Convocação de brasileiros para a Selecção

Tenho consciencia do quanto polémico é este assunto, mas acho que vale a pena falar-se dele.

Mais concretamente Pepe e Liedson que são os mais falados

O que acham? Concordam, não concordam? Razões

Só gostaria de pedir uma coisa, evitem certos comentarios do tipo: “quem acha que eles não devem ir a selecção é um racista/xenofobo” digo isto, porque já o vi em alguns artigos de opinião em jornais e considero-os bastante irritantes.

Na minha opinião, se já acho que o Liedson não deveria ir, e sim tenho consciencia da carencia de bons jogadores portugueses para esta posição, então o Pepe acho (e desculpem o termo) uma palhaçada falar-se da sua convocação. O que não nos falta é centrais, tirando os 3 obvios(Meira, Jorge Andrade e Ricardo Carvalho) que são muito superiores ao Pepe, ainda temos Tonel, Zé Castro, Zé Antonio, Rolando, Paulo Jorge Ricardo Rocha e até mesmo o Bruno Alves, já para não falar de futuras experanças como o Carriço ou o Nuno A.Coelho.
Toda a excepção tem a sua regra e o Deco é essa excepção, chega, perfiro uma Selecção menos competitiva do que uma perfeita com mais estrangeiros.

E por favor não tem nada a ver com xenofobia, nem ultrapatriotismo.

(se houver um topico igual, esqueçam este)

Liedson deveria ir á seleção ele é jogador para fazer toda a diferença e Portugal nesse sector está muito carenciado.

Pepe não, não acho que ele seja bom jogador e tb porque temos várias soluções para o centro da defesa,para alem da lista escrita pelo forense RestlessOblivion temos tambem o Manuel da Costa.

A questão não se pode colocar apenas nos brasileiros mas também nos com dupla nacionalidade que não tenham nascido no Brasil. O que fazer a Nani, Nélson (Benfica), Petit, Djaló, etc, etc, etc. Tal como Pepe, Deco ou Liedson e até mesmo Derlei, nenhum deles nasceu no rectângulo da Península Ibérica, nem nos dois arquipélagos que completam o território nacional. Ou será que só os brasileiros é que são estrangeiros?
Aliás, entre os países europeus (sobretudo os de topo), quase nenhum tem apenas jogadores que tenham nascido no território do próprio país. A França até tem um jogador (Ribery) que nasceu dentro de um barco ao largo da costa africana.
A Alemanha com os seu polacos, a Itália com os seus argentinos, a Inglaterra com os seus galeses (e não só), a França com os magrebinos.
O futebol está a globalizar-se e a noção de pátria desportiva nada tem a haver com a pátria de nascença.
E não é só no futebol. Aliás, o grande celeuma que se põe em Portugal com o Futebol, não se põe em nenhuma das outras modalidades onde apenas no hóquei é que não temos estrangeiros a actuar pela selecção.

Uma coisa que me esqueci de referir foi, jogadores que vieram para Portugal por motivos sociais como o Djalo, o Petit ou o Nelson que devem ter vindo muito novos, eu não critico, eles tem todo o direito a ter as mesmas oportunidades, agora jogadores que vieram por causa da carreira futebolistica como o Liedson e o Pepe, aí é que eu me ponho contra, percebes?!

@666: Tens toda a razão, em relação ao Manuel da Costa, e ainda estou para perceber como é que me esqueci :wall: :wall:

Eu na minha opiniao acho que e dificil responder ponderadamente por 2 pontos!!
Primeiro achamos que portugal nao tem necessidade de o fazer pelo facto de ate termos mais ou menos uma seleccao competitiva!!
Segundo , por nao acharmos uma muita mais valia em relacao a estes nomes poderem vir a fazer parte da seleccao, e verdade que em termos de ponta de lanca estamos muito carentes, e a nivel defensivo nao vejo grande prioridade, tendo em conta o numero de defesas centrais e de grande categoria que temos!!
NO caso do Liedson ate aceito por ser do sporting, digo isto com toda a sinceridade, e o facto de nao defender jogadores naturalizados na nossa seleccao , nao quero dizer que esteja totalmente contra, mas tambem nao sou contra por xenofobia, percebem o meu ponto de vista, e mais por o orgulho de sermos uma seleccao totalmente de portugueses, mas em contra partida, paises com tradicoes futebolisticas mais fortes que o nosso fazem isso…
Mas sendo o Levezinho, acho que aceitava!!

A questão é complexa e irá ser sempre controversa. Isso porque a questão que se põe é saber o que é ser português.

É ter nacionalidade portuguesa?
É ter nascido em território português?
É ter passado muitos anos em Portugal? Quantos? Ou em percentagem da vida?
Pode ser português mesmo sem ter nascido e nunca sequer ter posto os pés em Portugal, mas ser de ascendência lusa?
É saber falar português? Tem que ter um dos sotaques de português?

Imaginem um brasileiro que mora em Portugal desde 2 anos e um português que mora no Brasil também desde os 2 anos. Qual o mais português?

Não é fácil.

Já agora, alguém sabe se um seleccionador pode-se recusar a convocar um jogador com nacionalidade portuguesa, apenas por não ter nascido em Portugal? É legal?

Eu sou a favor de atletas naturalizados representarem a selecção portuguesa , mas desde que haja uma ligação grande ao nosso país, seja por terem pais portugueses, ou desde que que estejam a viver em Portugal há muito tempo, ou seja ,alguém que se verifique que sente as cores portuguesas,que sinta o peso que a camisola Portuguesa têm.

Alem disso é difícil encontrar uma selecção que já não tenha feito isto antes,praticamente todas as selecções de alto nivel têm jogadores naturalizados nas suas selecções,se todas têm porque raios vamos remar contra a maré?

Mas claro que têm de haver um limite,e nisso a Fifa já devia ter actuado e ter imposto um limite de,por exemplo,5 jogadores naturalizados por selecção(parece-me um limite bem razoável),senão as selecções vão começar a perder a sua identidade e o seu estilo de jogo próprio.

Eu penso que feitas as contas Portugal tem de sair a ganhar com isto. O caso do Pepe veio abrir uma ferida que tinha sido aberta aquando da naturalização do Deco, mas eu vejo-os como casos bastante diferentes.
O Deco para além de estar em Portugal desde muito novo, é um jogador de classe mundial para uma posição em que na altura não havia ninguém melhor.
O Pepe, para além de ser um jogador mediano, tem como concorrentes para aquela posição o Ricardo Carvalho, Fernando Meira, Jorge Andrade e jovens a despontar como o Manuel da Costa ou o Zé Castro. E espaço para eles? É por causa de um jogador que não tem lugar nem no Real nem no 11 da nossa selecção que vamos pôr em perigo a evolução destes jogadores nas selecções nacionais? Ainda se fizesse a diferença… mas não, onde é que Portugal sai a ganhar? Pelas minhas contas só o Pepe é que ganha com a chamada à selecção. Antes chamarem Ricardo Rocha ou Tonel como 4º central…

Quanto ao Liedson sairíamos sem duvida alguma a ganhar pois estamos gravemente carenciados naquela posição,não temos sequer um ponta de lança que jogue regularmente pelo seu clube,espero que esse tal processo de naturalização avance rapidamente para que ele ainda seja convocado algumas vezes antes do Euro!(isso se nos conseguirmos qualificar é claro ;))