Desistência do U. Leiria - Consequências para o Sporting

[ponto prévio: não encontrei este tópico e não tenho a certeza que este seja o sítio certo para o postar; se não estiver correcto em qualquer dos casos, peço à administração que corrija. Obg.]

Se se vier a confirmar a desistência da U.Leiria, alguém sabe ao certo quais são as consequências em termos de atribuição de pontos e classificação?

Eu fiquei muito preocupado com esta notícia do jornal A Bola - [url]http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=328083[/url] - e sobretudo por este comentário:
“Artigo 43 A pena de desclassificação importa as consequências seguintes: 1.Nas provas por pontos: a) O Clube sancionado não poderá prosseguir na prova e os resultados verificados em todos os jogos disputados com esse Clube não serão considerados para efeito de classificação”

Se a notícia e o comentário estiverem correctos, então o Sporting perderia 6 pontos (porque ganhou os 2 jogos com o Leiria) e o Braga perderia 3 pontos (porque ganhou e perdeu outro). Ora, no quadro actual da classificação isso faz toda a diferença!

Não sei se isto tem algum fundo de verdade, mas começo logo a torcer o nariz quando começo a ver estas “nuvens” a formarem-se no horizonte. Já cheira a esturro! Era só o que faltava, impedirem-nos de lutar pela Champions por causa de um caso de secretaria que nem sequer tem a ver connosco!

Alguém sabe alguma coisa disto?

Obg

1º penso que esteja no tópico certo, porque nos interessa.
2º Não tinha qualquer tipo de logica visto termos ganho os 2 jogos o braga passar para a frente visto só ter ganho 1

No entanto, na opinião de Ricardo Costa, ex-presidente da Comissão Disciplinar este ponto não se aplica aos jogos que tenham decorrido há mais de um mês e sejam devidamente homologados, à luz do que determina o artigo 17º, no seu ponto 5.

O último jogo do Sporting frente ao U. Leiria foi no passado dia 1 de Abril, pelo que, se o clube anunciar a desistência da liga só convém que o faça depois de 1 de Maio!!

E um jogador do Leiria, emprestado pelo Enfique, tb rescindiu :rotfl:

Ontem também ouvi isso na Tv (já não sei em qual), que a União de Leiria, se desistir, todos os resultados que cruzem com ela serão anulados.

Agora, acho que é ridículo se for verdade.

Quando muito, aplicavam-se faltas de comparência até ao final do campeonato e as equipas com quem a União jogasse ganhavam por 3-0.

Era muito mais lógico e justo.

Continuo a achar que o PAPA não deixará nada disso acontecer, seria muito mau para a revalidação do titulo o benfica a apenas um ponto e tendo que jogar contra o Sporting Clube de Portugal, não me acredito.

Aos corruptos do norte não lhes faz diferença alguma. Ficam só com um ponto de vantagem, é verdade, mas os corruptos do sul também ficam com um jogo a menos, porque ainda deveriam jogar com o Leiria.

Só demonstra o estado lastimoso a que chegou o Futebol Português.

Está a bater no fundo.

Mais apreensivo fico quando vejo como presidente da liga um pato bravo completamente manipulado pela maioria desses clubes com a corda no pescoço.

Só falta querem culpar os jogadores de não querem jogar, punha o presidente da União Leira sem receber um tosto durante 4 meses para saber o que é. Autentico Senhor Feudal…

Mas não têm equipa de juniores?

JOGUEM À BOLA

Mas isso significaria que a União de Leiria mantinha os 19 pontos que tem. Ou seja, se isto tivesse acontecido a uma equipa que estivesse em primeiro com 10 pontos de vantagem do segundo, permaneceria campeã sem jogar os ultimos três jogos.

Acho ridiculo que tal suceda…e o evangelista falou de um clube a tentar ajudar o leiria…nao sei quem é, mas veremos.

Quanto a isso da classificação não faria sentido, ou também vão tirar golos marcados e encaixados contra a leiria?E na tabela de marcadores tambem vao descontar?Têm 3 jogos para falhar, faltam 3 jogos, têm juniores, joguem à bola e nada mais.

Depende…

Os regulamentos preveem 2 situações distintas:

Se a Uniião de Leiria não comparecer nos 3 jogos que faltam, é lhe averbada uma derrota de 3-0, e são-lhes subtraidos 3 pontos. Os clubes com quem deveriam jogar (Feirense, Benfica e Nacional) somam 3 pontos. Esta situação é indiferente para o Sporting. Mantêm a classificação e não vê os rivais directos (Braga e Maritimo) aproximarem-se ou afastarem-se. Para Porto e Benfica tb vai tudo dar ao mesmo, a unica consequencia real é o Benfica somar garantidamente 3 pontos no jogo da 29ª jornada com o Leiria.

A outra situação possivel é a que traz consequencias desportivas negativas ao Sporting…

Se a SAD da União de Leiria desistir do campeonato, todos os jogos da União são anulados, e acaba em ultimo com zero Pontos na tabela. O Sporting vê-lhe subtraidos os 6 pontos conquistados á União de Leiria enquanto que o Braga apenas vê subtraidos 3 pontos dado que perdeu na Marinha e ganhou em Braga á União. O Sporting hipoteca a hipotese de alcançar o 3º lugar e o Benfica vê o Braga aproximar-se. Todas as restantes equipas vêem-lhe subtraidos os pontos que conquistaram á União de Leiria.

O Grande beneficiado com a desistencia da União de Leiria acabaria por ser o… Beira-mar, dado que apenas conquistou 1 ponto á União (BeiraMar-UDL 0-2 4ªJorn. ; UDL-BeiraMar 0-0 19ªJorn.) e apenas veria-lhe subtraido 1 ponto na classificação em caso de Desistencia da SAD da União de Leiria.

Uma coisa é a união de leiria desistir, deixar de existir, outra é não comparecer nos jogos, são duas situações diferentes com consequências distintas. Seja como for acho que isto ainda vai dar algum pano para mangas, pois não deveriam os clubes para se inscrever nas ligas profissionais dar garantias?

O que eu acho é que toda a porcaria que acontece no futebol tem sempre uns timings muito convenientes e nunca, repito, nunca é conveniente para nós.

É a lenga-lenga do costume…metam os juniores a jogar à bola.

Ontem usei o mesmo argumento para com o ruitrind no tópico da liga, mas a verdade é que hoje fui analisar os números e se for aplicada a tal sanção, a classificação ficaria assim:

porco - 60 pts (3 jogos)
fifica - 59 pts (2 jogos) *
braguilha - 56 pts (2 jogos)**
Sporting - 47 pts (3 jogos)

Embora o fifica ficasse com menos um jogo, o porco tem uma deslocação à madeira e recebe o Sporting. Dois jogos em que pode perfeitamente perder pontos.
É claro que com fruta e vitaminas, todas as situações são contornáveis. Mas até que ponto o papa deixará que um campeonato praticamente ganho, chegue a este estado.

  • Ficam menos 1 jogo porque teriam de jogar com o leiria
    ** Já contabilizando o jogo de ontem

Hoje ouvi também o sôr bartolomeu a dizer que há interesses na desistência por motivos financeiros, como qualificações para competições europeias. Até que ponto não está ele a insinuar que o braguilha tem alguma coisa a ver com tudo isto ?

Isto é uma palhaçada, a 3 jornadas do fim quando ainda estão por se decidir 1º; 2º; e 3º lugar acontecer uma coisa destas, espero bem que essa treta de retirarem pontos não se concretize, mas que culpa é que tem o Sporting da situação do Leiria? O Sporting e os outros clubes obviamente, mas eu defendo o meu clube, no meio disto tudo nós é que nos lixamos pois o 3º lugar chapéu.

não permaneceria campeã, porque desceria automaticamente de divisão.

Pelo que percebi, há dois cenários possíveis: o clube e a respetiva direção decidem não comparecer ao jogo contra o Feirense, o que pelo regulamento a 3 jornadas do fim equivale à descida de divisão e uma multa de 50.000 €. Foram os jogadores que rescindiram, logo não está no interesse do clube este cenário. O outro é a desistência formal na liga, o que também acarreta uma multa e leva à anulação de todos os pontos frentes ao clube. Se fosse presidente duma equipa onde as finanças já são más, preferia levar os juniores a cumprirem calendário do que pagar mais multas. Não tenho a certeza disto, porém.

Estes cenários dependem agora de quem pagar mais ao Bartolomeu!!! de um lado o SCP e a Académica do outro o Braga e o Beira Mar

O PAPA depois de estar a roubar desde 1982 nunca deixará isso acontecer, mas nem pensar.

Podem perder todos pontos menos os porcos corruptos, se isso coloca os porcos corruptos em causa estamos falados, ninguém lhes toca desde 1982.