Coronavírus (SARS-CoV-2) - O perfil do doente com COVID-19 e até onde a epidemia pode chegar - Parte 1

Pelo briefing diário, percebi duas coisas:

Em Maio, muita gente vai ser sepultada num planalto do pico

A nossa taxa de mortalidade é melhor que a média europeia, por ser mais baixa.

Coronavirus: Teenage boy died after being turned away from urgent care for not having insurance

Aqui a questão é penalizar, virar as costas a países porque não conseguem lidar com algo que é à escala europeia e mundial?
É que isso eu aceito quando país A ou B anda a fazer merda durante anos.
Agora numa situação destas?
Vao mas é pro caralhinho

1 Curtiu

Eu so sei que nao faz 3 semanas eu via um presidente americano, a dizer que nao havia crise e que tinham tudo sobre controlo.
Que o pais ia ultrapassar a situacao, com o virus a desaparecer tao rapido, como apareceu.
Hoje e o que se esta a comecar a ver.

Esses numeros da mortalidade da gripe nos ultimos anos, ha que avaliar os contextos e levar em conta o espaco de tempo.
Na semana passada o Paracelsus mostrou um estudo, que mostrava numeros das mortes de gripe na Italia.
Em nenhum ano tinha mais que 20mil e em 4 anos todos juntos, foram 48mil mortes supostamente da gripe.
Esses teus estudos ja mostram para cima de 60mil mortes, agora qual e que eu vou acreditar.

O que eu quero dizer e que anda para ai muita informacao agora com o selo, de “estudo scientifico”, e com isso parece levar logo a confirmacao e validade absoluta.

Mas mesmo levando esses numeros em conta este caso nao pode ser considerado normal.
Em nada mais que 14 dias morreu tanta gente, que nos anos passados em 4-6 meses!
Ninguem quer entender esta significante diferenca?

Se os numeros nao mudarem nas proximas semanas, ja sera falta de respeito mencionar ou fazer comparacoes com as mortes da gripe influenza.

Sabem como era feito a calculacao, de um estudo da mortalidade de gripe nos ultimos anos?
Olhavam para a taxa de mortalidade no verao e inverno. No inverno era sempre mais alta que no verao, e a diferenca ia diretamente para a calculacao, sem ter certezas nenhumas que essas mortes tem de facto a ver com a influenza.

Assim foi feito em um dos institutos mais renomados da Alemanha, isto so para dizer que andar as voltas em comparacoes mal feitas, podia ser muito fatal.
O Trump que o diga!

Deus queira que com as medidas implementadas nao chegamos a esses numeros, mas estou muito optimista quanto isso.

Tenham em mente que estes numeros que temos agora, foram alcancados na sua maioria nos ultimos 20 dias!
Ha uma valente diferenca nos numeros dos anos passados, para muito pior, se temos em conta que estamos no inicio.

O ministro holandês não é burro e sabe que num país com 230 deputados, que se aumenta 700 paus a magistrados, com um ordenado mínimo ridículo, que concede perdões fiscais a empresas como a REN, EDP e por aí fora, vão todos direitinhos para os bancos.

1 Curtiu

Aonde?

USA…

Já era assim antes do COVID.

Isso é bonito mas é um acto de inferência.
Pode ser que tenha azar e toque à população holandesa…
E contra mim falo que o meu cunhado vive lá

Ja tocou tem casos em barda e nos ultimos 2 dias ja passaram dos mil casos novos por dia

E muitos infelizmente vao seguir esse caminho.

Portugal está tramado. Isto é o pior que podia ter acontecido à nossa economia. É daquelas situações imprevistas que matam galinhas de ovos de ouro e não só, pois também mudam modos de vida. O viajar estava na moda e, de repente, deixou de estar. É nefasto para a economia portuguesa que tem as suas fontes de receita assentes precisamente no turismo e nos serviços. Portugal foi atingido pelo corno de um unicórnio voador que ninguém estava à espera.

2 Curtiram

Eu acho que a malta ainda vai querer mais viajar depois disto estar resolvido ou menos è o que ouco aqui dos Ingleses…

Os ingleses são viciados em viagens , pelo que li nas notícias tinham 1 milhão fora à espera de voltarem.

1 Curtiu

E o imobiliário também vai vir por aí abaixo. Quem ganhou muito dinheiro, que o guarde pois dificilmente voltará a ter a mesma oportunidade.

E vamos ver se a lei do arrendamento não vão ter alterações.

Com o previsível aumento do desemprego, com empresas a fechar, como é que vão ser pagos os créditos aos bancos quando se acabarem as ajudas governamentais?

E sendo assim, como é que irão ser pagas as rendas, a maior parte delas com preços exorbitantes?

As agências imobiliárias que abriram como cogumelos em toda e qualquer esquina, como irão sobreviver?

E as empresas que se habituaram a ter trabalhadores em teletrabalho, para que precisarão de grandes espaços para os seus escritórios, com rendas ou leasings caríssimos?

Preocupante! Muito preocupante!

1 Curtiu

Olhando assim por alto , acho que na região Norte e Centro , a coisa está a ficar preta.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo a curva parece mais controlada.

As exportações baixam por o poder de compra baixar, o desemprego vai disparar. Que sector económico vai ocupar parte da receita do turismo? Sem esquecer todos os sectores que cresceram em conjunto com o turismo. Sempre discordei que o crescimento económico tivesse fortes alicerces no turismo por ser muito volátil, a verdade é que tem ganho importância no nosso País. Haverá alguma retoma, dificilmente para o nível que estávamos.

Esta travagem a fundo na economia vai levar muito tempo a recuperar, vamos ter uma receção económica histórica. Esse discurso de que as empresas precisam de se adaptar é bonito o problema é que todo esse processo leva tempo. É preciso investir em novos recursos, humanos e materiais, investimento em conhecimento e, claro, a retoma do mercado interno e externo.

Sem dúvida que devem focar em novos mercados, produtos e canais de produção. Agora esperar que isso vá acontecer em semanas é estar muito optimista é desligado da realidade.

2 Curtiram

As imobiliárias são capaz de se safar. Não hão-de faltar imóveis para vender daqui a uns meses.

Destino preocupante há-de ser mesmo aquele que diz respeito ao pessoal do alojamento local. É que a quantidade de empresas que se constituíram para se dedicar ao alojamento local é estapafúrdia. Aliás, a quantidade de imóveis que existem alocados ao alojamento local neste momento…

Tenho sérias dúvidas que este pessoal tenha alguma capacidade para se aguentar dois ou três meses sem receita para pagar as dívidas que tem.

Tanto se falava na próxima bolha no mercado imobiliário… aí está a agulha.

1 Curtiu

A Holanda, como a Alemanha, a Áustria, a Finlândia, são contra os eurobounds porque sabem que isso é um mero atalho, é chutar para a frente um sério problema e que lhes acarreta imensos problemas. Haverá uma desvalorização do euro, facto que pode beneficiar Portugal, Espanha, Itália, mas que prejudicará a Holanda, a Áustria e sobretudo a Alemanha, países com economias fortes e que precisam de um euro forte.

Em 2009, 2010, negaram esse instrumento financeiro e vão continuar a negar. Querem outros mecanismos de apoio económico e financeiro. Estão a pensar mais neles próprios, que nos parceiros europeus.

Está é uma das derradeiras oportunidades de mostrar e provar o espírito da UE. Se falham agora perante uma pandemia que toca a todos, que sentido faz manter esta união de países?

É nesta altura que deviam aparecer os grandes estadistas para dar coesão e sobretudo sentido à UE. Parece que os países se afastam a cada crise quando deviam unir-se.

Obrigado eu vejo os numeros a crescer mas se tiverem nas projecoes ou abaixo das mesmas entao nem tudo è mau vamos ver no que da