Criação De Fundo De Jogadores Sporting (ESAF)

Próxima vez manda uma pm a dizer que me colocaste uma questão num determinado tópico. Será mais rápido e poupas o fórum a um spam de insistência. Ao contrário de ti não fujo a questões, não terei também problemas em assumir erros quando os cometer. Tal como deverias ter feito no tópico do empréstimo obrigacionista.

Citando o tópico que abri sobre o João Lino Castro (que não usa Nobre mas é conhecido como “Afinador”), creio que terás informação suficiente…

Considero que existia conflito de interesses pelo facto de Lino de Castro ser administrador da SAD do Sporting e cumulativamente administrador da MNF, empresa gestora de fundos, interessada em trabalhar com os principais Clubes Nacionais. Curiosamente na mesma MNF, Miguel Ribeiro Telles tem o cargo de Presidente da Mesa da AG.

A escolha de Lino de Castro para gerir o processo eleitoral, poderia suscitar dúvidas devido ao conflito de interesses existente. Infelizmente as eleições não foram conduzidas das melhor forma, onde a lista que integrei tem razões de queixa. Sobre o processo eleitoral creio que o mesmo não foi isento e deveria ter sido 100% claro e transparente. Infelizmente para o Sporting Clube de Portugal não o foi.

Sobre se este fundo é o de Lino de Castro não sei. Pela notícia leva-me a crer que não, pois será gerido pela ESAF. Seria relevante ter mais informações do fundo para saber se há relacionamentos com o “Afinador”, bem como os moldes do fundo em causa.

Os fundos têm funcionado para garantir tesouraria ou para ajudar a contratar jogadores.

No primeiro fundo da Orey, o Sporting saiu a perder com a venda de 35% do Cristiano Ronaldo. No fundo fechado na época transacta (Torsi, Eric Dier e Tobias Figueiredo) desconheço se foi um bom negócio ou mau para o Sporting. Infelizmente a informação dos valores envolvidos no negócio foi negadas por duas vezes em Assembleia Geral da SAD.

Esperemos que este fundo funcione bem e seja positivo para o Sporting. Mais positivo para o Sporting do que para os seus investidores.