Defesa menos batida da Europa

os golos da champions é que não entram para estas contas :-X

Quem como nós marca um golo a Rio Ave e Naval e tantos outros e se fecha a sete chaves é normal que sofra poucos golos, o problema é que quando sofremos um golo é raro darmos a volta.

VASSOURADA

Atenção que o título não é “Melhor defesa da europa”, mas sim “Defesa menos batida da europa”. São coisas bastantes diferentes e mesmo assim estamos em 2º lugar (atrás do AZ).

Isto vale o que vale, são apenas números, mas tinha que vir cá postar porque se fosse uma estatística a dizer que tínhamos o pior ataque/defesa este tópico já ia com 50 páginas.

Estes números só me levam a pensar na ascensão do Patrício e do Carriço (os dois com 20 e poucos anos) que fará com que pelo menos parte da defesa evolua de ano para ano e se por acaso tivéssemos dois Liedsons lá a frente… :inde:

epá vou ser fuzilado… :inde:

Mas é aproveitar e tentar convencer um clube qualquer cheio de $$$$ que se deve ao grande Patrício, e despachávamos o gajo de vez!

Somos a defesa menos batida da Europa? Pois, porque no Campeonato defrontamos algumas das mais medíocres equipas da Europa… até jogamos com os lamps que levaram 5 dos gregos…

É uma opinião que trago comigo à muito tempo e ainda hoje me vejo forçado a criticar a total ausência de coluna vertebral existente no Sporting [Fórum]. O Sporting tem a defesa menos batida da Liga Sagres [-15] e tem a defesa menos batida da Europa [-15], não tem nada que saber. Ir buscar a média de golos sofridos faz-me lembrar um dito amigo meu [benfiquista] que quando eu lhe disse, em 2007, que tínhamos a defesa menos batida da Europa, foi buscar o Campeonato Belga, Turco, Grego, Ucraniano, Moldavo. E isto para quê?

a) A menos que haja dificuldade na interpretação do primeiro parágrafo da noticia; “A equipa do Sporting tem a defesa menos batida dos principais campeonatos europeus, em igualdade com o AZ Alkmaar.”; ou as pessoas ainda não perceberam o que é que está a ser julgado. Existe alguma equipa com - de 15 golos sofridos? Não. Logo, o Sporting e o AZ são as defesas menos batidas da Europa. Médias de golos, qualidade dos oponentes e clima do País não é tido em conta, ok? :idea:

b) A “crise” e “fome” de comunicação social é tanta que até quando falam relativamente bem de nós, aqui nem sequer estão a “falar”, limitaram-se a constatar um facto vão a correr deitá-los abaixo. Eu até já vi por aqui questionada, a utilidade deste artigo. Quer dizer, quando eles perdem horas, dias, semanas a arranjar clubes para os nossos jovens isto fica tudo em alvoroço e quando relatam números não se livram de interrogações pouco abonatórias. Enfim, isto de ter passatempos não é para mim.

E em jeito de conclusão porque ainda nem dei o meu parecer nesta estatística curiosa, não deixa de ser curioso que num ano onde se apostou definitivamente em Patrício, onde se lançou Carriço, onde se ficou “sem” Tonel, onde se fez uma rotação de 3 na esquerda [Caneira, Grimi, Veloso] e de 3 na direita [Pereirinha, Abel, Pedro Silva] sem que nenhum se destacasse ao ponto de merecer a unanimidade, o Sporting de Paulo Bento consiga este recorde. Ah e deixem-me só esclarecer aqui uma coisa, é comum ver escrito que o problema do Bento é o ataque, se levarmos isto à letra, somos induzidos em erro. Se existe posição que exibe todos os dias entrega, luta e garra é precisamente a do PL [liedson, Derlei, Postiga]. Aquilo que falta é claramente meio campo, onde não existem rotinas ofensivas, onde o sistema não lhes retira o aproveitamento e onde não existe pressão alta, agressividade, pulmão, criatividade and so on. :slight_smile: :arrow:

Barbosa, o que se trata aqui não é desvalorizar os 15 golos sofridos pelo Sporting… Isso é bom, muito bom até…

A diferença é que a informação da noticia está mal porque a defesa menos batida da Europa é o AZ Alkmar… E só não vê quem não quer… Porque de 30 jogos para 24, são 6 jogos de diferença… E eu duvido muito que o Sporting (e Deus queira que me engane) chegue aos 30 jogos que o AZ já fez, com apenas 15 golos sofridos…

Trocava este registo de defesa menos batida, pelo registo atacante do Barça, 2.9 golos por jogo é qualquer coisa de fenomenal. :great:

Epá, mas o Português é uma língua assim tão complexa? Quantos golos sofridos tem o AZ? 15. Quantos tem o Sporting? 15. Existe alguma equipa nos Campeonatos Europeus + conhecidos que tenha menos? Não. Quem são as defesas menos batidas da Europa? AZ e Sporting. O que é que diz a noticia? Mal feita? ^-^

E se queres entrar no campo dos “ses” então não entres ao pé-coxinho. É verdade que o AZ já disputou 30 jogos, mas o que é que isso tem a ver com o artigo publicado? Alguém fala em rácio de golos sofridos? É que se tu não sabes quantos golos vai o Sporting sofrer nas ultimas 6 jornadas, eu também não sei quantos golos o AZ vai sofrer nas últimas 4. Às tantas temos culpa que eles tenham + jornadas. :arrow:

O exercício é simples, arranjem-me uma defesa menos batida que a nossa na Europa e aí sim, tens legitimidade para dizeres que a noticia está mal feita. Até lá, são exercícios que fazem mal às costas. :wink: :arrow:

Tu é que pareces não querer entender…

Imagina que Sporting e AZ disputavam um imaginário troféu de “Defesa menos batida da Europa”.

Acabavam os dois com 15 golos sofridos. Porém, o Sporting realizava menos 6 jogos que o AZ…

A quem achas que o troféu era atribuído?

Faz-me um favor e diz-me o que significa “Defesa menos batida da Europa”?

E depois, se for possível, diz-me o que significa “Defesa com menos golos sofridos por jogo da Europa”?

É como o “goal-average” e “diferença de golos”, é tudo a mesma coisa. Chuta para canto Zé! :arrow:

O que o barbosa está a querer dizer por outras palavras é que esta notícia demonstra bem a merda de jornalismo desportivo que temos. É feita a análise da “defesa menos batida da Europa”, sem ter em conta o número de jogos realizados pelas equipas em comparação. É ridícula, sem interesse e não é mais do que uma peça de propaganda da direcção que só serviu para atirar areia para os olhos dos sócios num dia em que eram chamados a aprovar uma proposta dessa mesma direcção.

Pela tua ordem de ideias o Rubin Kazan, 4º classificado da liga Russa tem apenas 1 golo sofrido em 4 jogos.

Eis a defesa menos batida da Europa! :clap:

Mas pronto… :arrow: :arrow:

Lê o que vem no Record, às tantas é lá que está o artigo não sei, e depois comenta.

(...) [b]Aliás, olhando para os campeonatos em análise (a Liga russa não está contabilizada uma vez que estão disputadas apenas quatro jornadas)[/b], o Sporting é a defesa menos batida da Europa, em igualdade com o AZ Alkmaar, de Louis Van Gaal, num universo de 162 equipas que compõem os campeonatos em análise.

Aliás, neste núcleo de equipas analisadas, apenas 9 das 162 (Sporting, FC Porto, Braga,AZ Alkmaar, Brasov, Unitrea, Dínamo de Bucareste, Cluj e Craiova, os últimos cinco todos da Roménia) estão abaixo dos 20 golos sofridos, destacando-se a formação portuguesa e a holandesa como as melhores.(…)

Ainda não consegues perceber o que é a defesa menos batida? Haja paciência! :arrow:

Claro que sim… A defesa menos batida é aquela que sofre menos golos…

Agora… Se tenho 2 equipas que sofrem o mesmo numero de golos, o meu critério de desempate é logicamente o numero de jogos realizados…

Mas isso sou eu que não percebo nada disto… Ainda bem que há jornais desportivos para iluminarem as minhas ideias! :wink:

Ahh, afinal sempre vamos chegar a algum lado. :wink:

O Sporting e o AZ são as que sofreram menos e é isso que diz a noticia. Para aquilo que é dito a noticia está bem construída. A sua utilidade? Nula ou perto disso. Sempre serviu para destacar a limpeza do Van Gaal. :arrow:

Quando pensava que este assunto tinha pouca razão de ser enquanto elogio do futebol do Sporting, há alguém que se lembra de o glorificar na AG, como se fosse um grande feito para uma equipa que milita num campeonato secundário e que encaixou vinte golos na CL!

Enfim, só o (quase inexistente) grau de exigência da maioria, a constante desculpabilização e desresponsabilização tão portuguesa é que permite que alguém consiga achar piada a estes “recordes”, e assim justificar a continuidade da continuidade. Para compor o ramalhete, a desculpa do orçamento veio de novo à baila, assim como a inevitável comparação com o Benfas – até dos sete em Vigo se foram lembrar.

Eu já não devia ficar surpreendido, mas não consigo.

:arrow: :arrow:

E quando se fala em termos de defesa menos batida é o mesmo que o melhor marcador. O melhor marcador de Portugal não é aquele que tem melhor média de golos por jogo, mas sim o que marca mais golos. E o mesmo se passa com o Bota de Ouro, com a diferença que neste prémio há a questão dos coeficientes por causa dos diferentes niveis de competitividade dos campeonatos europeus. A questão é que nunca se avalia a média de golos marcados, mas sim a quantidade, por isso não percebo tantas críticas.

E Barbosa, só não concordo quando falas na questão do ataque. Quando se critica o Bento neste aspecto (eu também sou crítico) criticam-se sobretudo os processos ofensivos, que começam na defesa e se prolongam pelo meio-campo e ataque. E neste capítulo somos pobres, lentos e previsíveis.

Sem querer ser pessimista…ou retirar eventual mérito onde ele exista…mas…

esse dado…atendendo ás provas nacionais em que o Sporting participa acaba por ser irrelevante.

Lógicamente que prefiro que a minha equipa seja a menos batida do que o oposto…

Mas penso que é um facto irrelevante ( se contextualizarmos o Sporting no plano europeu…)

Primeiro ponto… nunca podemos fazer esse tipo de comparaçoes com equipas que teem mais jogos disputados que o Sporting… lembrem-se que em Portugal ha 30 jogos para a liga, em espanha, italia, inglaterra ha 38… alem disso o Sporting marca muito poucos golos… è uma equipa que faz jus do seu losango, é uma equipa compacta coesa defensivamente, tem fracos elementos na defesa e na baliza, logo não há outro modo de jogar.

Permite-me discordar em relação á coesão defensiva que enuncias…

Se reparares, em quase todos os “testes de fogo”, o sporting encaixou golos… ( independentemente de em alguns jogos termos jogado muito bem/razoávelmente/mal ou até termos ganho)

na luz
em alvalade frente ao benfica
em alvalade contra o Porto
em madrid
em camp nou
em alvalade frente ao barcelona
em alvalade frente ao bayern
em munique
em alvalade frente ao leixões ( quando o leixões se encontrava optimizado)
em alvalade contra o braga ( quando o Braga, independentemente de ter vindo de derrotas, estava a praticar bom futebol. E independentemente de termos sido prejudicados em alguns lances capitais…)

E repara que em todos estes jogos ( sem sequer contar com os 2 mais -do- que- badalados- jogos) na esmagadora maioria das vezes sofremos mais do que 1 golo.

Parece-me quase ilógico… forçarmos uma (falsa) sensação de coesão defensiva…

Com todo o respeito… apetece-me dizer que a minha mãe, a minha tia e a minha avó conseguem ser coesas diante do rio ave, do paços, da naval…