Ainda nunca tinha visto nenhum tópico, para o esclarecimento de alguns períodos do clube. Existem muitos eslcarecimentos ao longo de vários tópicos, mas creio que para quem tenha uma dúvida ou não saiba algo acerca de algum facto relevante na história do clube que pergunte aqui. Sei que temos a Wiki mas muito membro não se dá ao trabalho de pesquisar.
E eu começo com a minha primeira dúvida. Porque é que em 1995 fechamos 3 modalidades (Basquetebol, Hóquei e Vólei)? Segundo creio na altura estávamos já na presidência de Santana Lopes mas creio que tínhamos herdado umas situação financeira razoável.
Por falta de dinheiro. Não sei se as três foram encerradas simultaneamente (tenho quase a certeza que não), mas sei que o seu encerramento foi a votos (Basquetebol vs Andebol, se não me falha a memória).
Não rarearão por aqui membros capazes de esclarecer o assunto - até ao fim do dia de hoje, confio, a resposta será facultada por alguém.
No hóquei tínhamos descido de divisão, e decidiu-se fechar a secção, entre o andebol e o basquete houve um referendo e os sócios escolheram o primeiro, no voleibol éramos tricampeões mas nem isso salvou a modalidade. Relativamente à situação financeira Sousa Cintra, não deixou as coisas muito famosas, dizia-se não sei se é verdade que entregou a presidência antes da final da taça de 1995, que ganhamos porque nem dinheiro para pagar prémios de jogo tínhamos.
Não sabia que tinham ido à vida no mesmo momento. Sabia dos títulos da equipa de vólei, do referendo, etc., e também desconhecia a descida de divisão por parte do Hóquei como razão do encerramento.
Alguém pode fornecer algum contexto sobre esta descida?
Portanto, as secções extintas foram-no transversalmente, eliminando até a formação, tudo no tal ano?
Que bela shit.
O final dos anos 80 inicios de 90 não foram propriamente famosos tirando volei e atletismo o resto andavamos a marcar passo, no hoquei não te sei precisar o que passou, provavelmente ordenados em atraso, a realidade é que a equipa desceu de divisão.
É verdade que foi com Santana Lopes como presidente, não é verdade que se espera-se que o basquetebol ganha-se alias recordo-me bem de debates na televisão entre representantes das duas secções, durante os quais eram efectuados sondagens e o Andebol esteve sempre à frente.
Um dos períodos mais complicado para as modalidades do Sporting aconteceu em 1995, na presidência de Pedro Santana Lopes, quando os sócios tiveram de escolher em referendo entre manter o basquetebol ou o andebol.
Contra as previsões iniciais, o andebol venceu. “Foi um dos momentos mais tristes da História do Sporting”, recorda Alfredo Pinheiro, antigo jogador e treinador da modalidade vencedora do referendo.
Na mesma altura, a direcção entendeu extinguir o voleibol e o hóquei, enquanto o atletismo manteve-se, embora sobre estas duas decisões os sócios não tenham sido consultados. “Manteve-se o atletismo porque houve tráfico de influências”, crítica Pinheiro.
Edgar Vital era o director do basquetebol quando a modalidade terminou no clube ‘leonino’: “Recordo com grande tristeza esse referendo. Tínhamos mais de 200 atletas em todos os escalões. Foi uma surpresa porque toda a gente achava que o basquetebol ia vencer.”
Para trás ficou um historial riquíssimo no basquetebol, onde se contam oito campeonatos e cinco Taças de Portugal no escalão de seniores.[/i]
O basquete, se bem me lembro, também não andava nos melhores dias. Penso que tal como o hoquei tinha descido à segunda divisão poucos anos antes (não recordo se quando extinguiram já estava de volta na primeira). Mas é possível que esteja enganado.
Fui ver à Wiki, só existe lá info até 1971-2 e depois a partir do relançamento do ano passado.
“(…) A conturbada crise financeira que o Sporting viveu nos anos oitenta destruiu essa equipa. Em Novembro de 1982, a Direcção chegou a suspender a actividade da secção, mas apenas ao nível da equipa principal. O Clube acabaria por encerrar a Secção em 1995, após um referendo onde os sócios preferiram o Andebol.”
Vou recordar alguns resultados que aconteceram antes da extinção, mas que podem estar relacionados com a decadência das tais modalidades: eu costumo, quando acontece apanhar a transmissão do programa, ver os resultados das nossas modalidades no Domingo Desportivo, na RTP Memória (vai na edição da época 90/91), e os resultados costumam ser francamente decepcionantes. Houve lá um resultado devastador frente ao Porto, em casa dos tripeiros, um resultado totalmente descabido, em hóquei, no qual sofremos, salvo o erro, uns 14 golos. Fiquei estupefacto quando vi o resultado ser anunciado pela apresentadora.
O ultimo titulo do Sporting em basquete foi em 1981/1982, se não me falha a memória entretanto a secção chegou a estar fechada, durante uns anos e depois retomou, mas nunca teve grande pujança, no entanto estávamos na primeira divisão.