Não é a primeira vez, nem será a última que os dirigentes do Sporting se associam a estes espectáculos. Aliás, se há modalidades que eles percebem e fazem questão de praticar é sem dúvida a tourada. Tem sido anos a fio…
90% da população portuguesa até pode gostar de touradas, tal como 90% dos sócios do Sporting legitimaram a corja. O que é que isso nos diz, relativamente à legitimidade da tourada enquanto actividade cultural?! Nada!!
Isaltinos, Felgueiras, Valentins e quejandos também são legitimados por sufrágio universal, obtendo percentagens de votos superiores aos seus adversários. Sustentar as nossas opiniões em números, ainda que sendo um bom principio, não o é em todos os assuntos. Pode é tornar-se uma fuga fácil à discussão.
Voltamos portanto aos 90%: se a maioria escolheu, é porque está certo!
Contra a ganância, contra a estupidez
Ninguém me vai calar. e uma tradição?
tortura! a tourada tem de acabar!
Um animal pode não saber pensar (?)
Mas é certo que sente a dor.
Ninguém tem o direito de o torturar,
Contra a tourada vamos lutar!
O dinheiro como tradição,
A tourada serve o poder.
Publicidade feita a crueldade,
Boicota e vamos vencer.
Uma animal pode …
Como já disse na minha opinião não está correcto, mas se há quem goste e se é uma tradição deixai-os continuar, quem nao gosta nao contribiu para qe isso aconteça .
Não conheço números. Acredito que há uns poucos que são fervorosamente a favor, outros (muito menos) que são militantemente contra, e uma imensa maioria que ou gosta, sem seguir com regularidade, ou não aprecia, mas respeita a opinião do próximo. Sabiamente, digo eu.
/MOD EDIT - Já tínhamos solicitado que emitissem opiniões que não fossem ofensivas para “o outro lado”. A manutenção do tipo de discurso utilizado na parte editada desta mensagem dará origem a avisos.
Spittelau
Na prática, e tal como disse anteriormente, apesar de ser frontalmente contra a tourada, respeito a opinião alheia, até porque quem me rodeia gosta: pai, mãe, namorada, alguns amigos.
No entanto, isso não me impede de pensar que a tourada é um espectáculo degradante e indigno, especialmente do ponto de vista do touro. Aliás, está bastante longe de ser uma glorificação do animal, apesar dessa ser a desculpa mais utilizada para defender a barbárie! Custa-me compreender portanto, como é que numa sociedade civilizada, de animais racionais e sociais, morais e éticos se consegue retirar algum tipo de prazer no sofrimento alheio.
Estamos perante um espectáculo que se sustenta no sofrimento de um animal, durante 3 ou 4 horas. Objectivamente é isto. Mas não se trata apenas de um espectáculo, é também e como tudo hoje em dia, um negócio. Diria que por um bom lucro, até o ganadeiro em pessoa ia limpar os tubaros do touro todos os dias com água de malvas. Naturalmente, que, um touro em más condições não vende e portanto, aquilo que muitos acham como uma bela prova de altruismo tauromáquico, não passa de simples actividade produtiva. Como aliás, se pode ver aqui → http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1211902
Caem por terra, portanto, as hipotéticas intenções altruisticas e glorificadoras para com o touro!
a minha ideia , nao era usar o topico par repudiar a tourada. isso estou.me a cagar .
Pensei é que poderiam arranjar um programa melhor , que fosse mais apelativo a todos. A tourada é um tema controverso cá em portugal , iria sempre dividir opinioes , que iriam condicionar as receitas.
Estava apenas a constantar que poderia haver ideas melhores . E acho esta idea deprimente como sportinguista .
Esta festa devia ser para todos , e nao só " para os que gostam " .
Acho que não vale a pena entrar por ai, porque concerteza haverão muitos adeptos que só gostam de futebol, outros de atletismo, andebol, entre outros e são sócios sportinguistas de alma e coração.
Não é por mal mas por exemplo se o Sporting tivesse por iniciativa um torneio de bilhar ou pesca desportiva eu não ia contribui porque são desportos que não me dizem absolutamente nada. Haverá sempre discórdia nas actividades que o clube organiza.
O bom seria fazer várias actividades que promovessem o seu ecletismo e que chamassem e unissem os adeptos à volta dos atletas e do Sporting.
[b]O apelo foi feito logo no início deste tópico e está à vista de toda a gente… Opiniões que sejam suportadas essencialmente por insultos à parte que não partilha da nossa opinião não serão tolerados neste tópico.
A insistência e (especialmente) a reincidência deste tipo de comportamento dará origem a avisos aos foristas envolvidos.[/b]
A proibição de fazer a apologia da brutalidade sobre os animais devia estar nas regras do forum , só o simples facto de este tópico continuar aberto é estar a ser cumplíce e a incentivar a tortura sobre os animais.
Dado o contexto actual, em que as touradas não são ilegais em Portugal e que as mesmas são socialmente aceites no nosso País, (ao ponto de até serem regularmente transmitidas na televisão) discordo dessa sugestão. :arrow: