Futebol gaélico - possivelmente o desporto mais popular na Irlanda.
[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=-eVAyRwQjsI[/youtube]
Joga-se com as mãos e com os pés, os golos “à futebol” valem 3 pontos, atirar a bola por cima da trave e entre os postes “à rugby” vale 1 ponto. Há 3 grandes competições, organizadas pela Gaelic Athletic Association (GAA), a mais prestigiada é o All-Ireland, uma prova tipo “taça” a uma mão, em que competem 34 equipas, representando os 32 condados da Irlanda (República e Irlanda do Norte), mais Londres e Nova Iorque. A final joga-se em Setembro. Depois há o “All-Ireland” de clubes, cuja final se joga a 17 de Março, dia de S. Patrício. Ainda há a “National Football League”, onde competem os mesmos 32 condados e Londres, em formato de liga, com várias divisões. Esta “NFL” goza de menos prestígio do que o “All Ireland” de condados.
As grandes potências são os condados de Kerry (actuais bi-campões) e Dublin. Em clubes, os actuais campeões são os Crossmaglen Rangers, da Irlanda do Norte, uma equipa famosa por o seu campo já ter sido ocupado pelo exército inglês. O filme “Michael Collins” inclui um episódio chamado “Domingo Sangrento”, ocorrido em 21 de Novembro de 1920, no qual soldados ingleses invadiram o Estádio “Croke Park”, sede da GAA , durante um jogo de futebol gaélico Dublin - Tipperary e dispararam sobre o público, matando 14 pessoas, incluindo 2 jogadores.
A final do “All Ireland” de 1947 foi disputada em Nova Iorque, em homenagem aos emigrantes irlandeses.
O jogador de futebol Kevin Moran (Manchester United) começou a sua carreira no futebol gaélico, tendo alinhado pelo condado de Dublin. Durante muito tempo, os adeptos dos desportos organizados pela GAA estavam proibidos de ver ou jogar desportos “ingleses” como futebol, rugby ou cricket, uma posição algo intolerante que veio a ser alterada. No ano passado foi decidido abrir o Croke Park, o maior estádio da Irlanda, com 85.000 lugares, aos desportos “ingleses”.
Durante alguns anos as “selecções” da Gaelic Athletic Association e da Australian Football League enfrentaram-se em jogos de “futebol internacional”, uma mistura de futebol gaélico e futebol australiano. Estes encontros estão suspensos, pois os irlandeses queixaram-se da violência dos australianos. Curiosamente, uma vez que o futebol gaélico é 100% amador, alguns jogadores emigram para a Austrália, para se tornarem profissionais do futebol australiano.