Defesas laterais

Muitas vezes os nossos centrais tem sido apontados como réus dos muitos golos que o Sporting sofre mas a mim parece-me que nas laterais é que está o problema dada a permissividade defensiva que os nossos defesas das alas tem demonstrado.

Na direita Garcia teve um começo desastrado. Enakarhire desenrascou-se e Rogério tem-se vindo a impor e contra os lamps fez mesmo um grande jogo, mas mesmo assim continuo com muitas dúvidas acerca desta solução.

Na esquerda Rui Jorge até tem cumprido naquela que aparentemente será a sua última temporada. Paíto sobe bem mas defensivamente tem cometido erros imperdoáveis. Parece que já chegou o Rincon, falou-se em Wome e ainda há o Valdir.

Qual será a melhor solução para estes problemas

Para mim os centrais e que sao um verdadeiro desastre…

Rui Jorge e rogerio com Beto como alterantiva para o lado direito seria o melhor. No entatno e urgente a contratação de jogadores para os dois lados.

Muitas vezes os nossos centrais tem sido apontados como réus dos muitos golos que o Sporting sofre mas a mim parece-me que nas laterais é que está o problema dada a permissividade defensiva que os nossos defesas das alas tem demonstrado.

Na direita Garcia teve um começo desastrado. Enakarhire desenrascou-se e Rogério tem-se vindo a impor e contra os lamps fez mesmo um grande jogo, mas mesmo assim continuo com muitas dúvidas acerca desta solução.

Na esquerda Rui Jorge até tem cumprido naquela que aparentemente será a sua última temporada. Paíto sobe bem mas defensivamente tem cometido erros imperdoáveis. Parece que já chegou o Rincon, falou-se em Wome e ainda há o Valdir.

Qual será a melhor solução para estes problemas

Contra o Nacional o primeiro golo foi culpa dos centrais e o segundo do Ricardo na qual quase que levava um frango com um golo directo, mas o jogador do Nacional chutou `a vontade o que quer dizer que nao estava marcado devidamente, ja’ o terceiro foi outra balda de um central que deixou a bola passear ao pe’ dele, o problema esta’ nos centrais e tirando o terceiro golo na qual a bola foi centrada pelo o lado direito (o Paito tinha sido expulso) a gente sofre sempre golos estupidos e a culpa e’ dos centrais e de quem os poe la’.

Para mim o problema talvez não seja apenas dos centrais, mas sim do sistema em que estes jogam habitualmente, isto é, sistematicamente a nossa defesa joga em linha e já levámos alguns golos quando esta é apanhada em contra-pé.

Por outro lado as bolas alçadas sobra a nossa grande área são um pesadelo e aqui acho que o grande culpado é o Ricardo. Apesar de lhe notar algumas melhorias nas saídas, a sua irregularidade neste aspecto do jogo, causa muita instabilidade na defesa.

Quanto aos laterais, esta época penso que eles estão encontrados, Rogério e R.Jorge, são aqueles que mais garantias dão, quer na defesa como no ataque, e não acho que seja por eles que o SCP tem uma das defesas mais batidas.

Concordo com a análise do mpcco sobre os laterais, também penso que os laterais até ao fim da época estão encontrados, Rogério e Rui Jorge! :arrow:

Também estou de acordo. O problema principal continua a ser o desacerto psicológico do meu homónimo na baliza e o rendimento de Polga, a anos-luz do demonstrado na época passada.

Isto não invalida todavia, no que aos laterais diz respeito, que não se procurem alternativas rapidamente. Para variar, gostaria muito de ver um lateral direito de raíz a jogar na equipa e não centrais e médios adaptados.

Apesar da evidente falta de caroço nos cofres leoninos creio não fugir muito à verdade se afirmar que a falta de laterais resulta muito mais de uma crónica falta de olho vivo para contratações do que no dinheiro que eventualmente teriam de dispender na sua aquisição.

Vejo com alguma insatisfação clubes que descobrem defesas laterais dos quais os jornais não nos brindam com as parangonas sensacionalistas do costume, e que se revelam jogadores interessantissimos pelos quais andamos depois a “babar-nos”. Não vou citar aqui o extenso rol de exemplos que tenho presente, apenas refiro o último caso que tive conhecimento: o lateral que o Boavista apresentou no último jogo na Luz, de seu nome Nelson, pareceu-me um excelente jogador, ele que militava na época transacta no Salgueiros, se não estou em erro.

Isto leva-me à seguinte questão: na minha perspectiva os prospectores de potenciais jogadores do Sporting ou primam pela tacanhez de processos ou por uma postura demasiado arrogante considerando que deve ser uma afronta aos pergaminhos do clube efectuar contratações de jogadores oriundos das divisões inferiores do nosso futebol.

Ora sabendo que o estado actual das nossas finanças não se compadece com nada que ultrapasse as duas casas dos milhares de euros, só com olho de lince e boa prospecção se conseguem encontrar “pérolas” que satisfaçam simultaneamente a dois princípios: (i) excelentes profissionais para integrarem os quadros principais do Sporting no curto prazo e (ii) mais valias para futuras transacções após tempo de prestação razoável dos seus serviços ao clube.

Não há que ficar amarrados à escola da Academia e aos frutos da sua formação, os quais não podemos obrigar à lógica absolutamente determinística do “todos têm de ser bons”. Muito poucos passarão, aliás, no crivo da qualidade exigida para a alta competição (pelo menos assim devia ser).

Assim vistas as coisas, esta poderia muito bem ser uma via complementar de aquisições de atletas com real valor para incorporarem os quadros do clube.

Se os laterais são, então, deficitários na formação que se busquem, obrigatoriamente, em outros lados e de outros modos. O que, de todo, não pode acontecer é termos como jogadores titulares do Sporting, para as duas laterais, atletas onde a veterania, a adaptação forçada e grosseira e a falta de classe se combinam em mistura explosiva que faz da nossa defesa um enorme queijo gruyère com todas as repercussões que isso acarreta. :!:

Caro Juba,
acho que tocas-te num ponto que de facto merece a reflexão dos dirigentes sportinguistas.

Em tempos de ‘vacas magras’ o papel dos famosos ‘olheiros’ é fundamental e este, em conjunto com a equipa técnica deveriam formar uma equipa capaz de colmatar as falhas que os planteis apresentam.

Infelizmente no SCP parece-me que isto não acontece e apesar de não conhecer a equipa de ‘olheiros’, se é que existe, parece-me que a articulação entre formação/prospecção/Técnicos/SAD não estará a funcionar convenientemente.

Acho estranho que nos ultimos anos não se tenham conseguido resolver problemas de certas posições no nosso plantel, das laterais que já referiste, e outros como do meio-campo, onde nos falta um 10 como deve ser há muitos anos.

Concordo com a análise do mpcco sobre os laterais, também penso que os laterais até ao fim da época estão encontrados, Rogério e Rui Jorge! :arrow:

Também concordo, no entanto, tenho consciência que devem ser eles os titulares não porque sejam óptimos, mas sim porque não há mesmo mais opções válidas, eles apenas desenrascam e pouco mais, ou seja, há que ainda assim procurar soluções e já para a próxima época.

Eu só falei até ao fim da época, de qualquer maneira para o lado esquerdo eu fazia regressar à base, de onde se calhar nunca devia ter saido, o Valdir e depois de vender o Mário Sérgio ou o Miguel Garcia, é-me indiferente, procurava um bom lateral direito, a minha 1ª opção era o Amaral do Belenenses!

Na minha opinião…a defesa ou pseudo defesa do noso clube é um verdadeiro hino á balda e indisciplina…não só pela falta de classe dos jogadores…como pela falta de atitude e concentrção competitiva…

Ricardo-mais fama que proveito…muito inseguro…transmite isso evidentemente…

Laterais-Rui Jorge sendo o mais dotado técnicamente está com muita falta de velocidade para o lugar…sendo comum a sua ausência na posição defensiva que deveria ocupar…
Paito-a defender é muito verde…a atacar precipitado…mas tem muito futuro e vontade…
Miguel Garcia- è um jogador mediano…
Rogério-na minha opinião é um desperdicio a lateral direito…mas é o melhor sem dúvida…
Mário Sérgio-outro jogador mediano…

Polga-O estatuto adquirido não tem equivalência com a classe que deveria posuir…pouco veloz…tem lapsos gravissimos devido a desnortes técnicos…
Beto-O posto de capitão e o status quo incompreensivelmente adquirido…fazem-no quase sempre titular indiscutivel…o que para mim é muito discutivel…
Não te rins no 1 para 1…quando vai á queima faz sempre falta…e para além disso não entendo as tabelas dos adversários nunca acompanhando as dobras…
è indisciplinado…e com seu posto deveri ter outros comportamentos .
A sua maior virtude é ser um bom cabeceador e marcar muitos golos…mas também contra…
Hugo-esforçado e pro…mas sem classe alguma…um perigo a discutir lances dentro da nossa área…
Enak-O unico com pinta e estaleca de central…é relegado para o banco…

Nelson-deveria ser titular …sem dúvida…

Tenho é saudades de players como o André Cruz…Babb…Luisinho…Carlos Xavier, Mario Jorge, e até Saber…(tirando os centros)Ter uma defesa de ferro é mais de meio caminho …para uma conquista…e então se o eixo central da equipa for bom…

saudações leoninas…

É quase um axioma considerar que o futebol é um jogo de ataque, cujo objectivo é marcar mais golos que o adversário. No entanto, a verdade é que as boas equipas de futebol constroem-se de trás para a frente. E nós, neste momento, estamos razoavelmente bem da linha de meio campo para a frente. Daí para trás… #-o e em todos os jogos, infelizmente sem excepção, só nos resta [-o< .