Crise dos 11 metros

6 EM 13 PENÁLTIS FALHADOS

O jogo com o Belenenses acentuou um facto que se vinha tornando cada vez mais evidente em Alvalade: a dificuldade na concretização de grandes penalidades. Desde que a 23 de Outubro de 2005 Paulo Bento efectuou o primeiro jogo oficial como técnico do Sporting, em Barcelos, diante do Gil Vicente, os leões só conseguiram concretizar sete das 13 grandes penalidades de que beneficiaram na Liga.

No domingo, Moutinho seguiu as pisadas de Liedson, que havia falhado a última grande penalidade do Sporting, a 14 de Maio, em Coimbra, no triunfo (2-0) sobre a Académica. O marcador oficial desta temporada permitiu a defesa de Marco, trazendo à memória a grande penalidade falhada (Vítor Baía susteve o remate do agora capitão leonino) no desempate com o FC Porto relativo às meias-finais da Taça de Portugal de 2005/06 em jogo disputado no Estádio do Dragão.

A eficácia do clube de Alvalade neste particular deixa muito a desejar quando confrontado com os rivais directos na luta pelo título. No mesmo período, o Benfica, por exemplo, não falhou nenhuma das 13 grandes penalidades de que beneficiou – Simão desperdiçou um penálti na derrota com o Gil Vicente na Luz (0-2) um pouco antes de Paulo Bento entrar em Alvalade –, registando, assim, uma eficácia de 100 por cento, enquanto o FC Porto só errou um dos nove castigos máximos de que dispôs, o equivalente a 89 por cento de concretização.

Números bastante acima dos 53,8 por cento registados pelos leões. O conjunto de Paulo Bento falhou quatro dos últimos sete pontapés dos 11 metros, mas curiosamente venceu todos os jogos em que isso sucedeu. O mesmo não se verificou na recepção ao E. Amadora, que a 9 de Dezembro de 05 infligiu a primeira derrota da “era Paulo Bento” num desafio em que Liedson desperdiçou um penálti aos 90’+2.

Acho que já tiravam algum tempo de treino para aperfeiçoar este tipo de lance :inde:

processo mal gerido.

Pipi é especialista neste tipo de lances, deveria ser o eleito.

Muito mal gerido mesmo, o P. Bento, enfim não deve ter olhos nos treinos e nos jogos, o João Moutinho sempre marcou mal …

Sempre tivemos gente a falhar penaltys, Sá Pinto, Liedson, casos mais recentes!

Eu apostava no Ronny, Romagnoli, Vukcevic ou Derlei. Mas o teimosia do P. Bento, cega-o completamente, tem muitas virtudes mas, muitos defeitos também, que vai corringindo! Mas fico f0did0 com estas merdas que toda a gente vê e ele insiste em fazer m€rda!

:wall:

Por falar em penalty, viram o penalty do Cardozo?? Muito bem marcado… Temos que o ir buscar! :wink:

Sim foi bem marcado, mas não percebo a ultima parte ???

Quem é o cardozo?

o derlei marcava os penaltys no porto…
por mim era ele o oficial marcador…

mas agora ate terem tomates para tirarem ao moutinho isto…

É o único jogador que tenho pena que o Sporting não o tenha ido buscar… É, sem sombra de duvidas, o melhor ponta de lança em Portugal, após o Liedson.

Por 9 milhões de Euros por apenas 80% do passe, não o queria eu. Com esse dinheiro conseguia-se igual ou melhor.

Não vale a pena malhar no João Moutinho porque ele sempre teve muita frieza a marcar penalties, e sempre marcou tanto no Sporting como nas selecções. Este foi o primeiro penalty que ele falhou.

Ou não, o penalty que ele falhou no Dragão, custou bem caro! :wink:

Sim 9 milhoes por 1 molenga que so joga com 1 pé, é muito!

Acho que esta pressão histórica de penaltys não marcados recentemente vai sempre pesar nos ombros (nas pernas) do próximo que tiver essa oportunidade, ainda mais de for um repetente (Moutinho, Liedson,…)

A mudança às vezes faz bem, principalmente quando se trata de um mero penalty que no entanto pode significar uma vitória: Romagnoli, Derlei ou Miguel Veloso

Vukcevic, pelo facto de ser um jogador frio e não tremer nos momentos de maior pressão.
Derlei também não seria má escolha pela experiência, bate forte com determinação e confiança…

Não sei se ja alguém nomeou o Miguel Veloso mas para mim ele tem todos os atributos para ser um bom marcador.

Moutinho???sempre marcou bem,mas nao é a pessoa ideal…
Vukcevik??Derlei??Liedson??Romagnoli???

Sir Paulo Bento eu quero o Anderson Polga a marcar penalties!!!O melhor defesa central a actuar em Portugal merece uns golitos oficiais!!!

Polga ao trono JÁ!!!

Vukcenic,Romagnoli ou Miguel Veloso ou Derlei talvez sejam melhores opções para os penaltys,Liedson já falhou várias vezes e Moutinho não me parece ser o indicado,e não acho que contar-lhe que não vai ser mais o marcador principal seja uma do outro mundo,afinal sendo ele o capitão e com s sua maturidade deverá aceitar plenamente.

juve-boy o polga se bem me recordo ja teve um penaltie para acabar com o jejum a uns 2 anos e falhou :-[

nao me recordo…

apenas apontei o nome dele,pois acho que naqueles jogos de preparaçao que acabam com marcaçoes de penalties,ele revela uma grande frieza e mete a bola onde para mim é sempre golo…isto é,comparativamente a zona do pescoço…mas para um dos lados…penso que é sempre golo!!!

No caso do Moutinho,marca sempre para a esquerda junto ao poste…falhou este,pois pelo que parece havia um tufo de relva saido para fora…

Ronny ou Simon…eram as minhas escolhas.

Ou entao que o Liedson treino este aspecto convenientemente e marque o penalty em força e nao em jeito.

Eu apostava mais em jeito porque estand oum GR no centro da baliza, se a bola for ao angulo superior esquerdo ou direito não há GR que a consiga ir buscar.

O Moutinho bate bem, mas com pouca força! Penso que tem de treinar mais um pouco esses lances tambem. Porque perfil psicologico para assumir com TRANQUILIDADE esse tipo de lances ele tem.

Na minha analise ha tres maneiras de bater, por ordem de preferencia:

1- De mestre, tipo paradinha…em que destaco Simao, Figo como muito bons marcadores.
Actualmento no sporting na ha niguem com esse perfil.

2- Em força, mesmo se for ao centro da baliza. Roberto Carlos, van Nistelrooy (um pouco menos de força), Ronaldinho (algumas vezes)
No sporting vejo o Ronny, com pontapé fortissimo que raramente levanta, o Vukcevic, o Derlei ou Polga

3- Remate colocado com mais jeito de que força, é o mais habitual.
E o tipo de Moutinho, Liedson, Veloso…mas complicados de marcar, porque a bola nao pode ir a meia altura (muito mais simples par o GR) tem de ir baixa ou aos angulos superiores.

Claro que isto sao as caracteristicas tecnicas, mas o mais importante num penalti é o saber suportar a pressao e manter a qualidade de remate e a concentracao.

O PB concerteza escolheu o Moutinho porque no balanco destes dois parametros é o que lhe oferece mais garantias…mas dizer que ele nao e capaz de mudar é ter a memoria curta! No ano passado o Liedson era quem batia, depois foi o Moutinho…