É filho de José Júlio Martins Couceiro, antigo presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol e primeiro presidente do Clube Académico de Coimbra, a designação dada à Académica após o 25 de Abril de 1974, que se manteve até 1984.
1962-10-04
Para muitos é como o Rei Midas mas ao contrario …
"Couceiro está por um fio na Federação - avança Rádio
José Couceiro pode estar de saída dos quadros técnicos da Federação Portuguesa de Futebol como consequência das modestas
prestações das equipas lusas dirigidas pelo treinador à frente das Selecções Sub-21 e Sub-20.
«Está por um fio a ligação de José Couceiro à Federação Portuguesa de Futebol», noticiou esta tarde a Antena 1. De acordo com a Rádio pública, está agendada para esta semana uma reunião entre a Direcção da FPF e o treinador.
Em cima da mesa estará a avaliação dos resultados das Selecções Sub-21 no Europeu da Holanda e de Sub-20 no Mundial no Canadá.
A Federação está igualmente desapontada com as exibições e imagem deixada principalmente no Canadá.
A Antena 1 diz saber que a Federação está a equacionar a continuidade de José Couceiro, tudo estando dependente da referida reunião."
Rua com ele e sem mais demoras! Trata-se de um incompetente que sempre foi progredindo na carreira por causa do seu histórico familiar… O pai era presidente do Sindicato de Jogadores, e ele também, o Peyroteo foi uma lenda no Sporting e lá veio ele ser Director Desportivo. Daí a tornar-se treinador foi um passo, com os resultados que se conhecem por onde quer que tenha passado. RUA!
Paulo Sousa não vai rejeitar a oportunidade de render José Couceiro à frente das Selecções jovens, caso venha a ser convidado por Gilberto Madaíl para aquele cargo.
“Sempre fui uma pessoa ambiciosa e continuo a sê-lo. Procurei criar objectivos e planear o meu futuro. Sei o que pretendo e analiso cada situação de maneira a perceber se está dentro do trajecto que tenho planeado”, explicou o treinador da equipa nacional de Sub-16, quando questionado pela Rádio Renascença sobre a possibilidade de subir na hierarquia da Federação (FPF).
O antigo jogador do Benfica, Sporting e Juventus, entre outros, revelou, ainda, que em breve terá um encontro com Gilberto Madaíl. “Já há algum tempo ficou decidido entre mim e o presidente termos uma abordagem no final deste mês. Não sei para que é, mas deve ser para abordar o meu futuro dentro da Federação”, acrescentou.
A hipótese de Sousa render Couceiro só fará sentido se Madaíl decidir abdicar dos serviços do segundo. Depois dos decepcionantes desempenhos das equipas portuguesas no Europeu de Sub-21 e Mundial de Sub-20, o líder federativo vai analisar os relatórios de Couceiro e de José Cavaco (o “vice” que acompanhou as equipas), antes de tomar uma decisão. Amanhã reúne-se com Couceiro, na sede da FPF.
Mas atenção que o Paulo Sousa também não é muito consensual. Ainda mais porque se não estou em erro nos sub16 o gajo convoca quase meia equipa do Sporting, o que deixa os lamps mais roxos do que rosados.
Portugal 1 - 3 Suiça
Portugal 0 - 0 Itália
Portugal 0 - 5 França
Portugal 0 - 0 Rússia
Portugal 0 - 0 Rússia:
Portugal 1 - 1 Bélgica
Portugal 1 - 1 Eslováquia
Portugal 0 - 0 Holanda
Portugal 5 - 0 Geórgia
Portugal 2 - 2 Dinamarca
Portugal 0 - 2 Polónia
Portugal 3 - 1 Polónia
Cláusula de rescisão e Scolari travam saída de Couceiro
A existência de uma cláusula de rescisão e o apoio de Scolari estão a «travar» a saída de José Couceiro do comando técnico das selecções de esperanças, disse hoje à Agência Lusa fonte da Federação Portuguesa de Futebol.
Claro que o sacana do zuca tinha de o segurar, só para ser do contra… :wall: :wall: :wall:
Eu ate entendo que o Scolari defenda o Couceiro, ao fim e ao cabo, teoricamente, o trabalho de selecoes tem de ser um trabalho conjunto entre os diferentes escaloes, agora a situacao atinge contornos bizarros quando Couceiro e contratado com mordomias (leia-se clausula de rescisao) aparentemente incomum na FPF. Parece portanto que Couceiro negociou numa posicao de forca com a FPF, porque? Pelo curriculo? Por vontade de Scolari? Por vontade de quem foi proposta a Couceiro uma situacao aparentemente exepcional? Ou sou eu que estou a ver mais do que realmente existe ou realmente as selecoes estao, tambem elas, a reflectir o futebol nacional. Lembram-se do Queiroz a dizer que era preciso varrer a porcaria de dentro da federacao?
O problema nas selecções e na federação é muito mais grave e estrutural do que a simples escolha de uma cabeça para determinada equipa. Tem que ver com todos os que dirigem a FPF e a forma como está organizada e com aquilo que norteia o seu trabalho.
Se sair o Couceiro entra outro qualquer mas nada vai mudar e tudo vai ficar na mesma como sempre acontece, porque os problemas na FPF são muito mais graves que a simples escolha de um treinador.
Madaíl demite José Couceiro
José Couceiro foi hoje demitido dos cargos que ocupava na Federação Portuguesa de Futebol, deixando de ser o técnico das selecções sub-21 e sub-20, isto depois de uma reunião federativa que durou sete horas.
Esta decisão surge depois da prestação das selecções que ficaram muito aquém do esperado tanto no Mundial sub-20 como no Europeu de sub-21.
A FPF accionou a cláusula de rescisão com José Couceiro, como refere o líder federativo, Gilberto Madaíl: «Uma análise conjunta e unânime da direcção da federação entendeu que para o futuro da selecção de sub-21 o melhor seria proceder a esta alteração, principalmente agora que vão procurar o apuramento para o Campeonato da Europa.»
Quanto aos processos disciplinares de Zequinha e Mano ficou decidido o seguinte:
«Os incidentes do Mundial de sub-20 são inadmissíveis do ponto de vista do comportamento. Foi decidido recomendar a todos os seleccionadores que não convoquem o atleta Zequinha durante 12 meses e o atleta Mano durante três meses.»
Madaíl comunicou também que vai haver uma reestruturação técnica das camadas jovens e que Rui Caçador vai ficar encarregue pelos sub-20 e que Paulo Sousa já não faz parte da FPF desde 30 de Junho.