Curriculum Vitae - Europass ou não?

Boas,

Fazer um Curriculum Vitae em formato Europass é ou não bom? Já ouvi duas versões completamente distintas: os que dizem que é o melhor para se conseguir uma entrevista, uma vez que é um modelo mais “universal” e que foca nos aspectos essenciais do curriculo de uma pessoa e aqueles que defendem que o CV Europass “não presta”, que é preferível a pessoa criar um CV e dar-lhe o seu cunho pessoal (revela maior criatividade) e acaba até por ter mais espaço para escrever, uma vez que o Europass tem aquela formação em que não se ocupa a página toda com o texto.

Opiniões? Experiências pessoais?

Creio, com absoluta inexperiência no assunto, que dependerá sempre do tipo de funções a que te candidatares, e no tipo de empresa a que te candidatas.

Há algumas onde esse toque pessoal e a criatividade é essencial, há outras onde a discrição e a credibilidade são mais importantes.

Depende muito para o que é que te estás a candidatar.

Falo por experiência própria e não tanto por estar na área de Recursos Humanos, mas a maioria dos meus amigos que anda à procura de emprego tem tido mais sucesso a ser chamado para entrevistas quando não tem currículo Europass.

Podes basear-te em alguns aspectos do mesmo, mas não aconselho (isto sempre dependente para onde o vás enviar) que o sigas completamente à risca.

Eu adoptei o modelo de Stanford, que é bastante mais simples e tem a informação toda numa página apenas. :great:

Eu tenho os dois tipos. So envio em formato europass quando a entidade assim o exige. Um CV de 1/2 folhas criado por nós tem bastante mais impacto. É so a opinião de alguém que tem mestrado em Gestão de RH.

Eu acabei o curso de Cardiopneumologia. Para quem não sabe faço parte do grupo dos Tecnicos de Diagnóstico e Terapêutica. Posso trabalhar em hospitais, centros de saúde, centros de medicina desportiva…

Há empresas que pedem o CV Europass.

Mas o Currículo “á moda antiga” sem muita “mariquice” colocando lá só o essencial e importante, o resto na entrevista caso sejas selecionado logo falam, é o melhor melhor currículo e não deve ter mais de 2 páginas máximo 3 para mim o ideal é 1 página "como este por exemplo [url]http://expressoemprego.pt/carreiras/gestao/exemplos-de-cv/3560[/url] ou este [url]http://expressoemprego.pt/carreiras/gestao/cv-cronologico/3562[/url]"nessa página cabe quase tudo para quem anda a procura de emprego.

Depois tens agora uns Bastante á frente, basta ser diferente, mas também não se adequam a todos as candidaturas de trabalho, mas até podem valer um emprego haja criatividade. aqui estão alguns exemplos [url]http://blog.alertaemprego.pt/8-cvs-criativos-made-in-portugal/[/url]

Há e não esquecer o www.linkedin.com.

Ainda há umas semanas falei sobre isto no tópico das perguntas.

Optei por comprar um modelo (custou-me cerca de 3€). Ficou excelente e permite alterar em Word e em mais 3 ou 4 formatos.
De qualquer maneira possuo há algum tempo uma versão da EuroPass.

Quando não é exigido, envio sempre o meu. Possui apenas uma página e contempla toda a informação necessária.

A única vez que tive de fazer um preferi usar um método original mas simples e straight to the point.

Faz um simples sem corzinhas e sem brilhantina.

short and simple

Compraste um como assim?!! Explica lá isso por favor…

SL

http://graphicriver.net/tags/curriculum%20vitae

Tens aí uma quantidade considerável de Layouts pagos. Eles mandam-te o layout em ficheiro para transferência quando receberem o pagamento. Simplesmente preenches com os teus dados e alteras as tabelas/gráficos que pretenderes. Consoante o tipo de CV que escolhes, existem bastantes formatos para editares. Eu optei por um que incluisse Word pois não tou a vontade em programas da Adobe. :great:

Para quem trabalha com LaTeX deixo aqui dois links com imensos templates. Eu uso um deles com algumas alterações.

[url]LaTeX Templates - The Best Source of Free Quality LaTeX Templates
[url]https://www.sharelatex.com/templates/cv-or-resume[/url]

Thanks!! :great:

Já não ouvia falar de LaTeX desde o trabalho final de curso há…18 anos.