Cristiano Ronaldo - Parte 2

Dito pelo tipo que diz que um jogador é overrated quando vai terminar a carreira a bater nos 1000 golos, umas 500 assistências, uns 50 títulos coletivos, um número infindável de prémios individuais, fora tudo o que resto que nem vou perder tempo a discutir..

Já sei, já sei .É protegido, levado às costas, etc etc. Não vale a pena continuarmos a discutir, amigo.

Mas o Messi, nao passa de hype…

Ninguem disse que e mau jogador, isso seria ma vontade. Agora mete-lo ao mesmo nivel de Maradona, Pelé, CR7, Ronaldo fenomeno, etc.. Nao faz sentido, e näo, näo viste Maradona jogar, essa é a realidade e não tens culpa disso, és mais novo, se tivesses visto jamais escreverias o que escreveste. Pergunta aos argentinos quem é o melhor de sempre, simples…

Foda-se…

Nunca vou entender qual é a necessidade…

4 Curtiram

Tu viste o Pele?

Eu não teria assim tantas certezas, sobretudo agora, que o Messi já ganhou tudo o que havia para ganhar pela seleção.

E mais. Isso do “que é que este ou aquele prefere”, vale o que vale. Também tens imensos parolos aqui em Portugal que ainda dizem que o Inzé é melhor que o Cristiano (e não estou a dizer que a relação entre Messi/Maradona e Inzé/Cristiano é parecida, antes que venham com histórias).

Eu arrisco-me a dizer que a grande parte desse tipo de “sondagens” de quem foi o melhor (não só entre Messi e Maradona..) vão dar quase como resposta o Messi, mas, como te disse, isso vale bola para mim (mesmo que vá de encontro ao que eu acho).

A partir do momento que um jogador como o Messi é hype para ti, nem vale a pena insistir mais.

Claro que não, alguém que tenha a coragem para dizer isso, das duas uma, ou não gosta de futebol ou não o percebe minimamente.

Quanto ao Maradona, o pessoal confunde as más opções fora de campo com aquilo que ele era lá dentro. Um jogador como ele ia sempre adaptar-se porque apesar de ser baixo (não confundir com frágil…) era rápido a decidir, ágil e tinha uma mentalidade competitiva ao nível dos melhores, ele era um vencedor, um líder dentro de campo, fazia todos os outros serem melhores.

Eu colocarei sempre o Maradona um degrau acima do Messi, o Messi nunca foi para uma equipa sem titulos levá-la ao colo em dois títulos, e logo numa das melhores ligas do mundo onde havia juves e milans, o Messi não foi nem de perto nem de longe tão relevante no titulo mundial de seleções como Maradona foi, enfim, outros tempos, outros futebois, não há comparação que se possa fazer, cada um é livre de ter a sua opinião, a sua preferência, para mim Maradona estará sempre acima.

Ou melhor: o que é que o Messi fez fora do Barça?!?

Também foi campeão no PSG, mas isso quase nem conta, qualquer pino é campeão no PSG.

Porque é que isto tem de ser uma “guerra” Messi vs Ronaldo? Não podem simplesmente reconhecer os dois como dos melhores da história? (cada um com as suas valências)

1 Curtiu

Messi está acima de todos esses como jogador de futebol.

Como símbolo pop ou ídolo do povo, está abaixo.

1 Curtiu

Eu a guerra Messi - Ronaldo dou de barato porque foram 2 monstros a jogar na mesma altura. É normal haver comparações.

Chateia-me mais ter de haver um GOAT, um NUMERO 1. Acho muito mais injusta essa discussão, foram todos bons, cada uma á sua maneira. Nunca haverá só um nº 1 goat of the goats

2 Curtiram

Se quiserem rever o mundial de Maradona

4 Curtiram

Não está. E o não ter feito nada de especial em França isso demonstra. Se calhar até os próprios adeptos do PSG elegerão outro jogador como o seu preferido da história, quanto mais os argentinos…

Mas como já foi dito, “o Melhor de sempre”, entre um top 5 que se pode nomear, é subjectivo. Para uma maioria Maradona será inclusive superior a Messi, e Cristiano é mais completo e melhor que esses dois… Relativo.

Não vou perpetuar a discussão, não leva a lado nenhum. Mas há coisas que merecem ser desmistificadas.

Cristiano é o mais INcompleto, por muito que se bata sempre nessa tecla. Só é o mais completo se estivermos a falar de recursos de finalização. Mas isso é apenas uma percentagem do todo que é um jogador.

Quase tudo o que o Messi tem a nível GOD em termos mentais (tomada de decisão doutro planeta, leitura de jogo, domínio e noção do espaço, timings, etc.), o Ronaldo é razoável.

Em termos de vantagens físicas, a maior parte do que um tem, o outro não tem, e vice-versa. Acabam por se equivaler sendo muito diferentes. Isto molda muito o tipo de jogo de ambos também, obviamente.

Nos aspetos técnicos, o Ronaldo só deve ter um remate mais forte e uma técnica de cabeceamento melhores. Em tudo o resto, o Messi está vários furos acima, em qualquer momento da carreira dos 2. Até na marcação de livres, por exemplo, que foi a certa altura uma trademark do Ronaldo, mais pela abertura das pernas do que pela qualidade de execução.

5 Curtiram

Pura e simplesmente, e por mais que tentes dizer o contrário, isso não é verdade.

E a prova viu-se em Manchester. Cristiano Ronaldo, como aparentemente todos menos tu sabem, começou por ser um extremo, fazendo valer da sua velocidade, habilidade, drible, visão de jogo, passe… e com a mudança para Madrid e com o avançar da idade e transformação física (mais pesado e musculado) foi aprimorando questões como profundidade, posicionamento, jogo de cabeça, meia distância e finalização.

Cristiano Ronaldo, e não sou eu que o digo, são alguns dos mellhores (outros jogadores) o dizem, é dos jogadores mais completos (costuma-se nomear Pelé, eu falo melhor de Ronaldo porque o vi, óbvio) da modalidade.

Há mais atributos em que Ronaldo é notoriamente melhor que Messi… Por exemplo, Ronaldo é igualmente letal em remate/meia distância com a perna menos forte (esquerda)…

O que dizes pura e simplesmente não é verdade.

1 Curtiu

Tudo o que Ronaldo tinha tecnicamente como extremo era, ainda assim, menos do que o que o Messi tinha. É só isto.

E sim, usava melhor a esquerda. Era mais completo em RECURSOS DE FINALIZAÇÃO.

Vamos ter concordar em discordar, está tudo bem.

Não, não era.

Ronaldo em habilidade era semelhante a Messi, sendo que Ronaldo era mais veloz. Messi tinha uma técnica mais refinada que Ronaldo (é óbvio, o argentino é bastante talentoso, dos melhores de sempre, embora não tanto como Maradona por exemplo), e as vantagens próprias de quem tem um centro de gravidade mais baixo, podendo variar e fazer mudanças de direcção com bastante mais naturalidade e tinha melhor acerto no passe longo (mais dotado para médio/playmaker)…

Ronaldo, excepto esses aspectos, sempre foi mais completo que Messi. E, na minha opinião, melhor que Messi. E a carreira de Ronaldo fala por si.

1 Curtiu

Centro de gravidade, tipo de drible e tipo de condução de bola. O Messi tinha um tipo de condução de bola mais próximo do pé e do corpo. Pelo facto de ter um centro de gravidade mais baixo, por ter uma condução de bola muito próxima do corpo, tornava-se muito difícil tirar-lhe a bola. O Ronaldo, mesmo em Manchester, tinha uma condução de bola mais distante de si, muitas vezes dependente de outro tipo de drible. Isso ainda se notou em Madrid.

Aliás, há quem diga que um dos problemas do Ronaldo foi de lesão, que o levou a alterar substancialmente algumas movimentações e que mesmo a musculatura foi alterada para proteger e garantir alguma longevidade.

1 Curtiu

Não concordo. São opiniões eu sei. Mas para mim o CR7 foi o jogador mais completo da história. Podem dar as voltas que quiserem mas as estatísticas e os prémios colectivos e individuais dizem tudo. No auge era forte no drible, forte na velocidade, forte no jogo aéreo, forte a finalizar com ambos os pés, forte nas bolas paradas, forte na mentalidade e forte na longevidade.

Conseguiu reinventar-se da sua posição de origem e até ai conseguiu ser mais forte do que outros com a capacidade de readaptação.

Por mais que goste de Messi e do Maradona. São monstros do futebol mas nunca poderão ser qualificados como jogadores mais completos que o CR7. Se na qualidade técnica e drible mais refinado bem como visão de jogo e passe são melhores em tudo o resto o CR7 é melhor. Velocidade, pé direito, mentalidade, capacidade fisica e jogo aéreo.

Como disse anteriormente, estes 3 juntamente com o Pelé devem estar num best Top 5 de sempre. Nem sequer vou discutir lugares. Apenas digo que o CR7 foi o mais completo e o Maradona acima do Messi.

2 Curtiram

955

1 Curtiu