Defesa do SCP em comparação com os grandes europeus

Eu aí discordo Atlantian.
Para a análise ser mais fiel, devia ser considerada a dupla mais usada ou, no mínimo, a média de todos os centrais.

Ir buscar a dupla mais baixa que tenham usado, muitas vezes em situação de recurso, é desvirtuar totalmente a análise e não espelhar a verdadeira intenção dos clubes relativamente a esta vertente.

Mas, como foste tu que abriste o tópico (palmas para isso ;)), axo que tens o direito de definir a regra que quiseres.
Mas aí vais estar a comparar os nossos titulares com o pior cenário de cada clube…

PS:
Olha que mesmo aí vamos concluir que tamos mal, tal não é a nossa situação…

Só se for porque o resultado é óbvio.
:wink:

Lider da bundesliga.
Bayer Leverkusen.

Dupla titular no último jogo:
Hypia (1,95m)
Stefan Reinartz (1,88m)

Média: 1,92m

3ºclassificado do espanhol
Sevilha
Dupla titular no último jogo:
Federico Julián Fazio (1,95m)
Ivica Dragutinović (1,86m)
Média: 1,91m

Sinceramente, pouco me interessa os que aqueceram o banco.

eu axo que mais importante que a altura, é a qualidade dos defesas.

Há duplas de centrais com medias inferiores, iguais ou 1 ou 2 cm acima (que nao axo mt significativo para ser grande diferença), quem são boas duplas de centrais.
A diferença esta na qualidade de ambos os centrais. Nao basta um jogar bem, é necessario que sejam ambos. Eu considero que a altura e importante, mas longe de ser decisiva. Defesas baixos tem problemas no jogo aereo normalmente, no entanto nao esqueçamos que essas lacunas podem ser atenuadas por outros jogadores da equipa. Em compensaçao, normalmente os mais baixos são defesas mais rápidos, mais móveis, mas talvez menos resistentes. Os gigantes dao passadas maiores, mas nao sao normalmente muito rápidos, isso tb é um problema. Eu normalmente gosto de defesas equilibradas, nao quero so gigantes pk depois com bola nos pés é um caos, mas tb só gajos baixos tb nao que no jogo aereo perdem. E saber encontrar o equilibrio.

Exacto.
O problema é que não há esse equilibrio no SCP.

não acho que tenham que ser os dois centrais necessariamente altos, mas um pelo menos tem que conseguir limpar tudo o que vem por ar. Não precisamos olhar para colossos europeus, no outro lado da segundo circular temos uma defesa que raramente sofre golos por ar.

Luisão - 1.93m
David Luiz - 1.89m

Claro que não.
Nem eu aceito abdicar de um puro sangue como o Carriço.
Queria era um monstro do jogo aério para jogar ao lado dele…
Alguém que acabasse com a brincadeira pelos ares na nossa defesa e ainda fosse fazer estragos nas bolas paradas lá à frente.

Havemos de andar na cepa torta mais 10 anos com esta conversa que sempre que tivermos a oportunidade de resolver, há-de aparecer sempre um rodriguez qualquer com boa capacidade de antecipação que lixa o esquema todo…

Sim concordo contigo, devíamos ter uma coisa semelhante ao Barcelona Puyol (1.78) e Piqué(1.92), mas nesse caso repara que o Barcelona tem sempre 2 jogadores altos na defesa:

Alves Puyol Pique Abidal

Puyol Pique Chygrynskiy Maxwell

são estas talvez as duas defesas mais usadas pelo Guardiola, ele não abdica de ter 2 defesas altos.

Para mim o ideal seria:

Maicon(1.84) Samuel(1.84) Lúcio(1.88) Chivu(1.84)

eu gosto como o arsenal joga

defesas com media estatura, tirando qnd joga o toure a DD, medios defensivos q sao torres e ratos atomicos no ataque

a defesa é baixa mas cm mta qualidade

Altura é importante? Sim. Decisiva? Não.
Então o que é decisivo? A qualidade dos jogadores. E o resto é conversa.

Como a altura é mais importante é para as bolas paradas tanto a favor como contra, e porque nessas alturas não é só a defesa que defende, nem o ataque que ataca. Acho que era muito mais revelador, ter a média dos 4 ou 5 jogadores mais altos dos 13 jogadores de campo (10 jogadores de campo mais três substituições) mais utilizados na liga.
Se quizerem podia-se acrescentar à parte a altura do guarda-redes mais utilizado.

Algo deste género (fonte zerozero.pt):

Sporting: Tonel 185, Carriço, Polga e André Marques 182, Postiga 181
Média: 182.4 Altura do GR: Patrício 188

Barcelona: Ibrahimović 195, Piqué 192, Chygrynskiy 190, Busquets 189, Abidal 186
Média: 190.4 Altura do GR: Valdés 183

Arsenal: Abou Diaby e van Persie 188, Alexandre Song 185, Gallas e Vermaelen 183
Média: 185.4 Altura do GR: Almunia 193

Juventus: Grosso 190, Chiellini, Amauri e Trezeguet 186, Legrottaglie 185
Média: 186.6 Altura do GR: Buffon 191

Internazionale: Balotelli 189, Lúcio 188, Motta 186, Maicon e Samuel 184
Média: 186.2 Altura do GR: Júlio César 187

Sevilla: Kanouté 192, Dragutinović e Negredo 186, Sergio Sánchez 185, Squillaci 184
Média: 186.6 Altura do GR: Palop 184

Valencia: Mathieu 192, Dealbert 185, David Navarro, Marchena e Alexis 183
Média: 185.2 Altura do GR: César Sánchez 185

Notas: Eu sei que nunca usamos Polga, Carriço e Tonel em simultâneo, mas a ideia era fazer uma análise à média de alturas dos jogadores que em príncipio terão as principais responsabilidades a defender e atacar no jogo aéreo, nos diversos onzes mais habituais, descontando outras variáveis díficeis de quantificar como a impulsão, a constituição física ou a precisão do jogo de cabeça.
A equipa do Sporting tem mudado muito ao longo da época, portanto a análise não é lá grande coisa para nós.
O site do Arsenal não tem as alturas por isso as fontes são bastante conflituosas. Não usei as informações do zerozero.pt, tentei arranjar as alturas nos sites dos próprios jogadores ou das suas selecções, mas não consegui para todos.

Nota final: A análise não é perfeita mas acho que é mais completa do que a que está a ser feita. O objectivo não é certamente retirar daqui qualquer conclusão, mas apenas contribuir com estes dados para a discussão.

O Vermaelen tem 1.80m.

contratem o Luisinho e o André Cruz…
(já ouviram falar de classe? os nossos centrais não a têm… o resto é conversa…)

Qual é a tua fonte?
Por acaso encontrei a altura do Vermaelen no site do Arsenal, diz lá que ele tem 6ft ou 182cm. Pensei que fosse um problema de conversão, mas 6ft não dá nem 180cm nem 182cm dá 182.88cm ou 183cm.
Vou editar para ficar com a altura correcta, até ver, 183cm.

Alguém concorda que se passe a fazer a análise das alturas neste tópico da forma que eu disse?

as mesmas que agora teem 1.83

Concordo com um forista que atrás refere a necessidade de um defesa mais rápido e outro mais alto e possante, para limpar as bolas pingadas para a área sem que o GR tenha de sair.
O Tonel e o Carriço fazem bem essa função :slight_smile:

Não gosto de fontes de informação incoerentes, e neste caso o site oficial do clube bate todos os recordes, pois nele os jogadores mudam regularmente… de altura!
De peso ainda se ia lá, mas de altura é incrível, mas garanto-vos que acontece, e com regularidade.
Como consulto essas páginas regularmente, garanto-vos que nelas já vi várias alturas diferentes para os mesmos jogadores. Por exemplo, em relação ao que acabei de consultar (ver mais abaixo), já vi Caneira e Abel ligeiramente mais altos, Grimi bem mais alto, Adrien, Izmailov e Vukcevic ligeiramente mais baixos, assim como Liedson.
No entanto, e para o que se discute neste tópico, importa ter em conta que segundo essa fonte de informação, Carriço mede apenas 1,80.
Acresce que sempre o «conheci» como tendo essa altura (1,80), nessa fonte (não é titular sénior há assim tanto tempo).
Mas também absurdo é o mesmo jogador ter alturas diferentes noutras fontes de informação. Assim não dá para um tipo se fiar em nenhuma.
(Por acaso, a informação no site da Liga corresponde ao centímetro à do site do clube. Deve ser comunicada pelo este último.)

[font=courier new]Nº NOME POSIÇÃO Altura Peso 1 Rui Patrício Guarda-Redes 1,88 84 16 Tiago Guarda-Redes 1,80 72 19 Ricardo Batista Guarda-Redes 1,90 79 5 Pedro Silva Defesa direito 1,80 80 21 João Pereira Defesa direito 1,72 64 78 Abel Defesa direito 1,78 75 3 Daniel Carriço Defesa Central 1,80 75 4 Polga Defesa Central 1,82 79 12 Caneira Defesa Central 1,78 75 13 Tonel Defesa Central 1,84 79 18 Grimi Defesa Esquerdo 1,75 70 55 André Marques Defesa Esquerdo 1,82 78 6 Adrien Silva Médio Defensivo 1,75 75 24 Miguel Veloso Médio Defensivo 1,80 79 28 João Moutinho Médio Defensivo 1,70 71 7 Izmailov Médio Ofensivo 1,72 70 10 Vukcevic Médio Ofensivo 1,79 77 14 Matías Médio Ofensivo 1,76 72 25 Pereirinha Médio Ofensivo 1,73 68 9 Saleiro Avançado 1,85 76 11 Caicedo Avançado 1,85 78 20 Yannick Djaló Avançado 1,71 60 22 Pongolle Avançado 1,76 69 23 Hélder Postiga Avançado 1,82 79 31 Liedson Avançado 1,75 63 [/font]

Qual é a lógica de comparar os jogadores mais baixos? Não faria mais sentido comparar os que efectuaram mais jogos?

Topico interessante, de facto precisavamos de mais poder nos lances aerios!