Coronavírus (SARS-CoV-2) - O perfil do doente com COVID-19 e até onde a epidemia pode chegar

A Croácia e a Grécia que tomaram medidas preventivas antecipadamente têm a situação controlada.

Ir ao médico neste momento pode significar a morte de quem vai ou indirectamente a algum familiar devido ao contágio do COVID-19.

O vírus já tomou conta disto tudo , da política , dos media e principalmente da saúde que deixou de existir neste país , só existe agora COVIDE-19.

1 Like

Os EUA acabam de passar a China.

81,896 casos contra 81,285 da China.

Hoje os EUA já têm +13,685 casos e não deve ficar por aqui.

Esta semana tive 2 familiares operados normalmente, um no IPO de Lisboa e outro no São José, correu tudo bem felizmente.
As operações estavam agendadas e foram feitas normalmente.

2 Likes

Ainda bem que assim o foi.

Preocupa mais as consultas adiadas, consultas de rotina, consultas iniciais, o Eduardo Barroso ainda hoje falou que é um erro encerrar a unidade que gere. E é.

A saúde continua com os mesmos problemas que tinha antes do Covid-19 e nesta fase tendem a piorar, o que é preocupante.

O pós vírus vai nós bater demasiado forte para conseguirmos suster. Tempos muito difíceis aproximam-se.

Queria abrir um Post mas não consigo.
Vou tentar disponibilizar todos s dias se o tempo me permitir.
Para amenizar a quarentena.

CS do Dia em Pdf

1 Like

Na CM**** estava a dar agora que os 500 ventiladores e outro material de protecção que o 1º ministro anunciou no parlamento que tinha contratualizado à China , foram desviados para outro país , ou comprador que deu mais dinheiro.

Teem testes ilimitados e dão se ao luxo de fazer testes a todos mesmo com sintomas ligeiros. Em Portugal há muita gente com sintomas leves e não são contabilizados porque nem fazem o teste.

Numa altura destas, em cima de toda a merda que já rola, uma pessoa corre o risco de não se poder despedir dignamente dum ente familiar que faleça durante a pandemia, como já acontece em Itália.

Isto é doentio e mexe com os nossos sentimentos mais básicos.

2 Likes

O problema nunca foi a questão da eficácia de uma máscara mas sim a habilidade de a manusear. Usar uma máscara para proteger uma epidemia não é a mesma coisa que usar uma máscara no carnaval. A maior parte das pessoas não sabe manusear decentemente e isso acarreta riscos, desta forma mais vale meter na cabeça das pessoas que a máscara não funciona quando os países asiáticos já com o vírus controlado provam o contrário.

1 Like

@Hemgê

hoje dei a pensar com os meus botões - cada pessoa contagia, em princípio, 2,5 pessoas na fase exponencial do contágio.

Se tivermos 20% dos infectados como trabalhadores da área da saúde (médicos, enfermeiros, auxiliares, etc), isto quer dizer que metade dos infectados têm uma relação directa com contágios que se dão nos serviços públicos de saúde, sejam hospitais ou centros de saúde.

Brutal.

1 Like

Há pessoas que baixam as máscaras uns centímetros para dar entrevistas: ora, se a máscara reteve algum vírus no desempenho da sua função, baixá-la 2 centímetros para falar é ter o vírus mesmo junto ao nariz e boca, pronto a ser activado.

Depois também já vi pessoas que vinham com máscaras na boca, mas não tapavam o nariz, porque aquela merda não dava jeito para pousar o ■■■■■■■ dos óculos de sol no nariz. Brasileiras, burras que Deus me livre.

Peço desculpa mas há aí qualquer coisa pois eu ouvi o 1o ministro a dizer na 2a ou 3a, que tinham desbloqueado até durante o fim de semana, o pagamento upfront dos 10 milhões exactamente para garantir o equipamento…

Alguém que me explique uma coisa, que eu nestas andanças devo ser muito burro: andamos nisto há um mês, naquilo que chamam fase de contenção, e andou por aí meio mundo a infectar e a ser infectado nos hospitais, sem ser testado por falta de “link epidemiológico”. E sem isto, porque não encaixa nas guidelines que alguma cabeça pensadora traçou, não havia testes para ninguém.

Morressem, não morressem, tivessem ou não sintomas, não eram testados. Contagiassem um, contagiassem cem, não eram testados. E isto com casos confirmados primeiro na ordem das dezenas, depois centenas e agora já nos milhares, não eram testados quem não encaixava nos profiles estabelecidos pela DGS.

Agora, que já não dá para fazer contenção e que já se está na fase de mitigação, palavreado caro da malta das políticas que é usado para traduzir “essa merda já anda espalhada por todo o lado”, de repente é que se vão começar a fazer testes a quem não tem link epidemiológico nem encaixa nas correntes de transmissão, porque já há transmissão comunitária. Agora sim, podemos testar com fartura, vamos fazer um brilharete danado.

Repito, que eu sou um gajo burro, mas se era para testar, não era para testar antes desta merda andar toda espalhada e sem qualquer controlo?

Estes gajos são verdadeiramente geniais. Havia poucos testes e tiveram medo de os gastar todos na fase de controlo da pandemia, então guardaram-nos e agora, efectivamente e como diz o PM, não falta nada ao SNS, já podem testar à vontade, nem que o propósito se tenha perdido.

Esta merda é dum brilhantismo que não se encontra em lado nenhum deste mundo.

4 Likes

Portugal foi mais rápido a tomar medidas de combate à Covid-19 que Espanha, Itália e Reino Unido, indica um estudo comparativo hoje divulgado.

Devia ter sido ainda mais cedo…

4 Likes

Falei do modelo na teoria, o que fazem na prática é outra coisa. Mas o modelo do presidencialismo é bom e está repleto de mecanismos de fiscalização - checks and balances. Cá também se fazem muitas coisas que fogem ao modelo teórico.

Que se passou hoje no Conselho europeu?

Tópico Criado, a partir de amanhã podes colocar lá… Copiei o teu post daqui para lá. Se quiseres alterar alguma coisa manda-me msg… Porque ultimamente só venho cá há noite.

Sugestão: Coloca a data a que se referem os jornais no inicio do teu post.

1 Like

Não sei se já apareceu por aqui mas no pplware há uma notícia que o pornhub premium é de borla para Portugal :grimacing::portugal:

1 Like