Este exercício é feito tendo em conta aquilo que Paulo Bento fez desde que chegou ao comando da nossa equipa principal e têm como principal obstaculo o facto de não conhecermos as ideias dele em relação à forma como vai tornar o Sporting mais agressivo, e aqui talvez o Toca do lobo nos possa ajudar.
Eu penso que o Sporting precisa de ter uma alternativa ao seu 4x4x2 com ou sem losango, e que essa alternativa terá de passar pela entrada de extremos na equipa sempre que tal for necessário.
Dispensas prováveis:
Nelson, Loureiro, Douala e Koke
Em dúvida:
Caneira e Martins
Jovens com algumas hipóteses de integrarem o plantel:
-Nuno Santos
-Mario Felgueiras
-Veloso
-Semedo
-Carriço
-Andre Marques
-Ronny
-Zezinando
-Paulo Sérgio
-Paim
-Varela
-Caiado
-Djalo
Contratações previsíveis:
-Defesa central (depende do grau de confiança que PB deposita nos jovens candidatos a este lugar)
-Defesa esquerdo (depende da continuidade de Caneira)
-Trinco (depende da avaliação que PB fará a Zezinando mas estou convencido que será este jovem a ocupar a vaga do Loureiro)
-Médio (julgo que entrará sempre mais um jogador criativo, e conforme seja o desfecho do “caso Martins” poderão vir a ser dois
-Avançado (julgo que PB quer um jogador que possa jogar ao lado de Liedson e simultaneamente funcionar como extremo se for preciso
Antes de mais, acredito que o grupo seja expandido para 25/26 jogadores para precaver a liga do campeões!
Assim,
Da tua lista ponho nas minhas duvidas (mais como uma vontade que como uma perspectiva realista) o Tiago, o Hugo, o Romagnoli e o Deivid
Concordo que as renovações e dispensas prováveis que apontas se venham a efectuar.
Dos jovens, parece-me que um dos centrais, o Zezinando, o Ronny, o Varela, o Paim e o Caiado tem hipotese de disputar um lugar em pré-epoca.
Dos GR continuo a achar que 2 no plantel sénior (e o problema aqui é quem faz companhia ao Ricardo) mais o Patricio seriam suficientes!
Contratações, diria que concordo com o que apontas ao que acrescentaria os 2 extremos (que até poderão já ser dos quadros) para o plano B e outro avançado de caracteristicas mais fixas que possa servir de contraponto ao sistema de linha avançada movel com o Liedson (e até o Varela)
O que me leva ao problema de ser, até nas perspectivas mais conservadoras, uma grande revolução em época que era importante mostrar algum serviço na champions!
Atenção este exercicio é feito com base naquilo que eu imagino que o Paulo Bento vai fazer e não naquilo que eu gostaria que ele fizesse. Embora eu pense que as diferenças até nem serão muito grandes.
Há medida que o tempo for passando irei actualizando a situação e será engraçado comparar este esboço inicial com o resultado final
Atenção este exercicio é feito com base naquilo que eu imagino que o Paulo Bento vai fazer e não naquilo que eu gostaria que ele fizesse. Embora eu pense que as diferenças até nem serão muito grandes.
Há medida que o tempo for passando irei actualizando a situação e será engraçado comparar este esboço inicial com o resultado final
Oh Tómanas até pode ser engraçado mas cuidado que tb pode ser muito traumatizante
Acho que o SCP antes de pensar nos jogadores que deverão constituir o seu plantel, deverá definir quais os seus objectivos para a próxima época.
Na minha opinião, a prioridade deverá ser o campeonato nacional, recuperarmos o titulo que à 2 épocas nos escapa entre os dedos.
A nível internacional acho que temos que ser pragmáticos. O objectivo a alcançar deveira ser o 3º lugar na fase de grupos, e caso se concretize, lutar pelo título da UEFA, que actualmente está mais acessível.
Isso faz limpar as filha da putices que fez? O gajo sempre foi cabrão em campo, agora que está apertado, anda a fazer-se… Que vá dar o “rabo” à outra esquina! :arrow:
Depois da entrevisa que ele deu na SIC, que terminou com "...Ou não fosse eu sportinguista!".
Isso faz limpar as filha da putices que fez? O gajo sempre foi cabrão em campo, agora que está apertado, anda a fazer-se... Que vá dar o "rabo" à outra esquina! :arrow:
Depois da entrevisa que ele deu na SIC, que terminou com "...Ou não fosse eu sportinguista!".
Por acaso não tens nenhuma ideia pela conversa que tiveste com o Bento, daquilo que ele queria implementar para a próxima época a nível táctico e a nível de composição de plantel?
Desde sempre. É o próprio que o diz. E sinceramente era o trinco que nos faltava. Bom jogador, e vinha preencher uma posição bastante carenciada no nosso plantel. Por mim era já! :arrow:
sempre gostei dele!
apesar de todas as “filha da putices” que fez (e faz), é bom táticamente, disponivel fisicamente, e faz muitas vezes a diferença no jogo aéreo (cantos principalmente)!
para além de que com ele no plantel podia ser que custódio evoluisse para um outro nível!!!
Em relação ao Costinha não sei quais as sacanices a que se referem, parece-me que sempre foi um profissional correcto.
Como jogador seria uma mais-valia dada a sua grande experiência, mas atendendo aos ordenados que está habituado a ganhar e à sua idade não acredito que esteja nos planos de Paulo Bento.
É minha convicção que o nosso treinador confia em Custódio, que apesar de ser um dos jogadores mais “marcados” aqui no Fórum, onde se deseja um trinco com outra dimensão, já vai com três épocas de titularidade absoluta, o que demonstra uma grande regularidade e lhe dá algum peso dentro da equipa.
Portanto se calhar esta não será uma das posições prioritárias na lista dos reforços, e se Paulo Bento vir o mesmo que o nosso CL vê em Zezinando, então julgo que será este a ocupar a vaga de Loureiro no plantel
É minha convicção que o nosso treinador confia em Custódio, que apesar de ser um dos jogadores mais “marcados” aqui no Fórum, onde se deseja um trinco com outra dimensão, já vai com três épocas de titularidade absoluta, o que demonstra uma grande regularidade e lhe dá algum peso dentro da equipa. …
Essa é uma das VÁRIAS razões, entre outros casos mal esclarecidos, por que duvido da capacidade de P.Bento para fazer uma equipa de dimensão europeia de que o contorcionista Jameson tanto gosta de referir. O “peso dentro da equipa” que referes é uma forma eufemística de dizer “amigo-do-peito-que-tem-dejogar-sempre”. Quem não vê o erro de casting que é a nulidade Custódio não é treinador nem é nada…
Eu compreendo algumas das criticas que se fazem ao Custódio, pois ele não é nem nunca vai ser um jogador de grande dimensão, falta-lhe poder de explosão, mas na verdade também não é tão mau como alguns o pintam.
É um jogador certinho e tacticamente disciplinado que garante alguma estabilidade no meio campo defensivo da equipa, embora não lhe acrescente grande coisa quando se exigem mudanças de velocidade e transições rápidas para o ataque.
O que é certo é que por algum motivo ele é um indiscutível de há três anos a esta parte, nem que seja porque não há para aí melhores opções aos pontapés
Quanto à questão das amizades que entronca também no regresso do Barbosa ao Sporting, na prorrogação do contrato do Sá Pinto e até na subida de Freitas à SAD, eu direi apenas que quem tiver alguma experiência em cargos de chefia intermédia, sabe da importância dos apoios e da confiança vindos de cima e do peso que os pilares que suportam o edifício lá em baixo, têm para equilíbrio e bom funcionamento da máquina. Por isso não vejo onde está a surpresa pelo facto de se começar a formar um núcleo duro constituído por pessoas que se conhecem e entendem bem
De acordo com um dos pasquins, Rui Patrício, André Marques, Daniel Carriço, Bruno Pereirinha, Zezinando, David Caiado, Fábio Paim e Tomané deverão fazer a pré-época.
A história é imprecisa dado que o Marques já fez este ano parte do plantel.
Por outro lado esquecem-se de André Nogueira, Tiago Pires, Paulo Renato, Pedro Celestino e Diogo Tavares que sobem este ano a seniores.
E o Tavares (apesar de relativamente mal-amado) é só o melhor marcador dos juniores!