Crónica de uma Final

Lá fui eu. Tinha conseguido bilhetes de central a 150 euros (custavam 100) não era justo privar-me de ver uma coisa destas, que acontece uma vez em várias vidas (final na própria casa) por causa de supertições.

Ia já equipado, camisola, dois cachecóis, a doente mais que tudo tinha atravessado a cidade para me levar o "material". Saindo do escritório todo o piso me desejou boa sorte. No caminho mentalizava-me… “é uma final, jogo de sorte ou azar”…“já é bom ter chegado à final”… “quem perde com equipas com o benfica actual tem de ser humilde”… enfim, a panóplia de raciciocínios e lugares comuns que certamente muitos outros pensaram.

Cheguei ao estádio, encontrei-me com o Raimas, parceiro de bilhete e amigo de muitos anos. Antes de entrar ainda tempo de encontrar os suspeitos do costume: Coração, Felina e mãe. Troca de impessões, discussão da opção Rogério e lá fomos nós. Um cachorro e sentámo-nos.

Enquanto o tempo passava procurava-se os voodos da treta… “olha, entraram primeiro para o aquecimento, como a Espanha… vão levar na boca”… “mas a nossa claque é que está na bancada dos espanhois cabeçudos, será que vamos comer nós?”…

Onze inicial, primeira torcidela de nariz. “Barbosa de início outra vez? Cartada queimada? Este gajo não aprende?”… “Rogério? Sempre que jogámos com rogério no miolo levamo-la bonita…” O Raimas tranquilizou-me “é para fechar na direita que eles jogam com alas”. Fazia sentido.

O jogo começa, Sporting a carregar e jogar bem. Sá despassarado mas esforçado. Rogério estava a cumprir bem o que o Raimas dizia, apoiava ora no meio ora na direita, mas quando eles atacavam fechava e ajudava Garcia. Veio o golo e foi a festa. “Há que marcar outro rápido senão já se está mesmo a ver”, enquanto o Raimas dizia “não podemos recuar”.

Ao intervalo troca de impressões. Digo eu “devia tirar o Rogério que já acabou a primeira parte a arfar e meter o custódio, e depois tirar o Sá e meter o Douala para aproveitar o facto de eles subirem e deixarem aqueles buracos entre os centrais, já que de qualquer forma o Sá está a correr mas está mto trapalhão”. O jogo começou e as subs não chegavam “não sejas burro… .não sejas burro… não sejas burro…” nada parecia ajudar… aqueciam homens ao longe mas… nada…

Livre junto a nós “ui, um livre a pingar para a área. Foi assim na luz”. Pum. O golo do costume, o golo da estatística. Raimas comenta que foi assim que levámos 70% dos golos. “Isto vai complicar” pensei eu… o tempo passava e de Peseiro nada…

Segundo golo russo. A hecatombe. Enquanto isso eu dizia “já viste que comemos 1,2 e o russo ainda vai mexer antes do peseiro?!” Estava completamente incrédulo. Finalmente uma substituição… niculae por Sá Pinto… “que noite infeliz Sá Pinto, mas correste”…

Pelo caminho tinham ficado os dois pedidos ao pai natal: custódio e douala, já não faziam sentido… a balança de forças mudara.De repente parecia golo! Não foi! Contra-ataque, 1,2,3 deles e apenas um nosso! “Onde estão os nossos jogadores?! Vai enak… não enak!..”. Golo.

Acabou, pensei. “no 2-1 ainda dava para sonhar com um empate mas agora os russos não vão ser comidos, este treinador não é estúpido”. Entra Douala e sai Rogério. “Agora?” pensei… “agora que o kuala não tem o espaço que precisa? Para quê?”. O russo ainda mexe mais duas vezes, aproveitando plenamente o que lhe é possível fazer do banco. De repente aí está a sua obra, que vinha construíndo desde o primeiro golo… uma muralha inexpugnável e já nem os perigosos cruzamentos da fase anterior do jogo surtem qualquer efeito perigoso. Um redil. Uma lição. Um banho táctico completo.

Ainda entra o meu mais que tudo..“ui vem aí o vianinha, mas quem vai ele tirar?” o puto?! bah… também… agora, que é que interessa. “Pode ser que o viana acorde e meta dois mísseis cá de longe”… esbofeteei-me mentalmente por tamanha infantilidade de raciocínio.

Fim do jogo. “o que apontar aos jogadores? deram tudo, correram, correram…”… lá fiquei a aplaudir. Gritei Sporting, puxei pelos cânticos mas de facto tinha azar, tinha ido parar a uma bancada dos chamados “sobrinhos e primos da oligarquia”, aqueles sportinguistas de cabelo disciplinadamente encaracolado que fuma charuto e vai de pullover em V… metade deles já tinham saído ao terceiro golo (devia ser pressa de chegar a casa para algo importante) a outra estava sentada nas cadeiras e nada ajudava. “Má sorte” pensei… “tou na bancada dos verdadeiros betos estes gajos já não batem mais uma palma que seja”…

Aplaudi até ao fim. Aplaudi também os russos, afinal mereciam, sobretudo o seu treinador. Tive ainda alguma dificuldade em levantar um amigo (que não o Raimas) da cadeira, parecia não querer sair dali, a mirar o infinito. Fomos buscar outro a chorar mais acima. Que tristeza.

Metro para casa e computador ligado. Uma enorme tristeza e uma conclusão: o Sporting é o maior desperdício, por razões várias, de capital e riqueza humana que tenho conhecimento. Nunca vi tanta gente de tanto valor sofrer tanto por algo que lhes dá, por razões várias, tão pouco retorno e felicidade. Enfim…

(ps - desculpem pontuação e aspas possivelmente confusas, não tive paciência nem ânimo para rever)

Tive ainda alguma dificuldade em levantar um amigo (que não o Raimas) da cadeira, parecia não querer sair dali, a mirar o infinito. Fomos buscar outro a chorar mais acima. Que tristeza.

É a isto que me refiro quando falo em sportinguistas…
no verdadeiro Sporting! Naqueles que sofrem e apoiam sem esperar nada em troca…à excepção de uma alegria…um sorriso!!!

Somos unicos…mas estamos moribundos na instituição…eu estou revoltado desde o jogo da luz para a taça…desde a saída do ribeiro telles (que eu concordo, se for pelos principios enunciados na imprensa!).
Temos que mostrar, em final de época, o que querem os sócios…perante a direcção do clube…pressionar…procurar novos entendimentos…nova simbiose no clube entre a direcção, a SAD, os jogadores, os sócios e os adeptos!!!

Também lá tive a fazer a minha parte, tou para aqui todo rouco.

Após o nosso golo a equipa foi-se. E toda a gente estava a ver o mesmo, e a esperar porcaria se as coisas continuassem assim. Nas filas para a comida no intervalo falava-se disso, falava-se disso durante o jogo… Toda a gente estava à espera de porcaria e sofrimento menos… o peseiro.

Mas pronto, nem estou muito lixado. Gostei do espectáculo (aqueles putos a correr e a malhar no inicio foram um delirio - principalmente o puto que ficou por lá aos saltos enquanto os outros saiam) e do ambiente (milhares de pessoas que mereciam mais).

Durante alguns minutos pude sonhar com o caneco…

…mas ficamos pela praia.

Gostei bastante da tua análise Mauras,revejo-me muito nela.
Só um aparte…O teu bilhete para a central custou 150,eu dei mais por um para o B19.Foda-se!Ou sou parvo,ou então secalhar sou do SPORTING,há coisas que não se explicam,enfim…

Mauras, é que eu também sou assim em pensamentos.
ler-te é rever-me em muitos aspectos…

e as coisas que nos passam pela cabeça…

Mauras,

Essa tristeza vai invadir-me muitos tempo … foi um desperdicio imenso, mas tenho muito orgulho nos nossos jogadores !!!

Foi isso mesmo Mauras. =D>

:frowning:

Excelente texto Mauras.
Acho que acabaste por exprimir o que sentimos aqui em Paris. Nós estivemos num café onde estava também a RTP e uma rádio portuguesa, filmaram a malta, e estava previsto irmos depois para os Campos Elíseos.
Não tenho ânimo para escrever outras coisas.

Não tenho animo para muito mais a não ser dizer que concordo inteiramente com a “crónica” do Mauras e com tudo o que aqui foi dito!

Mauras,

É … subscrevo.
No final do jogo fiquei com sensações tão diferentes, é que foram duas pauladas numa semana só.

O jogo foi similar ao que acontece na vida animal, o Sporting a presa e o cska o predador.
Depois do golo do Sporting os russos não tremeram um bocado que fosse, parecia que estavam a prever o desfecho. Como bom predador, deixou que a presa se cansasse para dar a estocada final, quase que parecia que sabiam que mais cedo ou mais tarde isso iria acontecer. Muito mau para ser verdade.

O que alguns jogadores ainda não perceberam, ou ainda não lhes foi incutido é que os adeptos sofrem muito mais que eles, porque se os jogadores não ganham uma competição no Sporting, podem ganhar noutra equipa qualquer, nós, os adeptos não temos essa hipótese, pelo menos eu não.

cumps,
VCoelho

A imagem que me fica é a do olhar vazio do Carlos Martins no fim do jogo :cry: Vê-se que ali está um leão como nós :cry:

Eu não aguentei…qd sofremos o terceiro o meu sportinguismo acabou, levantei-me e caminhei 20 minutos até ao carro que estava estrategicamente posicionado ao pé do Carrefour…(fui um daqueles que critico por sairem antes do fim do jogo).
No caminho, pensei como era possível não ver que o nº. 8 morreu aos 10 minutos, que era preciso alguém perigoso no flanco esquerdo para dar liberdade à motivação do Tello.
Ainda, colocar alguém q combinasse como a motivação do Garcia na direita e por fim alguém que apoiasse no meu campo para libertar a motivação do Rochemback.

Está tudo dito.

Apenas acrescento que achei uma palhaçada alguns adeptos :evil: assobiarem a equipa no fim.

Estou triste. :cry:

Fiquei a discutir (muito alto, devo dizer) com um gajo que disse : “eu, sou sportinguista a 100%, até a 200%, mas se o Peseiro ficar para o ano, já não sou sportinguista”. Não achei graça àquilo. Comecei logo a berrar com ele, para mim isso não é ser sportinguista, etc. Que péssima noite …

[i]bah… :cry:

Nao sei por onde comecar, tantas sao as “dores” que me atravessam non-stop. Estou como um puto a quem se diz que quando vai chegar a casa tem la a bycicletta que tanto desejava, e quando, ja com a anciedade a triturar-lhe a barriga, la chega…acordo para uma cruel realidade.

Sim! Estou-me a referir aquela realidade que faz com que as vezes nao me apetece acordar, nesta implacaval e nojenta R.E.A.L.E.D.A.D.E…bah…

Ha realmente montanhas de coisas que aturmentaram a minha vida e que me arrancaram muitas lagrimas, mas nenhuma destas foi igual a isto,do ceu ao inferno! Com o apito decisivo compreendi que tinham acabado todas as hypoteses de eu poder assistir A MINHA PRIMEIRA vitoria numa competicao europeia, em 30 anos de vida, dos quais 25 de LEAO AO PEITO. E talvez um sentimento de puro egoismo, mas naquele momento pensei so em mim.

Nada contava e existia a minha volta. Nem o cao e os putos a berrar, nem o copo partido pela minha mulher, me tirarm daquele semi-sonho irracional. Obcecado e ao bordo de uma profunda depressao…

ENTAO PORQUE SER SPORTINGUISTA?

Por isto mesmo, porque quando se sofre tanto e porque existe um AMOR ENORME pelo NOSSO SPORTING. No meio disto tudo, senti um enorme orgulho em ser Sportinguista, porque sem ele, a minha vida seria muito monotona. So te peco, a ti Sporting, que nao me facas muitas destas porque nao sei se o meu coracao o ira aguentar.

Se eu estivesse a frente dos nossos jogadores so lhes diria um grande obrigado, porque com toda a certeza, mais do que eles, ninguem esta desolado e amargurado do que sucedeu e ninguem mais do que ELES, Peseiro tamben, queriam ganhar. E so isto que penso deles!

Mas tamben pensei em todos vos, e curiosamente ate parece que a internet inventou uma nova forma de amizade, sem rosto e sem fronteiras mas com muito calor humano. Alguem dizia noutro topico que era mais sportinguista do que nos, mas hoje todos os sporinguistas deste forum sofreram e sofrem a mesma dor. Ainda bem que vos tenho porque nunca conseguiria dizer isto a frente de alguem…e ao mesmo tempo ajuda-me a ACREDITAR QUE O NOSSO SPORTING ainda nos vai dar muitas e muitas alegrias…VIVA O SPORTING CLUBE…DO MEU CORACAO![/i]

=D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>

Puras emoções na escrita.

Um abraço

Também me identifico no texto do Mauras. Chega a ser comovente ler estas coisas, sobretudo porque nos identificamos com elas e assim sentimo-nos compreendidos, já que pensamos e sentimos todos o mesmo. :? :frowning: