Construindo o onze

Com o primeiro jogo a valer a menos de um mês de distância e um início de temporada bastante exigente, julgo que Paulo Bento terá de se apressar na construção do seu onze base, mesmo que volte a apostar na discutida rotatividade quando a competição apertar.

Tendo perdido cinco dos treze jogadores mais utilizados na temporada passada, julgo que o nosso treinador deverá utilizar como ponto de partida o que restou desse núcleo duro. Teríamos assim quatro vagas em aberto, isto porque à partida qualquer um dos dois avançados contratados, estará em vantagem sobre Yannick, o único dos oito que restam do tal grupo que atrás referi, que dificilmente será titular à partida.

Desses quatro lugares, o guarda-redes é pelas especificidades do lugar, o caso mais simples de resolver e onde acredito que pelo menos não ficaremos pior do que estávamos.

Quase que me arriscaria a dizer o mesmo em relação à vaga deixada em aberto por Nani, que Izmailov parece capaz de ocupar sem prejuízos para a equipa.

O posto ao lado de Liedson nunca teve um dono certo na temporada passada, e conforme já escrevi atrás, acredito que possa ser ocupado com vantagem por Derlei ou Purovic, consoante as necessidades da equipa, embora se calhar vá continuar a ser um dos mais discutidos.

Resta o tal lugar que não seria complicado de preencher com a saída do discutido Tello. Pois afinal parece que não é assim tão fácil como isso. Neste momento Ronny e Marques são as alternativas, mas acredito que será para aqui que virá o último reforço da equipa, que esperemos represente uma real mais-valia em relação ao “deus chileno”.

Para além disso devo dizer que a segunda linha da equipa parece ter melhorado bastante. Gladstone aparenta ser um central capaz de discutir um lugar na equipa, Adrien Silva tem inegável potencial, dos avançados já se falou e ainda falta ver o Vukcevic de quem se espera possa ser uma alternativa para os lugares criativos do meio-campo.

Em suma parece-me que Paulo Bento deverá arrancar com um onze muto próximo disto:
Stojkovic;
Abel, Tonel, Polga e ?;
Veloso;
Moutinho, Romagnolli e Izmailov;
Liedson e Purovic/Derlei.
Depois com o tempo poderão haver alguns acertos porque as alternativas parecem ser bastante válidas.

Eu penso que, pelo que vi ontem, Gladstone vai afirmar-se no onze inicial. Assim:

             Stojkovic

Abel Gladstone Polga ???
Veloso
Moutinho Izmailov
Romagnoli
Liedson Purovic

             Stojkovic

Abel Tonel Polga ???
Veloso
Moutinho Izmailov
Romagnoli
Liedson Yannick

Continuo apostar em Yannick, tem mais velocidade que os outros dois avançados e tem mt mais margem de progressao, alem do mais o Purovic e’ um jogador com especificidades proprias e na minha opiniao nao e’ jogador para jogar neste esquema actual.

Aposto tambem em tonel, ontem demonstrou porque e’ um dos bons defesas centrais da equipe, mt seguro e bastante frio. Dupla perfeita com Polga

             Stojkovic

Abel Tonel Polga André Marques/Ronny
Veloso
Moutinho/Farnerud Izmailov
Romagnoli/Moutinho
Liedson Derlei

Pelo que vimos do último jogo vou fazer uma alteração ao onze que apresentei no tópico génios da táctica.

Assim penso que Tonel tem preferencia sobre Gladstone. Izmailov na ala oposta à de Moutinho.
Penso que a maior rotatividade que terá a ver mais com a abordagem ao jogo que propriamente ao desgaste será no lugar ao lado de Liedson.

Ronny para mim deveria sair do plantel e A.Marques seria a opção (dando o beneficio da dúvida).

Espero ainda ver R.Patricio jogar algumas vezes

                Stojkovic

Abel Tonel Polga ?? ?? ?? ??
M.Veloso
Moutinho Izmaiolov
Romagnoli
Liedson Purovic/Derlei/Djaló

--------------------Stojkovic----------------------
Abel------------Polga--------Tonel------------André Marques

--------------------------Veloso--------------------------
--------------Moutinho------------Adrien-----------------
---------------------------Romagnoli----------------------
------------------Izmailov----------------------------
----------------------------------Liedson---------------------

            Stojkovic/Patrício

Abel Tonel Polga ???

             Veloso/A.Silva

Moutinho Izmailov

         Romagnoli/Vukcevic

    Liedson            Purovic

Subscrevo, apenas acrescentaria a hipótese Vukcevic na posição do Romagnoli, que jogue quem estiver melhor mas no inicio de época quem estará mais apto em príncipio será mesmo o Roma.

O lateral esquerdo é bom que não seja nenhum dos actualmente disponiveis senão estamos mal, espero que venha alguém com qualidade e experiência mas se vier muito tarde mais vale arriscar em André Marques para o primeiro jogo dado que estará mais entrosado e rezar muito. :think:

Também concordo com Tonel, não há razões para o tirar do 11, gostei de facto da exibição de ontem do Gladstone mas enquanto o Tonel não comprometer, o que pode nunca suceder, não mexeria na dupla de centrais.

Quanto ao avançado acho que vai iniciar a época o Derlei e o Purovic sairá do banco para o jogo mais directo mas admito que a minha dupla ideal seria Liedson/Purovic. Lógico que se o Derlei arrancar óptimo, ele que jogue.

As restantes posições parecem-me evidentes.

Cumps. 8)

------------ Stjokovic -------------

abel ---- polga - tonel ---- :wall:

----------- M Veloso --------------

moutinho – romagnoli – izmailov/vukcevic

------ liedson ----- derlei ------

(venha o defesa-esquerdo… rápido!!!)

Acho que agora já tenho uma ideia mais definida do que poderá ser o 11.

Para mim :

------------ Stoijkovic -----------------

Abel Tonel Polga ???

            Veloso

Moutinho Romagnoli Izmailov

      Purovic     Liedson

Eventualmente trocaria Izmailov por Vuckcevic, mas para já aposto no Izmailov.

Para mim :

------------ Stoijkovic -----------------

Abel Tonel Polga Ronny :liar:

            Veloso

Moutinho Romagnoli Vukcevic

      Purovic     Liedson

Izmailov esteve bem, por isso, podia colocar o Moutinho no lugar do Romagnoli e Izmailov na direita ou Vukcevic no lugar do Roma e Izmailov na esquerda.

Tinha tanta coisa para falar no tópico do jogo que vou repartindo por diferentes tópicos, o das claques, o do jogo e agora este.

Senhor Paulo Bento (ok, posso estar a ser chato demais), meta na cabeça que o Purovic é paradinho na área. Não queira fazer do homem um Ibrahimovic ou até mesmo desperdiçá-lo a vir defender como o Liedson. Este jogador não encaixa no seu perfil dourado e se quer que ele faza alguma coisa de util, então deixe-o estar “sugadito” na área.

Dos jogos que já vi do Vuckcevic e do Izmailov, creio que temos um problema. Ao contrário, do que vocês pensam, o Izmailov não é da direita. O Izmailov é mesmo um numero 10, com um perfil semelhante em termos ofensivos ao do Romagnoli. É um jogador que gosta de controlar o jogo e com isso, deambula bastante nas alas. Ora está no meio, ora está na direita e esquerda. Ele é um numero 10, e duvido muito que com este, a tão bonita adaptação do Bento resulte. O problema está que, o Romagnoli é um elemento insubstituivel neste momento e ou optamos por ter um Izmailov aos papeis no terreno, ou um Vuckcevic em campo em detrimento do Izmailov. Enfim, estes são certamente os problemas menos graves do Paulo Bento mas igualmente importantes.

Lateral esquerdo? Depois de ver pessoas baterem palmas ao Ronny na apresentação, porque sim, então devo dizer que vocês na escrita e na fala são muito bonitos mas batem palminhas para o rapaz ficar contente. Força nisso, não sou eu que 5 minutos depois está a pedir para ele sair da equipa. É urgente a contratação de um defesa esquerdo e continuo na minha, que a ser emprestado alguém, que seja o Ronny e não o André Marques. Já está feito, anyway…

Na pratica o que estás a defender é o assassinato dum jogador pelos próprios adeptos do Clube. Sim porque imaginemos que quando ele fosse apresentado ninguém se manifestasse ou todos desatassem a assobiar, o rapaz que até é neste momento o dono do lado esquerdo da nossa defesa, ficaria realmente com grande alento para encarar uma época que para ele é decisiva em termos de afirmação no Sporting.

Todos os jogadores do Sportinng merecem apoio dos adeptos principalmente nesta altura, no entanto lamentavelmente já temos alguns sacos de pancada eleitos e de nada lhes valerá fazerem bons jogos, pois para alguns estão riscados e ponto final :’(

Enganas-te na avaliação porque eu não defendo a prática do assobio numa apresentação do plantel aos sóciois. Deixei bem claro, que não assobiei mas simplesmente tambem não aplaudi para ser coerente comigo próprio. No momento da apresentação, a maioria das pessoas aplaude todos os jogadores porque vão fazer parte do plantel da nova época mas depois esquecem-se que possivelmente 10 minutos mais tarde quando o jogo tiver começado, estarão a assobiar o mesmo jogador.

Vi muitas pessoas no Estádio assobiarem o Ronny e mandarem-no para casa durante o jogo, e foram esses mesmo que o aplaudiram aquando da sua chamada. Para mim é de uma falta enorme de coerencia e personalidade.

Neste momento, ainda com bastante trabalho de pré-epoca para realizar e com apenas 3 jogos visionados, já posso avançar umas ideias:

  • Aparentemente a baliza estará segura, pelo menos estará (nesta primeira fase, enquanto Stoiko não fala bem português) ao mesmo nível da época passada.

  • A defesa estará mais forte (salvo a questão da esquerda), muito porque Polga parece manter um nível alto e Glads pareceu-me um muito bom reforço… grande luta entre ele e Tonel.

  • O meio defensivo também estará mais forte, o Veloso já subiu bastante de rendimento ontem (não o referi mas foi dos melhores no Sporting) e o pouco que ainda vi de Adrien deixou-me bastante entusiasmado.

  • Gosto muito da “pinta” de Izmailov, embora o veja um bocado perdido em campo… mas mostrou pormenores que me agradaram ao nível do jogo de equipa. Já para o Vuko preciso mais tempo, parece-me ser bom tecnicamente mas perder-se um bocado em rodriguinhos. Por outro lado defende muito mal, algo que agrava ainda mais a questão do def esq.

  • Liedson está muito bem, os restantes nem por isso. Apesar de tudo as movimentações de Derlei dão trabalho às defesas, mas falta um “não sei quê” a rever nos próximos jogos. A minha esperança é o Purovic assumir-se na posição, mais dentro da área e a facilitar ainda mais o trabalho ao levezinho.

Como está bem de ver, existem este ano mais opções, mas os lugares que interessava reforçar pelas saídas (def esq, med esq e ponta) são ainda uma incógnita.

PS. Com todo o respeito, mas Ronny, Farnerud, Pupo e Paredes parecem-me cartas tão fora do baralho que até doi…!!

realmente :frowning:

vem uma pessoa aqui parar a este forum, farto de aturar lamps e andrades nos outros, a pensar: aaaaahhh agora estou entre os meus, aqui vou descansar os ouvidos, aqui puxamos todos para o mesmo lado ;D…

às vezes parece que ainda são pior fosga-se :inde: incentivo e alento são metade do sucesso pah :exclaim:

a gente já sabe que não temos o orçamento que queriamos mas foi uma opção, e uma opção que nos deve orgulhar e não diminuir. estamos a ir buscar sobretudo promessas, não muito populares (assim q o ficam os preços upa upa), mas que foram apreciadas pelos competentes do clube e são apostas que devemos ajudar. Claro que podem ser bem sucedidas ou falhar, mas dêm-lhes uma oportunidade, se for preciso 2 ou 3 ou 4. Roma e Pavia não se fizeram num dia - alguém comprava o Liedson a seguir àquela travessia de abstinência dele? em que os nossos adversários já rejubilavam com o seu fim??? o Roma tb demorou e bastante mas chegou lá, o estafermo do Tello tb só para o final é q encarrilou, etc etc etc a necessidade às vezes faz milagres, e quantos jogadores regeitados num lado vêm a brilhar noutro, hum?

porra, quando vejo aqui vaticínios ainda a pré-época nem acabou :eh: ???

tenham lá calma :inde: critiquem sim mas sejam positivos, a maior alegria que podemos ter é mostrar aos outros que o que fabricamos nas nossas escolas é do melhor e aquilo que compramos, por muito menos do q eles gastaram, fizemos com que valesse muito mais… e vivó SPOOOOOORTING! :victory:

Agora juro que fiquei baralhado!

O eddie_verde diz que aqui não se pode falar mal, que quando se fala mal cai logo tudo em cima, e agora começo a ler a tua mensagem e.verde, e vejo uma critica quase no sentido contrário …

eddie_verde != e.verde :smiley:

Decidam-se, porque assim a moderação não sabe o que fazer …

O Ronny neste momento é o titular do lado esquerdo da defesa e ninguém sabe o vai sair deste Had, portanto está longe de ser uma carta fora do baralho, por muito que não gostem dele.

ai é? :eh: pois não sabia, descobri o fórum há pouco tempo, como podem ver… :inde: pois temos o “e” e o “verde” em comum (o que eu qualificaria de indubitável bom gosto :lol:), mas eu é mesmo só e.verde, espero não vir fazer confusões, se for o caso digam, isso muda-se :shifty: :whistle: 8)

                     stojkovic

pereirinha tonel polga had???

                       m.veloso

      j. moutinho                izmailov

                      vukcevic

          romagnoli
                                  liedson

segundo o nosso especialista em futebol argentino (o rui) o romagnoli jogou algumas vezes como 2º avançado e esteve muito bem… por outro lado nao temgrande capacidade de pressing o que por vezes se nota enfraquecendo a capacidade defensiva do nosso meio campo… por outro lado para alem de provocar desequilibrios no 1 para 1, ser bom no ultimo passe, o romagnoli ainda finaliza muito razoavelmente…

pelo que vi até agora do derlei, purovic e djalo parece-me ser o jogador que poderá desempenhar o papel de 2º avançado com maior qualidade…

quanto ao pereirinha, é apenas uma aposta pessoal… gostava muito que ele se desse bem naquela posicao pois acho-o melhor jogador (em termos tecnicos) que o abel e sendo novo poderia desenvolver tornando-se num bom defesa direito… na realidade acredito que tanto abel como pedro silva dao maiores garantias que o pereirinha neste momento…