Um pequeno debate sobre navegadores de internet seria interessante.
Eu utilizo o IE7 porque vem de raiz com o meu sistema operativo e porque por mais que tente usar o Firefox (ou o Opera, mas é muito mais raro) volto sempre ao IE7. Mesmo com todas as vantagens que o FF tem acabo por utilizar, sempre, o IE.
Opera há muito tempo que não vejo. Nunca instalei o Safari e há anos que não vejo o Netscape.
O IE7 é muito mau… o Firefox bate-o aos pontos e começa logo na parte intuitiva, passa pela performance e pelas extensões e acaba neste fórum, que se visualiza muitíssimo melhor com o Firefox. A única coisa em que o Firefox às vezes não funciona tão bem é nas aplicações Java, mas elas não são assim muitas e é só às vezes.
Mas as extensões são uma benção e permitem fazer quase tudo e mais alguma coisa…
Eu deixei de usar o IE6 há uns anos. Estava sempre a crashar e a abrir-me pop-ups nos sites. Passei para o Opera, de que gostei muito devido aos mouse-gestures.
Quando passei para Linux, não gostei do desempenho do Opera e passei para o Firefox. Já estou completamente adaptado e, com as milhares de extensões, é imbatível. Nota para o breve lançamento do FF 3, cuja versão beta já testei, e que tem uma performance muito superior ao FF2!
Já uso Firefox há vários anos, mesmo em PCs com Windows e IE só mesmo quando há páginas que obrigam a isso mesmo através da detecção do browser que utilizamos.
Para mim mil vezes o Firefox, nem que seja pela maravilha que são as extensões e os temas.
Tenho também instalado o Firefox em alguns clientes com aplicações a correr em ambiente web (especialmente em Oracle) porque muitas coisas diexam de funcionar com o update para o IE7!
Tenho o 3 instalado, mas neste momento ainda há poucas extensões e como tal ainda vou ficando pelo 2.
Gosto também do Opera, para mim o browser mais rápido que experimentei no geral, é pena que nem todas as páginas corram bem nele.
A navegacão e a parte gráfica, que funciona a 100% ao contrário do IE que apresenta uns problemazitos impossíveis de resolver.
Extensions tenho instaladas o Firebug, o Web Developer, o Download Statusbar, o DownThemAll!, o FireFTP, o FootieFox, o PicLens, e mais um ou outro que eu agora não me lembro.
EDIT/ O FF guarda a password… tens é de lhe dizer que queres que ele a guarde.
Vai a http://www.mozilla.com, faz download e instala… depois basta ires ao menu ‘Tools’, ‘Add-ons’ e depois clicas em baixo onde diz ‘Get Extensions’. O Firefox vai abrir a página com as extensões e depois é só ires vendo as que te interessam, têm sempre uma descrição sobre o que fazem… eu tenho dezenas de add-ons instalados, mas há duas que costumo sempre instalar, o Fasterfox que acelera a navegação e o Foxmarks, onde podes criar uma conta online que te guarda todos os teus favoritos. Depois sempre que lhes queres aceder é só instalar o add-on e fazer login na conta.
Experimenta limpar todas as passwords que tens guardadas e tenta de novo… se não resultar, encontrei esta dica:
*think* I've solved the problem:
First, you must locate your firefox profile data, and namely the file that contains your passwords.
Example:
c:\Documents and Settings\username\Application Data\Mozilla\Firefox\profiles\some_directory\signo ns.txt
where “Documents and Settings” may be called differently in your version of Windows or be on a different drive, or be ~/.firefox on linux - and in the “profiles” directory there will be a profiles.ini file that contains the list of all profiles of the firefox, along with the path to each profile (which may NOT be “some_directory” under the profiles directory, but will be in most cases).
Edit 2: If you’ve already updated to 2.0.0.2, the file is called signons2.txt.
And, also, the Application Data folder has the “hidden” attribute, so you must configure your filemanager (or that bloody winblows explorer) to show hidden files as well.
Steps to take:
Close Firefox (and by that I mean REALLY close, including all small windows, Chatzilla and all other things. Check the task manager to see that there is no process called firefox.exe).
open signons2.txt in notepad or other plaintext editor.
erase all hattrick entries, save, close
Open firefox, goto HT, login, remember password
Close Firefox again
6). open signons2.txt, erase the “www86.hattrick.org” or appropriate line - BUT leave the empty line there, add http://www.hattrick.org to the first section of the file (the one labelled #2d), save, close. See below for example of how it should look
Open FF, go to HT. It should work.
In other words - IF you have your login and password already stored in there and configure firefox NOT to store passwords for this server, it will still use the stored passwords, but will NOT update the file using the new mechanism (and storing the actual wwwnn. server in there).
When upgrading FF at work, I just edited signons.txt before the upgrade, adding HT to the first section. Then I installed FF 2.0.0.2 and it all works fine.
Baixei uma ferramenta para mostrar os Favoritos como se fosse o IE7 (estou habituadissimo a isso), o FoxTrick para o Hattrick e um Tema Visual de nome NASA Night Launch. Também já coloquei o FF como navegador-padrão e nunca mais usei o Internet Explorer. Todos os meus sites funcionam bem (inclusive o Home Banking) por isso em principio vou continuar a usar o FF.
Há uma extensão que se chama IE Tab, que permite mudares dentro do FF o motor de visualização.
Bem sei que não tens tido problemas na visualização mas há certos sites que não “renderizam” como deve ser (fundamentalmente por má programação) e esta torna-se uma forma simples de visualiza-los como deve ser.
Existe ainda o User Agent Switch que te permite acrescentar motores de visualização de diferentes browsers.
Tenta resistir à tentação das extensões (eu confesso que não consegui) pois o FF começa a ser demasiado comilão e mole!
Mesmo assim ainda o uso, e com uma quantidade de extensões que até tenho vergonha de mencionar :-[ (ainda que utilize todas).
Vou instalar o mais necessário Silva. Aliás, é o que sempre faço e se calhar por isso não tenho problemas com Sistemas Operativos de um certo fabricante
Voltando ao Firefox, como faço backup dos Marcadores? aos poucos estou a “importar” os Favoritos do IE para os Marcadores porque gosto mais de ter os favoritos do lado esquerdo do site.
Backup puro, vais a (em XP) C:\Documents and Settings\User\Application Data\Mozilla\Firefox\Profiles[1w0z3i4p - nome pr default na instalação].default e copias o Bookmars.html.
Se queres além dos favoritos, copia a pasta toda ou usa uma extensão chamada FEBE.
Uma extensão a que eu dou muito uso é ao Foxmarks, que te deixa sicronizar (e fazer o backup já agora) os Bookmarks entre os computadores que usas. No meu caso tenho-os sincronizados em 3