Dia Seguinte & Revista Dez

Hoje assisti ao programa Dia Seguinte e mais uma vez gostei do estranhamente calmo Dias Ferreira. Aqui há uns anos estaria mais exaltado do já excessivamente exaltado “moi” mas não. Gostei do que disse.

Disse ele que o problema é mais simples do que presidentes, direcções, treinadores e jogadores. Que o problema só tem solução quando quem comanda o Sporting perceber o necessário equilíbrio entre a aplicação de alguns princípios de gestão coerente que são benvindos com a necessidade de cumprir a cultura do Sporting.

Até aqui nada de novo. Eis algo mais objectivo: a necessidade, defendida por ele, de um Sporting em que sejam protagonistas “gestores” que sintam e compreendam a cultura do Sporting, e percebam a necessidade de cumprir a mesma, sob pena de comprometer o futuro.

De facto se existe perigo evidente é o dia em que os sportinguistas deixarem de viver o clube com paixão e o passem a encarar com a mesma frieza com que ele hoje em dia é gerido. Estariamos perto da ruína, até o mais racional dos gestores o anteciparia.

É necessário portanto mudar mentalidades, e se calhar pessoas, antes de pensar em grandes revoluções.

Deixo a pergunta à qual Dias Ferreira não respondeu: será no entanto Dias da Cunha homem com clarividência para perceber isso? Eu acho que não, senão já teria percebido. E é isso que amargura, pois de facto ainda não sinto assim tanta tranquilidade perante os nomes que se perfilam, com Duque à cabeça sobre o qual mantenho as mesmas dúvidas e pés atrás que tive desde algum tempo… aliás até porque se alguém é responsável pela presença de alguns “gestores” sem sensibilidade para a cultura do Sporting ele é certamente um deles.

Recomendo ainda a leitura da revista DEZ (suplemento Record dos sábados) que saiu no último sábado. Quem não comprou procure. A análise aos problemas do Sporting é interessante, sobretudo pq não surge da pena de um só jornalista mas sim de vários sócios e figuras, cada qual com a sua leitura. De presidente a técnicos, passando por jogadores, tácticas e gestores, tudo é alvo de opinião. É interessante ler.

O jogo com o Estoril aproxima-se… temos de nos distrair.

Uma pergunta impõe-se neste momento: Porque é que Dias Ferreira não colocou ao serviço do Sporting com resultados práticos estes “saberes” enquanto lá esteve? O período em que este lá esteve, foi mediano e penso que nada ganhamos. O que importa saber é porque é que este apoiante desde sempre do projecto, agora se encontra de pé atrás.
Em relação ao programa Dia Seguinte e à revista dez, não posso comentar, porque nao tive oportunidade de ver nem um nem outro.

Tendo a concordar com o Schalager em relação ao Dias Ferreira, se de facto ele acha que poderia ser um valor acrescentado à SAD, faça por voltar, porque durante o tempo que lá esteve pouco ou nada lhe vi. Mais, vir agora dizer que Santana foi o culpado da sua saída do programa da RTP, tendo a “comédia” do Marcelo por fundo, ficou-lhe mal e é cobarde, e sinceramente parece-me que houve motivações politicas sobrepostas às sportinguistas, ou então têm ainda muita roupa suja a lavar, pareceu-me igual ao ódio que Marcelo destilava a Santana para gáudio da corja todos os Domingos…

Gelo muito fino entre politica e futebol aqui, eu sei, mas nada a fazer quando o primeiro ministro é nosso ex-presidente…

O comentário do Dias Ferreira acerca da sua saída do Jogo Falado é claramente um ataque ao Santana (figura pela qual eu não tenho simpatia nenhuma!) tendo objectivos políticos pelo meio, isto é um campo minado no qual não vou entrar, basta lembrar-me de quem é irmão o Dias Ferreira e as peças começam a encaixar na perfeição, o Dias Ferreira devia ter ficado calado! :arrow:

basta lembrar-me de quem é irmão o Dias Ferreira e as peças começam a encaixar na perfeição

Quem é? :?:

Manuel Ferreira Leite, ex-ministra das Finanças e uma das poucas figuras do PSD a votar contra a nomeação do Santana Lopes para 1º ministro! :!:

Exacto…

Bom, por alguma razão não referi o “ataque” a Santana, para mim era uma questão secundária em tudo isto, apenas me apraz dizer uma coisa relativamente a tudo isso: da mesma forma que não aceito que só agora DF venha contar o caso, acredito 100% na veracidade do caso, tendo em conta a figura em causa, ou seja Santana.

Quanto aos outros assuntos não vou pela linha do “como já lá esteve não pode nunca ter razão”. Primeiro não sei em que condições e em que funções lá esteve, logo não posso avaliar o seu desempenho relativamente aos problemas que agora indicia. Por essa lógica Ribeiro Telles nunca teria sido tão elogiado no fórum, pois era vice do clube na mesma fase dos despautérios de Luís Duque… as coisas a meu ver não podem ser vistas com tanta simplicidade. Gostei da análise dele, bem mais calma que a minha e no entanto certeira.

Também assisti ao programa e com especial interesse ao comentário do Dias Ferreira. Acredito que ele tenha ido ao cerne da questão, mas quanto aos possíveis culpados para esta situação, na minha interpretação, o DF não inclui o Dias da Cunha.
Apesar dos anticorpos criados pelo nosso presidente, acredito, como muitos já testemunharam, na sua importância para a conclusão do projecto Sporting. Penso que DF referia-se provalvelmente a alguns gestores de 2ª linha que se calhar andam por lá e não pescam nada do assunto e que provalvelmente são responsáveis pela redução de custos na SAD em beneficio de outras empresas, com interesse secundário.

Também vi o programa. Até adormeci a ver o programa.

Dias Ferreira é um comentador. É verdade que esteve no Sporting, mas há demasiado tempo para se lhe poder exigir que tivesse feito o que agora acha que é melhor para o clube. São tempos muito diferentes.

De resto…o diagnóstico parece-me razoável e perfeitamente aceitável.

Mas o que me chamou mais a atenção nem sequer foi a parte das pessoas. Foi a parte do emagrecimento do grupo. Não conheço a realidade do grupo, em termos operacionais. mas gostei de o ouvir dizer que a estrutura actual justificou-se noutros tempos, mas que agora é necessário acabar com alguma gordura.

A.A.

Perfeitamente de acordo e esqueci esse ponto importante, o do emagrecimento, problema aliás que pelo que sei esteve na génese da saída de JEB por exemplo… o Sporting tem uma estrutura gigante e descabida, com muito salário a ser pago em demasia, bem como o dinheiro do Marketing e Merchandizing acaba por não alimentar o que devia: o futebol.

Quanto ao Dias da Cunha, Mppco, eu não estava a querer dizer que o Dias Ferreira se esqueceu de indicar a porta de saída a DC. O que eu coloquei em equação é se Dias da Cunha era homem para perceber e ver o que Dias Ferreira disse e o que muitos dizem há muito tempo ou seja, a falta de capacidade e até sensibilidade de muitos gestores de segunda linha. Eu acho que não, senão as mudanças para melhor já teriam acontecido há muito tempo.

Perfeitamente de acordo e esqueci esse ponto importante, o do emagrecimento, problema aliás que pelo que sei esteve na génese da saída de JEB por exemplo.. o

JEB não saiu só por isso … foi um avolumar de situações, cuja mais grave foi ser perseguido por meia duzia de arruaceiros durante um jogo de futebol …

O homem gosta demais do Sporting, mas nestas condições qualquer um de nós via a vida a andar para trás …

Imagino que te refiras à invasão da Juve…

que eu saiba ele não foi perseguido, mas sim, diz-se que a família dele se assustou e que isso foi UMA DAS causas. Outra que se fala é que ele era dos mais activos defensores das claques na direcção e q pedia sempre um “desconto”, e que encarou aquilo como uma traição que o deixou ficar mal perante os pares.

Depois existiram as razões relativas à administração de um grupo de empresas que deviam trabalhar PARA a SAD e não viver DA SAD e micro-questões como FS e outras… ou seja e aí como tu dizes e bem… um avolumar de situações.

Recentemente ouvi uma nova versão que teria a haver com comprometimentos relativos a conversas com o major que teriam ficado gravadas no processo apito dourado… enfim, mais uma história.

Mauras

Recentemente ouvi uma nova versão que teria a haver com comprometimentos relativos a conversas com o major que teriam ficado gravadas no processo apito dourado... enfim, mais uma história.

Mauras

Totalmente infundado por sinal …

JEB é excelente pessoa, e magnifico profissional … Que pena que tenha saído do SCP …

Também gostei de ouvir o dias ferreira!

Acho que dignificou, como bom sportinguista que é o nosso clube aquando chamado a isso mesmo.

Gostei do Dias ferreira hoje quando disse relativamente à conferência de imprensa do Benfica-Porto…

“Finalmente compreendi porque me disseram que se não fossem do Sporting gostavam de ser…do Sporting”

Porque de facto é um clube diferentre.

"Finalmente compreendi porque me disseram que se não fossem do Sporting gostavam de ser.......do Sporting"

Foi de facto um bom momento…E a seguir ouvir o Fernando Seara a dizer “Eu revejo-me neste dirigentes”…bem, por esta é q eu n estava á espera…

Foi de facto um bom momento....E a seguir ouvir o Fernando Seara a dizer "Eu revejo-me neste dirigentes"...bem, por esta é q eu n estava á espera....

Não te esqueças que Fernando Seara é político :wink:

Tb gostei muito dessa frase de Dias Ferreira, que parece diferente nos comentários do DF de há uns anos.

Apenas fiquei intrigado com mais um mistério dele, quando disse que a meio da semana tinha ficado finalmente a perceber o que se passava no Sporting e que tinha ficado contente com uma dica/informação que lhe tinham dado… se é para tranquilizar era bom q ele partilhasse a informação :).

Meus Caros,

1 - Devo confessar que não vi o programa de ontem.

2 - Tenho Fernando Seara como uma excelente homem e uma pessoa super competente.

3 - A ser verdade que se revê nesta Direcção, revela uma de duas coisas: - Ou falta de caracter para se demarcar destas posições estupidificantes; - Ou uma estupidez obcessiva …

Numa palavra … Desilusão !!!