[Computadores] Qual a compra a fazer?

Boas

Vou comprar um novo pc, no qual pretendo gastar cerca de 1000€. Esta é a utilidade, ou os requisitos, que tenho para ele:

• Aplicações da Adobe (Premiere, Dreamweaver, Flash, Photoshop, Fireworks, After Effects);
  • Se necessitar, terá que trabalhar à vontade com o Maya e sua renderização.
  • DirectX10 e Windows Vista;
  • Espaço de armazenamento de dados superior a 500Gb;
  • Correr os jogos mais actuais (não jogo muito, mas pode apetecer-me!);
  • Gravador de DVD’s de elevada qualidade;
  • Silêncio

Eis a configuração que tenho para ele, actualmente:

Gigabyte GA-P35C-DS3R
Intel Core2Quad Q6600 stepping G0 2,40Ghz
Team Elite Kit 2x1Gb DDR2 800 (2 unidades/ total=4Gb)
Gigabyte 8800GT 512MB GDDR3 PCi-E 2.0
Western Digital 320Gb SATA II 16MB (2 unidades em RAID0)
Fonte Nox ATX Urano 600w
Caixa Thermaltake Soprano Black
Dissipador Noctua NF-U12F 17dB
NEC DVD+/-R 18x 7173 Preto Bulk (Sata)

Já possuo um TFT 22" e placa de som profissional.

Esta configuração custa-me cerca de 1060€, recorrendo às 3 lojas que praticam os melhores preços (ChipTec, AquaPC e GlobalData).

Agradeço as vossas sugestões, ou críticas.

Não sou de forma nenhuma entendido na matéria, mas tenho uma dúvida. Quando dizes tu que queres um espaço de armazenamento superior a 500 GB, estás-te a referir só a drive principal?

Corrige-me se estiver errado, mas tens duas HDD em RAIDO porque na segunda é criada uma imagem isomórfica da primeira, para o caso de a primeira ir para o galheiro. E cada uma delas com 320 GB. É que de origem é raro ver PCs com HDD de mais de 250 GB. Se é para armazenares cenas para as quais backups não são assim tão necessários, não seria preferível uma HDD externa, que têm descido muito de preço?

Não, acho que isso é RAID1. RAID0 serve “apenas” para aumentar em 100% o desempenho do espaço de armazenamento, passando os dois discos de 320Gb a funcionar como 1 de 640Gb… Acho eu!

Nem sabia que havia RAID0 e RAID1. Só conhecia o RAID geral para PC e o que mata melgas e mosquitos! :lol:

:lol: Eu quero um pc sem bichos, mas não vou precisar desse Raid.

A Wikipédia tem uma boa explicação. Vale a pena ler o Capítulo “Níveis de RAID”.

Acrescento ainda, que o RAID0 privilegia o desempenho em detrimento da segurança. Com dois discos em RAID0, qualquer avaria num dos discos resultará na perca dos dados de ambos os discos.

Mudava duas coisas: uma MoBo PCI-E 2.0 e a fonte (uma Corsair ou de outra marca com mais… crédito).

Estou aberto a sugestões em relação à board, embora esta seja muito boa.

Em relação à fonte, as Corsair são muito caras e acho que não devo fazer downgrade nos outros componentes para poder comprá-la. A Nox Urano 600W é potente, silenciosa e eficaz “q.b.”. Até traz os cabos com sleves para ajudar a circulação de ar.

se puderes gastar um pouco mais de massa, e se é para esses fins, só ha uma escolha…MAC :slight_smile:

Já não estou dentro do assunto “PCI-E 2.0” mas essa board é boa (é quase o mesmo modelo do meu sistema, só que a tua pode levar DDR3 e a minha não).

Não tenho lido queixas das NOXs, mas sendo a fonte um componente tão importante… mete na lista a minha LC-Power Hyperion 700W.

PS: a 8800GT é PCI-E 2.0?

Essa hipótese foi considerada, mas tenho que possuir software legalmente licenciado, o que ainda ia elevar mais os custos de uma migração dessas. :inde:

Mas essa fonte custa 100€ e a NOX custa 45,90€… tenho que ver se compensa.

Há uns dias estava a pensar em incluir um disco Raptor 10.000rpm de 36GB para o SO e Programas, mas também aí me disseram que a diferença real de desempenho não justifica a diferença de preço €’s por GB.

Sim. Acham mal instalá-la nesta board?

Compra a NOX então.

Se instalas uma gráfica PCI-E 2.0 num slot 1.0 não vais aproveitar todo o poder dela, por isso, e tendo em conta o futuro, a MoBo devia ser PCI-E 2.0.

Tópico que me tráz saudades :slight_smile: Um gajo tem um orçamento X e aparecem uns caramelos que dizem que devias comprar Y (que é sempre mais caro) :lol:

Mas espera mais opiniões :wink:

Pois. O pessoal é todo muito fixe. Só querem que eu tenha do bom e do melhor. :lol:

Vou pesquisar MoBos PCI-e 2.0

Considera as seguintes alternativas:

Asus P5K-E/WIFI (± 143,00 €, mas não leva DDR3)
3 GB RAM (se não és um jogador inveterado, 4 GB não será deitar dinheiro fora?)
Um chipset menos dispendioso para a PG (8600GT, por exemplo, pela mesma razão acima invocada)
LC Power 550W 140mm GreenPower (também é boa e silenciosa)
:wink:

1024+1024+512+512 para ter o Dual Channel :slight_smile:

Mas olha que o Alves quer trabalhar com Premieres e afins :wink:

Os 4Gb parecem-me a escolha certa. Ainda por cima escolhi os Kits da Team Elite que vêm aos pares. Isto, quando têm óptima qualidade a um excelente preço, já com dissipadores em alumínio. São 4Gb com excelente capacidade de OC passando os 1000MHz com boas latências e voltagens moderadas, por 105,80€.

Estive a ver essa board ASUS e não me parece que tenha PCI-e 2.0, apesar de ter dois slots PCI.

Eu não sou muito entendido nesta área, mas quer-me parecer que 4GB de memória só tem reais vantagens se for usada no Vista 64bits (com um CPU 64bits, óbvio). Alguém confirme ou me contradiga.

Mas só uma coisa… eu não percebi qual é a crise dos programas licenciados no Mac… A minha futura aposta vai claramente para um Mac (o que não exclui comprar um PC razoável para ter à mesma).

Sim, é verdade. O XP, ou Vista, x86 só reconhece até 3,5GB. Já estou a contar com isso.

Tenho programas licenciados para PC, não para Mac.

Em relação à versão do PCI-e da gráfica e da board, parece que apenas boards por mais de 200€ (chipset X38) e com pior desempenho oferecem PCI-e 2.0. A única vantagem é não precisar usar alimentação externa. Mas como os PCI-e são retrocompativeis, não se notará diferença e não existirá sub-aproveitamento da gráfica.

Ah ok, pensei que ias comprar as licenças.