Desportos esquisitos

Criei este tópico com o intuito de falar num desporto que me chamou a atenção nos últimos dias, mas como o nome diz este tópico serve para falar sobre muitos outros desportos…

NLL - Natonal Lacrosse League

Vou começar com uma pergunta - QUE RAIO DE DESPORTO É ESTE???

Tenho visto, na eurosport 2 publicidade a este desporto e então decidi investigar sobre o que era.

“Lacrosse é um jogo de equipa em que os jogadores apanham, transportam e passam uma bola numa rede, chamada crosse, colocada na ponta de uma vara.
As regra do jogo masculino e feminino diferem, se bem que o objectivo seja idêntico: marcar golos.”

Lacrosse já foi uma modalidade olimpica nos anos de 1904 e 1908.

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=DvMiMgjUpcE&feature=related[/youtube]

É um desporto bastante praticado nas universidades dos Estados Unidos. Quem não se lembra de um famoso “jogador” de Lacrosse, o Stiffler do American Pie :smiley:

Suponho que esse jogo so é famoso la nos EUA, como a maioria dos desportos favoritos deles.

Supostamente, é baseado num jogo tradicional dos Índios (Cherokees, Mohawks, Ojibwes) que já existia quando os Missionários franceses chegaram ao Canadá no século XVII.

Parece que, além dos EUA, é muito popular no Canadá, que deve ser o país com os gostos mais exóticos em termos de desporto - lacrosse, hóquei sobre o gelo e futebol canadiano, que é uma variante do futebol americano com mais um jogador e outras pequenas diferenças.

Pelota Basca (ou vasca), um dos jogos mais espectaculares do mundo, pode ser jogado também a pares

http://www.youtube.com/v/-akuycKMQeg&rel=1
Também é praticado nos EUA mas com umas protecções estranhas nas mãos que parecem o focinho de um papa formigas, não consegui arranjar video disso…

EDIT: Afinal encontrei, é uma variante de Pelota Basca, chamada “Cesta Punta” onde a bola atinge velocidades ainda maiores.
http://www.youtube.com/v/cL9AEN6FyQ0&rel=1

Eu as vezes vejo NLL - Natonal Lacrosse League na eurosport.

Este video parece um jogo que eu jogava quando andava no basico que era o famoso jogo da parede :rotfl:

É engraçado, antes de viver aqui na Suécia nunca procurei saber nada de hóquei no gelo. Agora posso dizer que é dos meus desportos favoritos… Mas não o hóquei daqui, o da NHL é espectacular!

cumps,
ADNR

Futebol gaélico - possivelmente o desporto mais popular na Irlanda.

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=-eVAyRwQjsI[/youtube]

Joga-se com as mãos e com os pés, os golos “à futebol” valem 3 pontos, atirar a bola por cima da trave e entre os postes “à rugby” vale 1 ponto. Há 3 grandes competições, organizadas pela Gaelic Athletic Association (GAA), a mais prestigiada é o All-Ireland, uma prova tipo “taça” a uma mão, em que competem 34 equipas, representando os 32 condados da Irlanda (República e Irlanda do Norte), mais Londres e Nova Iorque. A final joga-se em Setembro. Depois há o “All-Ireland” de clubes, cuja final se joga a 17 de Março, dia de S. Patrício. Ainda há a “National Football League”, onde competem os mesmos 32 condados e Londres, em formato de liga, com várias divisões. Esta “NFL” goza de menos prestígio do que o “All Ireland” de condados.

As grandes potências são os condados de Kerry (actuais bi-campões) e Dublin. Em clubes, os actuais campeões são os Crossmaglen Rangers, da Irlanda do Norte, uma equipa famosa por o seu campo já ter sido ocupado pelo exército inglês. O filme “Michael Collins” inclui um episódio chamado “Domingo Sangrento”, ocorrido em 21 de Novembro de 1920, no qual soldados ingleses invadiram o Estádio “Croke Park”, sede da GAA , durante um jogo de futebol gaélico Dublin - Tipperary e dispararam sobre o público, matando 14 pessoas, incluindo 2 jogadores.

A final do “All Ireland” de 1947 foi disputada em Nova Iorque, em homenagem aos emigrantes irlandeses.

O jogador de futebol Kevin Moran (Manchester United) começou a sua carreira no futebol gaélico, tendo alinhado pelo condado de Dublin. Durante muito tempo, os adeptos dos desportos organizados pela GAA estavam proibidos de ver ou jogar desportos “ingleses” como futebol, rugby ou cricket, uma posição algo intolerante que veio a ser alterada. No ano passado foi decidido abrir o Croke Park, o maior estádio da Irlanda, com 85.000 lugares, aos desportos “ingleses”.

Durante alguns anos as “selecções” da Gaelic Athletic Association e da Australian Football League enfrentaram-se em jogos de “futebol internacional”, uma mistura de futebol gaélico e futebol australiano. Estes encontros estão suspensos, pois os irlandeses queixaram-se da violência dos australianos. Curiosamente, uma vez que o futebol gaélico é 100% amador, alguns jogadores emigram para a Austrália, para se tornarem profissionais do futebol australiano.

Este artigo ilustra bem o título deste tópico :slight_smile:

Também jogava ao mesmo.
Mas engraçado que nunca tivémos espectadores. Só se fossem para roubar a bola de ténis. :lol:

Lembrei-me agora do desporto mais bizarro que conheço, que é o Kabaddi.

É uma éspecie de futebol humano que aparentemente é muito popular na Índia, Paquistão, Bangladesh, etc. Há duas equipas que mandam um jogador para o meio campo adversário, à vez, e o objectivo desse jogador é tocar num adversário e voltar para o seu meio campo. O problema é que respirar no meio campo adversário é falta (há de ser a regra mais estranha de todos os desportos que existem no Mundo). Para provar que não está a respirar, o jogador “atacante” tem que repetir “kabaddi”, que parece que é a palavra hindu para “reter a respiração” incessantemente, desde que sai do seu meio campo até voltar. Entretanto, os adversários tentam detê-lo graças a golpes e chaves de wrestling.

Ou seja, há um gajo que vai dizendo kabaddikabaddikabaddikabaddikabaddi enquanto se tenta libertar e correr que nem um desalmado para o seu meio campo.

É ver para crer…

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=0HKu0E6Ot_o&feature=related[/youtube]

Na minha humilde opinião, comparado com isto o curling é um desporto banalíssimo.

Curto mais este video [youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=ss1toqfXWw0&feature=related[/youtube]

:rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: é uma autêntica pérola… :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: eu sou mais magro que este gajo, será que tenho futuro no Kabaddi?

De onde achas que vem o teu jogo da parede?

A Pelota Basca já era jogada antes da invasões romanas… :arrow:

Curiosamente, o GAA, a entidade que governa os desportos gaélicos, também promove o “handball”, que é um jogo supostamente de origem celta, que é muito parecido com a pelota basca, embora seja menos espectacular e seja jogado num “court” muito menor.

http://www.youtube.com/watch?v=oJYuWLNg0Jg&feature=related

Há quem diga que a população das Ilhas Britânicas, incluindo a Irlanda, é em grande parte descendente de povos que emigraram da Península Ibérica séculos antes do nascimento de Cristo. Será que o “handball” gaélico é um descendente de jogos levados para Irlanda por gente oriunda do País Basco, há milhares de anos? “Lendas” à parte, há uma teoria segundo a qual o jogo derivaria de facto da pelota basca, que teria sido introduzida na Irlanda por marinheiros bascos que negociavam com o porto de Galway no século XVI ou antes.

Nem acho Lacrosse assim tão esquisito comparando com o que vi nas noticias à uns dias… Hoquei subaquatico, uma coisa super estranha.

Se encontrar coloco aqui qualquer coisa.

Edit: encontrei isto.

:o :o

Já falei com o Pireza, mas pode ser que algum de vocês me consiga elucidar. Alguém daqui conhece um desporto/evento realizado anualmente algures (penso eu) no Reino Unido (sem certeza penso ser em Inglaterra) que consiste em levar uma bola insuflável gigante até à igreja da vila adversária?

Lembro-me de ter lido sobre isso algures ou aqui no Fórum ou na internet, mas não consigo ter acesso a essa informação. De qualquer das formas deixo-vos com:

Campeonato do Mundo de Sauna
[youtube=425,350]g9rX8mpVZKA[/youtube]

Campeonato do Mundo de Papel, Pedra ou Tesoura
[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=nGYqSqf0yCY[/youtube]

Quero agradecer ao Pireza que já me disse o nome do desporto:

Shrovetide Football
[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=pqtd7LOoRVM[/youtube]

Neste preciso momento na RTP 2 está a dar um jogo de “futsal”… em bicicleta… :lol:
E há de tudo, fintas e remates com as rodas. Ao que parece é um Campeonato do Mundo. ::slight_smile:

Tomei conhecimento recentmente de uma variante do futebol americano disputado indoor, com 7 efectivos de cada lado e com algumas alterações em relação às regras da NFL.
Não há field goals, não há punts, quem tem posse de bola é obrigado a obter em 1º down em cada 4º down, mas a grande diferença que faz deste desporto ago especial é que é disputado por meninas em lingerie.
Sim, tenras meninas equipadas com pouco mais que as habituais protecções!!!
A avaliar pelas jogadoras das equipas é fácil constatar que não só a aptidão para jogar a modalidade constítui critério para a sua contratação.

Vejam as imagens, um autêntico festival erótico-agressivo, eu é que lhes fazia uma placagem!!

LFL - Seattle Vs. San Diego Game Highlights

Lingerie Football League - Best Promo Ever

A tribute to the Lingerie Football League