Conflitos no Médio Oriente

Lol, vamos lá ver o sucesso das negociações do Trumpazadas..

Faz-me lembrar esta.. :joy:

3 Curtiram

Não dá como não tentar uma abordagem diferente contigo.. se o Hamas não é terrorista pelo terror que comete, inclusive em Gaza contra os “seus”.. então talvez os passes a considerar, sabendo tu que eles fizeram parte do plano dos terroristas Israelitas, para agora fazerem o que querem com o argumento de que combatem terroristas.

Considera-lhe, uma psicologia invertida se quiseres :man_shrugging:t2:

Aposto contigo que a maioria aqui, se fosse palestiniano, seria terrorista.
Eu seria de certeza. Se me viessem roubar a casa, matar os meus filhos, pais, mulher, de certeza que pegava nas armas que pudesse e fodia quem me fizesse isso.

É o que está em causa.

Eu compreenderei sempre, resistir ao invasor, opressor, seja o que for.. facto pelo qual, consigo perceber quando fazem atentados á autoridade, como políticos, guardas ou militares. Tudo o que seja uma extensão do estado. Para mim bombas nos carros de generais russos é mel.

Nunca aceitarei quando as vítimas forem, propositadamente, civis inocentes, trabalhadores ou turistas. Aliás, é por isso mesmo que nunca na vida poderia apoiar Israel. Mas também não apoio Irão, Hezbollah ou Hamas. Considero tudo uma merda.

Os árabes do Golfo andam-se a mexer, e aparentemente cada 1 para seu lado.
Os sauditas a irem em direção contrária dos Emirados.

https://x.com/lrozen/status/2052159787861672323

Isso não é de agora. Tem-se visto nos vários conflitos de proxies em que ambos estão envolvidos. Estão sempre nos lados opostos.

Nem por isso, pelo menos aparentemente.
Manobras de bastidores, sim, sempre houve.
Agora é abertamente.

Isso e confundir os radicais que estao na politica atualmente em Israel com Israel enquanto sociedade.

O Egipto e um dos paises que tem uma posicao neutral ou quase alinhamento com o Ocidente. Existe estabilidade ha muito tempo entre os 2 e nao sera quebrada por ambicoes expansionistas de uma minoria radical.

Agora as ambicoes expansionistas podem existir sempre, como ate existem por exemplo na Hungria. Ha muita gente que vive do passado. Seja a Russia com a area de influencia da ex-URSS, a Hungria com o antigo imperio, ou Israel com a ideia do ‘Grande Israel’. Enquanto isso forem visoes minoritarias da sociedade esta tudo bem, isto nas democracias. Porque nas autocracias como a Russia, basta a oligarquia dominante achar que e assim…

Ja a Russia e um excelente pais, certo? :slight_smile:

O @juziel provavelmente faz like a esse post.

So bebes? Neste forum e em muitos outros locais virou moda simplesmente ignorar o contexto daquelas zonas. Quer o Hamas quer o Hezbollah utilizam ativamente civis como escudos humanos. E tem tentaculos em tudo o que sao instituicoes humanitarias.

Alias, antes deste conflito existiam ate varias reportagens dos varios caminhos subterraneos na faixa de Gaza e em muitos outros locais. Porque o armamento nao e transportado e armazenado a ceu aberto.

O Hamas e Hezbollah sao grupos terroristas radicais que nao olham a meios para justificar os fins e para quem o martirio e visto de uma forma positiva. E impossivel travar este tipo de guerras sem serem um banho de sangue inocente, por muito que isso choque muita gente. Da nossa parte so podemos fazer pressao diplomatica para que nao sejam ultrapassados os limites do minimamente aceitavel (como por exemplo, avisar a populacao antes dos bombardeamentos), mas sem esquecer que com terroristas destes nao da para fazer guerras fofinhas. Por isso e que tambem existe tanto pragmatismo nas liderancas europeias na condenacao a Israel. Pois todos percebem que sim, ha excessos que nao devemos aceitar nem tolerar, mas tambem nao vamos achar que se combatem grupos terroristas com discursos bonitos e se manda bombas a ‘alvos militares’ no meio de infraestruturas civis sem afetar civis…

Nao vou responder mais a este topico e guardar apenas isto para 1) quando as midterms ocorrem como sempre e 2) nas proximas eleicoes se eleger um novo presidente.

Basta ver o Afeganistao por exemplo onde os Talibas ja foram financiados por quase todas as superpotencias em varios pontos da historia com os resultados que se conhecem para todos.

O Hamas nao e um ‘idiota-util’ para Israel. O Hamas e um dos bracos armados do Irao na proxy-war que trava com Israel. Pode ter sido em tempos. Ja ha muito tempo que nao e. E basta ver as reacoes do Irao muito antes sequer dos US entrarem.

Engracado como os tempos nao muda. Hoje em dia e tudo fascistas na mesma :slight_smile:

Sendo que o ‘para breve’ ja anda ai desde o inicio do cessar fogo…

O Jose Filipe Pinto diz sempre o mesmo. O acordo do Obama levou 2 anos a ser negociado e quase 1 mes a ser assinado. E impossivel obter um acordo digno desse nome em semanas. Impossivel. No limite consegue-se um acordo de cessar fogo prolongado que ja seria excelente…

A parte engracada e que os mercados no meio de todo este caos so batem recordes nos ultimos dias. Ou esta tudo maluco, ou ainda ai a circular informacao que nos desconhecemos.

Desconhecia sobre isto…é a área do Orban que tem essas ambições?

Foi apenas ha pouco mais de 100 anos que a Hungria perdeu praticamente 2/3 do seu territorio :slight_smile:

A minha cunhada e Hungara e o sentimento da ‘grande Hungria’ esta bem presente ainda na populacao. Obviamente que e mais uma especie de orgulho nacional bacoco nesta fase, mas o Orban teve varias declaracoes sobre como as fronteiras sao questoes administrativas e o que interessa sao as semelhancas culturais. A questao mais relevante e por exemplo a transilvania, mas nao e a unica. Nao tenho quaisquer duvidas que quer o Orban, quer mesmo o seu sucessor se pudessem meter as ‘ganfias’ em muitas destas regioes de Romenia e Ucrania sem levantar ondas…

Um dos nossos problemas em Portugal, do qual eu me sinto tambem ‘refem’, e que somos o estado nacao mais antigo da Europa. Para nos, Portugal e ‘isto’ ha centenas e centenas de anos entao nao conseguimos perceber aquilo que e o centro da Europa onde as fronteiras nos ultimos 100 anos foram redefinidas varias vezes. E ate estao a se-lo em tempo real na Ucrania, na Moldavia, ha uns anos atras na Servia…

2 Curtiram

Perdao pela flag pois foi involuntária e nao a sei reverter, mas além da história do Hezbollah continuar 'a espera de sustentacao - uma coisa sao vítimas de combates e bombardeamentos, outra coisa sao infantícidios programáticos como est(ar)ás grego de saber - estou ansioso pr saber quais foram as superpotencias que apoiaram os Taliban.Os Mujahideen, seus predecessores, foram-no pelos EUA a partir da guerra do Afeganistao com os Soviétcos, mas desde o início dos Taliban tout court (1994) só o Paquistao e os Sauditas que nao tem este estatuto, o fizeram? Os acordos de Doha com os EUA verteram sobre a retirada humilhante (mais uma…) dos ianques e agora só a Rússia os reconhece o que está bem longe de significar apoio.

Ver império Austro-Húngaro, 1a WW.

1 Curtiu

a resposta é: “ainda não”.

Late stage capitalism!! Isto já não é nada… lol

Desconhecia que ainda havia esse tipo de ambições na Hungria, ja estive muitas vezes em Budapeste mas nao faço ideia do que pensam os hungaros. Na Polónia sim, quando lá fui ainda pré 2022, falavam quase abertamente que Lviv deveria ser polaca

Eu tanta coisa que escrevi só consegues retirar isso. Vou-te responder da forma mais técnica que consigo:

São movimentos de libertação e resistência armada contra uma potência ocupante que utilizam tácticas terroristas. A potencia ocupante por sua vez também utiliza tácticas terroristas, e em bem maior escala, o que tecnicamente a coloca como um Estado Terrorista.

O @Monaka é uma verdadeira Salada Russa.

5 Curtiram

Eu tenho a certeza que todos seriam. Se qualquer um deste espaço fosse palestiniano e fosse sujeito ao que a potencia ocupante sujeita aquela gente, eram todos terroristas. Claro que noutro ForumSCP haveria um conjunto de pessoas de bem com a vida, que vivem confortavelmente nas suas casinhas numa democracia à beira mar plantada, totalmente disponiveis para os julgar, mas é o que é.

Eu por exemplo acho sempre engraçado chamar-se terrorista a um palestiniano que por acaso mata um colono israelita quando esse colono veio de New Jersey instalar-se em casas dadas pelo Estado de Israel em colonatos ilegais, em cima de casas e de terras de alguém palestiniano que foi roubado e espoliado dos seus bens, e não contente com isso se junta a outros colonos para infernizar a vida dos poucos palestinianos que vão resistindo a viver lado a lado a um colonato. Coitadinho do colono, um civil, um inocente morto por um malandro palestiniano terrorista.

Quer queiramos, quer não, há décadas que é esta a narrativa que nos vendem. Vai caindo a máscara nos ultimos tempos, pois os Israelitas já perderam a vergonha, em particular desde que este governo de neo-fascistas governa aquela merda.

3 Curtiram

Até ao Orban, a situação estava pacificada e não havia disputas territoriais nenhumas. E é assim desde que o muro caiu e esses países aos poucos se foram tornando membros da UE.
Houve até uma separação acordada e pacifica, a Chéquia e a Eslováquia que eram 1 país.

As ambições territoriais foi mesmo só 1 argumento que o Orban usou para passar a perna aos húngaros.

Parecido tivemos há pouco em PT com o gajo do CDS, agora ministro da defesa, a dizer que vamos reclamar Olivença (o que formalmente seria correto e PT tem a razão do seu lado, mas na prática seria acordar sleeping dogs e criar tensões para pouco proveito).

2 Curtiram