Conquista do Zenit sob suspeita

[size=12pt][b]Conquista da Taça UEFA pelo Zenit sob suspeita

[/b][/size]A imprensa europeia está hoje a levantar algumas dúvidas acerca da conquista da Taça UEFA, da temporada passada, por parte do Zenit, isto após terem surgido alguns indícios que a máfia russa terá tentado comprar jogadores e dirigentes do Bayern (meias-finais) e Rangers (final).

De acordo com a imprensa local, Guenadis Petrov, o principal chefe da organização russa denominada Tambovskaya, terá afirmado, ao telefone, que teria disponibilizado 20 a 40 milhões de euros para comprar o jogo frente ao Bayern, nas meias-finais da Taça UEFA.

Esta situação vai ser agora analisada pelo polícia, que vão tentar descobrir se existiu algum contacto directo com o Bayern e Rangers.

In A Bola

Para já, não passam de suspeitas mas se se confirmar alguma coisa estamos perante mais uma prova da decadência do futebol mundial.

As suspeitas só por si são de certo modo assustadoras, apesar do Zenit até ter praticado um bom (excelente) futebol na sua caminhada para a conquista da UEFA, todos sabemos que o clube russo pertence à Gazprom, empresa que creceu essencialmente no reinado de Putin, pessoa cuja isenção no que se refere a ligações ao sub-mundo, apesar de tudo, está longe de ser um dado adquirido.

Enfim, espero que a possibilidade que está a ser avançada não passe de mentira…

Se tal aconteceu, em que medida é um clube responsável pelas acções da máfia russa?

deve ser tão responsável como pelos adeptos, por exemplo!

É diferente. os clubes são responsáveis pelos seus adeptos dentro dos recintos dos jogos. Se um gajo assaltar um banco com uma camisola do Sporting vestida, o clube não tem nada a ver com isso.
Da mesma maneira que se a Máfia russa tenta falsear resultados, os clubes não têm nada a ver com isso.

não é só dentro dos campos, houve confrontos fora dos campos em nápoles e o nápoles foi penalizado!

Eu não tenho a certeza do que vou escrever mas não acho que o Nápoles tenha sido penalizado, simplesmente o que se fez foi uma medida de impedir que os adeptos acompanhassem a equipa fora de portas.
Houve uma punição que abrangia todos os adeptos do Nápoles porque era impossível indentificar todos os que estiveram realmente envolvidos e impedir apenas esses de entrarem nos estádios.

Agora se o Napoles teve algum outro tipo de punição realmente não sei.

Quanto à história da Mafia russa também não me parece que o clube possa ser punido porque nada teve a ver com essa acção agora acho perfeitamente possível que a Federação Russa seja punida se isso ficar provado, por exemplo com o impedimento de os clubes russos participarem nas competições europeias durante um determinado período ou mesmo uma punição à selecção.

O Bayern e o Rangers sim podiam ser penalizados no caso de terem mesmo falseado os resultados.

logo à partida é uma pnição financeira, tem duas bancadas fechadas para onde não pode vender bilhetes… tb não sei se houve mais alguma punição!

É claro que o Clube sai prejudicado mas neste caso não é uma punição directa ao Clube é apenas uma consequência inevitável em relação à punição aos adeptos. Quando há adeptos detidos ou simplesmente impedidos de entrar em recintos desportivos o clube também perde receitas com isso, mas neste caso o que aconteceu é que isso se verificou a uma escala muito maior.

não esquecer que o bayern levou 4 ou 5 golos na rússia… suspeito…
com o rangers já não me parece tanto.

Só falta noticiarem que compraram o Man United na Supertaça. ::slight_smile: A conquista do Zenit pareceu-me justa, praticaram um futebol de elevada qualidade e ontem, por exemplo, mais uma vez verificou-se que os russos conseguem defrontar qualquer equipa de topo olhos nos olhos.

Não acho muito suspeito, o Bayern tava a jogar uma bela merda…Tava na Uefa ainda por muita sorte em espanha, contra o Getafe.