Abro este tópico porque a situação, na minha opinião, é realmente preocupante.
Merece análise.
Nesta fase, tentar tapar o sol com a peneira seria anti-Sportinguista até.
Fizémos 7 jogos onde conseguimos a proeza de perder 4 jogos e sofrer 14 golos!
Isto é normal?
Estamos a apontar para um quarteto defensivo titular constituído por Coentrão, Coates, Mathieu e Piccini.
Ora, destes 4 jogadores, 3 têm histórico recente de lesões.
Repito: São 3 jogadores em 4 que não são de confiança!
Inconcebível esta gestão desportiva ao nível do pior Carlos Freitas.
Mas será que ninguém está a olhar para isto?
Voltamos ao passado em que apostávamos tudo em jogadores sem saúde a contar que no SCP é que ia ser?
E se acontecer o previsível e as lesões continuarem?
Vamos apostar em quem?
No Tobias Figueiredo?
No Douglas?
No Jonathan Silva?
Essa é que vai ser a defesa do SCP?
Inacreditável a situação a que a nossa defesa chegou.
Uma equipa com uma defesa assim tem pés de barro e só por milagre vai a algum lado.
Isto tem que ser falado AGORA enquanto se pode fazer alguma coisa.
Esta direcção tem até ao final de Agosto para evitar mais uma época perdida.
Esta defesa não dá a MÍNIMA confiança!
Se isto ficar assim, estaremos perante o regresso de uma gestão desportiva amadora!
Assim não!
Isto não é nada…
Isto não é o nível de gestão a que esta direcção nos habituou!
Qual problema?
O JJ tem tudo controlado… esse grande mágico!
Estamos em fins de Julho e no próximo jogo só temos 1 central disponível… e as laterais estão cansadas segundo o que ele sugere!
O horror, a tragédia, o drama… tenham mas é calma. Quando for a sério as coisas mudam, no jogo com a equipa mais próxima da realidade e contra o adversário de mais valia da pré-temporada, levamos um golo com um erro fora do normal (Tobias), senão a defesa ficava em branco e ainda por cima contra jogadores muito bons, não como os de cá do tugo!
Não faça filmes onde não existem, eu não estou preocupado. O JJ está a testar jogadores e é para isso que servem as pré-temporadas.
Quando foi a sério, nos últimos anos, 3 dos teus 4 defesas titulares estiveram grande parte do tempo lesionados nos seus clubes…
Confias na sorte portanto…
Eu também quero acreditar na sorte. Assim deixam-me sem outro remédio…
Mas, por principio, exige-se do nosso clube uma gestão que dependa mais da sua competência do que da sorte de que lesionados constantes deixem, de repente, de ser frequentadores de departamentos médicos.
A sorte devíamos ser nós a fazê-la…
Ora, nós não semeámos isso.
Semeámos o contrário…
Não tenham a burrice de chamar a isto azar!
Isto é o resultado previsível de decisões erradas de gestão desportiva.
Quem contrata um lote alargado de lesionados crónicos, só pode esperar situações destas. CAUSA => EFEITO
Mas estamos à espera de quê?
PS:
E atenção que nas laterais não estamos melhores.
Ora porra para isto…
Na época passada muitos acharam que o nosso problema era a defesa , já eu achava que era a falta de soluções atacantes.
Mas este ano a defesa é claramente um problema que pode quebrar as aspirações da equipa , se avançarmos só com esses 4 , Coentrão , Coates , Mathieu , Piccini , basta haver lesões ou castigos , e o Coentrão já tem um historial de lesões , o Mathieu vai fazer 34 anos , já que as alternativas não o são , a equipa pode ficar fora da carroça das competições bastante cedo.
É neste cenário que não entendo a venda do Paulo Oliveira que só veio agravar ainda mais a situação da nossa defesa.
É obvio que temos que ír buscar pelo menos mais um central e mais um lateral , mas têm que ter qualidade , porque se não , esta época vai ser um desastre.
Agora é a altura de resolver esse problema e quanto mais cedo melhor , porque novos defesas a vir têm que ter tempo para rodar com a defesa e com a equipa , ou seja , já devia estar feito , era para ontem.
Urgente - a vinda de um central e um lateral de qualidade.
Piccini, André Pinto, Tobias ou o Douglas, e um gajo qualquer a defesa esquerdo, pode até ser o Bruno César, desde que saiu o Paulo Oliveira e o Naldo, o Schelotto, e o Marvin que estou muito mais descansado em relação a segundas opções.
Não é possível não estar pelo menos um bocadinho apreensivo com o desempenho da equipa, incluindo o ofensivo.
Desta constatação não podemos escapar: os erros de hoje são cópias dos do ano passado, e sabemos o que sofremos à custa deles.
Porém não é fácil formular uma opinião muito precisa sobre o real desempenho defensivo da equipa, visto que hoje o mesmo foi paupérrimo, enquanto que contra o Mónaco - uma das melhores equipas da Europa e perita como muitos poucos a fazer aquele tipo de jogo ofensivo que mais dificuldades cria ao Sporting - o desempenho não foi nada mau.
Vamos lá trabalhar a sério, equipa técnica e jogadores, e escolher os melhores.
Contratamos palha atrás de palha para essas posições , jogadores que rendem 0 e de ano em ano temos de os substituir e vender e ainda há quem diga: “Ah, mas o presidente consegue sempre lucro com esses jogadores”.
Essa maneira de pensar é assustadora, bizarra e até doentia.
Mas é que o problema para o qual eu estou aqui a lançar um forte alerta não se prende apenas com o desempenho da equipa nestes jogos e com a qualidade potencial dos jogadores que compõem a defesa.
Prende-se, isso sim, também com a saúde dos jogadores que a compõem.
Se, dos 4 potenciais titulares, temos 3 que, volta e meia, nas suas carreiras recentes, têm estado lesionados, o que é que, pela lei das probabilidades, é de esperar esta época?
Esta é que é também a questão!
E se calhar ainda é que a que me preocupa mais…
Sem saúde, não se consegue dar tudo em campo.
E isto se se puder estar em campo…
Com medos e limitações destas não se ganha coisas importantes num contexto duro como é a nossa liga para o SCP.
Se houve coisas que mudaram na transição Godinho->BDC, uma delas foi a limpeza dos velhos lesionados crónicos pagos a peso de ouro. Custou muito fazer essa limpeza.
Mas deu resultados desportivos e financeiros.
Parece -me que podemos ter vários problemas na defesa.
Confesso que pouco consegui ver dos jogos, mas os sinais são alarmantes.
O Douglas conta? Ou nem sequer treina?
É que o Tobias, para mim, nem para 4º central, e o próprio André Pinto está abaixo do Paulo Oliveira.
Precisamos de muita sorte com a condição física do Coates e do Mathieu, porque não confio minimamente nas alternativas. Nem no próprio Douglas, se chegar a contar.
Em relação às laterais, penso que estamos melhor, mas ainda há muito mercado e temos que ir buscar um lateral direito, já que o Lotto pelos vistos também não conta.
à primeira vista, em condições normais (vulgo sem lesões) estaremos melhores, mas as alternativas deixam de facto muito a desejar.
Urgente aumentar a qualidade neste sector, especialmente no centro da defesa com uma alternativa válida e que não falhe. Algo que já tinhamos - P. Oliveira. (e se recuarmos 1 pouco mais: Naldo)
Sim, a defesa é e será, provavelmente, um problema durante a época. Melhoramos no lado esquerdo, no lado direito aguardamos para ver se conseguimos melhorar e pioramos no centro. E a nossa melhoria do lado esquerdo pode ser condicionada pelo risco que é a contratação de um jogador com tanta lesão decente.
Mas fizemos, apenas e só, a cama para nos deitarmos. As opções foram tomadas e cá estaremos ao longo da época para ver as consequências das mesmas. Não prevejo que sejam boas e, pior, não admira ninguém atento que não sejam positivas.