Porque sei que a situação que este governo herdou obriga a medidas que a todos nós desagradam.
Porque não quero gastar um dia de trabalho, prejudicando outras pessoas e o meu próprio país
Porque tenho noção de que, com atitudes destas, só nos enterramos cada vez mais pelo significado que um dia a menos de trabalho geral tem na Economia
PORQUE ME RECUSO A ACATAR APELOS DE UM TRASTE COMO O DA FOTOGRAFIA ABAIXO:
DIA 24, HOJE, VOU TRABALHAR!
UM EXCELENTE DIA A TODOS OS TRABALHADORES, QUE REALMENTE TRABALHAM PARA UM PAÍS MELHOR!!!
Sim, porque não fazer greve acatando assim tudo o que nos já fizeram, fazem ou virão a fazer é que ajuda o país! E que ajude, um país que está em crise graças às grandes empresas e para sair da crise rouba aos trabalhadores para dar às empresas (nomeadamente bancos) nada merece.
Estrangeiro, aí vou eu assim que obtenha o mestrado.
Fazes bem! Entre os que não trabalham porque “a greve é que é” e os que vão para o estrangeiro, cá ficarão a trabalhar os que ainda acreditam neste país (e fazem algo por isso).
Porque tenho noção de que, [b]com atitudes destas, só nos enterramos cada vez mais[/b] pelo significado que um dia a menos de trabalho geral tem na Economia
Não tires as palas dos olhos não, o País anda-se a enterrar todos os dias mas é pelas medidas que o governo toma. Vai lá baixar as calcinhas aos ministros.
Aumentam impostos, baixam salários, cortam apoios… e pasmem-se, isto enquanto a economia empobrece! E ainda há quem goste disso.
Eu não faço greve que a isso não tenho direito. Mas não tenho de aceitar passar frio na minha escola, já que ela com os cortes de orçamento não consegue suster as despesas de aquecimento; enquanto os bancos recebem milhares de milhões. Apenas um exemplo entre muitos.
Esta greve calhou mesmo bem, ou não tivesse um belo dia de sol, o que permite a muita gente desfrutar do feriado.
Imagino hoje os centros comerciais, até devem esfregar as mãos (afinal a greve até vai ajudar a economia, quem diria).
Da minha parte só posso dizer que é um dia como outro qualquer, com a diferença que me obrigaram a gastar mais uns trocos por ter que levar o carro, visto ter sido avisado que a CP nem os serviços mínimos estava a respeitar.
Este dia até é bom para o Estado. Poupa dinheiro! Um dia vai afectar o desenvolvimento da nossa Economia?? Não…
Eu não fiz greve, no ano passado fiz com motivos para tal. Este ano perdi todos os motivos para o fazer, os dirigentes do meu sindicato são tal e qual os politicos, só se preocupam com o bolso deles. Logo não faço greve.
Cada um sabe de si, e deves respeitar o entendimento de quem faz e de quem não faz greve. São opções pessoais.
Quanto ao ajudar o país ou não, fica à consideração de cada um, é como fazer guerra para evitar a guerra.
Quanto aos bancos, percebo o que dizes, mas não concordo. Se um banco grande fosse ao charco, podes ter a certeza de que, muito dificilmente não iam grande parte de todos os outros, como grande parte do sector empresarial. Esquece emprego, esquece prestações sociais. Sem um sistema financeiro que assegure capital… nada feito.
As nossas empresas, e a generalidade delas, funciona em grande proximidade com os bancos, que lhes concedem crédito para investirem e até para o seu funcionamento corrente (factoring e afins). Sem bancos as empresas têm um problema grave de tesouraria, não podem pagar salários, reabastecer stocks, etc. E aqui entra a denominada economia real.
É uma generalização, é verdade, mas aplicável a grande parte das situações.
há quem faça greve exactamente para mostrar (usando uma das poucas formas que tem para o fazer) o seu desagrado e desacordo pelo caminho que nos trouxe até aqui.
até parece que a culpa é nossa pelo estado calamitoso em que se encontram as nossas contas públicas! :
é que, no final, somos nós que as vamos pagar.
curioso esse discurso de que “vou trabalhar para ajudar o país”… curioso porque não vejo essa mesma vontade em mostrar esse patriotismo quando se trata de confrontar os bandalhos que aqui nos colocaram. no fundo dum poço que teima em não ter fundo.
enfim… prefiro ficar por aqui para não acabar por dizer algo que “magoe” alguém.
resta-me desejar-vos um óptimo dia de trabalho. :great:
Claramente, respeito a decisão de cada um; mas obviamente que muitos dos que vão trabalhar concordam claramente com os princípios da greve, mas economicamente não conseguem suportar o corte salarial que a greve atribuiria. Obviamente que depois dirão que assim toda gente usaria o dia da greve para ser um dia de férias extra, mas aí já estamos a entrar em discussões de ordem ética e falta dela
É tudo uma relação de “amor com amor se paga”. Se o país nada faz para contrariar as desigualdades sociais, fomentando a corrupção que já é encarada como uma coisa normalíssima; porque devem os trabalhadores que se esforçam imenso para receber um misero salário, ainda ter este esforço suplementar?
É óbvio que tenho noção disto; mas não posso deixar de me sentir mal por esses bancos terem a faca e o queijo na mão. Tudo o que façam, serão protegidos às custas de austeridade e precariedade dos trabalhadores.
Posso não ter € para comprar um bom casaco, pois a minha mãe faz um trabalho de extrema importância para a sociedade, que exige muito dela; mas é remunerado com salário mínimo. Ou não?
É tudo uma questão de custo de oportunidade. Se optas por ter 9000 mensagens num fórum de internet quando podias ter metade e teres feito um ou outro biscate para comprar um bom casaco, nem que fosse numa feira ou outlet, desculpa mas não posso ter pena de ti. E não sei porquê, mas cheira-me que não és um caso típico de grandes dificuldades, ou estarei enganado?