Pois é pessoal, numa altura de crise económica e com muita falta de emprego em Portugal, é um pouco arriscada a ideia de criarmos o nosso próprio negócio. No entanto se analisarmos bem, um dos nossos principais problemas é o elevado numero de importações face ao numero de exportações, o que nos leva a ter uma balança comercial deficitária, mas… e se em vez de nos lamentarmos da nossa situação, nos fizermos à vida e, mesmo em tempo de crise, tentarmos aproveitar o que de melhor há em Portugal e criamos o nosso próprio negócio? Será que se todos pensarmos de uma forma empreendedora (com os riscos minímamente calculados) e montármos um negócio não conseguiremos aumentar a produtividade e daí sairmos da crise em que nos encontramos? É facto que a crise económica pouco incentiva a isso mas penso que temos tanta coisa boa em Portugal e que podemos aproveitar, desde a cortiça, o vinho, milho, peles, uma costa marítima enormíssima, etc… Será que a “chave” para sairmos da tal crise económica não está em sermos destemidos e aproveitar o que de melhor temos para produzir riqueza para o país?
Como diz um professor meu, nesta crise todos choram, a diferença é que uns sabem aproveitar isso e vender lenços para o pessoal limpar as lágrimas! Eu, estando no ultimo curso de gestão de empresas, começo a ponderar seriamente na ideia de criar a minha própria empresa, tendo em mente algo inovador… Que acham deste tema?
Se decidires ir em frente, desejo-te a melhor das sortes.
Mas vai com consciência de que o fracasso também faz parte da vida, há que aprender com ele e procurar seguir em frente, sempre procurando produzir.
Sinto que este país tem enorme potencial humano para progredir. Não só humano, mas também em relação aos recursos que temos, dando como exemplo o próprio mar. Deveríamos ter uma frota pesqueira de excelência e ser os “supra sumos” no fabrico e manutenção de embarcações de porte elevado. E isso é só um exemplo, poderia dar muitos mais, mas… agora tenho de ir trabalhar. E ainda bem…
Totalmente de acordo… No entanto, enveredares por um negócio próprio depende, numa primeira fase, do capital disponível para investires, e te aguentares durante um período de tempo (6 meses, 1 ano) a acumular prejuízos e a cobrir os mesmos, em simutâneo com mais investimento…
“Do you want to create a Startup? Fasten your seat belts, you are about to enter a crazy ride!”
Falando por experiência própria (a minha já existe desde 2007), é uma aventura que exige um enorme estoicismo e preserverança. Será tudo mais lento do que desejamos, menos cor-de-rosa como pintamos e mais…real. Mas, no final de contas, a possibiidade de podermos trabalhar como queremos, no que queremos, a possibilidade de traçarmos o nosso rumo, de criarmos algo a partir do nada, construirmos postos de trabalho para outros…é muito saborosa. Seremos abanados. Levaremos socos no estômago. Mas no final, se resistirmos, sairemos mais direitos e com um enorme sorriso nos lábios.
:shhh: o senhor das inumeras pensões vitalicias nunca faria tal coisa :lol:
Quanto ao tema em si, não acho que seja fácil. Eu já tive essa conversa com amigos e a nossa ideia é de que deveremos sempre começar por trabalhar e quando surgir uma ideia, trabalhar nela, e se tiver pernas para andar, à partida, arriscar.
Um dos conselhos que te posso dar é entrares em contacto com a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e ver de que forma estes te podem ajudar. Já presenciei uma apresentação do presidente da ANJE e ele referiu que ajudam no planeamento e financiamento da ideia/projecto.
No mesmo dia em que vi a apresentação da ANJE, alguns jovens empresários falaram sobre o seu exemplo e a ideia que todos tentaram passar foi que tens que estar ciente dos riscos que corres e teres planos alternativos caso determinados riscos aumentem.
O que o Alvar referiu também é muito importante
Espero ter dado algum contributo, e caso avances com a ideia desejo-te muita sorte.