DIA 24 EU VOU TRABALHAR

O outlet da minha aldeia está mesmo a pedir pessoal, obrigado por me lembrares. :great: Peço desculpa pelas mensagens over 900 num fórum de algo que amo; vou passar a optar por passar os meus dias no café a gastar € que não tenho.

Quanto à tua pergunta, já disse o que tinha a dizer; não me vou estar aqui a lamentar que não é da minha personalidade o fazer

Eu ainda estudo, mas o 4º ano de Enfermagem é só estágio pelo que a Escola nem me permite ir ao contexto em dias de greve. Tenho de ficar em casa, que pena… :mrgreen:

Não consigo concordar com a greve

O mal está feito e a seu tempo, espero que os responsáveis sejam julgados. Neste momento, acho que nos devemos concentrar na solução, que passa também pelo aumento da produtividade. Tivemos 30 anos para apontar dedos e julgar os nossos políticos, e agora é hora de lutar pela nossa família, amigos e país.

Quando as pessoas fazem greve, apenas estão a prejudicar o país. Não trabalham e estão a fazer com que alguns que trabalham no privado tenham de desperdiçar um dia de férias (transporte, filhos, etc). Mais ridículo é ver médicos e professores…vergonhoso. Não têm o minímo sentido de responsabilidade.

Enquanto frequentava o secundário, em dias de greve, a minha prof de Matemática vinha dar aulas (não assinando presença). Isto sim, é um exemplo. Alguém que percebe que tem uma responsabilidade para com o futuro do país.

O MAL ESTÁ FEITO. FORAM 30 ANOS DE TOLERÂNCIA PARA COM O ESBANJAMENTO E CORRUPÇÃO, E AGORA TEREMOS DE PAGAR PELOS EXCESSOS DO PASSADO.

QUANDO ULTRAPASSARMOS A CRISE, É BOM QUE SE EXPULSE TODA ESTA ESCÓRIA DA NOSSA SOCIEDADE, QUE NOS OBRIGOU(ARÁ) A ESFORÇOS DESUMANOS NUM DOS PIORES, NEGROS E DEPLORÁVEIS ANOS DA NOSSA HISTÓRIA.

PS: Sou mais um no privado, que não fez greve, e que muito provavelmente até fará horas a mais, não renumeradas.

eu acho sinceramente que andamos todos (e por todos leia-se todas as classes) errados.

governo, trabalhadores, patrões e desempregados.

sempre que uma pessoa aceita pagar um serviço ou um bem sem pedir factura (e já agora, se não estiver certificada, perguntar a razão), está a possibilitar uma fuga ao fisco. fuga essa que prejudica as contas do país, e mais tarde (como estamos a sentir agora), prejudica-nos a todos directamente.
e ainda pior, muitas vezes pagamos o iva, e a empresa (neste caso, erro dos patrões da mesma) sonega-o ao estado, ficando com ele para si.

os patrões estão errados sempre que contratam uma pessoa menos qualificada do que o necessário para uma tarefa, apenas pela possíbilidade de lhe pagar menos. isto leva a que a tarefa não seja (tão) bem executada como seria necessário, porque o empregado, recebendo pouco, também pouco se vai importar em dar o seu melhor.

os empregados, sempre que se sentem «injustiçados» porque os patrões andam na boa vida às suas custas (porque sentem que «eles é que trabalham»), não dão o máximo que podem e sabem. o reverso da moeda é que os patrões também não sentindo o empenho dos empregados, também pouco se preocupam em investir neles (dar formação adequada, prémios e bonificações, regalias sociais, etc).

os desempregados porque muitas vezes não aceitam um trabalho com menos regalias ou serviço equivalente ao que tinham anteriormente (embora isto esteja a acabar, penso eu. com tantos desempregados, espero que muitos já só estejam a viver à custa do estado porque não arranjam mesmo emprego).

os governantes porque todas as medidas que apresentam são «cosméticas». são medidas de curto prazo, que em nada ajudam a fomentar o emprego, não ajudam a elevar os padrões de exigência nos organismos públicos, não ajudam a estimular a economia.

só que estamos todos a apontar o dedo aos outros, e assim… parece-me que não vamos lá. temo que a única hipótese de Portugal voltar a ter uma economia saudável, apoiada num tecido emrpesarial pujante e competitivo é uma mudança de mentalidade global, que terá que ser tomada por (quase) todos, independentemente da posição, estrato social ou folha salarial.

é preciso que cada um funcione como «fiscal», tanto das finanças (a tal questão de pedir factura certificada), como dos patrões (dentro do local de trabalho tentar incentivar e educar os colegas mais «desleixados»), como de si mesmo (talvez chegar ao final do dia de trabalho e pensar no que se fez bem, no que se fez menos bem, e no que se poderia ter feito melhor).
é preciso que cada um, ao se deparar com excelencia, exulte e divulgue o facto, e tente seguir o exemplo.
é preciso que cada um ponha a mão na consciência, e se preocupe mais com o colectivo do que com o individual.

e também ajudaria que, mesmo que muitas vezes pagando mais, que se optasse por produtos e artigos nacionais, em detrimento do equivalente estrangeiro.

em relação ao tópico em si, não posso acreditar que existam grevistas que pensem que ao fazer greve estão a ajudar nalguma coisa. apenas prejudicam, não só o estado, não só as empresas, como o país, e por tabela, todos nós.

Pois, mas repara, a economia depende quase toda dos bancos porque para tudo é preciso investimento, parece que ninguém avança com capitais próprios, recorre-se sempre a empréstimos ou a investimentos de terceiros, o que tem um preço.
Quando mais de 50% das empresas vivem dessa maneira, basta o mercado (os investidores) suspeitar que os pagamentos dos empréstimos não vão ser cumpridos para fecharem a torneira o que afecta de imediato o país inteiro.
A meu ver é esta forma de actuar que está errada, por exemplo a Caixa Geral de Depósitos não pode passar a ser uma Caixa Geral de Levantamentos. Tem que haver equilíbrio, senão vamos entrar em ciclos deste género, onde num momento somos forçados a poupar poupar poupar, porque não há dinheiro, para depois numa fase positiva levantar, levantar, levantar porque já a dinheiro, o que depois origina novo ciclo de poupanças porque o dinheiro voltou a acabar.

A Liberdade so pode e so deve defender-se pela liberdade, e é um contra-senso perigoso querer atingi-la sob o pretexto ilusorio de protege-la!!

Eu hoje faço Greve sim, e faço Greve nao so por mim mas por todos aqueles que sofrem e vao sofrer com um plano de Austeridade sem Crescimento Economico.

Pagar dividas criadas pela alta finança sem perspectivas de melhoria economica?!

Solidariedade Europeia com base em Juros?!

Ver a minha Universidade desinvestida, a trabalhar nao por financiamento mas por esforço,suor e noites seguidas sem dormir? ver orientaçoes de Investigaçao durarem das 2h30 da tarde as 1h45 da manha por falta de corpo docente?!nao garantindo as imposiçoes de Bolonha para o plano de Investigaçao?!

Podem ir trabalhar claro, mas fazer disso um motivo de orgulho é uma Vergonha!

Viver de rabo virado para um Estado que encerra em si a coerçao, as negociatas…o Estado que em si é uma Instituiçao do Vicio?Nunca!

A soberania portuguesa esta dependente de cada um de nos…

Muito daria para discutir aqui, tentem ir numa sexta durante a noite distribuir sopas pelas ruas, e digam orgulhosamente que a atitude certa é colaborar de rabo virado na regeneraçao de um estado de coisas que nao é, nem foi honesto ou legitimo!

pois está, mas além de achar uma sem vergonhice pegada serem os mesmo que a criaram os que estão a lançar as pseudo-soluções para a ultrapassar, esqueces-te de que quem vai pagar esse mal, não é quem devia e quem tem os meios para a pagar. somos nós. todos! mesmo aqueles que hoje decidem optar por fechar os olhos e assobiar, escudando-se num patriotismo bacoco e totalmente sem sentido.

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

eu não sou contra a greve, só acho que devia ser reembolsado pelo dinheiro do passe equivalente ao dia de hoje! eu paguei passe para 30 dias não para 29

Ainda ha gente que acha que e com greves que vao alterar os planos deste governo ou de outro?

Sera que nao havera outras formas de luta?
Ja imaginaram o o prejuizo que tera esta greve, afinal se o pais esta a passar mal com estas forma de luta ainda ficam piores!!

Depois , os que aderem , ainda querem a forca evitar os que nao querem!!

Se nao querem certas medidas , os portugueses deveriam participar mais nas vida das suas comunidades durante o seu dia a dia, nao se interessam e depois sao confrontados com decisoes desagradaveis .

Por isso e que eu sou a favor da regionalizacao, onde todos nos teriamos muito mais a ganhar onde todos nos poderiamos ter muito mais poder de decisao.

Mas isto sou eu a falar que nao entendo de nada de politica!!

Tens toda a razão, o comportamento da nossa banca também é relativamente atípico. Estão todos muito bem no papel, ou melhor, não suportaram quebras tão grandes com a bolha imobiliária porque, ao contrário da generalidade da banca, a generalidade dos empréstimos feitos não apresentam grande grau de risco (devido às garantias exigidas).

Relativamente a levantamentos e depósitos, é algo que tem de ser introduzido, à força, na nossa cabeça. Não somos gente de aforrar (ou pelo menos a generalidade) o que é um perfeito disparate (até me arrepio quando vejo casos de pessoas que pedem dinheiro para ir de férias). A grande questão entre a poupança e o investimento é tentar que, sendo assegurado maior grau de poupança na sociedade, sobre ainda espaço para investimento. Com tanta contenção e taxa de esforço fiscal para a generalidade das pessoas, dificilmente se poupa e certamente não se irá investir (inclusivamente sou tributado tendo em vista um subsídio de Natal que… não recebo ^-^). Conclusão, o consumo privado retrai-se brutalmente, as receitas dos privados (que vendem) retraem-se também, menos investimento, menos crédito, recessão. Estamos num ponto onde não me parece estar a ser conseguido um equilíbrio, mas a ver vamos.

falta um sub-titulo para ficar completo deveria ler-se:

DIA 24 VOU TRABALHAR
aumentaram-nos o preço do passe, a seguir vão cortar serviços nos transportes públicos, vamos trabalhar à borla/ficar desempregado, ficar sem 13º e 14º mês, vão destruir o CCT precarizar ainda mais o emprego de tal forma que até passamos a pagar para ser despedido, vamos pagar mais IVA por bens essenciais, tenho 1 mercearia e pago 25% de IRC e a banca paga 4% mas quem faz greve e se arrisca a ficar sem emprego por ser grevista é que são maus. vão trabalhar, malandros.

fica a sugestão. :great:

Idem idem aspas aspas!
O unicos momentos que faço greve é para vir ao forum mandar um “bitate”, mas é a minha auto-renumeração pelas horas extra não pagas. :mrgreen:

@mudo
pegando apenas nos últimos 15 anos. há quanto tempo andamos com a conversa de «o mal tá feito. vamos “todos” (leia-se o zé manel que trabalha ou tem um pequeno negócio) fazer um sacrifício que depois isto endireita»? há quanto tempo dura esta conversa?

o @ carlos c. disse tudo. São os mesmos que nos puseram de joelhos que nos querem salvar com as mesmas medidas que nos deixaram no estado actual!

:arrow:

Ridículo este povo continuar com esta mentalidade tacanha. Há quem se orgulhe de dizer que vai trabalhar e que os outros são uns preguiçosos que não querem fazer nenhum. Há quem se orgulhe de dizer que nunca fez uma greve na vida. E há quem se orgulhe de dizer que é um carneiro (sim, porque é isso que assumem quando dizem “não serve de nada, eles é que mandam”).
A amigos como este daqui de cima que apoia quem andar pelo poder e que ainda apresente tiques ditatoriais (como se comprova pelo apoio aquela personagem que é o nosso presidente e ao apoio ao homem que acabou o ensino superior aos 40) ainda perdoo e rio-me com a sua rebeldia de direita própria de quem chega a casa e possui uma bruta vivenda, dois Mercedes à porta (na hipótese mais modesta), com piscina e empregados à mistura, que se habituou desde cedo a colégios e escolas privadas e acha que o mundo é a redoma onde foi criado. Agora a pessoas que trabalham todos os dias e levam para casa 600 ou 700 euros não consigo compreender esta mentalidade de coitadinhos e de que o patrão/chefe/soba é que manda. Nós somos meros bonecos (na mente destas pessoas), marionetas que não se importam de serem sodomizadas, violadas e que no fim ainda piscam o olho ao violador, dizendo “para quê protestar? da próxima vez ainda me viola com mais força, ele é que manda”.

Fui trabalhar e já tou em casa.
Trabalho no privado e além de não me «sentir» com o direito de fazer greve pois sou trabalhador com contrato a termo e se quero que seja renovado não me resta outra solução que ir dar ao coirinho todos os dias e com vontade e afinco.
Mas também não me senti com obrigação de fazer greve pois só estaria a prejudicar o meu patrão que até hoje cumpriu religiosamente com o que me foi acordado.

Muito desonesto.

Soube ontem. Uma colega minha trabalhava à mais de 20 anos na Ibersol, foi para os Açores como chefia (Burguer king) e a experiência correu mal, não facturava e o cargo dela deixou de ter sentido, segundo eles, logo extinguiram o cargo. Segundo as novas reformas do trabalho o despedimento foi extremamente fácil. :clap:

além de desonesto… ofensivo.
mas mais uma vez, prefiro ficar calado do que responder directamente. há aqui muito miúdo que pensa que, por trabalhar há meia dúzia de anos, sabe mais do que os outros. enfim…

acabam por cair no ridículo da própria ignorância.
tentem estudar um bocado a história do país em que vivem antes de ofender (porque, antes de mais, é a eles que estão a ofender) aqueles que nos deram o direito de estar hoje aqui a discutir o direito à greve. :arrow:

[mod]Vê lá se moderas a linguagem e te diriges aos teus interlocutores de forma mais cordata.[/mod]

há gente que se arrisca a ser despedida/sem contrato renovado por aderir a esta greve e só falta que os McCandless desta vida lhes cuspam na cara.