Curiosidade - Bodas de oura da LC

Do site da Uefa:

UEFA is marking 50 years of the European Champion Clubs’ Cup Lisbon thriller heralds golden age.

The story whose latest thrilling chapter concluded in Istanbul last May began 50 years ago this weekend.
The first-ever match in the European Champion Clubs’ Cup (now the UEFA Champions League) was played on 4 September 1955. Lisbon’s Estádio Nacional was the setting, Sporting Clube de Portugal and FK Partizan of Belgrade the teams in opposition, and appropriately enough, the final score was 3-3.

The two sides were among 16 teams to sign up for the European inter-club championship, conceived by Gabriel Hanot, editor of French sports daily L’Equipe, and adopted by the newly-founded European football union, UEFA. Rather like today, when the old knockout tournament between Europe’s champions has morphed into a televised league of the continent’s élite clubs, the entrants included some teams that were not exactly their countries’ finest.

Sporting and Partizan were among that number, with RSC Anderlecht, AGF Århus, Djurgårdens IF, AC Milan, Real Madrid CF, Stade de Reims Champagne and SC Rot-Weiss Essen the seven title-holding sides from the 16 contestants. Sporting, Portuguese league winners in 1953/54 and still-reigning champions when the draw was made, were to finish third in 1955, while Partizan were only fifth-best in Yugoslavia in 1954/55.

Nonetheless, this first of eight first-round first-leg ties made fine viewing for the 30,000 spectators in Lisbon. Given the cast list, the show was bound to be good. Sporting boasted the prolific forward line of Jesus Correia, Manuel Vasques, Fernando Peyroteo, José Travassos and Albano Pereira, aka the ‘Five Violins’; the visitors included midfielders Branko Zebec and Milos Milutinovic along with star strikers Stjepan Bobek and Marko Valok.

Despite the windy conditions, João Martins gave Sporting an early lead which Milutinovic erased on the stroke of half-time. The latter player then put Partizan ahead on 50 minutes, before a sequence of three goals in 15 minutes. Quim equalised for Sporting, Bobek restored the away team’s advantage, but Martins restored parity 12 minutes from time.

As coisas que se aprendem com a internet. :wink:

Cultura geral Sportinguista!

Saber que o Sporting foi um dos participantes no 1o jogo de sempre da- saudadosa- Liga dos Campeôes é um daqueles factos obrigatorios.

p.s.: eu tb nâo sabia até à pouco tempo :shock:

por acaso nao sabia :oops:

isso deveria era estar na cabina , para alguns meninos verem a cor que representam…
esses senhores , alguns iam de barco e camioneta para o treino e alguns deles depois de um dia de trabalho…

pois…a musica era outra…

isso deveria era estar na cabina , para alguns meninos verem a cor que representam.... esses senhores , alguns iam de barco e camioneta para o treino e alguns deles depois de um dia de trabalho...

pois…a musica era outra…

Nada a acrescentar.

Quanto ao facto histórico já o sabia. Porém, não deixa de ser interessante do ponto de vista sociológico que todos os pasquins, revistins e tvtins deste País ignorem esse facto…

Para eles tudo começou quando o emblema da galinha, 70% devido a um jogador raptado apreciador de tremoços, apareceu nas finais …

Para eles tudo começou quando o emblema da galinha, 70% devido a um jogador raptado apreciador de tremoços, apareceu nas finais ...

Isso é outro mito. A 1ª taça deles foi ganha sem o tremoços.

1º jogo de sempre na CL

Record de goleada nas competiçoes Europeias

Maior goleada de sempre imposta ao Man Utd na Europa.

É de cartilha, e como alguem disse devia estar nas cabines…

Alemid está certo, no 3-2 com o barça os lamps ainda nao tinham o raptado.

Eu não sabia desta historia, e descobri-a por acaso ao consultar o site da UEFA e resolvi colocá-la no forum.

Acho que o Sporting, devia dar mais enfase a estes factos, e à sua brilhante historia.

Os cinco violinos, foram do que melhor de viu naquele tempo na Europa.
Pena é que quando eles estavam no seu auge, não existiam competições Europeias tal como as conhecemos hoje.
Por exemplo o Travassos foi o primeiro jogador português a ser convocado para representar a selecção da Europa, numa partida realizada em Belfast contra a Grã-Bretanha. A partir desta altura passou a ser conhecido por «Zé da Europa».

Jesus Correia, Manuel Vasques, Fernando Peyroteo, José Travassos e Albano Pereira, fizeram tanto pelo Futebol Portugues como o Eusebio.

Eu não sabia desta historia, e descobri-a por acaso ao consultar o site da UEFA e resolvi colocá-la no forum.

Acho que o Sporting, devia dar mais enfase a estes factos, e à sua brilhante historia.

Os cinco violinos, foram do que melhor de viu naquele tempo na Europa.
Pena é que quando eles estavam no seu auge, não existiam competições Europeias tal como as conhecemos hoje.
Por exemplo o Travassos foi o primeiro jogador português a ser convocado para representar a selecção da Europa, numa partida realizada em Belfast contra a Grã-Bretanha. A partir desta altura passou a ser conhecido por «Zé da Europa».

Jesus Correia, Manuel Vasques, Fernando Peyroteo, José Travassos e Albano Pereira, fizeram tanto pelo Futebol Portugues como o Eusebio.

Aqui tens » http://www.sporting.pt/Info/Futebol/Historico/Info_FutHist5ViolinosTravassos.asp

[b]Sporting boasted the prolific forward line of Jesus Correia, Manuel Vasques, Fernando Peyroteo, José Travassos and Albano Pereira, aka the 'Five Violins'[/b]

Alguém na Uefa não fez o TPC. Albano e Jesus Correia deixaram de jogar em 1953 e Peyroteo já havia abandonado os relvados em 1949.

De acordo com o Almanaque, o onze inicial foi: Carlos Gomes; Caldeira e Galaz; Barros, Passos e Juca; Hugo, Vasques, Martins, Travassos e Quim.

De acordo com o Almanaque...

Já tenho visto aqui no foram algumas referencias a este almanaque.

Alguem me pode dizer a que almanaque se referem e onde o posso comprar.

Fico agradecido.

Fico agradecido.

Qualquer livraria digna desse nome tem o Almanaque à venda…

Ok. Mas como se chama, Alamanaque do Sporting ?

Ok. Mas como se chama, Alamanaque do Sporting ?

Yep bull’s eye buddy! :lol:

Fico agradecido.

http://www.sporting.pt/Loja/CategoryProducts/CategoryProducts20SCP.asp

Obrigado. :wink:

Vou comprar !

Fico agradecido.

Qualquer livraria digna desse nome tem o Almanaque à venda…

Acho que também está à venda na nossa loja, estive a folhear mas depois vi que só tinha até há 2 épocas atrás.

A edição de hoje do pasquim traz um especial sobre este facto. Confesso que fiquei admirada… :shock: :?

E foi agora actualizado no nosso site com a referência a essa efeméride 8)

http://www.sporting.pt/Clube/Centenario/Centenario_efemeride.asp