Custódio é o capitão

O Ricardo não pode ser…

Um capitão tem que ter voz de comando e não voz de cana rachada. :mrgreen:

Numa coisa estamos de acordo, para ser Capitão não basta ser o mais antigo do grupo porque se fosse assim a braçadeira era do Carlos Martins, mas também não é chegar hoje e amanhã já se passou por cima de toda a gente.

Já essa do Capitão ter de ser um titular de caras parece-me um equivoco, por isso mesmo é que hoje não há apenas um Capitão mas três ou quatro, o grande numero de jogos a disputar e a consequente maior competitividade dentro dos planteis a isso obriga.

Finalmente não me parece que a opinião dos adeptos seja importante para a escolha do Capitão, se fossemos por aí raramente se conseguia um consenso, o Capitão tem de ter aceitação é dentro do grupo e a confiança do treinador, por isso é que eu acho esquisito que o nome do Custódio seja contestado pois não me parece que ninguém aqui tenha dados que permitam contestar essa escolha duma forma sustentada. A contestação nasce de alguma antipatia pela sua forma de jogar em simultâneo com aquela treta de que há um grupo de protegidos cuja cabeça pensante é o malvado do Cáca

Era previsivel.

Mas tambem queriam o Ricardo para capitão? Como é que ele passava as mensagens para o resto da equipa ou como é que as recebia do treinador?

Moutinho a capitão é que era :smiley:

Caneira? Estarei a ler bem? :shock: :roll:

Nunca alguém que fez o que ele fez pode ser capitão do Sporting. NUNCA!! :arrow:

Caso se confirme a nomeação de Custódio como novo capitão digo que se fosse à cinco anos atrás diria que estariam a brincar comigo, mas olhando à actualidade, era claramente previsível que assim acontecesse. Mas claro, em primeiro lugar vou esperar pela confirmação oficial.

Paulo Bento escolheu, está escolhido. Tudo o resto são opiniões especulativas. Ninguém melhor que o PB conhece o carácter dos seus jogadores.

Atenção: Não confundir a qualidade do jogador (variavel consoante a opiniao de cada um) com as caracteristicas/aptidões para se ser capitão! Mesmo que seja Custódio eleito o capitão, isso não obriga necessariamente que tenha de ser titular :S

Atenção k isto é noticia do pasquim II por exemplo o jogo diz k o Capitão vai ser o Ricardo… E eu acredito bem mais na segunda opção…

Acredito k vai ser por esta ordem
Ricardo
Caneira
Polga
Custódio

Entre Ricardo, Carlos Martins e Custódio acho este último a escolha acertada.

Pelo tempo que se apresenta ao serviço da equipa princípal do SPORTING acho que devia ser o seleccionado para capitão por uma questão de respeito.
1º Custódio [Devido ao tempo que se apresenta na equipa e por ser da casa].
2º Carlos Martins [Leão 25h por dia]
3º Ricardo [3 anos no clube…]

3º Ricardo [3 anos no clube...]

e lampião desde pequenino… :twisted: :twisted:

Em minha opinião um Capitão, tem entre outras caracteristicas, de ter uma postura agressiva dentro do campo, no bom sentido claro, uma agressividade que imponha respeito aos adversários e mesmo aos arbitros, e até hoje não revejo esse perfil no Custódio, espero que a ser verdade ele mude de posicionamento.
O unico que talvez pudesse fazer esse papel seria o C.Martins, mas também teria de rever muitas posições.

Sobre este tópico do capitão, e ressalvada a veracidade da notícia, temos de enfrentar a grande realidade: não há actualmente um elemento no plantel que tenha o perfil de capitão, se tomarmos pelo copnceito de capitão as duas premissas de maior peso numa decisão destas, independentemente do método ser a nomeação pelo treinador ou a votação no balneário: a liderança por via do carisma (e a presença dominante no campo) e a classe intrínseca como atleta.

Relativamente a Custódio, e com base nos parâmetros enunciados há aqui uma série de equívocos que convém clarificar:

• Manifestamente não há neste jovem a suficiente dose de carisma, nem qualidade como jogador que possam recomendar um profissional absolutamente mediano para as funções de capitão do Sporting. Isto é, se estamos a medir Sporting pela bitola que acho exigível e implementável numa equipa que quer honrar os seus pergaminhos.

• Depois, porque Custódio, ao contrário do que é afirmado, não é produto das escolas do Sporting, mas sim resultado do negócio efectuado com o Guimarães relativo à cedência definitiva de Nuno Assis.

• Um verdadeiro capitão terá de, em princípio, ser um desalinhado com o poder vigente. Como lídimo representante do grupo, muitas vezes a sua voz poderá ter que ser discordante numa salutar troca de pontos de vista entre as chefias e o grupo. Ora, e ao contrário da tese da embirração sustentada pelo Tó-mané, parece-me não haver dúvidas que os motivos da não recomendação de Custódio para a difícil tarefa de capitão reside (para além, claro, da mediocridade como jogador embora possa ser um factor subjectivo de avaliação) no facto de ser visto como um subalterno do “grupo dominante” que, por estar demasiado enfeudado à lógica reinante não recolhe simpatias de muitos do grupo, especialmente depois da “cena” dos bufardos com o Beto, que foi muito mal contada e distorcida em desfavor de Beto.

• Por último, mas não menos importante, não penso que alguém visto dentro do balneário como mensageiro (leia-se “bufo”) de uma facção, transportando as notícias e empolando os focos de tensão interna possa, alguma vez, preencher a função de apaziguador.

O único jogador com perfil para ser capitão chama-se João Moutinho. E não me venham com a treta do “ah!, e tal mas ele só tem 19 anos, é muito novinho blá blá blá…”. O Atlético de Madrid não teve grandes problemas em dar a braçadeira de capitão ao Fernando Torres aos 18 ou aos 19 anos…

Porque é que a idade tem de ser factor determinante? Porque é que não há-de ser ao invés a personalidade?

O único jogador com perfil para ser capitão chama-se João Moutinho. E não me venham com a treta do "ah!, e tal mas ele só tem 19 anos, é muito novinho blá blá blá...". O Atlético de Madrid não teve grandes problemas em dar a braçadeira de capitão ao Fernando Torres aos 18 ou aos 19 anos...

Porque é que a idade tem de ser factor determinante? Porque é que não há-de ser ao invés a personalidade?

A situação que levou Torres a capitão do Atlético é semelhante à actual do Sporting, ou seja, a inexistência de alguém com carisma suficiente no plantel depois de desaparecidas as grandes figuras de referência da equipa.
A solução de nomeação de capitães de equipa aos 19 anos é, a meu ver, uma medida de recurso, embora possível. Como compreenderás, e eu tive essa experiência num desporto onde a figura do capitão de equipa é ainda mais importante do que no futebol, é difícil um miúdo de 19 anos impor-se perante marmanjos de 30 especialmente no capítulo da sua representatividade como grupo.
Mas, concordo contigo que este é um problema que vamos ter de enfrentar no futuro como equipa que não tem condições monetárias para segurar os talentos da sua Academia ficando a posição do “velho capitão” resumida a jogadores medianos que vão ficando e sobem por antiguidade. A alternativa é uma grande rotatividade da posição, de acordo com os melhores perfis encontrados no momento, o que leva, em última análise, a uma mudança de capitão em cada nova época.

O Ricardo não pode ser...

Um capitão tem que ter voz de comando e não voz de cana rachada. :mrgreen:

:twisted: 8) :mrgreen:

Todos nós gostamos do Moutinho, da sua humildade e dedicação, mas não me parece que neste momento seja um lider.

Precisamos de alguém com experiência e que seja uma voz de comando.´

Se o Caneira ficar no Sporting. Penso que seria a melhor solução para Capitão. Parece-me ter um perfil de lider e de ser respeitado por todos os companheiros.

3º Ricardo [3 anos no clube...]

e lampião desde pequenino… :twisted: :twisted:

O gajo mudou pá. :lol:

Concordo em absoluto. Antes de mais, é uma questão de carácter. Iremos ter um capitão que é adepto dos “grupinhos”…

O único jogador com perfil para ser capitão chama-se João Moutinho. E não me venham com a treta do "ah!, e tal mas ele só tem 19 anos, é muito novinho blá blá blá...". O Atlético de Madrid não teve grandes problemas em dar a braçadeira de capitão ao Fernando Torres aos 18 ou aos 19 anos...

Custódio capitão?

……………………………………………………………………………
…………………………,-~¯lllllll~,……………………………………
……………………,-~lllllllllllllllllllllllllll¯-,………………………………
………………,-~llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll-,…………………………….
……………,-llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll.\……………………………
………….;
lllllllllllllllllllllllllll,-~*~-,llllllllllllllllllll\………………………….. …………..\lllllllllllllllllllllllllll/………\;;;;llllllllllll,-~-,………………………
……………\lllllllllllllllllllll,-…………~-~-,…(.(¯,,…………………….. …………….\llllllllllll,-~*…………………)_-\..*;…)…………………….
………………,-
¯,*)…………,-~~.………….../…………………….. ……………...|/.../…/~,…...-~*,-~*;……………./.\………………………
………………/…/…/…/…,-,…
~,.*~*…………….*...\…………………… …………….|.../…/…/.*………………………)….)¯~,……………... …………….|./…/…./…….)……,.)~-,…………/….|…)…~-,…………. ……………/./.../…,*-,……-,…*….,—……\…./……/…|………¯```~-,
……………(……….)*~-,…..,-~*.,-*……|…/.…/…/…………\…….. …………….*-,…….-,…~,..``.,,,-*……….|.,*...,*…|…………..\…….. ……………….*,………-,…)-,……………,-...,-*….(-,…………\…….
………f-,………-,/…
-,
_,-~….,-……|…`-,……….\………

Recuperando este magnífico tópico, também tenho de concordar que é difícil encontrar pior que Custódio no actual plantel para fazer de capitão (embora não seja difícil encontrar igualmente mau). Primeiro seria Moutinho, depois Ricardo, e depois… Tello.

Acho que o Liedson já merecia, mas isso sou só eu que penso que ele é o unico que corre por todos.