[Crónica] A Mediatização dos Erros de Arbitragem

Na minha primeira intervenção neste fórum, gostava de aproveitar para lançar uma discussão que considero fundamental…

Quando se fala de futebol, é difícil não se ser faccioso. Principalmente quando o azar de uns é a sorte de outros.

No recente Sporting-P.Ferreira, jogo decidido com um golo irregular marcado por Ronny com o braço, o azar vestiu-se de verde.

Apesar do árbitro João Ferreira ter sido mencionado no processo “Apito Dourado”, é evidente que se tratou apenas de um erro humano. Dois humanos incompetentes (árbitro e auxiliar envolvido) determinaram com a qualidade do seu “jogo” aquela que foi a primeira derrota do Sporting esta época.

Com a injustiça de um lance ilegal pôs-se em causa a verdade desportiva, a integridade do árbitro, e a integridade do avançado que marcou o golo. Será isto, o futebol?

O processo disciplinar foi, naquela altura, a única forma de indignação que a direcção do Sporting teve ao seu alcance para protestar, com todo o direito, contra a incompetência da arbitragem. É sabído, no entanto, que estes processos não levam a lado nenhum, como ficou provado.

Pergunto… Para quando, um quarto àrbitro com um monitor à frente? Quando é que a FIFA se irá aperceber que os jogos de futebol de hoje são confrontos entre empresas (SAD’s) em que a repercurssão de uma derrota não se limita ao regresso a casa cabisbaixo. Implica prejuízo para accionistas e estratégias empresariais!

Será tão difícil perceber que a paixão pelo desporto não vai morrer por falta de suspeição e da mediatização dos erros?! Continuam a existir os golos, as transferências, os comentários, e as tácticas. Não serão suficientes para encher as páginas dos jornais?

O recurso à tecnologia só pode melhorar o futebol e é uma mais-valia que deve ser aproveitada!

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Fantástico.

Sejas bem-vindo “mãozinhas papudas”. :lol:

... Pergunto... Para quando, um quarto àrbitro com um monitor à frente? Quando é que a FIFA se irá aperceber que os jogos de futebol de hoje são confrontos entre empresas (SAD's) em que a repercurssão de uma derrota não se limita ao regresso a casa cabisbaixo. Implica prejuízo para accionistas e estratégias empresariais! ...

Perversamente esse mesmo argumento e provavelmente o que mais sera utilizado para evitar esse mesmo 4o arbitro. Quanto mais o futebol for um terreno empresarial, menos possibilidades tera de se libertar de jogos de bastidores e influencias externas, e mais estas influencias externas quererao por todos os meios evitar perder o possivel controlo que terao sobre esses resultados , seja de que forma for.