Contabilização de Erros da Arbitragem 2007/08

Este tópico foi feito com o objectivo de se fazer a contabilidade dos erros que prejudicaram o SCP.

1ª Jornada : Sporting - Academica - Que me lembre nenhum erro - 0 pontos tirados

2ª Jornada: Porto - Sporting - Falta que dá o golo do porto não existe, Cartão Vermelho por mostrar a Quaresma , cartão vermelho acumulado por mostar a derlei - 1 ponto tirado

3ª Jornada: Sporting - belenenses - Sem ser o anti-jogo dos pasteis não me lembro de mais nada - 0 pontos tirados

4ªJornada : E.Amadora - Sporting - 2 penaltis não assinalados que por acaso não foram precisos, cartão amarelo a abel desnecessário. - 0 pontos tirados

5ºJornada : Sporting - V.Setubal - 1 penalti roubado ao Setubal - 1 ponto dado

6ºjornada : slb - Sporting - 2 penalti roubados ao Sporting e 1 ao Benfica - 2 pontos tirados.

7ªJornada : sporting - Guimarães - falta a meio-campo que não interfere com a jogada portanto não é ajuda. - 0 pontos tirados.

8ªJornada : nacional - SPORTING - Não houve interferencia dos senhores do apito - 0

9ªJornada : Sporting - Naval - Livre indirecto ou penalti na area transformado em livre fora da area, mas graças ao 4-1 não foi compremetedor. - 0

10ªJornada: Braga-Sporting - Nada a assinalar - 0

11ª Jornada: Leixões - Sporting - Nada a assinalar - 0

12ªJornada: Sporting - u.leiria - Nada a assinalar - 0

13ªJornada : Maritimo - Sporting - 2ºGolo em fora-de-jogo- 2 pontos dados.

Actualizado

Vermelho por mostrar a Ricardo Quaresma, por entrada violenta sobre o Miguel Veloso.

Nas Antas:

Vermelho ao Bosigwa e ao Pedro Emanuel

Na Amadora:

Amarelo ao Abel…ESCANDALOSO… E atenção “eles” sabem que o nosso outro defesa direito está no estaleiro
4 ou 5 Foras de jogo mal inventados, um deles no primeiro minuto dá golo

Só aqui faltam as fuças dos FDP

1. A ideia do tópico é boa, mas se não aparecerem os erros que BENEFICIARAM o SCP então este tópico está condenado à partida, pois não faltarão adjectivos, a comecar por “faccioso” ou “parcial” para o classificar.

2. Eu até percebo que os árbitros merecessem um valente puxão de orelhas em praca pública, mas não vai haver fucas de ninguém por aqui… o Sporting deverá ser a forca impulsionadora do Fórum SCP e não vendettas a árbitros específicos. Protestar de uma forma específica contra A, B ou C é uma coisa… usar o Fórum SCP como fonte motivadora de actos que não respeitem a liberdade de cada um é outra.

Rídiculo, se há erros que beneficiaram o SPORTING nas jornadas aqui deswcritas , coloca-os no teu lado da balança…

Chamar Corrupto, incomepente e Mentiroso ao Pedro Proênça quando o vir na Rua, vai ser um Elogio ao que ele é…

Vendettas!? não sei o que é… e nem sou vingativo…mas não esqueço e isto não vai lá com mails… ontem meteu NOJO

mas nao compreendes o sentido dos posts porquÊ ? O homem disse claramente que esse topico tem td para ser um bom topico se for continuado de forma coerente e que listemos os beneficios que poderemos vir a ter em futuras jornadas como os prejuizos que ja tivemos e iremos ter tambem ^-^

Concordo com o Paracelsus. Devemos tentar ser também objectivos nas análises dos lances a contabilizar.

E essa objectividade obriga a um certo consenso em relação aos lances considerados “contra” ou a “favor”. Ex.: No Dragão é consensual que o Quaresma merecia ir para a rua, mas a reclamada expulsão do Bosingwa já não é consensual. Sou dos que pensa que um cartão amarelo era o ajustado nesse lance.

Em relçaão aos benefícios, os mesmos princípios. Até agora ainda não vi nenhum erro escandaloso a nosso favor. Quando e se ocorrer, deverá ser contabilizado.

Finalmente, o momento em que ocorrem também é importante. Os penalties de ontem foram já depois do 2-0, a sua importância é relativa, e a expulsão consequente do defesa não seria determinante; já a possível expulsão do Quaresma no Dragão poderia ter sido decisiva.

Parabéns pelo tópico!!Será interessante no fim da época contar os erros a nosso favor e os que nos prejudicaram.

Ainda a polémica do atraso e a nota interna (vergonhosa e subversiva das regras)

«Assistimos às palestras dos treinadores?», questiona Vítor Pereira Vítor Pereira diz não compreender o porquê de o Sporting ter solicitado uma cópia da nota interna da Liga de que o árbitro Paulo Pereira deu conta aos delegados ao jogo de Estrela da Amadora e Sporting, advertindo que qualquer atraso ou corte para o guarda-redes seria punido com livre indirecto.

O presidente da Comissão de Arbitragem sai em defesa do árbitro que ontem esteve na Reboleira, enaltecendo o facto de Paulo Pereira ter informado os dois clubes da nota emanada da Liga.

«Se o Paulo Pereira fez alguma referência a instruções técnicas que recebeu, foi certamente com o sentido de clarificar e de ajudar ao jogo de forma preventiva. Devíamos estar-lhe agradecidos por tentar ser pró-activo para que o jogo decorresse sem incidências negativas», disse Vítor Pereira à TSF.

O dirigente esclareceu também o porquê de o juiz de Viana do Castelo se ter recusado a disponibilizar uma cópia da referida nota quando solicitado por Pedro Barbosa, director do futebol leonino e delegado ao jogo.

«Trata-se de um comunicado de foro interno para a equipa de arbitragem e não vejo que houvesse interesse em transformá-lo cá para fora. Por que razão haveria de ser tornado público? Nós assistimos às palestras dos treinadores?», questionou.

O Sporting vai fazer chegar à Liga de Clubes, durante esta segunda-feira, um pedido de esclarecimento sobre esta situação. Filipe Soares Franco avisara, ontem, no final do jogo, que o clube não ficaria «de braços cruzados» e que iria «agir firmemente» para apurar todos os factos.

Sporting responde:

«Deveriam pedir desculpa» (Salema Garção) O Sporting veio hoje a terreiro, pela voz de Salema Garção, defender um pedido público de desculpas de Vítor Pereira e Paulo Pereira, respectivamente presidente da Comissão de Arbitragem da Liga e árbitro do jogo dos «leões» com o Estrela da Amadora.

«Aquilo que o presidente da Comissão de Arbitragem ou até mesmo o árbitro Paulo Pereira deviam fazer era, publicamente, pedir desculpa ao Sporting Clube de Portugal, para bem do futebol e da sua credibilidade», afirmou o director geral de Comunicação do clube de Alvalade.

«Relativamente ao resto, a direcção jurídica irá utilizar os procedimentos adequados de forma a que deixem de existir “casos” no futebol em Portugal», acrescentou, rematando: «O Sporting vai enviar à Liga uma exposição sobre tudo o que se passou e da qual espera obter esclarecimentos e medidas concretas».

Acho o tópico interessante, mas vai ser complicado quantificar em pontos situções que nos são extremamente prejudiciais.

Por exemplo no jogo de ontem, não se tratou só dos dois penalties, mas muitos ourtos detalhes: cartões vermelhos por mostrar aos jogaodres do Estrela… até coisas tão ridículas como marcar bola fora quando nem tinha saído (aconteceu pelo menos duas vezes, uma em lance de ataque claro).

Tb acho interessante haver um tópico onde, no final de época, se possa ver como fomos prejudicados mas mesmo assim campeões :dance:

Mas acho muito subjectivo estar a traduzir essas falhas graves da arbitragem por pontos literalmente, ou seja, uma coisa é enumerar factos e acontecimentos um por um (acho boa a ideia, concordo com o tópico), outra é dizer, p.ex, que por causa do lance do golo dos porcs perdemos um ponto nesse jogo porque daria empate (quem não me diz q com 0-0 não iamos pra frente e ganhávamos 0-1?)

Sou daqueles que acho q os acontecimentos implicam mudanças de atitude conforme tenham acontecido ou não (ainda por cima num desporto como o futebol, centrado em 90min de decisões)

Um pouco confuso!!! :think: É capaz… :slight_smile:
Resumo: concordo com o tópico para ficar aqui bem na lembrança de todos, toda a diarreia arbitral que insiste em nos perseguir, mas… é difícil saber se por causa dessas coisas teriamos mais 8, 10 ou 12 pts… quem sabe tudo não teria sido diferente se nada tivesse acontecido?

Com a Académica houve erros e fomos penalizados sim, pelo menos um penalti sobre um jogador do Sporting não assinalado.

Já agora, ninguém arranja imagens do lance do penalti sobre o Abel para o youtube? É preciso não deixar certas coisas se esquecerem!

Metam os outros 2 grandes para no fim se fazerem as contas exactas

Boas, paracelsus mas eu só posso por os erros que beneficiaram o sporting quando os houver até agora julgo que não os houve.Corrijam me se estou enganado.

Eu até metia mas isso ia fazer uma grande confusão.

Confirma-se?

Está aqui o resuminho do jogo com os estrelistas, com o penalty incluído.

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=vTNtBTX3CrY[/youtube]

Lembro-me assim de repente por exemplo, do Derlei que deveria ter ido para a rua por acumulação de amarelos no jogo com o Porto salvo erro.

Sim, mas se o Derlei tivesse de ser expulso nesse jogo, bem antes teriam de ir pra rua Quaresma, Pedro Emanuel etc

Na Académica, confirmo, o Sporting foi roubado em pelo menos um penalti. Não tenho aqui imagens do jogo, mas já na altura se falou nisso, mas como é hábito, quando o Sporting ganha isso cai no esquecimento…