Do top 20 de melhores marcadores no campeonato - ele está em 21º - é de longe o jogador que precisa de menos minutos para marcar, marca um golo a cada 68 minutos apenas, e é o único jogador que precisa de menos de 90 minutos para marcar.
E só voltou a jogar em Janeiro.
Porque faz 27 anos este mês (tem apenas menos um ano que o Pote), e como sénior a época em que jogou mais minutos foram 2000, jogou 1800 no ano em que esteve no Estoril e as restantes são épocas com 1000 minutos ou menos.
Acho que por isso acabou por não ter o desenvolvido que todos esperaríamos dele, é inteligente a ler o jogo e tem um bom pé esquerdo, mas fisicamente está longe do que é preciso para ganhar ao top 4 nacional e na Europa.. na minha opinião.
É ver o lance da taça onde estava fresco e com um avanço de 6 metros sobre um pepê desgastado e com 92 minutos em cima, falha o golo.
Não o vejo sequer como uma uma segunda opção para as posições de 8 e 10 de um campeão nacional.
Mas é só a minha opinião, posso e espero estar enganado.
Minhas observações:
1- O Dani não tem qualidade (pelo menos até agora) para ser um médio titular no SCP;
2- Por outro lado, tem mostrado qualidade como suplente para as posições de “8” e mesmo “10”;
3- O seu vencimento deve ser bastante reduzido (para um suplente que, sem lesões, deverá jogar em pelo menos 80% dos nossos jogos);
4- Não me parece que tenhamos na formação (inclui equipe B e Sub-23) qualquer “8”/“10” que possa vir substituir o Dani com produção imediata;
5- O Dani não deve ter grande “valor de venda”;
6- Contratar um jogador para vir substituir o Dani custar-nos-á quanto? € 8M? € 10M?
7- O Dani tem bem mais de 10 épocas envergando o Manto Sagrado;
Tudo considerado, é-me óbvio que o Bragança deve continuar. É um jogador “da casa”, tem sido muito útil… e é barato!
SL
Eu compreendo que se diga, face às 2 lesões graves que teve ( o Niculae por causa de UMA similar passou de um portento e um dos jovens com mais potencial no futebol europeu para um jogador mediocre ), o risco de preparar uma época contando, como peça importante, o Bragança, é demasiado arriscado.
Agora não compreendo e não concordo ( e mesmo aqui, acho que vale a pena o risco ) com cenários de saída por qualquer outro motivo.
Até do ponto de vista do jogador, face a 3 anos conturbados, face à sua própria morfologia e atleticismo, não vejo que seja capaz de vingar em contextos competitivos de topo. Está num grande clube, o seu clube de sempre, é um dos capitães e também no clube que contou com ele mesmo quando se sabia que estaria na enfermaria por muito tempo.
Do ponto de vista do clube, o Daniel é provavelmente no que respeita à qualidade de construção de jogo, qualidade do passe, visão e inteligência com bola, o seu melhor jogador.
Sim, é pequeno e lento, mas é melhor que todos os outros do plantel ( ou no minimo dos melhores ) em outras vertentes.
Além de que o mais provável é que o Sporting perca os 2 habituais titulares, mais sentido fará manter este.
Já agora e face à lesão, o Bragança fez apenas 710 minutos esta época. Marcou 6 golos. Isto é muito bom para um médio construtor de jogo.
Pessoalmente, é um jogador com um toque de bola diferenciado e que vê as coisas antes ou melhor que os outros. A sua manutenção é para mim uma não questão.
Não faz sentido nenhum ele sair. Sair para quê? Para fazer dinheiro? Para onde? Ele que se deixe estar quietinho e se deixe de aventuras.
Por mim também não sai.
A única maneira de aceitar a sua saída era agarrem no dinheiro da venda e investirem num craque….mas como não acredito nisso, mais vale ficar
Já o expliquei anteriormente, caso te queiras dar ao trabalho de ler a explicação.
Se ele quer ir adeus e boa sorte, às vezes há coisas que é simplesmente deixar acontecer. Ficar por cá sem compromisso não vale a pena.
De onde é que saiu a ideia que o Bragança devia ou quer sair? Sem compromisso? Desde que voltou de lesão veio com muita mais fome, jogador da casa, conhece bem os seus colegas, o ordenado não deve ser nada de especial. Deixem-no estar sossegado e preocupem-se com outros…
É verdade que esta dificil a renovaçao? Quer ganhar bem mais? Um jogador que passa a vida lesionado, esta epoca jogou 600 e tal minutos, nos jogos grandes nao tem andamento e só enterra, poe-se com estas coisas e nao é grato a um clube que o formou e paga principescamente?
A única desconfiança que se criou em volta do Bragança é pelas lesões graves e a forma como isso afectou a sua velocidade (que já não era muita).
Porque em termos de qualidade, técnica, táctica, passe, entrega, capacidade de marcar golos… É superior a muitos nomes actuais e, arrisco já, futuros jogadores.
Tem lugar num plantel 2026/2027.
Como se queimam por aqui jogadores…
Verdade seja dita, tanto o Hjulmand e o Morita não são propriamente médios com faro para golo.
O Bragança tem.
Os médios do Benfica e do Porto costumam marcar também.
Ao que tudo indica o Doumbia e o Altimira tem mais faro que os nossos médios atuais, para além das suas características únicas que os distinguem.
O Hjulmand e o Morita são médios mais cerebrais, para pausar o jogo, controlar o jogo, defender do que propriamente atacar.
Para manter!
Dum tweet manhoso….hoje em dia é que basta.
![]()
O que acaba por ter piada porque passou-se de “ah, não acreditem no que vem nos jornais” para “ah, não acreditem no que passa na televisão” para “ESTÁ NO TWITTER, EU VI NO TWITTER. FOI O DURÃO BARROSO DAS TRANSFERÊNCIAS”
Não quero acreditar que o Bragança queira sair!!
Com a quantidade de médios que nos tem sido associado, não ponho essa hipótese nada de lado.
Embora Hjulmand ainda não seja garantido, tudo aponta para que saia, Morita sai, Kocho também não deve contar. Fica o Bragança e, se estes rumores forem verdade, é perceptível porque já se foram buscar jogadores e estão vários médios no nosso radar.
O que já saiu é que para renovar, quer ir para o lote dos mais bem pagos.
Não penso que justifique e provavelmente torna o num jogador “negociável” estando a 2 anos de terminar contrato.
Veremos.
Gostava que ficasse nas segundas linhas, mas se as ambições salariais forem outras, não me admiro que possa sair agora ou na próxima época.