Confrontos na Academia

O porquê desta mensagem

Nos últimos dias tenho sido instado a “dizer bem”. Ora, tenho a dizer que a maneira como eu manifesto opiniões não funciona por um sistema de quotas, em que X% das vezes é obrigatório “dizer bem”. Portanto se eu por dez vezes vejo motivos para criticar, por dez vezes criticarei, logo não passarei a “dizer bem” a partir da sétima só por achar que criticar dez vezes é demais e muito menos passarei a “dizer bem” porque alguém acha que dez vezes é demais.

A minha posição na questão dos confrontos na Academia não é reflexo de uma qualquer idiossincrasia minha. Há quem concorde comigo, saiba do que estou a falar e veja os mesmos motivos para criticar do que eu. Mas enquanto uns condescendem perante a algazarra geral e outros não querem dizer que o rei vai nu, eu não me sei calar perante o nojo de proporções épicas em que esta questão se está a tornar, com o Sporting mais uma vez a ser mal defendido e a inteligência dos sportinguistas a ser mais uma vez vilipendiada.

É que estão a ser demasiadas coisas mal feitas desde o princípio deste caso, começando com o presidente no relvado a cantar “SLB filhos da p*ta SLB” e terminando com o mesmo a reagir à decisão do CD via Twitter com um chavão cheio de estilo, além de que não sei até que ponto têm fundamento muitas das verdades que se têm tomado por adquiridas.

Actuação do clube na questão dos confrontos da Academia

Parte I
As primeiras declarações oficiais após os incidentes são feitas pelo director da Academia, um funcionário que grande parte dos sportinguistas não reconhece ou nunca ouviram falar e que ainda por cima é lampião, quando o que se exigia era que a cara e a voz dadas, em todas as TVs e em todos os jornais, fossem as do líder dos sportinguistas. Não, o presidente só soube comentar os acidentes dois dias depois…para dizer que não queria entrar em polémicas, que os dirigentes deviam ser muito sérios e que o que interessava era “ver futebol e falar de futebol”. Isto à margem da inauguração da Loja Verde.

Mas houve alguma posição de apoio ou incentivo por todos aqueles que se sentiram assim após os acontecimentos?

Tomou-se alguma posição relativamente aos agentes da segurança que nos vídeos se vêm armados de capacetes e bastões a assistir placidamente ao arremesso de pedras pelos adeptos benfiquistas, enquanto dentro do relvado um adepto sportinguista isolado levava uma bastonada gratuita?

Consta que houve adeptos que entraram sem bilhete. Instaurou-se algum inquérito interno para saber em que circunstância se deu a entrada dos adeptos? Procedeu-se judicialmente contra os adeptos do outro clube por invasão de propriedade privada?

E se calhar mais importante, tão importante como inconveniente: já sabemos com certeza quem despoletou os confrontos dentro da Academia que levaram à interrupção do jogo?

Nada de nada. Neste Sporting sério e inovador, da falsa elevação e dos piados no Twitter, não se diz o que não convém, mas pior do que isso nem sequer se diz o que convém. Só se “pondera cortar relações”, só se “lamenta que”, só se “pede que” e só se “aguarda que”. Só se fica de traseiro sentado na cadeira à espera que as coisas se resolvam por elas próprias com mais “uma pontinha de sorte”.

Parte II
Depois, é tornada pública a decisão do CD e eis que chega o Grandioso Comunicado: tarde, colado no site em vez de ser declamado, não assinado, e alicerçado em dois argumentos que facilmente se podem virar contra nós, numa exibição gloriosa do amadorismo e saloiice calimérica com que se fazem certas coisas no nosso clube. É um comunicado de quem não assume as próprias responsabilidades, de quem não tem memória e de quem não pensa muito naquilo que escreve:

1 - A claque ilegal do outro clube tinha bilhetes? Quem é que os vendeu, sob o preceito (pelos vistos nem é lei) de que o clube adversário tinha direito a 10% dos bilhetes? E se consta que o SLB deu os bilhetes directamente à claque, com que cara é que ficamos se se provar – como também consta – que o Pedro Mil-Homens ofereceu bilhetes a lampiões?

2 - Há um lampião no CD da FPF. Nascemos todos ontem, foi? Constitui novidade e motivo de choque o facto de os titulares deste tipo de cargos também terem preferência clubística? Aliás o argumento é curioso: há alguns meses abandonámos a direcção da Liga em protesto contra a desconsideração a que éramos votados e com isso abdicámos do equilíbrio que podíamos trazer à Liga, e hoje queixamo-nos da falta de equilíbrio do CD da FPF. Ou seja, primeiro abandonamos as instâncias desportivas, depois apontamos o dedo e dizemos que só lá estão lampiões e andrades. Se estamos numa casa com ladrões e eles nos roubam, vamos para a rua chorar; se quando estávamos lá fora nos roubam outra vez, queixamo-nos que eles estavam lá sozinhos. E se a lampionice do Presidente do Conselho de Disciplina era uma questão de relevo, porque é que isso só foi divulgado após a reunião do CD e não antes? E já agora, aplique-se esta lógica da “falta de isenção” ao sportinguista assumido Lucílio Baptista e a todas as suas actuações nos jogos do Sporting, para medir a validade do argumento.

Parte III
Aguardam-se as cenas dos próximos episódios. A avaliar pelo comunicado do Núcleo Sportinguista de Palmela exibido ontem no site oficial do clube, a peixeirada promete.

Dito isto, pergunto eu agora a quem insta os outros a “dizer bem” da actuação dos responsáveis do clube: Dizer bem? De quê?

Acho que não sabes do que falas.

(ponto 1)
A entrada dos nn na Academia foi da exclusiva responsabilidade da GNR, contra a opinião dos spotters da PSP. A GNR garantiu, em conversa com a PSP, a segurança do evento com essas pessoas lá dentro por oposição a deixá-los “à solta” fora da Academia.

Talvez não saibas, mas situações deste género - entrada sem bilhete em jogos, também acontecem em jogos da Liga em situações onde a segurança poderá ficar comprometida.

(ponto 2)
Quanto aos bilhetes, já respondi noutro local que a questão levantada pelo Sporting não tem a ver com quem vendeu…tem a ver como os bilhetes chegaram às mãos dos nn sem terem sido colocados à venda.

(ponto 3)
De resto, parece-me que se o Sporting reagir, tu criticas, se o Sporting não reagisse criticavas…ainda falta o recurso e a decisão não é final pelo que haverá concerteza tempo para reacções oficiais por parte do presidente dado ser expectável que a pouca vergonha continue.

Sei aquilo que se escreveu na comunicação social, bem como alguns relatos de pessoas que estiveram lá. Para saberes mais, é porque estás em posse dos relatórios da GNR, da PSP, e da matéria de facto que esteve na base da decisão do CD. Queres partilhar?

Também li isso. Que eu saiba, a validação dos bilhetes e permissão de entrada no recinto não é feita por forças de segurança. Portanto para a entrada dos nenucos ser da exclusiva responsabilidade da GNR, é porque a GNR coagiu ou obrigou os responsáveis do clube a deixar entrá-los no recinto. E se assim foi (como até acredito que tenha sido) onde é que está a apropriada tomada de posição por parte do clube e a responsabilização dos agentes da GNR?

E eu repito o que disse antes. Os bilhetes que foram disponibilizados ao outro clube foram parar às mãos dos nenucos. E os bilhetes oferecidos pelo director da Academia, foram parar às mãos de quem?

Eu não critico o facto de o Sporting reagir. Critico o facto de o Sporting não reagir adequadamente. Ou de repente “reagir bem” e “reagir mal” passaram a ser a mesma coisa?

Não duvido que sejas sportinguista, até porque tal não me é permitido.
Mas este trabalho necrófago que andas a fazer em todos os assuntos que envolvem o presente do Sporting é muito triste. Não tirarás proveito disso. Tens 4 anos de muita carne podre para mastigar.
Mais valia para ti, tentares ver as coisas pelo lado positivo…
E uma vez na vida, não achares que TU é que sabes. Talvez os outros também saibam, eu sou do contra em tudo na vida, mas há um momento em que um verdadeiro indivíduo do contra, também se deve colocar contra si próprio… coisa que tu não fazes.
É triste ver, que já quase ninguém concorda contigo… e se fores observar… só os toinos já concordam contigo, verdadeiramente, em tudo. Porque nas restantes questões lá vais arranjando um ou outro adepto, mas tu a tua incoerência é criticar tudo, torna-se ridiculo.

Eu percebo porque fazes isto. Fá-lo porque não te identificas com o projecto base e por isso, como acreditas que trará ao Sporting dissabores pretendes destruí-lo com os teus comentários, mas a verdade é que em democracia não te podes dar ao luxo de odiar um dos partidos… tens de aceitar o que foi escolhido e tentar não ser um terrorista.

Aí está outra vez a coerência ::slight_smile:

LOL Em democracia posso muito bem fazer o que quiser. Se por acaso em Portugal fosse eleito democraticamente um partido de extrema-direita que começasse a matar os impuros, eu tinha que aceitar ou começar a matar também?

Isso é hipocrisia, porque se não duvidas porque é que sentiste necessidade de fazer o disclaimer?

Se eu disse alguma mentira, faz o favor de desmentir. Se eu disse algo que não faz sentido, faz o favor de retorquir. Considerandos sobre segundas intenções e sobre a minha pessoa não são para aqui chamados.

Há 20 anos também não deixaram o Jorge Gonçalves levar o mandato até ao fim. Também foi um acto de terrorismo violador da democracia?

Aposto uma perna inteira e outra até ao joelho em como aqui o nosso amigo Eddie Verde terá, neste espaço (e porque a tua afirmação se baseia em opiniões dadas aqui) mais adeptos do que tu os terás.

E se a contagem incidir em pessoas que já deram a cara e se deram a conhecer, fica X a 0, com X > 30!

E na próxima AG do clube, com grande probabilidade será X > 31.

:arrow:

Tu deves pertencer à brigada do ‘Sir, yes, sir!’.

Ainda bem que existem pessoas como o Eddie, ele que permite analisar os diversos acontecimentos do dia-a-dia do Sporting por um prisma diferente. Dá-se ao trabalho de investigar e deixar as suas conclusões para que os restantes foristas tirem as suas ilações.

Além de que é alguém coerente, mantendo a mesma linha de opinião. O mesmo não se pode dizer de ti.

a tua batalha em favor do SPORTING alegra qualquer lampião…

se fosse a ti, ia a luz e a fpf e entregava um video a atirares uma pedra e a afirmares que foi a primeira atirada durante os confrontos e que a culpa é toda nossa… assume também as culpa do mourinho no caso da camisola do rui jorge e do ferrari na taça da liga… só para o JEB ficar mal visto… :cartao:

Realmente, vale tudo… mas na realidade já nem 10% vale…

Até entregava dois. Aquele onde se vêem lampiões a atirarem pedras à descarada com polícia de choque a 2 metros de distância a assistir sem nada fazer, e aquele onde se vê um polícia a dar uma bastonada gratuita num adepto do Sporting que estava dentro do relvado.

Os vídeos que ainda nenhum responsável do Sporting se dignou a invocar para mostrar a inoperância da polícia e a diferença de tratamento que é dada aos adeptos dos dois clubes.

Aquilo que te tenho a dizer é que tu tentas atacar tudo e todos, independentemente das implicações. Primeiro é a questão dos bilhetes e quem os vendeu, depois é a polícia, depois fica no ar a atribuição de culpas a outros que não os lampiões…

Já te disse o que tinha a dizer quanto aos bilhetes…
Quanto à policia, já fiz seguramente mais em defesa de sportinguistas contra estes senhores do que muitos, pelo que estou à vontade para falar…
e acho que não é altura de, neste momento, ir por aí. Tudo tem que ter um timing e acima de tudo, estratégia, sob pena de te verem a disparar para todo o lado e não te levarem a sério.
Para além de que, seguramente, houve desenvolvimentos internos para averiguações do que sucedeu e como sucedeu. E o campeonato é longo…teremos tempo para esses temas, concerteza…

Quanto aos factos incovenientes que queres levantar, sugeria alguma contenção…
até porque não vês os lampiões, oficialmente, a procurarem culpas neles próprios pois não? Muito pelo contrário. Agora vê se percebes o que isso quer dizer…

Mas tu achas que uma força policial responsável pela segurança num recinto desportivo tem que pedir a outrem, obrigá-lo a algo ou para utilizar palavras tuas, “coagir” alguem para impôr as suas decisões? Estás mesmo a leste…

Tu sabes onde foram parar?
É que estavam benfiquistas nas bancadas…não foram só aqueles que chegaram com os nn…não eram muitos, mas estavam. Portanto essa frase é puramente especulativa. Como aliás, toda a tua argumentação.

Ás tantas começo a duvidar da tua sanidade mental…
Tu achas que esses vídeos a existirem, e admitindo que existem, não virão à baila? Tu achas possível ALGUÉM neste mundo e já nem falo de mérito… falo de QUALQUER pessoa ao cimo da Terra não utilizar esses vídeos para seu proveito?
Por muito que queiras atingir a dirigência do Sporting… não atinjas as regras da lógica e do bom senso.
Até podes ter alguém que acredite que tudo o que é feito pelo Presidente é mal feito. Agora não terás ninguém que acredite que existindo tais vídeos eles sejam omitidos deste processo.
Se achas mesmo isso, então devias apresentar essa tua queixa directamente ao Presidente, e devias ter coragem para alegar isso em frente ao pessoal que comanda as operações.
É uma acusação de tal forma grave que tenta reduzir a inteligência da direcção do Sporting à condição quase de total irracionalidade e total incompetência.
E se tu achas isso… enfim… dá-me pena.

Se a decisão (i.e. permitir a entrada de adeptos sem bilhete) viola a lei de acesso aos recintos desportivos ao mesmo tempo que inverte o conceito de segurança, como é que a polícia pode impor essa decisão, queres explicar-me?

Mostras-te muito preocupação por eu assumir uma posição em que corro o risco de não me “levarem a sério”, mas depois metas esse tipo de preocupação no bolso quando se trata da distribuição de bilhetes. Eu não sei onde foram parar os bilhetes do Pedro Mil-Homens, mas tu pelos vistos sabes onde foram parar os bilhetes que o Sporting deu ao SLB. E provas, há? É que dá-me a impressão que te esqueces que a questão é resolvida em órgãos de justiça, logo o que está em questão não é aquilo em que tu e eu acreditamos, mas sim aquilo que se pode ou não provar. E se não houver provas, dizer que a direcção do beifica deu bilhetes aos nn é puramente especulativo. E nós ainda passamos por anjinhos, não só porque disponibilizámos bilhetes ao clube, como ainda o PMH ofereceu bilhetes a lampiões. Consegues garantir-me que nenhum dos bilhetes distribuídos pelo PMH foi parar às mãos dos nn? Pois…

Pois temos. É o mesmo tempo que as pessoas se demoram a esquecer das coisas.

Acho que devias ir ao dicionário consultar o significado de incoerência.
Já agora consulta também o significado de democracia, porque parece-me que descreveste ali o significado de anarquia…
Se acontecesse o que disseste, terias de fazer aquilo que a legislação obrigasse, e se um partido de extrema-direita conseguisse maioria absoluta e preponderância parlamentar, provavelmente terias de fazer e aceitar muita coisa de que não gostas.
Caso contrário eras preso. Não sabias disto?

Não. Não quero. Acho que tens de ir mais anos à bola e conheceres vários exemplos práticos para poderes perceber. O conceito de risco e razões de segurança…
Onde estavam os (poucos) efectivos da policia? Dentro ou fora da Academia?
O que deviam aqueles poucos efectivos fazer (pelo menos até à chegada de reforços)? Deixar os nn à porta a destruir tudo quase sem policiamento? Retirar todos os efectivos de dentro da Academia para a porta para fazer o policiamento aos que estavam cá fora?
E se existisse um problema dentro da Academia e os policias estivessem todos destacados para o exterior da Academia?

É tudo tão fácil para ti, não é?

Aquilo que te posso dizer é que o tema da direcção do benfica ter entregue bilhetes aos nn está a ser acompanhado. E quanto a este tema, por aqui me fico…

Pois temos. É o mesmo tempo que as pessoas se demoram a esquecer das coisas.
[/quote]

Se as pessoas se esquecem ou não, não sei nem me interessa…

E eu já não tenho dúvidas da tua. Para não saberes a que cenas me estou a referir, é porque nem deves ter visto nenhum.

Mas já os meto aqui, assim que puder.

E eu já não tenho dúvidas da tua. Para não saberes a que cenas me estou a referir, é porque nem deves ter visto nenhum.

Mas já os meto aqui, assim que puder.

Os vídeos que deram em todas as televisões? Lol não posso acreditar que te baseias nisso… ainda pensei que existisse um pseudo-video secreto algures…

Esses “vídeos” de que falas não precisas ir entregá-los à fpf.
Eles certamente já se basearam neles para tomar a decisão.