Dúvida Câmbio

Qual o melhor forma para cambiar Euro pela moeda de um país europeu sem euro (Exemplo Zloty, Kuna Croácia, Coroa Dinamarquesa) ?

1. Faço o câmbio numa loja de câmbios em PT?
  2. Faço o câmbio num banco em PT?
  3. Num ATM no país destino?
  4. No aeroporto destino?

Agradeço se me puderem ajudar

Tenta descobrir as taxas de câmbio em cada um dos sítios. Assim de cor diria que a hipótese aeroporto destino será a pior de todas mas, dependendo do destino pode ser que não seja assim.

Da minha experiência recente, bancos e casas de câmbio em PT andam ela por ela por isso é uma questão de estares atento e fazeres as continhas antes de fazeres o câmbio em algum lado :slight_smile:

Ps: Das moedas que falas diria que não terás dificuldade de encontrar cá :wink:

Se vais trocar euros por outra moeda, o importante é que o faças rápido, pois o euro vais desvalorizar bastante nos próximos dias.

1 - As lojas de cambio em PT, no geral, oferecem um péssimo negócio.
2 - Nem sempre têm a moeda disponível, pode levar dias.
3 - Se a quantia a levantar for elevada (tipo 300€), gastas cerca de 3% em comissões (fixa + percentual). Não é mau de todo.
4 - Salvo excepções, as casas de câmbio dos aeroportos costumam ser mais careiras e oportunistas

Eu costumo levantar em ATM logo tudo de uma vez. Por vezes, nos centros dessas cidades, consegue-se encontrar casas de cambio justas onde se fazem bons negócios (sem comissão e cambio proximo do real - Sei que na Hungria e Croácia se consegue facilmente, outros não conheço)

Obrigado pelas respostas.

Usualmente costumava comprar no meu banco, mas um colega meu disse-me que a opção Levantamento ATM poderá ser um bom negócio, daí as minhas questões.

Já liguei para o meu balcão e falam em cerca de 1 semana a conseguirem moeda :slight_smile:

Pois, tipicamente o preferível seria levantares no banco se a moeda estiver disponível ou o tempo de espera for aceitável, ou em alternativa o levantamento num ATM (levanta SEMPRE o máximo que puderes, já que pagas uma parte fixa além da comissão em percentagem por cada vez que levantas).

Casas de câmbio e principalmente o aeroporto são um roubo e só deves usar se for um caso de extrema necessidade.

Troca o minimo possivel na casa de cambio do aeroporto e o resto procura a melhor oferta nas casas de cambio que existirão aos magotes.

Uma boa opção quando existe mas tens de validar máquina a maquina ( cada banco terá máquinas próprias) é efectuar a troca em ATM que permitem cambio, algumas não cobram comissão e às vezes têm uma boa taxa.