Dário Essugo

Isso seria fácil…

1 Curtiu

Lá vamos nós á estatura ideal, ao físico ideal…preferem um grujic ou um Petrovic? O makelele, o Diarra, o Kante, o essien até levam isso a mal

1 Curtiu

Fazem uma equipa de anões e depois temos problemas estilo Sporting versão 2022/2023.

Passámos de Coates, Inácio, Feddal, Nuno Mendes, Palhinha e Matheus Nunes para Coates, Inácio, Matheus Reis, Ugarte e Morita.

Isto pode não parecer relevante mas vejam a melhoria e a consistência que a equipa ganhou com a entrada na defesa do Diomandé e fixação do St Juste que trouxeram velocidade e jogo aéreo.

Eu também adoro “o futebol é o cérebro” mas existem jogadores extremamente inteligentes (Diomandé é um excelente exemplo disso) e com características físicas muito superiores.

O Sporting sem Feddal, Porro, Nuno Mendes, Palhinha e Matheus ficou uma equipa vazia em “n” aspetos essenciais: velocidade, capacidade física nos duelos e jogo aéreo.

3 Curtiram

E tb no ZZ está os 1,78

Destaco este post porque comungo da mesma linha de pensamento. Cada vez mais, no dito “futebol moderno”, a componente física assume uma dimensão preponderante. Convém não descurar esta vertente porque os jogos também se ganham em lances de bola parada e em bolas colocadas nas costas da defesa…

Aliás, nos lances de bola paradas defensivas, fico sempre com o coração nas mãos à espera que algo possa correr mal, algo que não acontecia quando havia um Palhinha, um Feddal e um Coates lá no meio…

3 Curtiram

25-33% dos golos.

Segundo as ultimas medições tem1,82m e acabou de fazer 18anos!! Não é por isto é mais falta de de posicionamento e pela maneira como abordas os lances!!

1 Curtiu

fonte?

É até um desperdício estar em contexto Sub19 nas seleções…

Está à frente de Tanlongo e Sotiris, naturalmente. Dificilmente volta a jogar na equipa B, embora eu não veja mal nisso, quando não for opção para a equipa principal.

Até ao fim da época vai somar mais minutos e isso far-lhe-á muito bem. A sua capacidade de resposta ditará a necessidade de ir ao mercado no próximo verão.

O Barcelona contra o Bayern que o diga…

Com a evolução que este miúdo teve, cada vez vejo menos necessidade de ir gastar mais € no meio campo. Excepto se o Ugarte sair.

Temos excesso de jogadores para o meio campo e alguns com talento que precisam de jogar.

Pelo menos o Essugo e o Tanlongo deveriam ficar.

1 Curtiu

Quem tem lugar no 11.neste meio campo a 2 alem de Ugarte e ocasionalmente Morita? Não contratar um 8 era só mais uma javardice desta direção de cepos.

5 Curtiram

Só mesmo se o Bragança voltasse ao nível a que estava antes era aceitável não se contratar um 8. Mas isso é brincar com a sorte… custa-me que o miúdo possa ficar tapado a esse ponto (ser o 5o ou 6o médio), mas…

Não, não era…

Precisamos de um titularissimo para a posição.

Morita e o Bragança que se estava a formar não sao, nenhum deles, inferiores a Eustaquio ou Chiquinho, por exemplo. Mesmo o Aursnes noutro contexto…

O Bragança não é um Matheus, isso era evidente quando cá estavam os dois, mas não só era muito bom jogador como como o Matheus nenhum que cá tenha ficado era (era o Vitinha… saiu).

Eu estou a falar do nosso plantel, não do dos outros…que jogam em modelos diferentes e têm dinâmicas e plantéis diferentes.

Por isso mesmo estão à nossa frente diga-se, e seguiram na Champions etc…

O Morita é um óptimo jogador para rotação, o Bragança ainda não se tinha feito antes da lesão, e depois da lesão veremos como volta, não esquecendo que jogamos num meio campo a dois, que exige outras coisas.

Precisamos de um oito que seja craque, o mesmo para avançado.

Isto caso não se queira repetir uma época vergonhosa como esta…

4 Curtiram

Nós também ficámos à frente dos outros dois com TT, Feddal, Neto (1a volta), N. Santos na frente, Paulinho na 2a volta…

É o que é.

O Morita é um óptimo jogador para a rotação e o Bragança estava a ficar cada vez melhor para rotação. Podiam rodar entre eles se tivessem um outro médio de calibre superior a acompanhar e ajudar (neste caso, Ugarte).

Com a lesão, claro, a história é outra e é improvável que regresse ao nível a que estava quando se lesionou.

Não tenho dúvida que aquele Bragança que se lesionou era titular e rendia no Porto (quando até um Eustaquio rende ou um Grujic-Uribe funciona) e não estava no Benfica a um plano inferior a Chiquinho. Aliás há ali jogadores do Benfica que até andaram anos e anos com o Bragança nas Seleções Jovens e não eram melhores, como o Florentino. Quando a dinâmica ajuda e a confiança existe, vai tudo à frente. Vimos isso aliás no ano em que fomos campeões.

Também adorava ter craques em todas as posições, mas nem nós nunca os tivemos, nem os outros nunca os tiveram. Há sempre titulares melhores do que outros mas o Bragança pré-lesão e este Morita davam garantias de não ficar tão abaixo de alguns colegas que prejudicam gravemente o nível da equipa (como acontece com Esgaio e Paulinho).

Chamem-me louco, continuo a dizer que se não sair o Ugarte, atacaria a próxima temporada com Ugarte, Morita, Essugo e Tanlongo, eventualmente o Bragança, mas a ver.

Sou dos que sempre achou que o problema desta temporada foi precisamente o meio campo, a perda daqueles dois leões foi demasiado pesada, mas agora como estão as coisas não sei se seria vantajoso contratar novamente para o miolo.

2 Curtiram

Eu acho que um médio de categoria é fundamental. E que não saia o Ugarte.

Com Bragança e Essugo, seriam 5 jogadores para 2 lugares. Não me parece que isso tape o miúdo, nem acho que a lesão tenha comprometido o cérebro do Bragança, que é a melhor parte do seu jogo.

1 Curtiu

Seis (vindo mais um), não cinco. Falta o Tanlongo nas tuas contas, creio.