Curso de Formação Inicial de Maquinistas

Existirá por aqui algum conhecedor dos meandros da profissão de Maquinista…

Isto porque, estive a ver e pareceu-me que poderia, eventualmente, ser uma hipótese a considerar.

Sucede que, de facto e após algumas pesquisas, só encontrei o Curso de Formação Inicial de Maquinistas ministrado pela FERNAVE (com 3 edições - 2012, 2013 e 2016).

O que pergunto é se sabem como se pode tirar a carta de condução de Maquinista? Só é possível com a frequência desse curso da FERNAVE (o valor do mesmo penso que seja aproximadamente 10.000,00€)? Ou posso fazer o curso através da CP ou do Metropolitano de Lisboa (ML) ou do Porto sem custos e ficar igualmente com a carta de condução de maquinista?

Quando fico com carta de condução de maquinista significa que tanto posso sê-lo na CP como no Metro, certo?

Agradeço por antecipação a quem me vier a elucidar/ajudar! Isto vale também para aqueles que possam contribuir para me desmotivar desta ideia com a partilha de testemunhos reais da própria experiência ou de experiências que têm conhecimento por ouvir dizer ou porque tem conhecimento directo :great: