Deja Vu - O tempo pré-determinado

Deja Vu

Quem já não sentiu um deja vu? Quem não se recorda de efectuar uma tarefa a dada altura e lembrar-se que teve um sonho em que a efectuou da mesma forma, no mesmo local, à mesma hora? Decerto muitos destes acontecimentos podem ser ligados a sonhos genéricos que despoletam uma determinada lembrança falsa. No entanto, pode existir uma outra razão para este conceito. Passei muito tempo a matutar, ler e descobrir novas teorias, algumas controversas, e formulei uma hipótese que poderá, se vista de um conceito muito abstracto, explicar o porquê de um deja vu.

Como todos sabemos, existem diversas teorias sobre a razão de uma viagem no tempo ser impossível. Primeiro, viajar para o passado criaria paradoxos. Segundo, viajar para o futuro implicaria a existência de um futuro já existente que, assim sendo, criaria paradoxos no futuro ainda mais distante. Posto isto, creio que alguns destes sonhos que temos, que até se tornam realidade, não são mais que um simples olhar de um futuro ainda não vivido. Sei que parece far fetched, mas continuem comigo.

Tanto quanto sabemos, as nossas vivências actuais podem ser apenas uma memória que o nosso cérebro está a viver a um dado momento, estando o nosso eu físico num dia mais além, morto e em cinzas, tudo ao mesmo tempo. Estamos encapsulados neste espaço tempo, apesar de todo o espaço tempo já ter acontecido e, quiçá, o universo já tenha colapsado. Porque digo isto? Em Novembro passado, mais precisamente no começo do mesmo mês, tive um sonho que não consegui descodificar. Apontei o que sonhei, lembrei-me disso durante dias porque me parecia demasiado random e em nada ligado com as minhas vivências quotidianas. No entanto, passado cerca de uma semana, tive um deja vu desse mesmo sonho, e todos os detalhes, incluindo o tema de conversa que estava a ter via Facebook e o trabalho que estava a desenvolver no computador, no Audition CS6, eram os mesmos. Tudo batia certo com aquele estranho sonho que tive, sem qualquer tipo de contexto.

Comecei aí a pensar se nós estaremos realmente aqui. Se a realidade não passa de uma ilusão de algo que já aconteceu. Pode ser complicado aceitar ou concordar, mas creio que, inclusivamente, todas as nossas escolhas sejam uma situação já escrita nas areias do tempo. Pode parecer que nos retira o livre arbítrio, mas não! Essas mesmas escolhas (Sim/Não) já aconteceram, estando nós, ou o nosso eu consciente, colocado neste preciso momento no espaço tempo, ou seja, nós tomamos a escolha apesar do outcome da mesma já estar escrito e as suas consequências já sejam um facto. Ainda assim, isto não invalida a presença de um multiverso ou de uma infinidade de Universos, ainda que esses apresentem tanto versões ligeiramente diferentes da nossa realidade como situações caóticas onde as leis da física sejam completamente diferentes.

Em suma, apenas defendo que, talvez, e isto é uma hipótese apenas, o nosso futuro já esteja escrito, o tempo já tenha terminado, e que a nós apenas nos tenha sido atribuido, por assim dizer, espaço neste ponto insignificante na linha temporal. Talvez o Deja Vu não seja mais que um pequeno glimpse do que já aconteceu num futuro não tão distante.

Gostaria, como é óbvio, de saber a vossa opinião sobre este assunto. Tive que ganhar alguma coragem para colocar isto por estes lados pois sei que muitos me poderão tomar como lunático ou pior. Mas gostaria de um debate civilizado que, ou complemente esta pequena e incompleta teoria, ou destrua completamente a mesma e me faça mudar de opinião.

Gosto da tua teoria sinceramente (mais uma para meter na lista de teorias sobre o Deja Vu) :think:

É um daqueles assuntos que me mete muita confusão realmente, sonhar perfeitamente com situações que acontecem no futuro, pontinha por pontinha, pormenor insignificante por pormenor insignificante.

Tenho tempos que tenho deja vus 2/3 vezes numa semana.

Não tenho assim uma teoria para este acontecimento, já pensei em coisas como o nosso cérebro conseguir prever o futuro de alguma forma e através dos sonhos vemos algum desse futuro, mas epah, é um assunto que realmente mete-me muita confusão e também já vi várias teorias e fiquei praticamente na mesma lol

Acho um assunto interessantíssimo para ser debatido e gostava de ver opiniões de vários foristas sobre este acontecido que é o dejá Vu :great:

Há umas semanas atrás tive bastantes seguidos e até comecei a ficar preocupado com a situação. Na verdade muitas vezes acontece e não consigo arranjar explicação para tal. Algumas vezes reconheço de sonhos que tive, outras vezes não consigo arranjar ligação. Seja como for é um tema fascinante e se algum dia for descoberta uma explicação, acredito que deixaremos de ver tudo da mesma forma.

A temática é interessante, e envolve matérias que me fascinam, pena é que hoje não tenha tempo nem inspiração para divagar sustentadamente em teorias.

Apenas que o fenómeno do deja vu está inserido naquele lote restrito que ainda dá trabalho aos cientistas mais cépticos, que passam a maioria do seu tempo apenas a tentar desmistificar conceitos religiosos, dos crentes e da fé.

O deja vu, bem como a Intuição, dão excelentes temas de conversa.

Jimmy…deixa a ganza sff. :twisted: :twisted:

Não sou consumidor, lamento.

Quanto ao tema, tal como expliquei por vezes um Deja Vu pode ser um simples sonho aleatório e sem grande sentido que o nosso cérebro prontamente associa a uma actividade mundana. No entanto, há certos tipos de Deja Vu que, como o caso que descrevi, são estranhos, o que me levou a formular esta hipótese.

Quanto à intuição, nunca tive grande oportunidade de me informar extensamente sobre o tema, pelo que se pudesses elucidar-me, Gustavo, ficaria bastante agradado :wink:

Bom, se nos reportarmos ao campo estritamente científico, a teoria mais aceite pela comunidade internacional é de que os dejá-vus não passam de pequenos “curto-circuitos” cerebrais que nos iludem sobre acontecimentos que julgamos serem idênticos, mas que na verdade não o são.

Ainda agora vi aqui um déja-vu do Hulk! :rotfl:

:rotfl: :rotfl: :rotfl:

Ó Jimmy, ainda vais começar uma religião. :twisted:

[hr]

Sobre os déjà vu’s, tenho para mim que não passam de uma partida que a nossa mente nos faz, seja um curto-circuito como o Paracelsus referiu, seja por qualquer outra explicação.

Somos, cada um de nós, uma “máquina” impressionante, mas não vejo em nós capacidades para “contactar/sentir” dessa forma outros pontos no tempo. Nem faria sentido que as tivessemos, afinal como é que uma capaciadade dessas apareceria através da evolução?

A sensação de Déjá vu nunca tive

Por vezes acontece-me pensar em coisas e acontecem … são é sempre coisas menos simpáticas :lol:
As boas nada :inde: :frowning: :lol:

Já tive alguns mas acredito que não passem de episódios pontuais e sem qualquer influência no “destino”. :mrgreen:

Os meus deja vus são cenas que não interessam a ninguém mesmo :lol:

Mas que os tenho, tenho.

Quase todos dias tenho um Deja Vu, deve ser por trabalhar em contacto constante com as mesmas pessoas, onde as situações se repetem… :mrgreen:

Eu também acreditava que fosse uma partida mental até me ter acontecido o caso que descrevo no texto. É estranho.

Já me aconteceu várias vezes, fico realmente admirado de estar a fazer algo que parece mesmo que já aconteceu… realmente gostava de perceber porque é que acontece, porque nunca vi uma explicação que fizesse sentido para mim…

O que eu proponho aos foristas que estiverem interessados é que, quando tiverem um sonho que se insira nas circunstâncias do vosso dia-a-dia, apontem o mesmo em papel logo após acordar. Se essa situação se revelar um deja-vu e houver, posteriormente, um padrão, podemos começar a retirar algumas conclusões.

:arrow:

o deja-vu está perfeitamente explicado em termos de como o cérebro funciona, de como memórias são activadas, e de como é fácil ter/criar falsas memórias. Não é mistério nenhum.

@ Jimmy Antunes

Grande tema… complexo mas interessante.

Aceito a tua “teoria”, aceito os “curtos-circuitos”, como aceito qualquer outra teoria em relação a isto.

Uma das coisas que me faz confusão, é como o cérebro consegue “prever” o futuro… Ok, como tu disses-te e muito bem, o Livro poderá já estar escrito e nós ao pensarmos que podemos mudar a decisão “tomada”, mas no Livro também está escrito que iremos tentar mudar de decisão mas continuamos na mesma decisão.

Para já, a única teoria que me parece fazer mais lógica, é a teoria da Re-Encarnação.

Porque? Porque as imagens que achamos deja-vu, e sabemos que nunca fomos aquele sitio, poderão ter sido vividas noutra vida.

Mas é tão confuso o tema… Existem “múltiplas saídas”

Lamento desiludir as teorias de outras vidas, mas estão mais que explicados pela ciência como pequenas falhas na memória a curto prazo (se não estou enganado) :great: