos judiciais e a Liga e a Federação nada fazerem é só uma indicação da total falência dessas duas instituições.

Para terminar apontando mais uma vez o problema dos dinheiros sujos

Tudo o que fiz, fiz, e não tenho de retirar nada. Mas, cuidado, tenho sempre distinguido os dinheiros sujos do sistema. Os dinheiros sujos, no essencial, não servem para corromper os árbitros. Servem para muita coisa, que põe em causa a lealdade da concorrência entre os clubes. Os dinheiros sujos têm a ver com a realidade das contas dos clubes, com os direitos desportivos dos jogadores, cuja posse não é clarificada, com imensas transacções, em que o que sai num lado não entra no outro, com pagamentos que não são contabilizados pela totalidade… Tem a ver com pagamentos em off-shores, que fogem ao fisco e nos prejudicam a todos, até a nós, como cidadãos. Daí as propostas concretas que o Sporting apresentou, para tornar a contabilização um assunto sério.

Na minha opinião estão aqui declarações importantíssimas, claras e frontais que obviamente incomodam e muito, todos aqueles que estão habituados a tirar benefícios do actual estado das coisas ou que pensam que podem vir a fazê-lo.

Ao falar com este à vontade Dias da Cunha demonstra mais uma vez que o Sporting está numa posição que provavelmente mais nenhum clube português se pode gabar de estar, sem medos e sempre na frente na luta pela transparência e credibilização do nosso futebol.

Onde é que estão os outros?

Quem é que está assustado e incomodado com tudo isto?

Muito bem Sr. Dr. António Dias da Cunha, sinto-me orgulhoso por ser do Sporting

DC, finalmente “está lá”, completamente seguro, e agora que a merda começa a bater na ventoinha e se espalha para todo o lado é logico que as palavras dele fazem muito mais sentido.

DC fez-me pela primeira vez sentir orgulho em te-lo como presidente do nosso clube, gostei e espero que se estique ainda mais, agora é altura de elogiar e nao mandar abaixo, deixai o velho gagá e senil falar, fala melhor que Antero, Herculano, Garrett ou Eça, deixai o homem “malhar” pq neste aspecto nao ha melhor que ele.

Quanto ao off topic, nada a fazer, Sampitas “bro”, tu DISSESTE NA ALTURA PARA CONTARMOS CONTIGO PARA O QUE FOSSE PRECISO, e depois vieste malhar no Mauras e no suposto “movimento”, nao ha volta a dar, as palavras foram tuas… :roll:

Há volta a dar porque isso não é verdade, não postei nesse tópico, tenho a certeza! :arrow:

“Brother” U did…

Disseste que nao te kerias envolver mas para contarmos para o que fosse preciso.

Não é no entanto motivo para nos alongarmos, foi outro tempo, outro lugar, ja passou… :wink: