Congresso do Sporting

Li hoje algures, creio que no Jogo, que se prepara um Congresso ainda para este ano. Esta sim é uma iniciativa de aplaudir, e até acho que fundamental e decisiva para o futuro do Clube.

http://www.ojogo.pt/24-24/artigo699440.asp

Sem duvida uma boa iniciativa, se calhar é derivado de movimentos como o que ocorre meste momento aqui no forum. Nem que seja por isso, já valeu o surgimento deste tipo de movimentos.

Promovido e organizado pelo Conselho Directivo e com os temas escolhidos por ele, pouco mais será que uma ocasião para branqueamento do passado e pré-campanha para o candidato “do regime”. Não é por acaso que os estatutos desde 1996 que prevêem a organização do Congresso de dois em dois anos e nunca uma direcção o fez, até agora, em que se começa a sentir a sério o cheiro do descontentamento.

Façam um congresso independente, precedido de uma auditoria (que é para sabermos o que é que se está a discutir), que eu também aplaudirei. :arrow:

subscrevo o FLL até porque o que ele diz não é à toa: sabemos bem de onde vem esta ideia, quem a motivou e quais as razões.
No entanto não cuspo na sopa: orquestrado ou não é mais uma hipótese para agitar as àguas… antes isto que o silêncio total e “democracia” até agora vivida.

Não é de todo impeditivo de convocar uma AG mas já é positivo organizarem um congresso…embora um congresso não deixe muita margem para confronto de ideias. Será mais um conjunto de discursos sobre temas gerais e óbviamente escolhidos.

A ideia do Congresso partiu de apoiantes da actual direcção nas últimas eleições e que estão insatisfeitos com a passividade dos dirigentes que apoiaram. Pretendem com o Congresso dar um novo ímpeto ao clube, esperando que daí surjam novas ideias para ajudar o Sporting. Para isso era preciso que houvesse receptividade no EVA, o que não há. É evidente que a direcção prefere um Congresso em que a malta vá lá “desabafar” para depois ficar tudo na mesma. No entanto, se as coisas não mudarem, os actuais corpos sociais vão ficar sem base de apoio. Daí alguns falarem numa 3ª via, que a mim me parece mais do mesmo. Siga.

O facto de existir potencialmente a hipotese de “controlar” o Congresso não implica necessáriamente que ele seja efectivamente controlado.

Dependendo da adesão (e aqui estará a chave quanto à real importancia do acto), pode ser (e eu acho que vai ser) um momento de viragem para o Sporting, por aquilo que se discutirá, por aquilo que se poderá discutir, mas sobretudo por esse aspecto fundamental a que a discussão de pontos de vista sempre leva, ou seja, um melhor conhecimento de muito do que até este momento fica “escondido” por entre a bola no poste e o avançado que se compra.

Naturalmente que nada disto ofusca o movimento que tem sido publicitado aqui no Fórum e sobretudo a coragem e o Sportinguismo que aqueles que nele trabalham demonstraram até agora, e estou certo continuarão a mostrar, independentemente dos “ataques” mais ou menos asquerosos de que têm sido vitimas.

Não é hipótese nem potencial. O Congresso Leonino, tal como previsto nos estatutos, é mesmo organizado pelo próprio Conselho Directivo.

mas o congresso que “o jogo” fala não é o tal que há muito se debate no Centúria Leonino e que o Rogério Alves ia dar uma “ajuda” para ser marcado?

Excelente notícia.

Aguardo novidades.

desde 1999 quantos congressos existiram!?

Fazem, Tá Mal!!!

Não Fazem, Tá Mal!?

Há àgua, Não há Sabonete!!!

Há Sabonete, Não Há Toalhitas perfumadas!!!

E Gel!? E perfumes!? E Rebuçados pá tosse!?

RUA!!! :cartao:

»Congresso leonino pode ter lugar no segundo semestre deste ano

A ideia de promover, pela primeira vez, um congresso leonino - algo que está previsto estatutariamente sob a égide do Conselho Directivo do clube -, onde a família verde e branca possa debater, partilhar e propor ideias para o futuro do clube surgiu pela primeira vez na blogosfera (centuria-leonina.blogspot.com) e encontrou, no actual presidente da Assembleia Geral (AG), Rogério Alves, um partidário da mesma, que, ao que tudo indica, irá ser consumada no segundo semestre do presente ano de 2008.

O Conselho Directivo liderado por Filipe Soares Franco está receptivo a tal evento de convívio e debate, pelo que, até ao final da próxima semana, vai manifestar-se publicamente sobre a realização do mesmo. A promoção é de sua responsabilidade, até porque é necessário escolher os responsáveis pela elaboração do regulamento do congresso, bem como a comissão encarregada de materializar tal evento.

Contactado por O JOGO, Rogério Alves enaltece a ideia que possibilita o “maior conhecimento da força do clube”. “Será importante reunir as pessoas de vários quadrantes ligados ao clube em sessões de trabalho durante dois ou três dias. Será um espaço para ‘workshops’, debates e permitirá juntar o convívio ao trabalho. Temos de conhecer e dar vida à força do Sporting”, concluiu.»

Pelo que é possivel ler na noticia, a iniciativa é de um grupo de bloguista e não do conselho directivo, ainda que estatuariamente tenha de ser o CD a organizar. Não vejo porque o Movimento Leão de Verdade não se pode mobilizar para participar e expor as suas ideias.

O blog em questão que está a promover esta ideia, partilha de muitas das ideias que nós aqui tambem defendemos e não me parece que tenham tido esta iniciativa para dar palmadinhas nas costas do FSF, antes pelo contrário.

Se a agenda deste congresso for séria, não deve ser uma iniciativa para desprezar e será uma boa oprtunidade para quem está descontente com estado actual do Sporting se fazer ouvir e mobilizar mais pessoas.

Já agora deixo para reflexão um post colocado nesse blog por um dos seus membros que demonstra não existir grande vontade da parte deles em pactuar com um eventual processo de branqueamento a tudo o que se tem passado no Sporting.

«É também, mais do que uma prova de fogo, uma medida de coragem deste Conselho Directivo que: soube ver além do óbvio, pensar mais do que os seus medos e far uma possibilidade real a todos os Sportinguistas na vida do Clube.

Reservas:

1. Veracidade. Cá estaremos para comprovar se a mensagem passou, se a ideia é real, se as intenções são boas. É demasiado fácil perverter uma boa ideia para que tudo seja aceitável ou desejável…

2. Organização. Dentro da perspectiva anterior, entendo que a equipa que organiza o Congresso deve ser coordenada por um Sportinguista independente e de reconhecido prestígio e mérito, que não exerça actualmente qualquer cargo (remunerado ou não) ou função executiva no Sporting. De igual modo, entendo que a Presidência da Mesa do Congresso cabe ao Presidente da Mesa da AG, pela natureza das funções que actualmente desempenha (com a equidade que tem demonstrado) e, também, pela coragem que tem demonstrado na defesa desta solução. Finalmente, não menos imporante, as equipas que apoiarem um e outro deverão preparar o Congresso (como o seu Regulamento) conscientes das diferentes sensibilidades que o nosso Sporting hoje apresenta, isentas de segundas intenções e plenas do bom senso necessário para que as limitações que - mesmo este figurino - assume não lhe tolham a utilidade.

3. Timing. Um congresso marcado para o segundo semestre de 2008 representa uma de duas coisas: que se realiza em período de férias, ou que se com a próxima época já a decorrer. Qualquer das hipóteses é francamente negativa. Idealmente, o Congresso deveria ter lugar no final desta época… »

Nuno,
Concordo com o que o Mauras disse e subscrevo igualmente a posição do FLL: sabemos bem de onde vem esta ideia, quem a motivou e quais as razões.

Não te surpreende o acolhimento tão pronto por parte do presidente da mesa da AG, que inclusive este “disponível” para perguntas nesse blogue, ao Congresso e para uma AG, órgão por excelência de uma associação, do qual ele é o presidente da mesa, não tem a mesma atitude?

Mas também “não cuspo na sopa” e prefiro um congresso “encomendado” do que o estado de dormência geral e a democracia sul-americana (com laivos de africana) até agora vivida.

Curiosa é a altura falada para a realização do Congresso…2º semestre do ano. Quiçá uma boa oportunidade para iniciar a campanha para as eleições em Abril…

Se todos pensarem assim então não se faz nada, pois tudo tem uma segunda intenção…
Aliás era caso para escrever uma teoria da conspiração e afirmar que as assinaturas recolhidas para a AG e o Leão de Verdade são ao fim de contas os derrotados do SAM que querem apenas desforrra do que aconteceu nas urnas e apenas fazer oposição (no sentido de apenas deitar abaixo) e marcar novas eleições…
e Claro que não é nada disso!!! :pray:

Sempre fui a favor de um congresso, pois penso que será de facto importante, mobilizador e produtivo.
Que me lembre nunca se realizou nenhum…mas este já está cheio de falhas e erros, más intenções… ^-^
enfim… :boohoo:

Se o congresso tem de alguma forma um teor político (e terá certamente) será para os dois lados, pois nunca a oposição (que merd* de palavra para existir no SPORTING) teve nem terá oprtunidade tão boa para se lançar, lançar as suas ideias, propostas e dúvidas…

Ou acham mesmo que a net, os blogues e os foruns chegam a todos!?

Ás vezes gostava que existisse uma realidae paralela com os SAM´s na direcção para ver o mundo de outra cor…

Pensava que as teorias da conspiração fossem exclusivo de quem critica a actual gestão do Sporting.

Eu falo por mim: votei na lista de SAM porque das listas que se apresentaram à votação com excepção da lista de FSF era a “menos má”. Mas nessa altura votaria até no Rato Mickey se ele fosse o único que apresentasse uma lista para além da de FSF.

Nessa data já tinha aberto minimamente os olhinhos…

Explica lá melhor: SEMPRE foste a favor de um congresso, mas NUNCA te lembras de nenhum. A partir de quando começaste a ser sempre a favor, então?

Não me lembro de ter ouvido ninguém rotulado como “oposição” intitular-se como tal. De qualquer forma, isso não me parece que seja “pejorativo” para ser uma «merd* de palavra para existir no SPORTING». Onde fica a democracia? Não é permitido discordar com quem dirige os destinos de uma associação? Porque raio é que terá de ser uma «merd* de palavra»?

Caso contrário, seria o mesmo transpondo a situação para o nosso país que estarmos agora todos contentes porque a oposição ao actual governo é um “deserto” e não tristes e deprimidos por não haver alternativa ao que temos! Francamente! Que raio de democratas estes que preferem que não exista “oposição” a nada. Cada vez me convenço mais que há quem mereça mesmo uma ditadura!

A ideia do congresso este ano ouvia pela primeira vez pela voz do Dias Ferreira no programa Dia Seguinte, juntando às criticas, ideias, formas de prostesto ou de discussão que aqui ia lendo, achei que sinceramente o Congresso seria o melhor caminho para o SPORTING.

Já o sugeri várias vezes a quem está no Leão de Verdade, dando atá a minha opinião de que seria melhor e mais produtivo que uma AG… Depois há o tal congresso que o Dias da Cunha “vetou” e que eu achei mal e que na miha opinião foi o principio da sua queda… Esta direcção pelos vistos essa lição aprendeu.

“Oposição” num Clube que todos Amamos e que queremos Sempre que Ganhe (Eu penso assim, seja quem for que esteja a treinador, massagista, dirigente ou presidente) é para mim uma palavra de merd*a, não no sentido que não devem existir críticas, debate de ideias, opiniões diferentes, outras e novas propostas…

Nunca Gostei de ver o SPORTING misturado com Política, um clube não é um Partido e não deveria existir sede de Protagonismo nem sequer de Poder, Deveria haver uma União e interajuda no sentido de Fazer o SPORTING cada vez Maior e mais Vitorioso.

Infelizmente a Realidade é algo muito diferente, e se a Política até consegue separar a Melhor Claque do País e se o Futebol agora é um negócio e esta indústria movimenta Milhões de euros e interesses…Onde estiver o Poder do lado contrário vai estar quem queira estar nesse lugar…e assim sendo as Eleicções duram sempre e não apenas o periodo eleitoral…tal como acontece na política…

Infelizmente.

O termo política é derivado do grego polis e significava todos os procedimentos relativos à polis, ou Cidade-Estado. E tanto poderia significar Cidade-Estado, quanto sociedade, comunidade, colectividade e outras definições referentes à vida da polis.

Por isso, aqui “política” apenas poderá ser entendido como algo relacionado com os procedimentos de uma colectividade. Criticar a direcção da mesma, pelos motivos que saltam aos olhos de todos, não implica necessariamente que se queira estar “na posição” dela. Isso seria demasiado redutor.

Meu caro, a “sede de protagonismo” é uma característica inerente a alguns seres humanos. Porque razão é que o Sporting seria uma excepção? Até te digo mais. No Sporting é praticamente regra…

Esse “congresso” que falas não é o mesmo que aqui é falado e que vem previsto nos estatutos, o qual é de iniciativa do CD do Sporting.

Comunicado do Conselho Directivo

Em reunião do Conselho Directivo do Sporting ficou deliberada a organização, até ao final do presente ano, do Congresso do Sporting Clube de Portugal, que terá como tema fundamental a discussão do futuro do Clube. A comissão organizadora será presidida por Ernesto Ferreira da Silva.

Comunicado:
O Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal reuniu, no dia 18 de Março de 2008, com a presença do presidente da Mesa da Assembleia Geral, do presidente do Conselho Fiscal, do presidente dos Leões de Portugal, do presidente do Grupo Cinquentenários e do presidente do Grupo Stromp, bem como de outros membros desses Órgãos Sociais, tendo deliberado organizar, até ao final do presente ano, o Congresso do Sporting Clube de Portugal, que terá como tema fundamental a discussão do futuro do Clube.
A comissão organizadora do congresso será presidida pelo Exmo. Senhor Dr. Ernesto Ferreira da Silva, que apresentará ao Conselho Directivo a proposta de Regulamento para o mesmo e anunciará, oportunamente, os temas a debater.
O regulamento do Congresso será submetido pelo Conselho Directivo à apreciação do Conselho Leonino e, posteriormente, à aprovação da Assembleia Geral do Clube.

Lisboa, 18 de Março de 2008

O presidente da Mesa da Assembleia Geral
Rogério Alves

E lá vamos ter um congresso. Conseguem entrar em campanha para eleições antes do governo (acho que este último nunca deixou)

Era até final do semestre. Agora é até final do ano.

Se for como os cartões de sócio é para o princípio do próximo ano…

Acho que vão ser chamados à “conversa” antes que possam ter essa hipótese. Só é triste que se mexam, quando sentem o cheiro das “caçadeiras” na sua “direcção”. Coicidencias??? Naaaaahh!!!