Dário Essugo (Empréstimo: GD Chaves)

É uma questão muito difícil, acho que o Mateus volta se incluirmos no lote de opções o Hjulmand, Bragança, Morita e Koba teremos 5 opções para dois lugares.

Diria que o Essugo deveria rodar mais um ano para evoluir, passar jogos atrás de jogos entre a bancada e o banco não será bom para ele.

1 Curtiu

Essa do Oceano já digo há uns anos. Sempre achei que tinha muitas semelhanças, mas com potencial para mais.
Kante ou Essien é que já não me parece :slightly_smiling_face:

A defender é Palhinha; a atacar tem aquilo que o Palha nunca teve e nunca terá: condução de bola em potência e em velocidade. Se reunir esses dois lados não é ser um prodígio naquela posição, não sei o que é.

1 Curtiu

Comentário lateral, apesar de achar q em algumas características a tua afirmação ser verdadeira, na minha opinião o jogador mais Palhinha q temos na Formação hoje é o Arreiol.

Hoje a ver o jogo dele contra o Estoril nos sub 23 além dos atributos defensivos e atléticos impressionou-me a simplicidade com q joga sempre ao primeiro toque.

Ele e o Quenda na próxima temporada precisam de ser os protagonistas da equipa B com objetivo claro de disputar os lugares de promoção para a liga 2, chega de conversas e paninhos quentes, se o Braga está perto de conseguir temos de fazer o mesmo.

Desejavelmente com outra equipa técnica. Pq n os atuais dos sub 23 se n tiverem problemas de habilitações?

Pelo menos diferentes jogadores com eles foram mostrando evolução ao longo da época.

1 Curtiu

A questão original (nem estive envolvido no começo do debate) era que nível de jogo o Essugo poderia atingir e talento. E durante a discussão foi mencionado que tem um potencial para ser um Paulo Sousa e um Redondo. Isto para alguém que cresceu nos anos 90 é uma blasfémia :joy::joy::joy:.

O Essugo é um jogador que como o Palhinha, que eu até acho que é muito subvalorizado, é um 6 daqueles que é muito forte no desarme e tem uma presença em campo intimidante que lhe permite ganhar muitos lances, e foi só nesta perspectiva. Se o Arreiol é mais parecido ou não com o Palhinha não sei, se atingir o nível do Palhinha já é muito bom basta ver as estatísticas que ele tem na Premier league.

1 Curtiu

Qdo falei no Paulo Sousa e Redondo para contrapor com n ser um prodígio foi mais para o defender.

Motivo pelo qual citei o Vidigal, Costinha e Custódio como exemplo para ele, e terminar a carreira como um Costinha n seria vergonha nenhuma para ele, pelo contrário.

1 Curtiu

Eu acho que nos somos permissivos na defesa porque somos uma nodoa nas bolas paradas defensivas. Em lances corridos nao sei se estamos assim tao diferentes das outras epocas.

coitado… do Essugo. :joy:

Na forma de jogar, claro. :smile:

huuum… não melhorou! :upside_down_face:

Eu, o ‘culto’ ao Oceano ainda consigo perceber. Naqueles loucos anos 90, em quem quem dominava eram os italianos e o seu famoso catenaccio, ter ali um brutamontes no meio campo a não jogar nem deixar jogar, era essencial. Para além disso, o Oceano sempre foi bom rapaz, capitão, e não era propriamente um calhau com pernas.

Agora o Vidigal… Eu era muito novo, na altura de ambos. Mas agora gosto de ir rever coisas do passado. O Vidigal era só pavoroso… Belo barrete que enfiámos aos… Italianos.

1 Curtiu

O Vidigal cá era força e desarme, nada mais. Aprendeu a jogar em Itália. Teve lá umas aulas de como se posicionar que foi obra. E aprendeu.


Eu tinha enorme respeito pelo Oceano. Só a figura dele a aquecer era do caraças. Confesso que em bola no pé, não era fã. Também não sou fã do Essugo pelo mesmo motivo (não tenho visto os último jogos dele, mas duvido que se tenha transformado tanto).

Já ouvi dizer que o rapaz agora enche mais o campo. Espero que sim.

Agora, comparar com o Paulo Sousa é que não lembra.

3 Curtiram

O Vidigal marca este golo, num jogo em que levámos um amasso em casa do Campomaiorense.

Como é que ganhámos este campeonato? Deus me livre…

1 Curtiu

Pavoroso é exagerado, foi super importante nesse título. Desarmava género Marco Aurélio e aguentava mocada como poucos.

Comparar Oceano ou Vidigal c Paulo Sousa isso sim é pavoroso

Acho que nesta segunda volta aprendemos a controlar melhor o adversário, com uma posse de bola mais controlada/ planeada para não dar contra ataques. Em relação aos motivos dos golos sofridos o guarda-redes não foi um elemento superlativo que ajudasse a baixar a média de golos, um remate bem feito normalmente dava golo e como escreves e bem as bolas paradas têm sido um pesadelo.

1 Curtiu

carai’ equipamentos larguinhos!!! :joy:
o Nuno Santos deve ter um enfarte a ver isso!
já o Grealish morria na hora, se fosse obrigado a vestir assim.

1 Curtiu

Faz uma grande temporada aqui em 99/2000 na linha do trinco q roubava a bola e entregava logo ao colega q estava mais ao lado q conduzir com ela n era para ele.

Formação no Elvas, n há milagres. E já q se fala no Oceano esse eu conheci o irmão q trabalhava numa oficina lá em Almada e é outro q começou a carreira mesmo lá em baixo.

Mas também dizer q regressou mais jogador depois dos 3 anos na Real Sociedad do Toschak, por algum motivo até era um jogador apreciado na liga espanhola.

Esse além de jogar a médio se fosse preciso jogava a central ou lateral direito com rendimento.

E até a GR jogou nas Antas numa daquelas finais de Supertaca inenarráveis em q havia sempre alguém expulso lá.

Quem dera ao Essugo fazer uma carreira como o Oceano, e se só chegar a Vidigal já é mais q a grande maioria dos profissionais.

Isso do Paulo Sousa é só mesmo para as hipérboles.

1 Curtiu

Lembro me de uma polémica grande com o Vidigal a propósito de uma expulsão, julgo q foi num jogo europeu frente ao Bolonha.
Ele aqui nunca foi consensual, foi mais feliz em Itália.

1 Curtiu

Só nesse vídeo, 3 penalties claros, um para o Campo Maior, dois para nós.

Onde estava o VAR? Conceição, anda cá ver isto!

1 Curtiu

Simões de Almeida Vice Presidente responsabilizou diretamente o Vidigal por essa eliminação. Ah se fosse o Bruno de Carvalho!!