Craques jovens

Pelo que já ouvi dizer o caso do Paim não está assim muito bem contado mas…

Pode ser que seja desta que o Incitatus conte toda a verdade sobre o Paim :wink:

In http://www.livre-indirecto.blogspot.com/

"Cristian Ponde

Começemos pelo caso mais mediático em Portugal. Cristian Ponde, 10 anos, um talento enorme. Atleta das escolas do Olhanense, despertou a cobiça de clubes de outras possibilidades. Custa acreditar que um menino de 10 anos tenha causado uma autêntica “guerra” entre Sporting, Benfica, Chelsea e Belenenses. O menino romeno quase acabava com a paz, “podre”, digo eu, entre Sporting e Benfica. Foi capa de jornais, motivo para visitas da televisão, para ver in loco o seu talento, presença em programas de televisão (Herman Sic e Sic 10 horas) … Já é atleta do Sporting. Quando subir à categoria de infantil (2006/07), ingressará na Academia leonina, mas até lá continuará com os pais no Algarve e jogará no Olhanense. O jovem romeno está eufórico: “Sou sportinguista desde que cheguei a Portugal, há dois anos, e felizmente que o meu pai aceitou a proposta do Sporting”. O pai Constantim trabalha na construção civil e a mãe num café. Admirador do compatriota Niculae, com quem já conversou na Academia de Alcochete, Cristian tem como ídolo “o brasileiro Ronaldinho”. Apesar de algumas dificuldades no português, é bom aluno a matemática: “Nas contas ninguém me bate e nos jogos de computador também sou craque”. Agora, aos fins-de-semana, muitos são os adeptos leoninos que não perdem um jogo das escolas do Olhanense, para verem o futuro craque de Alvalade. Na inocência dos seus 10 anos, Cristian Ponde já cumpriu um sonho ao alcance de poucos: tornar-se jogador do Sporting. Mas a contratação de Ponde foi tudo menos um processo pacífico.

O Sporting colocou-se na dianteira, procedendo à primeira de muitas observações das qualidades do jogador, da responsabilidade de Edgar Jacques. De súbito, os rivais lisboetas Benfica e Belenenses entraram na corrida, acenando com propostas tentadoras. Porém, o sinal de alarme chegou quando o Chelsea, do milionário Roman Abramovich, enviou um emissário para observar o jovem prodígio. O cerco apertou-se à porta de casa da família Ponde (tal foi a pressão que estiveram quase para regressar à Roménia), em Santa Catarina, mas Cristian, com a face lavada em lágrimas, escolheu: “Quero o Sporting”. Após dois meses insanos, repletos de abordagens várias, promessas de uma vida melhor fora do Algarve, telefonemas de estranhos apresentando cenários fantásticos a virar a modesta casa do avesso, os leões conseguiram levar a melhor, para contentamento de Ponde. Preocupado em não perturbar a estabilidade emocional da família, o Departamento de Recrutamento leonino, liderado por Aurélio Pereira, traçou um plano para o jovem talento, de maneira a que, na próxima época, Cristian Ponde continue a desenvolver o seu talento. O prometedor médio apresenta-se brevemente no Centro de Futebol do Sporting, mas continuará em Olhão, junto dos pais. Cris seguirá a vida tranquila dos dois últimos anos, treinando-se e jogando no Olhanense, mas participando em torneios pelo Sporting, sempre que os algarvios não estejam em competição. Só em 2006/07 deverá ser incorporado nos escalões jovens de Alvalade. Todos os cuidados são poucos, para evitar rupturas susceptíveis de colocar em causa o seu futuro desportivo.

Além do desejo de Cris, as infra-estruturas do emblema sportinguista foram vitais na decisão dos pais. Duas visitas à Academia e uma deslocação ao Estádio José Alvalade, para assistir ao Sporting - Feyenoord, foram suficientes para convencer os pais de Ponde. O filho de Constantin e Crina está radiante por jogar no clube que lhe roubou o coração, num país que é cada vez mais o seu. O ídolo é brasileiro. “Gostava de ser como Ronaldinho”. Os sportinguistas esperam que chegue perto.

Mais um exemplo lusitano!

Fábio Paim tem 17 anos de idade e parece condenado ao sucesso. É um predestinado que começou a dar os primeiros pontapés na bola no Alcoitão. Aos 8 anos já representava o Sporting, depois de o Benfica ter sido o primeiro grande amor. A partir deste momento, tem tido uma carreira de grande sucesso nas camadas jovens do Sporting e centra as atenções de todos aqueles que assistem aos jogos das equipas que representa. Da fama de futuro craque já não se livra. A sua panóplia de recursos técnicos é inesgotável, joga com os 2 pés. A humildade que o caracteriza faz com que trate, sem excepção, os mais velhos por “senhor”. Idolatra Ronaldinho Gaúcho. Joga na mesma posição e tenta em campo fazer o mesmo que o colega de Deco. “Às vezes sou individualista, mas gosto muito de fintar. E o futebol não é só passes, corte e golos. Tem que haver alguma fantasia”, assume. Desde os oito anos no Sporting, Fábio Paim tem sido acompanhado de perto por todos os quadrantes técnicos do emblema leonino. O seu actual técnico, João Couto, não tem dúvidas em considerá-lo como um verdadeiro talento que pode chegar muito longe.

“O Fábio é um jogador muito talentoso, um criativo. É muito forte no um para um e às vezes até no um para dois. Tem uma improvisação extraordinária e apesar das grandes qualidades tem vindo a evoluir no jogo colectivo. Tem tudo para chegar a um nível internacional como chegaram outros jogadores do Sporting nos últimos anos”, assegura o treinador. Fábio Paim integra uma equipa recheada de “estrelas”. Nos juvenis joga também João Martins, irmão de Carlos Martins, a quem todos auguram um grande futuro.

Fábio Paim é de origens humildes. Tem três irmãos e a mãe não vive propriamente de forma desafogada. Apesar dos 17 anos, o jovem craque revela maturidade no que diz respeito ao dinheiro. Aufere cerca de 300 euros, ao abrigo de contrato de formação e, mesmo assim, ainda ajuda a família a viver. “Não ajudo tanto como gostaria porque também tenho que comprar as minhas roupas e as minhas coisas”, refere. Vive na Academia de Alcochete, mas apesar dos esforços dos dirigentes, os estudos já ficaram para trás. Apesar dos tenros 17 anos, já é representado por Jorge Mendes. Depois de alguma polémica quanto ao seu contrato, o Sporting já fez saber que o jogador tem vínculo com o clube até 2009, o máximo permitido legalmente, mais um ano de contrato de formação e três de opção como profissional. O fama do seu talento já ultrapassou fronteiras. Falou-se com insistência no interesse do Chelsea. Mourinho está atento… O Sporting que se cuide!"

[i]… o Sporting nao tem nada que se cuidar, tem um contrato ate 2009 e ponto final. Os palermas do Chelsea, com tanto dinheiro, que vao as compras para outras bandas…talvez na Gloriosa academia slmerdista.

E putos como o Paim tem de ser logo educados…vedetas nao precisamos agora talentos SIM, e ver o puto Moutinho.[/i]

A equipa de juvenis está cheia de potenciais futuros craques: a dupla de centrais, a linha média e o Paim.

Paím será integrado nos seniores na proxima época.

Já vi um jogo de juvenis na academia e de facto temos ali muita coisinha boa para “explorar”.

Acho que estamos mesmo no bom caminho da formação.

A actual equipa de juvenis será a primeira “fornada” construida integralmente na academia, de onde se esperam grandes talentos.

Gostava que alguem, com mais informações do que eu, me falasse um pouco desses jovens e quem acham que vao ser os proximos grandes e garantidos talentos.

Fala-se muito no Paim, e no Daniel Carriço. Ha mais jogadores deste nivel? E os putos que vao para o Chelsea como esta isso? Sao mesmo bons?

Obrigado.
Cumps

O que eu sei da equipa de juvenis, é que só têm vitórias. Acho que é um factor relevante. Sei também que foram campeões de iniciados à 2 anos. Ou seja, bem trabalhados, e sem sucessos efemeros, teremos ali muita matéria prima.

Meus Caros,

Como alguns já sabem sou treinador de Futsal, e sigo atentamente a formação que é feita no Distrito de Lisboa.

Existem grandes jogadores no Futsal e que podem despontar no Futebol de 11.

Actualmente, e com a equipa de Juvenis do Sporting de Futebol de 11 está a treinar o maior talento que eu já vi nos Pavilhões de Futsal…

Espero que a adaptação corra da melhor forma, pois se assim for, ganhamos um jogador do nivel de Fábio Paim…

Eu tenho seguido a carreira desta equipa de juvenis desde há 3 anos.
Dizia-me o Carlos Xavier há 1 ano e picos que desde há muito tempo que não havia uma fornada de jogadores tão bons a actuar juntos.
É, portanto, desta equipa que me sinto mais habilitado para falar.
se querem nomes fixem estes: em primeiro lugar, a dupla de centrais - Simão Coutinho (que grande jogador) e Daniel Carriço.

O brasileiro Alisson, 100% tecnicista mas muito preguiçoso. Contudo, melhorou imenso e qd conseguir deixar os individualismos será um “craque”. Outros bons jogadores para além do Fábio Paim: João Martins (irmão do Carlos Martins), Suncar Mané, André Pires e Filipe Muendo.

tambem vi alguns jogos dessa fornada e de facto há ali mts jogadores com classe. conheço um jogador dos lampios(iniciados) q diz q os seus colegas mais velhos (juvenis), têm “pavor” quando defrontam o sporting em q alguns deles dão-se por contentes qd so perdem por 1 ou 2 :lol: .

ainda n vi jogar foi a equipa de juniores. Alguem me sabe dizer algum valor q desponte nessa equipa? ja ouvi falar do zezinando e do fabio ferreira, para alem do Miguel Veloso, claro.

Paím será integrado nos seniores na proxima época.

Já algum tempo que ando com esse feeling, é curioso… :wink:

ainda n vi jogar foi a equipa de juniores. Alguem me sabe dizer algum valor q desponte nessa equipa? ja ouvi falar do zezinando e do fabio ferreira, para alem do Miguel Veloso, claro.

Sim, os nomes que referes são algumas das nossas grandes esperanças da equipa de juniores, juntamente com o Mário Felgueiras (guarda-redes), o André Marques (defesa-direito) e o Tó Mané (avançado).

o André marques não é lateral esquerdo? Acho que o lateral direito é o André Nogueira. Quanto ao Miguel Veloso, do pouco que vi dele, é um jogador que não prima pela técnica, mas que compensa com raça e querer. Ou seja, dá tudo o que tem. E obviamente, não é nenhum tosco.

o André marques não é lateral esquerdo? Acho que o lateral direito é o André Nogueira.
Também tenho essa ideia, mas quem ma deu foi o CM... :)

Correcto, o André Marques é lateral esquerdo. Já me disseram que é de facto muito bom mas ainda não tive oportunidade de o ver jogar. O lateral direito é o Sabino Fernandes.

Já que falamos de craques jovens, deixo aqui o seguinte aviso, para quem estiver interessado (atenção foristas de Odivelas e arredores e atenção Jubaverde):

Em Odivelas, no próximo dia 7, pelas 11 da manhã, vai haver derby lisboeta, benfas-Sporting, a contar para a 2ª jornada da fase final de iniciados.

Ainda não sei como está a minha agenda para sábado de manhã, mas vou tentar estar presente.

Em Odivelas? Se decorrer como na primeira fase, onde ganhámos 0-1, vai ser bonito.

Os responsáveis (???) lamps, contra o Sporting, escolheram jogar num campo minúsculo com relvado sintético, quando tinham dois campos "normais à disposição. É à lamp…

A.A.

Em Odivelas? Se decorrer como na primeira fase, onde ganhámos 0-1, vai ser bonito.

Os responsáveis (???) lamps, contra o Sporting, escolheram jogar num campo minúsculo com relvado sintético, quando tinham dois campos "normais à disposição. É à lamp…

A.A.

Double A, o jogo a que te referes foi em Juvenis. Mas o mais certo é escolherem o mesmo campo outra vez. :evil: Quem não tem outros argumentos para jogar à bola, arranja outros que dificultem a arte do adversário.

Não lhes valeu de muito o campo minúsculo, ganhamos 3-2!

O campo não é minúsculo. O jogo foi disputado no campo principal do Odivelas e tem as dimensões normais.
Ganhámos 3-2 em verdade e a bem dizer sofremos sem necessidade. Não sei porquê, mas os jogos que disputamos com o slb são sempre um pouco esquisitos. Estávamos a ganhar 3-0 com o jogo ganho e controlado e acabámos por sofrer 2 golos que fizeram com que tivéssemos que apanhar alguns sustos até ao fim. Felizmente conseguimos manter a vantagem!
É triste ver já nestes escalões arbitragens tão fracas e até tendenciosas. Foras-de-jogo mal assinalados, faltas que não são marcadas…Logo nos primeiros minutos do jogo o Rui Fonte levou uma cacetada que o obrigou a ser substituído e aquilo para o ábitro nem falta foi. Enfim… :x
De resto, a nossa equipa é claramente superior à deles. Embora o jogo tenha sido algo repartido quanto à posse de bola e lances de ataque, a verdade é que nós atacamos e defendemos de forma mais consistente e exibindo um futebol mais bonito. O guarda-redes pareceu-me algo inseguro, enquanto que o resto da equipa é mais homogéno. Gostei em particular dos centrais e do André Gonçalo que marcou um golo espectacular, um remate cheio de convicção à entrada da grande área.

O campo não é minúsculo. O jogo foi disputado no campo principal do Odivelas e tem as dimensões normais. Ganhámos 3-2 em verdade e a bem dizer sofremos sem necessidade. Não sei porquê, mas os jogos que disputamos com o slb são sempre um pouco esquisitos. Estávamos a ganhar 3-0 com o jogo ganho e controlado e acabámos por sofrer 2 golos que fizeram com que tivéssemos que apanhar alguns sustos até ao fim. Felizmente conseguimos manter a vantagem! É triste ver já nestes escalões arbitragens tão fracas e até tendenciosas. Foras-de-jogo mal assinalados, faltas que não são marcadas...Logo nos primeiros minutos do jogo o Rui Fonte levou uma cacetada que o obrigou a ser substituído e aquilo para o ábitro nem falta foi. Enfim... :x De resto, a nossa equipa é claramente superior à deles. Embora o jogo tenha sido algo repartido quanto à posse de bola e lances de ataque, a verdade é que nós atacamos e defendemos de forma mais consistente e exibindo um futebol mais bonito. O guarda-redes pareceu-me algo inseguro, enquanto que o resto da equipa é mais homogéno. Gostei em particular dos centrais e do André Gonçalo que marcou um golo espectacular, um remate cheio de convicção à entrada da grande área.

Obrigado pelo relato, Leoa!

Mais uma vitória